I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 22 de julho de 2013

MUNICÍPIOS VIVEM ÉPOCA DE FESTAS

Enquanto algumas cidades celebram, festa tradicional de Quixadá é cancelada FOTO: EDGARDO MORAES

Localizado na divisa com o Piauí, distante 345,8 km da Capital cearense, o município de Carnaubal, uma das cidades que compõe o roteiro turístico da Chapada da Ibiapaba, comemora na próxima segunda-feira, 22, seus 56 anos de emancipação, mas a festa já começou. Já na cidade de Itapajé, conhecida como a "Rainha do Norte", a festa de hoje é em comemoração aos 154 anos do município.

Com uma programação especial em comemoração aos seus 56 anos de emancipação, o município de Carnaubal começou a festejar ontem o seu aniversário, com show de forró no distrito de Faveira, e, segundo a Secretária de Meio Ambiente, Cultura, Turismo e Desportos, Aleandra Carvalho de Sousa, são esperadas cerca de 20 mil pessoas para os quatro dias do evento.

O município que tem à frente de sua administração o prefeito Raimundo Nonato Chaves de Araújo (Raimundinho), tem recebido investimentos em diversas áreas. Foram adquiridos seis carros para compor a frota de atendimento na saúde, ação social e educação. Está sendo construída a Academia de Saúde e um Ginásio coberto, os postos de saúde das localidades de São José e Buriti estão sendo ampliados, e segundo o prefeito, que foi reeleito, o município conseguiu estabilizar suas despesas de obrigações patronais e agora está apto a receber mais recursos para o desenvolvimento de Carnaubal.

Conhecida com a Musa da Ibiapaba, o município possui diversas belezas naturais com cachoeiras, balneários e um clima muito agradável. Lá, está localizado o Parque das Águas que foi inaugurado em 1975, tendo como atrações a cachoeira, piscina natural e restaurante. O parque era conhecido como véu das noivas pelos índios potiguaras que habitavam o local.

Shows

Dando continuidade às comemorações, na programação de hoje tem o início do XVIII Arraiá Municipal de Carnaubal com apresentação de quadrilhas e show com o cantor Dedim Gouveia e Forró é o Chefe.

Amanhã, quem sobe ao palco é a banda Pé de Ouro e o cantor Vicente Nery. Na segunda-feira, 22, data da emancipação, vai ter muita festa e brincadeiras durante todo o dia, show pirotécnico a partir das 22h e grande festa com Ítalo e Renno e a banda Solteirões do Forró. Os shows acontecerão na Praça São Francisco, no centro de Carnaubal a partir das 20h.

Outra cidade que festeja sua emancipação é Itapajé, que tem à frente de sua atual administração o prefeito Ciro Braga. Itapajé comemora hoje seus 154 anos de emancipação política, mas a comemoração iniciou no último dia 13 com o Chitão de Itapajé e diversas atividades realizadas.

Em 2012, o município teve a presença marcante da instalação de grandes indústrias que garantiu emprego para quase 3.000 itapajeenses aquecendo o comércio e a economia local. Um dos destaques da cidade é o artesanato feito pelas mãos das bordadeiras que com muita habilidade exportam a beleza e delicadeza de sua produção para todo o País.

Essa atividade é responsável por impulsionar uma parte da cadeia econômica do município.

Para finalizar a comemoração de seu aniversário, vai ser realizado a partir das 21h de hoje, show com Casadões do Forró, Caviar com Rapadura e o sertanejo Stefano Oliver na Avenida Osmar Bastos.

Cancelamento

Por outro lado, festas no Interior também estão deixando de ser realizadas. É o caso da festa Pula Fogueira, tradicional em Quixadá. Os efeitos das operações desencadeadas pelo Ministério Público, com o afastamento de prefeitos e secretários estão causando transtornos as administrações municipais de Quixadá, Quixeramobim e Canindé.

Prefeitos ainda não podem contar com os auxiliares do primeiro escalão, os secretários de pastas, ainda impedidos de voltarem aos cargos por decisão da Justiça. Noutras, os próprios auxiliares não querem mais retornar aos cargos. Receiam passar mais constrangimentos e até de serem presos. Além do empecilho nas tramitações administrativas, a situação está causando prejuízos econômicos na região.

O caso mais recente é o de Quixadá. A prefeitura foi obrigada a cancelar o Pula Fogueira, um tradicional evento junino. Este ano seria sua 17ª edição. Conforme a assessoria da administração do município, não há mais tempo para a realização da licitação e adoção das medidas legais para a realização da festa.

A comissão de licitação, afastada na Operação Miragem, realizada no dia 5 de junho, ainda não foi recomposta. O recurso disponibilizado pelo Governo Federal, aproximadamente R$ 80 mil também não será suficiente para a contratação das atrações musicais.

Apesar do cancelamento da festa, de acordo com a assessoria da Prefeitura de Quixadá, as demais licitações do município ainda não estão sendo prejudicadas porque estão previstos pregões eletrônicos apenas para compras de materiais. O prefeito João Hudson Bezerra confirma as dificuldades. "Ninguém quer mais ser pregoeiro por aqui", disse o gestor.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics