I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 22 de novembro de 2015

PROGNÓSTICO APONTA CHUVAS ABAIXO DA MÉDIA ATÉ FEVEREIRO, NO CEARÁ

Os dados apontam para baixa nos reservatórios do Médio Jaguaribe, entre eles o Açude Castanhão (Alto Santo), que opera hoje com 12.7% (Foto: Ellen Freitas/Diário do Nordeste)

O prognóstico divulgado nessa sexta-feira (20), para os meses de dezembro deste ano, janeiro e fevereiro de 2016, aponta que o Oceano Pacífico Equatorial apresenta, atualmente, elevada anomalia de aquecimento, o que caracteriza o El Niño mais intenso desde 1997/1998, podendo trazer consequências negativas para o Nordeste do Brasil, como a escassez de precipitações.

Um dos reflexos da atuação desse fenômeno pode ser percebido na previsão climática elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Para os meses de dezembro de 2015, janeiro e fevereiro de 2016, o prognóstico aponta 69% de probabilidade de chuvas abaixo da média no Ceará durante o período. As chances de haver precipitações em torno da média, são de 23% e para chuvas acima da média, a probabilidade é de apenas 8%.

A categoria abaixo da média histórica para este trimestre no Estado corresponde a chuvas de 0 a 203,6mm. Precipitações de 203,7 a 312,7 mm são consideradas em torno da média e, se chover 312,8 mm ou mais, a categoria é acima da média.

De acordo com o meteorologista Leandro Valente "é muito importante ressaltarmos que o trimestre em questão engloba dois meses de pré-estação chuvosa, dezembro e janeiro, quando os sistemas que normalmente atuam nessa época são de menor previsibilidade, como Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis, Cavados e a influência de Sistemas Frontais".

Os prognósticos da Funceme seguem a mesma observação apresentada por modelos de outras instituições nacionais e internacionais. E ainda segundo o meteorologista, "apesar da baixa previsibilidade, também levamos em consideração essas análises, que também apontam maior probabilidade de precipitações abaixo da média para o Ceará, nos próximos três meses", afirmou. O principal prognóstico é divulgado na segunda quinzena de janeiro.

Nível dos açudes

De acordo com o Portal Hidrológico do Ceará, divulgado pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), que monitora os açudes do Estado, 128 deles seguem com menos de 30% de sua capacidade. Na Bacia do Acaraú, entre os de maior capacidade temos o Araras (Varjota), com apenas 6,89%, e o Taquara (Cariré), com 9.64%; no Alto Jaguaribe, o Açude Trussu (Iguatu), com 24.96%, e o Arneiroz II (Arneiroz), com apenas 3.03%.

Na Bacia do Banabuiú, o açude Quixeramobim (Quixeramobim) apresenta apenas 0.53% de sua capacidade; o Açude Angicos (Coreaú), na Bacia do Coreaú, segue com 3.51%; no Curu, o Açude General Sampaio, no município de mesmo nome, sinaliza 2.49%; Na Bacia do Litoral, entre os de menor volume versus sua plena capacidade, está o Açude Missi (Miraíma), com 13.33%.

Os dados apontam ainda para baixa nos reservatórios do Médio Jaguaribe, entre eles o Açude Castanhão (Alto Santo), que opera hoje com 12.7%; Açude Aracoiaba (município de Aracoiaba), que pertence à Bacia da Região Metropolitana, e apresenta 23.26%; Bacia do Salgado, com o Açude Atalho (Brejo Santo), com seus 3.02% de volume total; o Açude Jaburu I, que abastece a Serra da Ibiapaba (Ubajara), com 16.98%; e Sertões de Crateús com o Açude Barra Velha, em Independência, que opera com 0.01% de seu volume total.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics