I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

DESLIZAMENTO DE TERRA DEIXA MORTOS E DESAPARECIDOS, NA GUATEMALA

Um forte deslizamento de terra soterrou casas na Guatemala. Segundo a Reuters, o desastre deixou 9 mortos e 600 desaparecidos, de acordo com os serviços de emergência que trabalham no local. Anteriormente, haviam sido informados 7 mortos, 25 feridos e 200 desaparecidos.

"Oficialmente, podemos confirmar nove mortes", disse em entrevista coletiva Alejandro Maldonado, titular da Coordenação Nacional para a Redução de Desastres (Conred).

Chuvas fortes causaram o deslizamento de barro e pedras sobre cerca de 125 casas na quinta-feira (1) à noite em Santa Catarina Pinula, a poucos quilômetros da Cidade da Guatemala.

Segundo o funcionário, filho do presidente Alejandro Maldonado, o número de vítimas pode aumentar nas próximas horas Segundo a Conred, já foram resgatadas com vida 34 pessoas e 43 estão em um abrigo do governo.
Criança é carregada no resgate de vítimas de um deslizamento de terra na Guatemala nesta sexta-feira (2) (Foto: AFP PHOTO / Johan ORDONEZ)

Equipes de resgate estão buscando sobreviventes em meio aos escombros. Cerca de 50 pessoas que perderam suas casas foram levadas para abrigos. O desastre é um dos piores na história recente do país centro-americano.

"É muito difícil o trabalho de resgate devido ao terreno acidentado, praticamente é como uma montanha", disse à AFP Cecilio Chacaj, socorrista dos Bombeiros Municipais Departamentais, momentos antes de resgatar um homem com vida.

Vários familiares informaram que estão recebendo mensagens de texto de pessoas presas sob as casas.

O deslizamento surpreendeu a todos durante a noite nesta zona declarada de alto risco por estar próxima a um morro e a um rio.
Equipes de resgate fazem busca por sobreviventes após um deslizamento de terra em Cambray, um bairro no subúrbio de Santa Catarina Pinula, a leste da Cidade da Guatemala. Uma colina desabou após fortes chuvas, enterrando várias casas (Foto: Moises Castillo/AP)

As autoridades do país advertiram que a região enfrenta um desastre de “grandes proporções”, segundo a EFE.

"A situação é complexa porque, segundo os mapas do município, havia 68 residências na área, mas a informação que temos é que havia outra quantidade de casas informais nos morros afetadas pelo deslizamento", explicou o secretário executivo da Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred), Alejandro Maldonado, a uma emissora local.

Segundo Maldonado, mais de 100 casas podem ter sido atingidas. Ele acrescenta que a prioridade é buscar pessoas debaixo dos escombros e evacuar as áreas de risco.

"Somos um belo país, mas também somos muito vulneráveis a este tipo de catástrofe", disse o presidente Maldonado, ao anunciar que a comunidade internacional já ofereceu ajuda para socorrer as pessoas atingidas.
Moradores deixam área afetada por um deslizamento de terra em Santa Catarina Pinula, na periferia da Cidade da Guatemala. Segundo a imprensa local, seis corpos foram recuperados a partir de lama e cerca de 40 casas foram destruídas (Foto: Josue Decavele/Reuters)
Santa Catarina Pinula, Guatemala
Deslizamento provocou mortes e deixou centenas de desaparecidos

AUTOR: G1/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics