I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

LANÇADO O CORDEL SOBRE OS 40 ANOS DA ESCOLA MONSENHOR AGUIAR, EM TIANGUÁ (CE)

Lançamento de Cordel sobre os 40 anos da Escola Monsenhor Aguiar é sucesso!
No dia 13 de agosto foi realizado, no auditório de nossa escola, o momento de lançamento do livreto de cordel “Escola Monsenhor Aguiar – 40 anos de História", de autoria do professor e blogueiro Derbson Frota. 

A obra homenageia, em forma de texto de cordel, o aniversário de 4 décadas de nossa escola, ressaltando, em 25 páginas, as ações, os prêmios conquistados, as parcerias, os ex-diretores e todos os professores e funcionários atuais.

O livreto faz parte das comemorações dos 40 anos da Escola Monsenhor Aguiar e poderá ser adquirido no Centro de Multimeios e na coordenação da escola.

Além dos alunos e professores, o momento contou com a presença honrosa do escritor, professor, palestrante, poeta e autor do hino de Tianguá, Valdecy Santos de Abreu, do ex-professor, Diretor e Coordenador Flávio Coutinho, da Ex-coordenadora Aurisélia Rocha e da Superintendente de nossa escola, Paola Fernandes, representando também a CREDE 5.

Todos felicitaram o autor do cordel, ressaltaram a importância de estimular os alunos a também criarem obras literárias e parabenizaram os funcionários e alunos pelo sucesso da escola.

O momento, organizado com todo o carinho pelo Núcleo Gestor, foi bastante especial e prazeroso para os presentes. Nossa escola como sempre faz tudo com competência, alegria, ética e cidadania.

Cordel

Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito na forma rimada e impresso em folhetos.

Ganhou este nome pois, em Portugal, país de criação do cordel, eram expostos à venda amarrados em cordões.

A Academia Brasileira de Literatura de Cordel foi fundada em Setembro de 1988 no Rio de Janeiro.

A literatura de cordel contribui para manter a cultura, o folclore e a tradição regional do nordeste brasileiro, divulgando a arte e os valores do povo e dos autores locais. Além disso, por ter uma tiragem bastante elevada de exemplares circulando, o cordel contribui para a consolidação do gosto pela leitura e para a erradicação do analfabetismo.

Biografia do Autor

Francisco Derbson Frota Araújo, natural de Tianguá, nasceu em 8 de maio de 1983. Filho de Ivan Frota e Dalvani Frota. É graduado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e Especialista em Informática e Comunicação na Educação pela Universidade Cândido Mendes e em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Ceará.

É professor de Informática efetivo da Rede Municipal de Educação desde 2007. De 2005 a 2012 foi Diretor da Escola Municipal de Informática Messias Napoleão de Macedo. De 2013 a 2014 foi professor no CEB João Nunes de Menezes, lecionando cursos de informática para pais de alunos.

Na rede estadual, é professor do Laboratório Escolar de Informática da Escola de Ensino Médio Monsenhor Aguiar desde 2008, onde foi também por 2 anos professor de Língua Espanhola.

Trabalhou de 2001 a 2006 na Rádio Tropical FM, inicialmente como operador de áudio. Posteriormente tornou-se radialista.

Desde 2013 é professor do Laboratório de Informática da Escola de Ensino Fundamental Dom Francisco Javier Hernández Arnedo, ministrando cursos básicos e avançados de informática para os alunos e pais dos alunos e trabalhando também com o software Luz do Saber, além de dar suporte para que os professores trabalhem com a informática como uma ferramenta pedagógica para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

É convidado eventualmente por faculdades para ministrar aulas de Informática Aplicada e afins. É responsável pela criação e edição de 3 blogs escolares e um blog de notícias gerais. 

É também wikipedista, tendo criado, até o momento, 30 artigos para a wikipédia.
O momento de lançamento aconteceu no auditório da escola
Estiveram presentes alunos, professores, funcionários e convidados
Professora Amanda foi a cerimonialista do momento
Momento de entoação dos hinos nacional e estadual
Mesa composta por funcionários e convidados
Diretora Flávia
Professora Paola falou sobre a história da Literatura de Cordel
Auditório lotado para prestigiar o momento
Coordenadora Anneliese leu a biografia do autor
Professor Derbson Frota, autor do cordel
Escritor, professor, poeta e palestrante Valdecy Santos de Abreu
Paola Ibiapina, superintendente da escola 
Coordenadora Anneliese
Ex-coordenadora Aurisélia
Ex-professor, Coordenador e Diretor Flávio Coutinho
Coordenador Barreto
Aluna Talia, representando todos os alunos
O lançamento do cordel foi um sucesso. Agradecemos a todos pela presença

Assista o momento da palavra do autor!

AUTOR: http://www.escolamonsaguiar.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics