I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 8 de agosto de 2015

HOMEM QUE MATOU 12 EM CINEMA É CONDENADO À PRISÃO PERPÉTUA, NOS EUA

O atirador James Holmes no tribunal em Centennial, no Colorado, em 12 de março de 2013 (Foto: AP)
O atirador James Holmes no tribunal em Centennial, no estado americano do Colorado, nesta terça-feira (12) (Foto: AP)
A justiça norte-americana condenou James Holmes à prisão perpétua, sem direito à condicional, pelo homicídio em primeiro grau de 12 pessoas em um cinema em Aurora, no estado americano do Colorado, em julho de 2012. Sua sentença foi anunciada nesta sexta (7) e Holmes não demonstrou qualquer tipo de reação durante a leitura.

Os jurados deliberaram durante sete horas, em dois dias, para chegar ao veredito. Holmes só poderia ser condenado à morte se a decisão tivesse sido unânime em ao menos uma de suas sentenças. Como isso não aconteceu, ele foi automaticamente sentenciado a 24 penas de prisão perpétua. Cada uma de suas vítimas fatais rendeu duas condenações, uma por homicídio em primeiro grau e outra por homicídio “com extrema indiferença”.

Em 16 de julho, Holmes já havia sido considerado culpado, após 11 semanas de testemunhos, inclusive de sobreviventes e parentes de vítimas que morreram no ataque. Nove mulheres e três homens foram responsáveis pela sentença, após se reunirem durante 13 horas ao longo dos últimos dois dias.

Em 3 de agosto, os mesmos jurados decidiram não atender ao pedido da defesa, de que a pena de morte fosse descartada como opção, e anunciaram que contiuariam avaliando a possibilidade desse tipo de condenação.

O estado do Colorado, no entanto, não tem um histórico de muitas sentenças de pena de morte. Apenas uma pessoa foi executada em quase meio século, e outras três pessoas estão no corredor da morte. O homem que estava mais perto de ter sua sentença cumprida recebeu um adiamento indefinido em 2013 pelo governador democrata John Hickenlooper, que disse ter dúvidas sobre a equidade do sistema de execução do estado.

Crime
O crime aconteceu em 20 de julho de 2012. James Holmes abriu fogo contra uma multidão durante a estreia do filme “Batman: O cavaleiro das trevas ressurge”, em um cinema em Aurora. Doze não resistiram aos ferimentos. Outras 70 pessoas ficaram machucadas, doze no tumulto para fugir do local.

Com 24 anos na época do ataque, ele foi indiciado em um total de 165 acusações, entre elas 12 por homicídio de primeiro grau, 12 por homicídio “com extrema indiferença”, 116 tentativas de homicídio e posse de explosivos, encontrados na casa dele após o tiroteio.

Em 1º de abril de 2013, a promotoria anunciou que iria pedir a pena de morte para James Holmes, embora sua defesa tenha alegado que ele tem distúrbios mentais e cometeu o crime durante um surto psicótico.

No dia 5 de agosto do mesmo ano, ele foi transferido para o Instituto de Saúde Mental do Colorado, onde ficou detido em uma ala isolada.

200 testemunhas
A procuradoria convocou cerca de 200 testemunhas, sendo mais de 70 sobreviventes do ataque. Muitos compareceram ao tribunal em cadeiras de rodas e mostrando graves sequelas dos ferimentos causados naquele dia.
Imagem retirada de vídeo do Departamento de Justiça do Colorado mostra James Holmes com as mãos nos bolsos enquanto aguarda a entrada do júri na corte, em Centennial, no dia 29 de julho (Foto: Colorado Judicial Department via AP, Pool)

A acusação reforçou ainda o fato de que Holmes enviou fotos suas e uma caderneta com anotações de seus planos para o crime a seu psiquiatra, horas antes de se dirigir ao cinema. Segundo a promotoria, ele queria ter certeza de que seria reconhecido e lembrado.

Holmes, que era estudante de medicina e estava se especializando em neurociência, foi preso no estacionamento do cinema, enquanto vítimas em pânico ainda tentavam fugir do local.

Entre as vítimas de Holmes estavam uma menina de seis anos, Veronica Moser-Sullivan, e diversos jovens na faixa dos 20 anos de idade. A pessoa mais velha a morrer foi Gordon W. Coden, de 51 anos.

Testemunhas afirmaram que o atirador lançou duas bombas de fumaça na sala de exibição antes de abrir fogo aleatoriamente com diversas armas, incluindo um fuzil AR-15, uma escopeta calibre 12 e uma pistola de calibre 40.

AUTOR: G1/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics