I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

EM FORTALEZA (CE), FREQUENTADORES DA BEIRA MAR RELATAM CASOS DE INSEGURANÇA NO LOCAL

Policiais militares realizam patrulhas por trecho no calçadão da Beira Mar/CHICO ALENCAR/ESPECIAL PARA O POVO

Depois do assalto seguido de agressão a um turista americano, no calçadão da avenida Beira Mar, Meireles, O POVO Online percorreu a orla a pé desde o Espigão da Rui Barbosa até a Casa do Turista para ouvir relatos de frequentadores sobre a segurança no local. Ambulantes, turistas e transeuntes do calçadão mais famoso da cidade narram episódios em que foram vítimas, presenciaram roubos ou prisões, ou receberam alerta sobre insegurança.

Segundo os entrevistados, os locais mais críticos do calçadão da Beira Mar estão entre o Náutico Atlético Cearense e o Mercado dos Peixes. O comandante do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), major Océlio Alves, admite que este é o trecho mais preocupante, mas afirma que a Polícia Militar (PM) tem efetivo patrulhando toda a extensão da orla, principalmente nestes pontos citados pela população.

Para o professor de educação física Wellington Matos, conhecido como Batata, de 32 anos, a área mais tranquila do calçadão fica localizada nas proximidades do Espigão da Rui Barbosa. Ele frequenta a Beira Mar pelo menos três vezes na semana e nunca presenciou um assalto, mas já viu abordagens policiais e prisões no espigão. Enquanto a reportagem esteve no local, o fluxo de pessoas, entre famílias, casais, turistas e crianças, permaneceu intenso.

Uma ambulante, que não quis se identificar, concorda com o professor de educação física sobre a localização mais tranquila, mas alerta para o trecho do calçadão situado depois do Náutico. "Pra lá, sempre estão reclamando. Todos os dias vejo turistas chorando", relata ela que também já foi vítima de assalto. "Já fui assaltada na altura das quadras do Sesc. 


Um cara com uma faca assaltou a mim e a minha amiga. Ele levou nossas bolsas e carteiras", completou.
Região do Espigão da Rui Barbosa é considerada tranquila/ MAURI MELO/O POVO

Outra vendedora, que também preferiu não se identificar, relata que "às vezes" os próprios infratores sentam próximo da barraca dela, observando possíveis vítimas. "O gringo chega aqui sem saber e volta sem o cordão. Às vezes sentam aqui do meu lado, querem levar algum cordão. Peço para irem lá para frente para não atrapalhar meu negócio, mas chego com jeito", comentou.

Turistas
Cartão postal de Fortaleza, a Beira Mar recebe visitas de turistas durante todo o ano. Paulistas de Ribeirão Preto, São Paulo, Juliana Berto, 27 anos, e Monise Cabreira, 28, procuraram a Capital em busca de conhecer a orla marítima. Hospedadas em uma pousada próxima da avenida, elas têm frequentado o calçadão diariamente. "Avisaram a gente para não dar bobeira. Estamos há 15 dias (em Fortaleza) e todo dia passamos por aqui. Achei tudo tranquilo", comentou Juliana.

Aproveitando as férias em Fortaleza, o goiano João Pedro, 19, estava andando de skate, com fones de ouvido e celular, quando foi abordado pela reportagem sobre a segurança no calçadão. "Nunca me aconteceu nada aqui. Mas já me falaram que é perigoso", disse ele que está hospedado em casa de familiares.

Nos últimos três meses, pelo menos quatro ações criminosas na região ganharam repercussão. O americano Dilly Wayne Sprague, de 63 anos, foi assaltado e espancado no calçadão da Beira Mar, em frente à Casa do Turista, no último dia 26. Três suspeitos foram detidos pelo crime.

Turista americano foi assaltado nas proximidades da Casa do Turista. Dois policiais faziam o patrulhamento da área quando a reportagem percorreu o calçadão da Beira Mar/CHICO ALENCAR/ ESPECIAL PARA O POVO

Um holandês foi esfaqueado no Aterro da Praia de Iracema durante uma tentativa de assalto, em 19 de maio. Dois dias antes, um turista uruguaio havia sido esfaqueado durante uma tentativa de assalto no Espigão da Praia do Náutico e, no mesmo dia, um outro homem sofreu ação semelhante no Aterro da Praia de Iracema, em frente ao Ideal Clube.

Patrulhamento
De acordo com o comandante do BPTur, os policiais têm conseguido interceptar ações criminosas e o movimento na Beira Mar, em relação a segurança, está tranquilo. O major Océlio Alves afirmou que houve um acréscimo no efetivo policial para patrulhar a região com equipes da Cavalaria, do Batalhão de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), do Batalhão de Choque (BPChoque) e Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE), e as ocorrências caíram. Enquanto a reportagem esteve no calçadão, pelo menos oito policiais e uma viatura faziam o patrulhamento na área.

"Temos uma média de seis a sete detidos por semana, por furto, roubo ou tráfico. A maioria é adolescente. Deu uma melhorada, está quase zero o registro de ocorrência", relatou o major.

Segundo Alves, os suspeitos detidos vieram de outros bairros e até do interior do Ceará para assaltar na Beira Mar. "Dia de domingo, vêm dos mais diversos bairros, como Bonsucesso, Canindezinho, Bom Jardim e Messejana. Teve caso que o suspeito era de São Gonçalo de Amarante", completou.

O POVO Online procurou a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para saber os números roubos e furtos registrados na região. 


A pasta informou que os dados sobre o mês de julho ainda serão divulgados neste mês.

AUTOR: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics