I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

terça-feira, 21 de julho de 2015

VIOLÊNCIA: MANAUS (AM), TEM 35 ASSASSINATOS DESDE SEXTA-FEIRA

O delegado-geral da Polícia Civil, Orlando Amaral, afirmou ao G1 na tarde desta segunda-feira (20) que números parciais da investigação indicam que oito vítimas de homicídios registrados no fim de semana em Manaus têm passagem confirmada pela polícia por crimes de roubo, furto e tráfico de drogas. O delegado não divulgou quem são os mortos que têm ficha na polícia e disse que esse número se refere a investigação dos homicídios ocorridos na madrugada de sábado (18).

Amaral também declarou que a investigação sobre a morte de um sargento da Polícia Militar (PM-AM) pode ser essencial para descobrir a autoria dos outros crimes. Entre as 22h da sexta-feira (17) e as 10h desta segunda, a polícia registrou 35 assassinatos na capital amazonense.

De acordo com Amaral, as investigações já apuraram os mais de 20 assassinatos ocorridos até a madrugada de sábado.

"Descobrimos que oito pessoas já tinham passagem pela polícia e o restante não. Não quer dizer que eles não tenham envolvimento com o crime. Também não descartamos que pessoas inocentes tenham sido mortas", disse.

Segundo Amaral, os crimes podem estar relacionados a morte de um sargento da polícia militar ocorrida no estacionamento de um banco, no bairro Educandos, na Zona Sul de Manaus. Para a investigação, foram convocadas as delegacias especializadas em Homicídios e Sequestros (DEHS) e Roubos e Furtos (DERF), o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e o Serviço de Inteligência.

"Comenta-se que pode ser represália de um grupo da PM, ou, que pode ser uma briga de facções que começa dentro do presídio e termina na cidade. Se for da PM ou facção criminosa, [os responsáveis] terão que arcar com as consequências. Estamos focando na investigação da morte do sargento e acredito que, esclarecendo essa morte, teremos um direcionamento. Vamos apurar os fatos e chegar nas autorias, talvez eu não chegue em todas, mas algumas delas podem explicar para a população o que aconteceu", disse.

O delegado geral comentou, ainda, sobre os assassinatos que ocorreram de sexta para sábado. Segundo Amaral, pelo menos 16 dos casos foram cometidos da mesma forma em um curto espaço de tempo. "Foram mortes orquestradas, com uma quantidade um pouco mais elevada de tiros e a particpação de uma moto com dois suspeitos e um suporte de um carro. Acreditamos que esse grupo estava dividido pela cidade. Eram grupos que não haviam matado pela primeira vez, sabiam o que estavam fazendo".
Número de mortes
Subiu para 35 o número de assassinatos em Manaus desde a noite da sexta-feira (17), segundo dados da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). O caso mais recente foi o de um ajudante de pedreiro morto a tiros na manhã desta segunda-feira (20), na Rua Sacaca, bairro Jorge Teixeira.

Investigação
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, disse ao G1, no domingo (19), que policiais militares e civis estão nas ruas da capital para ajudar nas investigações dos homicídios registrados na cidade.

Fontes suspeita que os homicídios possam ter uma motivação única e disse que a polícia está elaborando um mapa para ajudar na investigação.

"Estamos fazendo hoje [domingo] um mapa com linha do tempo e localização [dos homicídios] para saber se, pela proximidade, podem ter sido os mesmos grupos. Não se pode dizer com certeza quantos efetivamente estão ligados. Cinco crimes ocorreram no bairro Educandos, dois ou três no Zumbi. Talvez haja uma motivação única para esses homicídios registrados nos mesmos locais", disse.

O secretário de Segurança Pública também afirmou que não há como saber se os assassinatos registrados neste domingo têm relação com a série de homicídios ocorrida entre sexta-feira e sábado.

"A princípio, não tem nenhuma relação. Não sabemos nem quais dos 21 homicídios [registrados até sábado] estão ligados entre si”, declarou.

Nesta segunda (20), o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), Fábio Monteiro disse suspeitar que a série de mortes registradas em Manaus possa ter relação com a existência de um grupo de extermínio. Monteiro considerou a situação "preocupante" e disse que irá se reunir com órgãos de segurança.

O procurador-geral considerou o número de mortes "preocupante e inaceitável". "A situação é grave e absurda. Evidentemente, o Ministério Público estará monitorando para responsabilizar quem tiver que ser responsabilizado. Não interessa se é facção criminosa ou policial militar. O que interessa é que a população não pode ficar sem uma resposta", disse.

Monteiro explicou ainda que o procedimento adotado pelo Ministério Público será reunir as "forças" para apurar os assassinatos. Ele disse que pretende se reunir com o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, ainda na manhã desta segunda-feira (20), para tratar da situação.

"Irei acionar o secretário de Segurança e designar promotores de Justiça para acompanhar em conjunto os procedimentos que a própria SSP está tomando. Entendo que é extremamente importante, e todos nós temos a responsabilidade com as políticas de segurança pública", justificou o procurador-geral.

Vítimas de arma de fogo desde sexta-feira (17) à noite, em Manaus
Sexta (17)
1. Horário não registrado - Arma de fogo - Ramal da Prainha – Bairro Santa Etelvina – Zona Norte - não identificado, tem entre 20 e 25 anos.
2. 22h - Arma de fogo - Rua Marçal – Bairro Compensa 2 - Zona Oeste - Júlio César de Oliveira Bentes, 40 anos.
3. 22h30 - Arma de fogo, Rua Dr Rezende - Bairro Zumbi - Zona Leste - Joelson Martins Ramos, 27 anos, chapeiro.
4. 23h - Arma de fogo - Rua Coronel Gonzaga - Bairro Educandos - Zona Sul - Josenilson Dias Bernardo, 25 anos, ajudante de cozinha.
5. 23h30 - Arma de fogo - Rua Umarizal - Bairro Santo Antônio - Zona Oeste - Edipo Viana de Souza, 25, autônomo.
6. 23h30 - Arma de fogo - Rua Gabriel Gonçalves – Bairro Aleixo - Zona Centro-Sul - Anderson Sales Soares, 31, dançarino.
7. 23h40 - Arma de fogo, Rua Sobrinho Maranhão - Bairro São Francisco - Zona Sul - Rodrigo Anderson de Carvalho Soares, 26 anos, desempregado.
8. 23h45 - Arma de fogo, Rua Cardoso Nunes, Bairro São Francisco - Zona Sul - Paulo Nazareno de Souza Filho, 32 anos, autônomo.
9. 23h45 - Arma de fogo, Rua João Valter, Bairro Compensa 2 - Zona Oeste - Fabricio Serdeira Dias, 21 anos, autônomo.

Sábado (18)
1. 00h - Arma de fogo, Rua Belford Roxo, Bairro Jorge Teixeira - Zona Leste - Frank Silva de Almeida, 20 anos, autônomo.
2. 00h30 - Arma de fogo - Rua G – Bairro Armando Mendes - Zona Leste - Harlem Duque Protazio, 33 anos, autônomo.
3. 00h30 - Arma de fogo - Rua Dr. Gama e Silva - Bairro Zumbi, Zona Leste - Diego da Silva Lira, 18 anos, autônomo.
4. 00h30 - Arma de fogo - Rua Dr. Gama e Silva - Bairro Zumbi - Zona Leste - Jhonatan Nobre Aguiar, 23, chapeiro.
5. 00h30 - Arma de fogo - Rua Saia Branca - Bairro Tarumã - Zona Oeste - José Luan Ramos Picanço, 21 anos, estudante.
6. 00h45 - Arma de fogo - Rua Belo Horizonte – Bairro Aleixo - Zona Centro-Sul - Álvaro Gabriel Rodrigues Ribeiro, 25, pedreiro.
7. 1h30 - Arma de fogo - Rua Viriato Corrêa – Bairro Colônia Oliveira Machado - Zona Sul - André Ribeiro de Souza, 22 anos, estudante.
8. 1h30 - Arma de fogo - Rua Macacaúbas - Bairro cidade do leste, Gilberto mestrinho, Zona Leste, Victor de Castro Farias, 19 anos, autônomo.
9. 1h30 - Arma de fogo - Rua Manaquiri – Bairro Grande Vitória - Zona Leste - Antonio André Carvalho Trindade, 20, autônomo.
10. 1h40 - Arma de fogo - Rua Laranjeiras - Bairro Santa Etelvina – Zona Norte - Cosmo Paulo Ramos, 25 anos, autônomo.
11. 2h30 - Arma de fogo, Rua Carauari (CDC da Redenção) - Zona Centro-Oeste - Erick Soares da Silva, 25 anos, autônomo.
12. 2h - Arma de fogo - Rua Anthisthenes Pinto - Bairro Tarumã - Zona Oeste - Ricardo Araújo Barbosa, 18 anos, padeiro.
13. 3h - Arma de fogo - Rua Joaquim Barareiro - Bairro compensa - Zona Oeste - Samorino Maciel de Souza, 21 anos, vendedor.
14. 5h30 - Arma de Fogo - Rua Jesus de Nazaré – Bairro Novo Israel - Zona Norte - Joeliton Pessoa da Silva, 21 anos, pedreiro.
15. 23h30 - Arma de fogo - Rua São Tomé – Bairro Parque São Pedro - Zona Oeste - Homem não identificado.

Domingo (19)
1. 1h30 - Arma de fogo - Rua Francisco Bayma – Bairro Flores - Zona Centro-Oeste - Rodrigo Mendes David, 24 anos, ajudante de construção civil.
2. 1h - Arma de fogo - Rua Francisco Fernando – Bairro Japiim - Zona Sul - Erick Patrick Santos Oliveira, 18 anos, estudante.
3. 3h50 - Arma de fogo - Rua Engº. Vilar – Bairro São José I - Zona Leste - Tiago Peres Castro, 25 anos, autônomo.
4. 3h - Arma de fogo - Rua Normandia - Bairro Grande Vitória - Zona Leste - Fernando Amaro dos Santos, 25 anos.
5. 18h - Arma de fogo - Rua G - Bairro Armando Mendes, Zona Norte - Elissandro das Neves lima, 38 anos.
6. 18h – Arma de fogo - Rua Tarumã – Bairro Tarumã – Zona Oeste - Mulher não identificada.
7. 21h30 - Arma de fogo - Rua Santa Tereza D’Ávila – Bairro Santa Etelvina - Zona Norte - Wesley Santos da Silva, 21, estudante.
8. 23h - Arma de fogo - Rua Rodrigo Otávio – Bairro Coroado - Zona Leste - Luzivan Gonçalves dos Santos, 33, vigilante.

Segunda-feira (20)
1. 00h30 – Arma de fogo - Bairro Novo Aleixo - Zona Leste - Sidney Carvalho dos Santos, 36, vendedor.
2. 2h30 - Arma de fogo - Rua Zaquel – Bairro Novo Israel - Zona Norte - Renato Simplício Duque, 31 anos, autônomo.
3. 10h00 - Arma de fogo - Rua Sacaca - Bairro Jorge Teixeira - Zona Leste de Manaus - Ajudante de pedreiro, 20 anos.


AUTOR: G1/AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics