I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 16 de julho de 2015

CHEIA DE RIOS OBRIGA FAMÍLIAS A DEIXAREM SUAS CASAS, NO RS

Rio Taquari, no Vale do Taquari, atingiu sete metros acima do normal (Foto: Daniela Mallmann/RBS TV)

A chuva que caiu no Rio Grande do Sul nos últimos dias provocou a cheia de rios, que transbordaram em várias regiões do estado. Em algumas cidades, famílias estão sendo obrigadas a deixar suas casas em função dos alagamentos ou do risco de enchentes.

Segundo o último balanço da Defesa Civil estadual, divulgado no fim da tarde desta quarta-feira (15), já são 4.856 pessoas atingidas pelas chuvas, das quais 716 estão desabrigadas (levadas para abrigos do poder público) e cerca de 4.100 desalojados (na casa de familiares e amigos). A chuva já afeta 41 cidades no estado.

A preocupação é de que esse número possa aumentar nas próximas horas. Segundo a Defesa Civil, a previsão de aumento da vazão do Rio Uruguai acarreta uma preocupação extra para os municípios de Iraí, São Borja, Uruguaiana, Itaqui e Barra do Quaraí, entre outros.

Em Iraí, na divisa com Santa Catarina, o Rio Uruguai estava a oito metros acima do nível normal na manhã desta quarta-feira (15), provocando alagamentos nas vias do município. Cerca de 100 famílias tiveram de buscar abrigo na casa de parentes e amigos.

Em Porto Mauá, na Fronteira Oeste, o Rio Uruguai estava com o nível de 13,5 metros às 16h45. Segundo a prefeitura do município, o nível sobe 28 centímetros por hora e já provoca alagamentos na cidade. Onze família foram removidas e levadas para abrigos municipais. As travessias de balsa para o município de Alba Posse, na Argentina, foram suspensas.

No Vale do Caí, o Rio Caí não para de subir e já está 10 metros acima do nível normal. Em São Sebastião do Caí, cerca de 90 pessoas saíram de casa, mas algumas preferem arriscar e ficar nas residências, mesmo alagadas. 

Há alagamentos também em Montenegro.
No Vale do Sinos, o Rio dos Sinos já transbordou e casou enchentes em Campo Bom. Conforme a prefeitura, o nível do rio chegou a 7,34 metros, atingindo residências nos bairros Barrinha e Vila Rica. O nível do rio também segue subindo em São Leopoldo e Novo Hamburgo e coloca a Defesa Civil em alerta nos dois municípios.

O Rio Taquari, no Vale do Taquari, também subiu mais do que o esperado e está sete metros acima do nível normal. Cerca de 10 famílias já deixaram suas casas em Lajeado e cinco delas foram para o abrigo temporário, no ginásio do Parque do Imigrante. A Defesa Civil está de prontidão com caminhões, para a retirada de pessoas e pertences das famílias. Parte do parque Professor Theobaldo Dick já está inundado, e as ruas interrompidas.

Em Cruzeiro do Sul, a prefeitura também disponibilizou veículos para as famílias que estão em áreas alagadas. Em Encantado, diversas famílias tiveram as casas invadidas pela água e pelo barro. Em Estrela, a cheia bloqueou o acesso a cidade de Colinas pela RS-129 e os motoristas precisam utilizar um desvio pela estrada de chão.
Famílias atingidas pela cheia foram levadas para ginásio em Lajeado (Foto: Daniela Mallmann/RBS TV)

AUTOR: G1/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics