I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 21 de maio de 2015

PMs SÃO INVESTIGADOS POR TORTURA EM OPERAÇÃO, EM QUIXADÁ (CE)

O caso está sendo apurado pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará FOTO: KIKO SILVA

Três policiais militares destacados no Comando Tático Rural (Cotar), do BPChoque, estão sendo investigados sob suspeita de terem cometido tortura física e psicológica, durante uma operação que culminou na prisão de um traficante, na cidade de Quixadá (167 Km de Fortaleza). O Diário Oficial do último dia 18 de maio traz a informação que o caso está sendo apurado pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (CGD).

De acordo com informações que constam na publicação, a possível vítima estava na residência dele, quando dois dos três militares, supostamente, invadiram o local e praticaram a tortura. "O algemaram e o conduziram ao banheiro da casa, ocasião em que praticaram várias agressões físicas e psicológicas, dentre elas a introdução do cabo de uma vassoura em seu ânus, resultando-lhe o rompimento da bexiga urinária", diz um trecho do documento.

Autuado

Um cabo e dois soldados teriam participado do episódio ocorrido no último dia 21 de dezembro de 2014. O suspeito que declarou a Polícia ser mototaxista, já respondia por tráfico de drogas na cidade de Banabuiú (a 225 Km de Fortaleza). Após a prisão, ele foi autuado em flagrante na Delegacia Regional de Quixadá e encaminhado à Cadeia Pública local.

Já na condição de detento, o suspeito sentiu-se mal na carceragem e precisou de atendimento médico. O mototaxista foi levado ao Hospital Maternidade de Jesus Maria José, em Quixadá, e passou por um procedimento cirúrgico.

O trecho do Diário Oficial que narra o atendimento diz que "recolhido na Cadeia de Quixadá, veio a passar mal, possivelmente, em razão das agressões físicas sofridas, precisando ser submetido a uma cirurgia de laparotomia (trauma de abdômen fechado) em caráter de urgência".

O caso foi denunciado à CGD e motivou a instauração de um Conselho de Disciplina, que tem como objetivo apurar se as transgressões disciplinares realmente existiram e se os PMs estão aptos a permanecerem nos quadros da Polícia Militar do Ceará (PM/CE). A publicação do Estado diz que o Conselho apurará as "condições morais" do cabo e dos soldados de continuarem na Corporação desenvolvendo as atividades de policial.

Comando

O tenente-coronel Jesus Andrade, relações públicas da PMCE, afirmou que a Instituição já tomou ciência do caso e os militares citados como investigados pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário já foram afastados das funções.

"Quando os procedimentos são abertos pela Controladoria, a PM é automaticamente avisada sobre isto e deve apresentar os policiais que serão investigados. Assim foi feito. Eles já foram apresentados e permanecerão afastados até o fim do inquérito", afirmou o coronel Andrade.

O oficial disse também, que as questões administrativas a serem adotadas pelo comando da Polícia Militar só serão efetivadas, quando os procedimentos realizados pela CGD forem terminados. "Quando a CGD toma a frente das investigações, a PM apenas aguarda o resultado final. Depois do processo concluído, caso as transgressões sejam comprovadas, é que o comandante vai adequar as medidas cabíveis para dentro da Corporação, em relação aos acusados", disse Andrade.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics