I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 18 de maio de 2015

NÚNCIO APOSTÓLICO DEDICA SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, NA SERRA DA IBIAPABA (CE)

Dom Giovanni agradeceu o carinho dos fiéis e disse que a visita deveria ter ocorrido ano passado, mas apenas agora surgiu o momento oportuno
O Santuário tem capacidade para abrigar 2.200 pessoas confortavelmente FOTOS: WELLINGTON MACÊDO

São Benedito. O núncio apostólico, Dom Giovanni D'Aniello, representante oficial do papa Francisco no Brasil, esteve, durante o último fim de semana, visitando as cidades de Tianguá e São Benedito, na Serra da Ibiapaba, norte do Ceará a 318 Km de Fortaleza. Na ocasião, celebrou o Rito da Dedicação da Igreja do Santuário de Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande e a Consagração Solene do seu Altar. Entre a celebração na Diocese de Tianguá e dedicação do Santuário, aproximadamente cinco mil pessoas acompanharam o Núncio em sua visita à Serra Grande.

Cerca de 50 padres, 20 bispos, prefeitos de toda a região e o governador do Estado, Camilo Santana, compareceram ontem à missa no Santuário, que tem capacidade para duas mil pessoas e teve, além de seu espaço interno, lotação em seus arredores. Dom Giovanni agradeceu o carinho dos fiéis e pediu desculpas pela demora em vir. Segundo ele, a visita deveria ter ocorrido ano passado, mas apenas agora surgiu o momento oportuno. Católicos de outros Estados, como Maranhão e Piauí, também compareceram.

A aposentada Maria Lourdes Feijó foi uma das que, entre chuva e sol, compareceu à Dedicação do Santuário. Mesmo não sendo devota, ela classificou a ocasião como "única". "Ver nosso santuário sendo reconhecido assim, por alguém do Vaticano, é muita emoção. Espero que ele leve uma boa impressão da gente", afirmou.

Do Piauí veio a funcionária pública Lucia Peixoto, devota de Nossa Senhora de Fátima e que já tinha visitado o Santuário no último dia 13. "Tirei uma semana de folga, aproveitei o evento. Há alguns anos fiz promessa para Nossa Senhora de Fátima e todo dia 13 dedico a ela. Essa foi a primeira ocasião que pude visitar o santuário e saio daqui com a alma renovada", afirmou. Do Piauí também veio o padre Raimundo Duarte, que enfrentou três horas de viagem para chegar a São Benedito. "Vim, assim como outros padres do meu Estado, a convite de dom Javier Hernández, e também por nutrir um carinho muito grande por Fátima. Esse reconhecimento é um marco para o Ceará e sua Igreja".

Mas nem só os devotos de Nossa Senhora de Fátima compareceram. Do maranhão, o ambulante Carlos Soares não perdeu a oportunidade de vender. Não fitinhas ou terços, mas bonecas de pano com personagens do programa "Chaves". "Sempre tem crianças nesses eventos e foi assim que comecei a querer vir. Vi que a Diocese da minha cidade traria um ônibus, além de outros movimentos, e acompanhei minha esposa, a verdadeira devota, para tentar levar um extra para casa", confessou.

O Santuário está prestes a completar dez anos e atrai, por mês, uma média de 60 mil pessoas. Todos os dias 13, independentemente do mês, são realizadas seis missas seguidas. No mês de maio, além das missas, é realizada a Novena.

De acordo com o gerente administrativo do local, João Carlos, a Dedicação é uma virada na página da história do maior santuário mariano do Nordeste. Após a Dedicação, foi assinada a ordem de serviço para a pavimentação do acesso, pela Prefeitura. A obra deve começar hoje e tem prazo de 180 dias.

FIQUE POR DENTRO

Santuário na Serra Grande

No dia 7 de outubro de 1998, o padre Antônio Martins Irineu concelebrou na Basílica de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, e confidenciou mais tarde que naquele dia colocou o sonho de construir um lugar bendito para a Mãe de Deus na Ibiapaba nas mãos de Maria. Em meados de 1999 lançou a campanha para a construção do Santuário, nas missas dos dias 13.

Dedicado a Nossa Senhora de Fátima, uma das maiores devoções do povo cearense, o Santuário é um dos maiores do Nordeste. Comporta, respeitando às prescrições legais, 1.800 fiéis sentados (5 mil em pé), com acessos especiais e ambientes planejados para deficientes e acomodações adequadas para Idosos e Crianças.

Além do templo principal, o complexo conta com várias capelas auxiliares: Duas capelas do Santíssimo, Capela da Misericórdia, Capela Mãe de Deus, Capela dos Pastorinhos, Sala dos milagres, sete salas para confissão, duas sacristias amplas, Reitoria e administração. Capela do batismo, Passarela das Bênçãos, Coro, sala de música, estúdio para transmissão radiofônica, Praça e Fonte dos Três Pastorinhos, via-sacra em tamanho natural no canteiro central da Avenida Paixão de Cristo. Conta ainda com 50 sanitários, duas praças e amplo estacionamento interno. Posteriormente, compondo o Complexo do Santuário devem ser construídos dois anexos e um centro de apoio ao romeiro.

Mais informações:
Santuário de Fátima
Av. Santíssima Trindade, 13
São Benedito - CE
Telefone: (88) 3626-1133

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics