I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 11 de abril de 2015

VIÇOSA DO CEARÁ SERÁ A PRIMEIRA CIDADE A USAR A PLATAFORMA IEDUCAR

A Cidade tem grande número de atrativos naturais e edificados FOTO: ALEX COSTA
Hoje, o município oferta Wi-Fi gratuito em quatro pontos públicos. A ideia agora é ampliar os benefícios, começando pela área da Educação e da Saúde

Viçosa do Ceará. A Cidade Digital que já é modelo no Estado será a primeira do Ceará a usar a plataforma iEducar, que irá informatizar a educação do Município. No Brasil, apenas Viçosa do Ceará, uma cidade baiana e outra mineira servirão com projeto piloto do iEducar.

De acordo com a secretária de Logística e Estratégia Administrativa de Viçosa do Ceará, Luciana Vieira, o iEducar será um projeto piloto para a Cidade, pois será a primeira plataforma a rodar após a montagem da estrutura do Cidades Digitais em Viçosa. "Entramos no edital de 2012, onde passamos os últimos dois anos adquirindo material, capacitando profissionais e há seis meses estamos em pleno funcionamento", explicou.

Dentre as facilidades, o programa trará acompanhamento de frequência escolar, repasse de diários, de notas e planos de aulas. Luciana destaca que, após o iEducar, haverá outros programas a serem instalados a fim de diminuir a burocratização e facilitar o acesso à Saúde.

"Cada setor só terá a se beneficiar. Na Saúde, por exemplo, teremos prontuários eletrônicos", detalhou a secretária. Hoje, o município oferta Wi-Fi gratuito em quatro pontos públicos.

Um dos primeiros

Viçosa do Ceará foi um dos 80 municípios selecionados na primeira fase do programa federal de Cidades Digitais. Foram seis quilômetros de fibra óptica implantados e que agora servem de base para a estrutura que Prefeitura Municipal planeja aplicar na Cidade, como a interligação total dos prédios públicos e o uso de softwares de gestão, prontuários eletrônicos e telemedicina, por exemplo.

Diz o prefeito de Viçosa, Divaldo Soares: "o Cidades Digitais facilita o trabalho, enriquece a nossa cidade. É colocar as informações que o cidadão precisa acessar para ter uma qualidade de vida melhor, além de levar a informatização". Segundo ele, um dos desafios é conectar o campo onde está concentrada 70% da população e que, por questões geográficas, se torna o principal empecilho. "As facilidades e benefícios na Agricultura, Saúde e Educação servem para o crescimento digital do Município", acrescenta o prefeito.

No mês passado, a Rede Cidade Digital foi conferir como pensa cada gestor sobre o uso da tecnologia para o aprimoramento dos serviços públicos, dentre eles, o de Viçosa do Ceará. A visita também serviu para ver como o cotidiano melhorou com o uso de tecnologia.

Tombada e fundada pelos jesuítas, Viçosa possui um patrimônio histórico de riqueza imensurável e um grande potencial turístico, seja ele mais rústico, por conta das belezas naturais ou religiosas, ou pelas particularidades históricas e construções preservadas durante séculos.

A necessidade de organização dos dados foi o ponto destacado por vários secretários municipais. "Para a Saúde, é de suma importância que a gente tenha a Internet funcionando", afirmou a secretária da pasta, Raquel Brito de Araújo. Dar agilidade, principalmente, aos setores da Saúde e Educação é justamente o objetivo da gestão atual, conforme ressalta a secretária de Logística e Estratégia Administrativa, responsável pelo Núcleo de Tecnologia da Informação, Luciana Cardoso.

Ela adianta que o Agendador, desenvolvido pelo Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), deve ser o primeiro a ser utilizado.

O grupo de pesquisa é especialista na criação de soluções baseadas em software livre e desenvolveu a ferramenta inicialmente para o programa de Cidades Digitais do Ministério das Comunicações, no qual Viçosa do Ceará foi uma das contempladas. O sistema, baseado em rede (WEB), possibilita que o cidadão agende uma data e horário com determinados setores da Prefeitura, racionalizando e agilizando o processo de agendamento.

O Cinturão Digital de Viçosa do Ceará também integra o programa de mesmo nome, de iniciativa do governo estadual, que propõe conectar via fibra óptica às localidades cearenses. Informações da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) apontam que 105 dos 184 municípios do Estado estão conectados nos quatro anos da iniciativa.

A Unidade Móvel de Inclusão Digital Viçosa do Ceará já era pioneira na área digital em 2004, quando adaptou um ônibus escolar para levar o primeiro contato dos estudantes do Interior com o computador. Atualmente, o veículo comporta 16 equipamentos e 10 profissionais lecionam cursos de informática básica para os alunos.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics