I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 20 de abril de 2015

UE DEVE APOIAR AÇÃO PARA PROTEGER IMIGRANTES NO MAR MEDITERRÂNEO

Guarda costeira da Itália faz resgate de sobreviventes (Foto: REUTERS/Guardia Costiera)

Os governos europeus devem apoiar ações para proteger imigrantes no mar Mediterrâneo depois de um dos piores desastres com barcos de imigrantes no final de semana, afirmou a chefe de política externa da União Europeia, Federica Mogherini.
Cerca de 700 pessoas podem ter morrido após um barco de pesca cheio de imigrantes virar na costa da Líbia durante a madrugada.

"Já dissemos muitas vezes 'nunca mais'. Agora é hora de a União Europeia abordar essas tragédias sem mais atrasos", disse a italiana Mogherini, em comunicado.

Muitos governos da UE relutam em financiar operações de resgate no Mediterrâneo por medo de encorajar mais pessoas a fazer a travessia em busca de vidas melhores na Europa.

Em uma crítica indireta a países do norte da União Europeia que até agora deixaram as operações de resgate à cargo de Estados do sul do grupo, como a Itália, Mogherini disse: "Precisamos salvar vidas humanas juntos, como também precisamos proteger nossas fronteiras e combater o tráfico de seres humanos".

Ministros de Relações Exteriores da UE irão discutir a questão em uma reunião em Luxemburgo, disse Mogherini.
Barco que naufragou tinha até 700 passageiros (Foto: REUTERS/Guardia Costiera)

Resgate
Ao menos 28 pessoas foram resgatadas com vida em uma área próxima das águas líbias, 120 milhas ao sul da ilha italiana Lampedusa, disse um funcionário da ONU neste domingo. Várias embarcações da Marinha e da guarda costeira italiana foram enviadas ao local.

Se o desastre for confirmado, será o pior da crise de imigrantes ao sul do Mediterrâneo em décadas e elevando o número total de falecidos desde o começo do ano a mais de 1.500.

“Tememos que este momento seja uma tragédia de proporções realmente grandes”, disse Carlotta Sami, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, ao canal de televisão SkyTG24.

A emergência foi declarada em torno de meia-noite no horário local. Acredita-se que a embarcação tenha tombado quando imigrantes se moveram para um dos lados em um momento em que um barco mercante se aproximava.

Este último desastre provavelmente reforçará os apelos para uma maior resposta da Europa depois que duras críticas recebidas da operação de proteção de fronteiras Triton, que no ano passado substituiu a Mare Nostrum, operação de busca e salvamento mais ampla.

O estado sem lei da Líbia, após a derrubada do ex-líder Muammar Gadaffi em 2011, deixou o campo livre para gangues criminosas de traficantes promoverem uma onda de embarcações de transporte de imigrantes desesperados da África e Oriente Médio. Este ano, cerca de 20 mil imigrantes chegaram à costa italiana, de acordo com estimativas da Organização Internacional para Migrações.
Oficial monitora barcos que fazem parte de resgate ao norte da Líbia (Foto: Angelo Carconi / ANSA via AP)

AUTOR: REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics