I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 11 de abril de 2015

43 ADOLESCENTES FOGEM DE CENTRO EDUCACIONAL, EM FORTALEZA (CE)

Após a saída dos adolescentes, policiais militares foram acionados e fizeram buscas. Apenas quatro foram localizados até ontem FOTO: NAVAL SARMENTO

Há exatos 11 meses após a maior fuga da história do Sistema Socioeducativo cearense, quando 64 adolescentes escaparam do Centro Educacional Patativa do Assaré, a cena se repetiu. Na madrugada de ontem, 43 infratores serraram as grades do Centro Educacional São Miguel, no bairro Passaré, e escaparam. Até o fechamento desta edição, apenas quatro internos haviam sido localizados pela Polícia.

O plano de fuga foi posto em prática cerca de um mês depois de um motim na mesma unidade que resultou na destruição de várias dependências, mas não conseguiram escapar. Os instrutores informaram que após a rebelião a estrutura do prédio ficou mais vulnerável.

Dessa vez, segundo a Polícia Militar e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), responsável pelos centros, não houve motim e ninguém ficou ferido. Logo após a ação, viaturas da Polícia Militar realizaram diligências conseguiram recapturar quatro adolescentes. Segundo o juiz Manuel Clístenes de Façanha e Gonçalves, titular da 5ª Vara da Infância e Juventude, eles estariam em um terminal se preparando para cometer outro ato infracional, inclusive, um deles estava com uma arma branca.

Os instrutores do centro educacional informaram que a ala onde ocorreu a fuga abrigava 50 jovens e eles, em menor número, não tiveram como evitar a saída em massa dos mais de 40 adolescentes infratores.

A STDS informou, por meio de nota, que perícia foi realizada no prédio para identificar as circunstâncias da fuga e os eventuais responsáveis. Inquéritos administrativos e policiais também foram instaurados para identificar como os adolescentes serraram as grades e fugiram.

Conforme a Secretaria, as famílias dos adolescentes que fugiram foram comunicadas sobre a evasão, assim como todos os órgãos relacionados ao sistema de medidas socioeducativas, como o Poder Judiciário Estadual, o Ministério Público do Estado (MPCE) e a Defensoria Pública.

A reforma emergencial da estrutura do prédio teve início ontem, mas a reforma geral e completa do Centro será iniciada apenas na próxima semana. Os recursos já estão liberados, de acordo com a STDS.

Quanto à lotação atual no Centro Educacional São Miguel de 215 adolescentes já que a capacidade é de apenas 60, a Secretaria esclareceu que "é temporária, decorrente da transferência de jovens das três unidades (Cepa, Cecal e Dom Bosco), que já se encontram em reformas".

Colapso

O juiz Manuel Clístenes de Façanha e Gonçalves, titular da 5ª Vara da Infância e Juventude, afirmou que o Sistema Socioeducativo está em colapso. "Nunca esteve tão ruim. A superlotação foi aumentando e gerando insatisfação nas unidades. Só para se ter uma ideia, ano passado tivemos 35 rebeliões e motins e isso agravou ainda mais a situação pois a cada novo tumulto, a estrutura era danificada, o que se tornou insustentável", salientou.

O magistrado destacou que participou, anteontem, de uma reunião com a vice-governadora e secretários do Governo das áreas de Educação e Ação Social, entre outras pastas, discutindo a situação. Manuel Clístenes disse que o Governo sinalizou positivamente e ele acredita que a situação melhore, mas somente daqui há três meses. "Foi apresentando um plano emergencial, o problema é que só deve entrar em implantação a partir de julho. Ate lá, viveremos nesse caos", afirmou.

O titular da 5º Vara ressaltou que a situação atual é de grande risco tanto para quem trabalha nas unidades, quanto para os próprios adolescentes e a sociedade. "Imagine uma situação como essa que colocou de volta 40 adolescentes infratores todos de uma vez nas ruas. É temerário".

Solucão

A STDS disse estar atuando em cinco pontos para solucionar os problemas nos Centros Educacionais, como melhorar a infraestrutura, a segurança, medidas jurídicas, capacitação e seleção de instrutores e capacitação e educação e ressocialização dos jovens internos.

Com relação à infraestrutura, a Secretaria afirma que três novos centros de medidas socioeducativas estão sendo construídos em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral. Conforme o órgão, no centro Canindezinho, na Capital, encontra-se com 86% das obras realizadas e deve ficar pronto até julho. Já as unidades do Interior devem ser entregues até o fim do ano. Além disso, os centros educacionais Patativa do Assaré (Cepa), Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal) e Dom Bosco já tiveram as reformas iniciadas e o São Miguel começará na próxima semana.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics