I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 28 de março de 2015

DOMINGO DE RAMOS INICIA A SEMANA SANTA NO CEARÁ

Neste ano, no âmbito da Diocese de Iguatu, nas 22 paróquias, a sugestão é que para o ritual do lava-pés sejam convidadas pessoas que prestam serviços à comunidade FOTO: HONÓRIO BARBOSA

A celebração do Domingo de Ramos, que neste ano transcorre amanhã, dia 29, assinala para os católicos o início dos ritos sagrados da Semana Santa. As nove dioceses do Ceará têm programação especial, com missa, Bênção dos Ramos e procissão. Milhares de devotos devem participar dos atos religiosos que seguem até o próximo dia 5, quando se comemora o Domingo da Ressurreição, isto é, o início da Páscoa para os cristãos.

A Igreja Católica vive, nos últimos 40 dias, tempo especial de liturgia. No dia 18 de fevereiro passado, após o Carnaval, começou a Quaresma, com a celebração da quarta-feira de Cinzas, tempo de penitência, oração, jejum e caridade. Momento de preparação para as celebrações da Semana Santa. Agora os cristãos católicos vivem a expectativa de celebrar, no decorrer da semana que vem, a instituição da eucaristia, a paixão, morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

"É um tempo especial que estamos vivenciando", disse o bispo emérito da diocese de Iguatu, dom José Mauro Ramalho. "Os católicos devem ser solidários, caridosos, praticarem penitência, jejum, orações e mostrarem arrependimento dos seus pecados", acrescentou. A Igreja, em todas as dioceses, promove mutirões de confissões.

Na próxima quinta-feira, haverá o ritual do lava-pés, durante a celebração da Missa da Ceia do Senhor. É a liturgia da instituição da Eucaristia (comunhão da hóstia sagrada). Neste dia, ocorre também a bênção dos santos óleos que serão usados ao longo dos anos nas paróquias por ocasião dos sacramentos: batismo, crisma e unção dos enfermos.

O ritual do lava-pés é a repetição do gesto de Jesus Cristo, que lavou os pés dos apóstolos. As celebrações acontecem em todas as paróquias e assinala o início do tríduo pascal (eventos religiosos da quinta-feira, sexta-feira e sábado de Aleluia). A cerimônia da Ceia do Senhor representa o último encontro de Jesus Cristo com os apóstolos.

Neste ano, no âmbito da diocese de Iguatu, nas 22 paróquias, a sugestão é que para o ritual do lava-pés sejam convidadas pessoas que prestam serviços à comunidade, tendo por base a campanha da Fraternidade que apresenta como tema central "Eu vim para servir". O padre Carlos Roberto Alencar, da Paróquia de Senhora Sant'Ana, disse que foram convidados médicos cubanos que trabalham no Programa Mais Médico e servidores públicos que passaram a morar e trabalhar em Iguatu, após aprovação em concurso.

Para a Igreja Católica, o ritual do lava-pés é mais do que uma simples repetição do que fez Jesus Cristo, ao mostrar humildade em lavar os pés dos seus seguidores diretos. "Queremos lembrar o serviço que nós cristãos devemos ter, a humildade e a fraternidade com as pessoas necessitadas", observou o padre Afonso Queiroga, vigário geral da diocese de Iguatu.

Os sacerdotes observam que a Semana Santa tem um significado especial para os cristãos, que é deixar o pecado de lado e renascer para uma nova vida. "Esse é o sentido da Páscoa", frisou Queiroga. Nos últimos anos, a Igreja tem criticado o comportamento de muitos católicos que aproveitam esses dias feriados para "entrarem numa bebedeira exagerada, com muita comilança".

Para o bispo emérito, dom José Mauro Ramalho, os fiéis deveriam trocar o consumo exagerado de alimentos e bebidas por reflexão entre a família, abstinência e jejum.

Na próxima quarta-feira, algumas paróquias no Ceará realizam a procissão dos Passos, que reúne imagens de Nossa Senhora das Dores e de Jesus Cristo. Nesta cidade, um grupo de mulheres conduz a imagem de Maria Santíssima a partir da Capela de Santa Luzia e os homens caminham com a imagem de Jesus, a partir da Capela de Santa Rita. Os dois grupos se encontraram na Praça da Matriz de Senhora Sant'Ana onde em seguida é celebrada missa.

Procissão do Senhor

Na Sexta-Feira Santa é celebrada a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, com a solenidade de Adoração da Cruz. Na Igreja Matriz de Senhora Sant'Ana será mantida a tradição e haverá a procissão do Senhor Morto, pelas ruas da cidade, a partir das 17 horas. A caminhada reúne milhares de fiéis. Após o fim da procissão, começa o período de adoração e vigília pascal. Na Sexta-Feira Santa não há missa. A Eucaristia é abençoada na celebração da Ceia do Senhor, no dia anterior.

No sábado, a Igreja Católica celebra a Vigília Pascoal. A Semana Santa termina nesta data, pois no Domingo da Ressurreição começa a Páscoa para os cristãos que dura 50 dias.

O padre Afonso Queiroga, da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Prado, reforçou a oportunidade que a Semana Santa oferece para os cristãos. "O jejum, a fraternidade, o arrependimento e a preparação para uma vida nova, na Páscoa", disse. "O esforço é que as pessoas mudem, e não voltem a repetir as suas falhas".

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics