I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 4 de janeiro de 2015

VEJA APOSTAS PARA 2015 NA TECNOLOGIA, ECONOMIA, CINEMA E 6 OUTRAS ÁREAS

2015 já está entre nós. Para termos uma ideia do que este ano vai apresentar para nós, o G1 conversou com especialistas de nove áreas: tecnologia, economia, cinema, música, meio ambiente, astronomia, doenças infecciosas, câncer e a ciência no Brasil. Há boas perspectivas em relação à área da saúde e outras nem tanto na economia.

Devemos usar o celular cada vez mais na chamada "internet das coisas" e podemos acabar o ano de 2015 com uma promessa de que o aquecimento global será freado. Agora é torcer para acontecer o melhor de tudo isso.
Foto: Reuters/Brendan McDermid

"Os aparelhos inteligentes vão começar a entrar na casa dos consumidores de forma silenciosa", diz Ronaldo Lemos, professor da Uerj e pesquisador do MIT Media Lab.Após a internet conectar pessoas de todas as partes do mundo, agora é a vez das máquinas "falarem" umas com as outras. 

Uma tecnologia que deve decolar em 2015 é a "internet das coisas", que já permite comandar eletrodomésticos pelo celular e conectar o smartphone ao carro, por exemplo.

Também começa em 2015 o futuro que permitirá às pessoas deixarem a carteira em casa e sair apenas com o celular. Uma forte tendência para o ano são os pagamentos móveis, em que o usuários usa o smartphone para pagar de faturas e compras até a conta do bar.

Os especialistas apontam ainda que, em 2015, o Brasil deve avançar no uso da banda larga e da cobertura de celular de qualidade, reduzindo assim sua desvantagem em relação a outros países. 

O ano também deve ser marcado pela regulamentação da neutralidade de rede, prevista no Marco Civil da internet.
Foto: AP

“Será um ano para ‘andar de lado'. O governo terá menos capacidade para investir e, não investindo, as empresas vão postergar seus investimentos, que representam o mínimo necessário para se manter competitivas e rentáveis”, avalia o economista e sócio da Órama Investimentos, Álvaro Bandeira. 

As incertezas rondam o cenário econômico de 2015. A condução da nova política para a área será crucial para determinar o reequilíbrio do país, concordam analistas.

Economistas preveem uma alta de no máximo de 1% do PIB (o Produto Interno Bruto, a soma de todas as riquezas produzidas no país).

Gesner Oliveira, da Go Associados, projeta uma inflação de 6,3% em 2015, com o realinhamento “especialmente em tarifas de transporte urbano e energia, além de efeitos ainda incertos da desvalorização do real”.
Foto: Cena de "Superpai" (Divulgação)

“A geração nova de humoristas que vai chegar no cinema tem feito experiências na internet e tem uma base em stand up. Os filmes não vão ser aquela comédia fácil da TV transportada para o cinema”, diz Almeida. 

De modo geral, o humor continuará no topo.As comédias dominam o cinema brasileiro faz algum tempo (desde 2011, o campeão e o vice nas bilheterias são filmes do gênero), e o predomínio deve se manter em 2015. A novidade será a aparição gradual de outro estilo de humor, avalia Paulo Sérgio Almeida, diretor do portal Filme B, especializado em cinema. Se essa variação for bem aceita, vira tendência.

“Prepare-se para isso continuar nos próximos cinco anos. É uma arma para enfrentar o cinema norte-americano, e não só no Brasil. Acontece na Argentina, na Espanha, na França e na Itália.”

Em sua lista de “promessas” de 2015, Almeida lista “Superpai” (“uma comédia muito interessante, com Rafinha Bastos e Danton Mello”); “Tudo bem quando termina bem”, de José Eduardo Belmonte; e “Um homem só” (“uma promessa bastante original de humor pelo que li do roteiro, e com Ingrid Guimarães e Mariana Ximenes”).
Foto: Divulgação

"O ano que vem será do funk da zoação", ele diz. Ele acompanha a cena de São Paulo, dirigiu no final de 2012 o documentário "Funk ostentação" e agora lança "Fluxo", sobre os bailes de rua. 

A aposta é nestas festas amadoras, embaladas por funkeiros que fazem letras bem humoradas sobre sexo, como os MCs Livinho, Pedrinho e Brinquedo, e os que incorporam personagens de terror, como MC Bin Laden. O funk ostentação, um dos maiores fenômenos musicais dos últimos anos, é coisa do passado, diz o produtor e diretor Renato Barreiros.

"A realidade da época do funk ostentação mudou. Era um momento de bem estar econômico muito forte, e isso passou para a música. Hoje as pessoas não acham que vão comprar um Camaro. A galera está sem grana, e em vez de ir para um baile de casa noturna, acaba indo pra rua, com o som do carro e bebida comprada no mercado, no que se chama de fluxo ou pancadão", explica. 

"O grito hoje é funk de zoação. 'Vamos falar de sexo, vamos fazer a dança do passinho do romano, que é totalmente desestruturada.'", completa.
Foto: AP

A mobilização em torno deste tema vai acontecer na conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP 21, de 30 de novembro a 11 de dezembro, em Paris.A expectativa de conseguir um novo acordo contra a mudança climática é grande em 2015. Haverá a tentativa de um pacto global para conter o aumento da temperatura do planeta em 2ºC até o fim deste século.

Para Tasso Azevedo, que elaborou um sistema paralelo ao do governo federal para estimar as emissões de gases-estufa do país, organizado pela Rede Observatório do Clima, a chance desse compromisso sair é grande. De prático em 2015, diz ele, deve ocorrer a divulgação das promessas dos países que incluem desde a diminuição da produção poluentes à contenção do desmatamento florestal.

“É como se fossem preencher uma ficha de aprovação para comprar um imóvel. Eles vão propor quanto podem pagar e em quanto tempo. O que será preciso agora é tornar obrigatório esse ‘pagamento’, o que deve acontecer com a aprovação do acordo."
Foto: AP

Quanto à exploração espacial, há duas missões que estão sendo aguardadas com bastante expectativa. Uma delas é a da nave americana New Horizons, que vai chegar a Plutão em 14 de julho. “Nunca uma sonda foi enviada a um alvo tão distante”, observa Rojas. 

Alguns meses antes, em abril, outra sonda americana, chamada Dawn, deve chegar ao planeta anão Ceres. “Vai ser uma oportunidade bem interessante ter, na mesma época, duas naves estudando o mesmo tipo de objeto: Planetas anões. 

”Segundo o físico e pesquisador de astrofísica estelar Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o principal fenômeno que a população poderá observar no céu em 2015 será o eclipse da Lua, visível em todo o país na noite de 27 de setembro até a madrugada do dia 28.
Foto: AP

“Os resultados já estão aparecendo. Tem duas drogas, a anti-PD1 e anti-PDL1, que inibem o mecanismo que o tumor exerce de paralisar o ataque das células de defesa. Ou seja, elas permitem que o guarda atinja o bandido. Elas têm respostas em vários tumores que já foram refratários a linhas de tratamento – melanoma, câncer de rim, pulmão e bexiga – e provavelmente vão fazer parte do tratamento padrão dos tumores avançados em breve."Para o oncologista Fernando Cotait Maluf, do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Morais, a grande novidade em tratamento para câncer no ano que vem está na área de imunoterapia.

Outra área importante que deve se desenvolver, segundo Maluf, é a obtenção de diagnósticos cada vez mais precisos para pacientes que já foram operados e que não têm mais tumor visível. Muitas vezes, uma mulher com câncer de mama que tem as mamas retiradas recebe quimioterapia no pós-operatório para aumentar suas chances de cura. Testes mais precisos permitirão saber quais pacientes realmente precisam dessa terapia.
Foto: Reuters

Ele lembra que há a previsão de um surto nacional de chikungunya simultaneamente ao problema da dengue, o que contribuirá para uma grande sobrecarga do sistema de saúde, principalmente no âmbito das emergências, já superlotadas. Segundo Arruda, as bactérias super-resistentes devem continuar a ser um problema nas infecções hospitalares e devem aumentar a mortalidade de pacientes em UTI.

Como perspectiva positiva, ele cita a possibilidade de dar acesso pelo SUS ao tratamento mais moderno contra hepatite C.Para o médico Érico Arruda, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), em 2015 estaremos mais próximos de uma vacina eficaz contra a dengue. "Da mesma forma, tenderemos a controlar o surto de infecção pelo ebola e avançaremos nas pesquisas rumo a uma vacina e medicamentos, ainda que não os tenhamos disponíveis nos próximos 12 meses."
Foto: AFP

Helena acha preocupante a questão do financiamento da ciência para 2015. "Houve uma diminuição dos recursos para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e para o Ministério da Educação (MEC). Entendemos que é preciso apertar o cinto, mas não em ciência, tecnologia, inovação e educação, que são investimentos. 

Isso me preocupa."A pesquisadora Helena B. Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), prevê que o grande tema da ciência brasileira em 2015 será a luz. “Pela Unesco, 2015 será o Ano Internacional da Luz e as sociedades científicas brasileiras vão promover muitos eventos voltados para o tema”. Serão estimuladas pesquisas sobre as aplicações da luz na medicina, na natureza, na produção de energia elétrica e em tecnologias como as dos smartphones.

*Com reportagem de Cauê Muraro, Eduardo Carvalho, Giovana Sanchez, Helton Simões Gomes, Mariana Lenharo, Marina Franco, Rodrigo Ortega e Taís Laporta.

AUTOR: G1/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics