I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

PARAPENTE CAI E FERE 3 PESSOAS, EM ARACATI (CE)

O parapente teria sido atingido por uma rajada de vento causada pela aproximação de um outro equipamento de voo. Ao perder sustentação, os turistas e o piloto foram arrastados pela ventania por oito metros FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES

Aracati. Pai e filha, turistas de São Paulo, e o piloto sofreram queda durante voo de parapente na tarde de ontem, na praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati. Ao perder altitude após ser atingido por uma rajada de vento, o trio foi arremessado ao topo de uma falésia e arrastado por oito metros. Os turistas feridos residem na cidade de Presidente Prudente (SP) e vieram passar férias no Ceará. O acidente ocorreu às 15h40, quando muitas pessoas deixavam a praia devido ao aumento das marés.

Apesar de ser atividade comum e intensa na alta estação, o voo de parapente necessita de fiscalização, inexistente em Canoa Quebrada.

Carlos Oliveira, 61 anos, e sua filha Talita Aparecida de Oliveira, 26, faziam o passeio em voo livre com o instrutor Jerome Saunier, chamado de Jerônimo e conhecido nacionalmente por ser o autor do primeiro voo de parapente no Brasil. Há 25 anos, ele atua com este esporte em Canoa Quebrada, sendo o mais experiente do ramo.

Carlos sofreu uma pancada na cabeça e Talita apresenta arranhões e fortes dores na perna esquerda. Jerônimo teria recebido o maior impacto na queda ao acumular parte do peso dos dois passageiros caídos sobre ele. Não houve procedimento planejado de resgate. As três pessoas ficaram no chão, enquanto outros turistas e alguns parapentistas tentavam socorrê-las.

Uma ambulância do Samu foi acionada, mas, passados dez minutos do acidente, as três vítimas foram encaminhadas em carros particulares para o Hospital Regional de Aracati. No momento da queda, várias pessoas aguardavam voo.

De acordo com pilotos que testemunharam o acidente, o mesmo teria ocorrido após uma rajada de vento causada pela aproximação de outro equipamento de voo cruzando a linha imaginária do voo triplo. Ao perder sustentação, os três foram arrastados pelo vento em horizontal. O voo só foi interrompido após o equipamento encontrar como obstáculo um veículo parado no fim da rua, na região superior da falésia. "Se eles encontrassem um campo aberto, teriam sido arrastados por mais tempo ou até mesmo alçado voo, já que, ao cair, o equipamento se manteve aberto pela força do vento. O piloto experiente evitou o pior", afirma o instrutor Ulisses Sousa.

Legalização

A prática esportiva de parapente é legalizada, mas com ressalvas. Nesta alta estação, que dura até o Carnaval, milhares de voos são realizados, chegando a uma média de mais de 100 decolagens durante o dia.

No entanto, as irregularidades da atividade em Canoa, embora frequentes, raramente são objeto de fiscalização. Isso porque a prática, enquanto atividade econômica, é permitida, desde que com fins de treinamento.

Em miúdos, o turista com interesse em treinar voos paga pelas aulas, tornando-se um "aluno". Na realidade, a "aula" é um voo com tempo médio de dez minutos que muitos turistas já incluem no roteiro de aventura das férias.

O próprio piloto Jerônimo é conhecido por defender a capacitação e credenciamento dos que entram como instrutores, para garantir mais segurança. Em Canoa Quebrada, são duas equipes de pilotos, vendedores e auxiliares que realizam as "aulas-passeio", ao custo de R$ 100 por pessoa.

"A fiscalização seria de responsabilidade da Guarda Municipal de Aracati. Mas não temos nem como fiscalizar, não há pessoal suficiente, já temos a responsabilidade de fiscalizar o trânsito", disse um guarda municipal.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics