I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

ATAQUE DO ESTADO ISLÂMICO DEIXA MORTOS EM HOTEL DE LUXO NA LÍBIA

Forças de segurança líbias cercam hotel invadido por jihadistas do Estado Islâmico nesta terça-feira (27) em Tripoli (Foto: Mahmud Turkia/AFP)

Homens armados explodiram um carro-bomba do lado de fora de um hotel de luxo em Trípoli, matando nove pessoas, incluindo cinco estrangeiros, nesta terça-feira (27). Em seguida, eles entraram no estabelecimento e se explodiram. Fontes de segurança líbias disseram que o ataque foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

"Caçados e cercados no 21º andar do hotel pelas forças de segurança, os atacantes detonaram os cintos de explosivos que estavam usando", indicou o porta-voz das operações de segurança em Trípoli, Issam al-Naass. Outra fonte de segurança confirmou localmente esta informação.

Além dos cinco estrangeiros, os homens armados matarem três guardas, antes de invadirem o estabelecimento. Ainda não há informações sobre a nacionalidade dos estrangeiros que foram mortos pelos terroristas, mas o porta-voz da segurança indicou que duas mulheres estão entre as vítimas.

Uma pessoa feita refém pelos terroristas e cuja nacionalidade não é conhecida também morreu quando os homens armados acionaram seus explosivos, informou uma porta-voz dos serviços de segurança.

Várias ambulâncias continuam estacionadas nas proximidades do hotel. Ainda não se sabe quantos hóspedes estavam no hotel, frequentado por diplomatas e membros do governo.

O chefe do governo autoproclamado, Omar al-Hassi, estava no interior do hotel no momento do ataques, mas conseguiu sair sem ferimentos, segundo Naass.

Os jornalistas foram proibidos de entrar no hotel após o ataques, enquanto especialistas foram enviados para verificar a existência de possíveis explosivos.

EI na Líbia
Vários combatentes do grupo jihadista Estado Islâmico na Líbia reivindicaram ter lançado o ataque contra o hotel de luxo em Trípoli, informou o centro americano de vigilância de páginas islâmicas radicais SITE.

Em uma mensagem no Twitter, o braço do EI em Trípoli afirmou que seus membros tomaram de assalto o hotel, que costuma abrigar diplomatas e líderes líbios, acrescenta. A Líbia está mergulhada no caos, com dois governos e parlamentos lutando por legitimidade e controle quatro anos após a queda de Muammar Gaddafi.

Trípoli está no comando de um grupo chamado Aurora Líbia, que tomou a metrópole em agosto, expulsando uma força rival, reinstaurou a legislatura anterior e forçou o governo internacionalmente reconhecido a se refugiar e operar no leste do país.

'Ato de terrorismo'
A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, manifestou preocupação com o ataque, condenando e expressando solidariedade às vítimas e suas famílias.

"Não podemos permitir que estes ataques prejudiquem o processo político", declarou em um comunicado, referindo-se ao novo ciclo de negociações mediadas pela ONU entre facções rivais da Líbia que iniciou-se na segunda-feira com vista à implementação de um roteiro para criar uma governo de unidade.

O luxuoso hotel Corinthia, centro de reunião de funcionários do governo, diplomatas e empresários estrangeiros, era considerado um lugar seguro e um oásis em meio ao caos estabelecido na cidade desde a queda do coronel Muammar Khaddafi.

Neste local, reuniram-se o primeiro-ministro britânico David Cameron e, mais tarde, o então presidente francês, Nicolas Sarkozy, com autoridades locais após a mudança de regime.

Mas a segurança diminuiu desde outubro de 2013, quando o primeiro-ministro Ali Zeida foi sequestrado por homens armados, que o libertaram horas depois.

AUTOR: FRANCE PRESSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics