I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

AOS 82 ANOS, MORRE MARIO CUOMO, EX-GOVERNADOR DE NOVA YORK

O ex-governador de Nova York, Mario Cuomo (Foto: Dimitrios Kambouris/Getty Images/AFP)

Morreu em casa nesta quinta-feira (1º), vítima de uma insuficiência cardíaca aos 82 anos, Mario Cuomo, político democrata que governou o estado de Nova York por três mandatos entre 1983 e 1994.

Mario é pai de Andrew Cuomo, atual governador nova-iorquino que foi empossado para seu segundo mandato poucas horas antes da morte.

Ninguém tinha conseguido ser reeleito no cargo desde o próprio Mario, político que mais permaneceu no poder no estado desde a era Rockfeller e o primeiro ítalo-americano a se tornar governador.

Nascido em Queens, representou um refortalecimento do Partido Democrata. Seu governo em Nova York ficou conhecido pelas reduções de impostos, orçamento equilibrado e propostas para a educação pública. Era também um firme opositor à pena de morte e conhecido pelas críticas à administração Ronald Reagan.

Descendente de italianos, católico e liberal, Mario era, além disso, defensor do aborto, postura que levantou várias críticas da Igreja Católica.

A política de Mario, no entanto, favoreceu a explosão 'yuppie' em Wall Street, em um período considerados como críticos para transformar Nova York em cidade e estado ideias para os negócios. Através de reformas tributárias, demonstrou grande habilidade em fazer cortes nos orçamentos.

Foi responsável também por fechar a usina nuclear de Shoreham, em Long Island. A decisão polêmica fez com que sua popularidade crescesse e seu nome passou a ser cotado entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata. Mas Mario acabou rejeitando a hipótese, mesmo considerado como o favorito dos democratas.

Quando Bill Clinton tentou colocá-lo na Corte Suprema, Mario também desistiu nos instantes finais. Nascido em 1932, ele também foi secretário do estado de Nova York entre 1975 e 1978.

Conhecido por sua eloquência e sua firme oposição ao restabelecimento da pena de morte em Nova York, Mario Cuomo teve projeção nacional graças a um famoso discurso que fez em 1984 na Convenção Nacional Democrata.

Em sua fala, ele rejeitou a descrição do presidente republicano Ronald Reagan que afirmara que os Estados Unidos eram como "uma cidade que brilha sobre a colina", um país cheio de oportunidades para todos.

Mario Cuomo disse que, ao contrário, muitos norte-americanos viviam na pobreza ou com medo de perder seus empregos. "A dura verdade é que nem todo mundo compartilha o esplendor e glória desta cidade", disse ele.

AUTOR: G1/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics