I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

LADRÃO 'SE EXPLODE' AO TENTAR ROUBAR CAIXA ELETRÔNICO, NA AUSTRÁLIA

Câmeras de segurança mostram momento em que explosão fora de hora frustra tentativa de roubo na Austrália.

Imagens divulgadas pela polícia da Austrália mostram o momento em que um ladrão tentou, sem sucesso, roubar um caixa eletrônico. 

Assista ao vídeo.

Ao detonar explosivos, ele mesmo acabou sendo vítima da explosão fora de hora, caiu e saiu correndo.

O caixa eletrônixo ficou destruído, mas o dinheiro permaneceu guardado dentro do equipamento.

AUTOR: BBC

ADOLESCENTES SÃO DETIDOS DURANTE TENTATIVA DE ASSALTO À FARMÁCIA, EM TERESINA (PI)

Uma dupla de adolescentes foi presa no início da noite desta terça (30) quando tentava assaltar uma farmácia em uma das principais avenidas do bairro Dirceu, zona sudeste de Teresina. Policiais do 8º Batalhão da Policia Militar foram acionados e abortaram a ação dos assaltantes.

Segundo informações do 8ºBPM, os menores J.F.P de 17 anos e J.P.S de 14 anos são da cidade de Timon e foram detidos quando tentavam deixar o estabelecimento. A dupla levavam aparelhos de celulares expostos na farmácia.

Os adolescentes foram encaminhados para a Central de Flagrantes, onde permanecem detidos. De acordo com o 8º BPM, eles devem seguir para o Centro Educacional Masculino (CEM).
AUTOR: PORTAL O DIA

QUADRILHA EXPLODE BANCO DO BRASIL DE ITAPIÚNA (CE)

Esta é a segunda vez que a Cidade é alvo deste tipo de ação, em 2014.

Um bando formado por cerca de cinco homens invadiu a Cidade de Itapiúna (103 Km de Fortaleza) e explodiu os caixas eletrônicos instalados na agência do Banco do Brasil, na madrugada desta quinta-feira. 

 De acordo com o titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), delegado Raphael Villarinho, o grupo armado ainda tentou violar os caixas eletrônicos do posto avançado do Bradesco e investiu contra o destacamento local da Polícia Militar.

Conforme Villarinho, a quadrilha chegou ao Município em uma Hilux, de cor prata, e foi em direção ao Banco do Brasil, onde instalou os explosivos que arrombaram os equipamentos da agência. Em seguida, os mesmos criminosos atacaram o Bradesco, mas não conseguiram abrir os caixas, apenas danificá-los.

Informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI) dão conta que uma parte do bando se dirigiu para o destacamento efetuou diversos disparos. Segundo os militares, houve uma troca de tiros, mas ninguém ficou ferido. Uma viatura foi avariada pelos tiros.

O delegado da DRF disse que a Hilux prata ocupada pelos ladrões fugiu pela CE-060, em direção a Quixadá (167 Km de Fortaleza). Villarinho afirmou que equipes comandadas por ele estão no local, mas não há nenhum suspeito da explosão, por enquanto. A quantia levada do Banco do Brasil não foi revelada pela Polícia.

Este é o sétimo ataque a banco, em dezembro. Em todo o ano foram registrados 55 ataques no Estado, conforme a DRF. Já o Sindicato dos Bancários diz que este é o 65º ataque do ano, no Ceará. A Cidade de Itapiúna já havia sido alvo deste tipo de ação, no último dia 12 de agosto.

AUTOR: DN

TEMPESTADE TROPICAL MATA MAIS DE 70 PESSOAS NAS FILIPINAS E NA MALÁSIA

Moradores andam em barco em meio a enchente causada por tempestade tropical em Seniang, nas Filipinas, nesta terça-feira (30) (Foto: Rowel Montes/Reuters)
Ao menos 53 pessoas morreram como consequência de uma tempestade tropical que atinge as Filipinas há três dias, enquanto na Malásia 21 pessoas morreram e 8 estão desaparecidas nas piores inundações sofridas pelo país em décadas.

O número de mortos nas Filipinas supera o do violento tufão Hagupit, que deixou 27 mortos no início de dezembro, segundo os últimos dados publicados nesta qurta-feira.

Apenas na cidade de Catbalogan, na província de Samar, 19 pessoas perderam a vida em um deslizamento provocado pelas fortes chuvas da tempestade Jangmi.
Os ventos alcançaram até 210 km/hora.

Mais de 80.000 pessoas foram retiradas de suas casas e terão que dar as boas-vindas ao novo ano em centros de acolhida habilitados pelas autoridades.

Em novembro de 2013, o supertufão Haiyan, o mais violento entre os que já tocaram terra, deixou mais de 7.300 mortos no país.

Por sua vez, na Malásia 21 pessoas morreram e outras 8 estão desaparecidas nas piores inundações registradas no país em décadas, segundo a polícia. Mais de 250.000 pessoas precisaram deixar suas casas.

No Estado de Kelantan, o mais afetado no nordeste do país, 158.476 pessoas foram deslocadas.

AUTOR: FRANCE PRESSE

MOTORISTA TENTA DESVIAR DE GATO EM BRASÍLIA, BATE EM ÁRVORE E MORRE

Carro acidentado após motorista tentar desviar de gato em avenida de Brasília nesta quarta (31) (Foto: Natalia Godoy/G1)

Um motorista de 28 anos morreu na manhã desta quarta-feira (31) após tentar desviar de um gato e colidir com uma árvore em frente ao conjunto residencial Colina, da Universidade de Brasília. Os bombeiros ainda tentaram reanimar o rapaz, identificado como Gabriel Rocha, mas ele não resistiu. O gato morreu atropelado.

De acordo com a Polícia Civil, as marcas da freada ficaram registradas no asfalto e no meio-fio. A 2ª Delegacia de Polícia investiga as circunstâncias do acidente. Às 9h30, duas faixas da da via continuavam interditadas pelo Detran no sentido Asa Sul.

O segurança de uma faculdade que fica às margens da L3 disse que escutou o barulho do acidente e chamou socorro. "Eu liguei às 7h55. Ainda demorou, primeiro chegou o Samu, umas 8h15. Chegou a vir helicóptero. Ele devia estar a uns 100, 120 km/h. Ele estava vivo ainda, mas depois morreu. O barulho foi muito forte", disse Jailton de Souza.

AUTOR: G1/DF

ATUALIZAÇÃO: IRMÃ DO SENADOR EUNÍCIO OLIVEIRA É BALEADA NO PEITO, EM LAVRAS DA MANGABEIRA (CE)

Multidão ocupou frente do hospital de Lavras da Mangabeira, onde Dena foi atendida inicialmente; ela foi transferida para Fortaleza (Foto: Lindomar Rodrigues/Arquivo pessoal)

Um homem invadiu a residência e atirou no casal Dena Oliveira e José Maria, em Lavras da Mangabeira, no interior do Ceará, na tarde desta terça-feira (30). Dena Oliveira é ex-prefeita da cidade e irmã do senador do Ceará Eunício Oliveira (PMDB). De acordo com a Polícia Militar, o suspeito é ex-motorista do casal e cobrava uma suposta dívida de Dena Oliveira.

Dena foi baleada no peito e transferida para Fortaleza em estado grave. José Maria foi baleado no braço e passa bem. O suspeito se matou após atirar contra o casal, de acordo com o delegado da Polícia Civil Osmar Borges.

"A princípio, soubemos que ele foi cobrar questões de débito, mas ainda não sabemos se há de fato alguma dívida. Quando o marido dela afirmou que iria pegar um dinheiro, o ex-motorista dela atirou contra ele. Dena apareceu na cena e também foi baleada", relata o delegado Borges.

O ex-funcionário do casal chegou a entrar em luta corporal com José Maria e em seguida se matou, segundo o delegado. "A residência ficou com muitas marcas de sangue e pela posição da marca da bala no corpo parece suicídio, o que bate com informações da testemunha", relata.

Vice-prefeito morto no domingo
No domingo (28), o vice-prefeito de Lavras da Mangabeira foi encontrado morto. Segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), o vice-prefeito estava desaparecido desde a última quinta-feira (25). Familiares de Isac Damaso informaram que ele foi visto pela última vez em uma festa. A polícia descarta relação entre os crimes.

A polícia afirma que o corpo do vice-prefeito tinha marcas de violência e não descarta crime de latrocínio, que é o roubo seguido de morte. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Iguatu.

AUTOR: G1/CE

ATIRADOR MATA 8 PESSOAS E COMETE SUICÍDIO, NO CANADÁ

Corpo é retirado de uma das três cenas do crime; oito pessoas foram encontradas mortas. (Foto: Reuters/ Dan Riedlhuber )

Um atirador matou quatro mulheres, uma menina, um menino e dois homens no oeste do Canadá, antes de cometer suicídio, anunciou a polícia nesta terça-feira (30).

Os crimes ocorreram em Edmonton, na província de Alberta, e sete vítimas - três mulheres, dois homens e duas crianças - foram encontradas em uma casa, revelou o chefe de polícia Rob Knecht.

"É um dia trágico para Edmonton (...) com o assassinato de oito pessoas", declarou Knecht, chefe de polícia desta cidade de quase um milhão de habitantes.

A matança começou na noite de segunda-feira, no sul da cidade, quando um homem entrou em um apartamento e atirou contra uma mulher, antes de fugir, explicou Knecht.

O assassino se dirigiu então para outra residência, no norte da cidade, onde matou as outras sete pessoas.

Os investigadores conseguiram identificar rapidamente o assassino, que se matou, explicou Knecht. O corpo do homem foi encontrado cerca de 30 km a nordeste de Edmonton, na manhã desta terça-feira.

AUTOR: FRANCE PRESSE

O QUE ACONTECEU COM AS MENINAS SEQUESTRADAS PELO BOKO HARAM???

Mais de 200 jovens entre 16 e 18 anos foram sequestradas pelo grupo em abril (Foto: AP)

No povoado de Chibok, no norte da Nigéria, a frase "a esperança é a última que morre" não significa nada. Para mais de 200 famílias de lá, a esperança já se perdeu – o que ainda permanece é a raiva pela impotência diante do que aconteceu há oito meses.

Foi em abril deste ano que 276 estudantes de uma escola local foram sequestradas por militantes do grupo extremista Boko Haram.

Mais de 50 tiveram oportunidade e coragem de escapar. O resto continua desaparecido, apesar das promessas do governo nigeriano de encontrá-las, dos drones americanos que foram espalhados para buscá-las pelo bosque de Sambisa e da megacampanha do Twitter, #BringBackOurGirls (na tradução, tragam de volta nossas meninas), que sensibilizou milhares de pessoas no mundo inteiro.

A esta altura, quem sabe do destino daquelas meninas? Existe ainda alguma possibilidade de encontrá-las? A BBC foi investigar.

O que aconteceu
Naquela noite de 14 de abril, um grupo de homens armados invadiu um internato público de Chibok – um local predominantemente cristão -, reuniu as jovens que tinham entre 16 e 18 anos em um auditório e começou a atear fogo aos dormitórios e salas do prédio.

"Vocês só vieram para a escola para se prostituir. A educação ocidental (Boko, em hausa) está proibida (haram, em árabe), então o que estão fazendo na escola?", perguntou um deles, segundo o relato ao serviço hausa da BBC de uma das estudantes que escapou.

Os homens ordenaram que elas buscassem seus sapatos e seus véus e subissem aos caminhões. Eles as levaram para o bosque de Sambisa, onde acredita-se que o Boko Haram tenha um esconderijo embaixo do Sahel – a zona de transição do deserto do Sahara para a savana do Sudão.

Muitas das meninas que conseguiram escapar fizeram isso saltando dos caminhões e contando com a ajuda de desconhecidos que deram uma carona para elas naquela região hostil.

Do resto, não se soube mais, até o dia em que o líder da organização, Abubakar Shekay, que tem 30 ou 40 anos e foi descrito como "parte teólogo, parte gângster", apareceu em um vídeo em meados de maio.

"Eu sequestrei suas filhas", disse. "Vou vendê-las no mercado, por Alá. Vou vendê-las e entregá-las ao matrimônio."

"A escravidão é permitida na minha religião. Vou capturar as pessoas e escravizá-las."

Cerca de 136 das jovens apareciam no vídeo. Vestidas dos pés à cabeça com o hijab muçulmano, sentadas e recitando o primeiro verso do Corão. Duas delas disseram ter se convertido ao Islamismo e deixado o Cristianismo para trás.

Desde então, elas nunca mais foram vistas.

Busca frustrada
O caso não escapou dos assuntos de política interna da Nigéria.

No início, o presidente Goodluck Johnatan negou que o sequestro havia ocorrido, como se falava na organização do Foro Econômico Mundial, que acontecia naqueles dias no país.

Depois, a ajuda internacional ficou sob suspeita. Em seguida, a campanha no Twitter foi considerada uma tentativa de desprestigiá-lo.

Em meio a tudo isso, informou-se que testemunhas tinham visto as jovens além da fronteira do país, em Camarões e no Chade. Um idoso disse ao serviço Hausa da BBC que várias delas tinham sido forçadas a se casar ou vendidas como escravas pelo equivalente a US$ 12 (cerca de R$ 32).

Em agosto, o jornal americano The Wall Street Journal afirmou que drones dos Estados Unidos avistaram grupos de mulheres no bosque de Sambisa. Isso sugeriu que o Boko Haram as mantinha como uma valiosa ferramenta de negociação para uma possível troca de prisioneiros.

No entanto, nada disso foi confirmado oficialmente.

Em outubro, um negociador britânico-australiano disse que outras quatro meninas conseguiram escapar e chegar a um lugar seguro após uma caminhada de três semanas. Uma trégua foi anunciada pelo governo naquele mês, que supostamente iria abrir a porta para a libertação das meninas, mas não deu em nada.

A última notícia que se teve do caso veio, mais uma vez, da boca de Abubakar Shekau que, em um vídeo divulgado em 1º de novembro, disse que o caso das jovens estava encerrado e esquecido. Isso porque há muito tempo elas haviam casado e se convertido para o Islã.

"Estão em suas casas com seus maridos", disse, rindo.

Respostas
Não há nenhuma resposta definitiva sobre o paradeiro e o destino dessas mais de 200 meninas nas mãos do Boko Haram.

"Não há nada que nos dê esperança", disse à BBC Mundo Isa Sanusi, jornalista do serviço hausa da BBC. "Não há nada de concreto, nenhuma informação de que estão tentando resgatá-las."

Um bloqueio imposto pelo governo da Nigéria sobre as informações do caso faz com que fique ainda mais difícil descobrir o que aconteceu com elas.

Sanusi afirma que é possível que muitas delas tenham se casado com os próprios militantes do Boko Haram, que as mantinham na selva como uma forma de evitar que o exército tentasse atacar a zona que o grupo controlava.

Outras haviam sido vendidas. É provável que algumas estejam grávidas ou mortas, como disse o ex-presidente nigeriano Olusegun Obansajo.

Nenhuma teria tido um final feliz.

Se elas voltarão? "O que pode acontecer é que, de pouco em pouco, alguma aproveite uma oportunidade para escapar ou que se consiga um acordo com determinada facção que tem algumas das reféns sob seu poder. Nos próximos meses ou anos, podem começar a reaparecer", disse um diplomata britânico não identificado citado pelo jornal The Telegraph em julho passado.

Enquanto isso, os pais e mães de Chibok seguem esperando. Sempre esperando. Decepcionados. Enfurecidos. Sem esperança.

AUTOR: BBC

PRESOS REBELADOS LIBERTAM 4º REFÉM E NEGOCIAÇÕES SÃO SUSPENSAS, NO PARANÁ

Rebelião já dura mais de 30 horas na Casa de Custódia (Foto: Reprodução/RPC)

Os presos que estão amotinados desde a tarde de segunda-feira (29) em Maringá, no norte do Paraná, libertaram o quarto refém na noite desta terça-feira (30), de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) do estado. O agente penitenciário foi rendido com outros cinco colegas, dos quais três permanecem como reféns dos detentos da Casa de Custódia de Maringá (CCM). O motim já dura mais de 30 horas.

Ainda segundo a Sesp, as negociações foram suspensas após a libertação do quarto agente penitenciário. Os policiais que conversam com os presos devem retomar o trabalho na manhã de quarta-feira (31). O secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Francischini, foi até o local acompanhar as negociações.

A rebelião teve início por volta das 15h de segunda-feira (29), quando presos de uma das alas renderam sete funcionários após retornarem do pátio da cadeia. Um dos agentes foi liberado por volta das 19h de segunda-feira e outro foi solto na madrugada desta terça-feira. Não há informações sobre o estado de saúde dos reféns.

Até segunda, as negociações eram feitas entre o Pelotão de Choque e os amotinados. Mas, a partir desta manhã, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM assumiu a conversação com os presos. Também a partir desta terça, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) assumiu o Departamento Penitenciário (Depen) no lugar na Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju).

A Seju informou na segunda que os presos exigem o fim do uso de algemas nas movimentações internas, melhorias na assessoria jurídica, na assistência médica e na alimentação. A ala onde os presos se rebelaram foi isolada. O setor onde estão os rebelados abriga 120 detentos, segundo a Seju.

A Casa de Custódia de Maringá foi projetada para 654 presos, e atualmente, conforme a Seju, abriga 636 detentos.

AUTOR: G1/PR

JOGADOR DO CRUZEIRO CAPOTA CARRO E É PRESO, EM BELO HORIZONTE (MG)

Um jogador do Cruzeiro foi preso na noite desta terça-feira (30) depois de um acidente que, segundo a Polícia Militar (PM), teria ocorrido porque ele estaria fugindo de uma blitz de trânsito. De acordo com a corporação, o atleta Leonardo Bonatini, de 20 anos, tentou fugir em alta velocidade de uma blitz no bairro Barro Preto, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Leonardo Bonatini capotou o carro e foi preso em BH. (Foto: Tarcisio Neto/Globoesporte.com)

Ainda segundo a polícia, ele perdeu o controle da direção quando tentou fazer uma curva na Avenida Pedro II, atingiu um carro que estava estacionado e capotou. O motorista teria abandonado o local do acidente, mas acabou preso.

A PM informou que o teste do bafômetro constatou que o jogador fez uso de bebida alcoólica. Ele disse à polícia que estava com uma turma de amigos. O resultado do exame do bafômetro indicou 0,28 miligramas de álcool por litro de ar expelido, o jogador teve a carteira de habilitação recolhida e o direito de dirigir suspenso por 12 meses, segundo o tenente Bruno Coelho. Foi aplicada uma multa no valor de R$ 1.915.

Leonardo Bonatini foi levado para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG). Ele ficou o tempo todo com o rosto coberto e não quis dar entrevista.

O jogador teve o contrato renovado com o Cruzeiro em 2013. Ele chegou a treinar com o time profissional, mas acabou retornando para as categorias de base. 

Bonatini também jogou emprestado pelo Goiás e estaria sendo negociado com o Estoril, de Portugal.
Segundo a polícia, jogador teria fugido de blitz de trânsito na capital. (Foto: Reprodução/TV Globo)

AUTOR: G1/MG

INDONÉSIA CONFIRMA TER ACHADO AVIÃO DA AirAsia NO FUNDO DO MAR DE JAVA

As autoridades da Indonésia confirmaram nesta quarta-feira (31) que encontraram o Airbus 320-200 da AirAsia, desaparecido no último domingo (28) com 162 pessoas a bordo, no fundo do Mar de Java. Um navio que participa das operações de busca conseguiu determinar com precisão a localização da aeronave graças ao uso de um sonar, afirmou a Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia (Basarnas).

O avião está a cerca de 3 quilômetros da região onde foram avistados na terça-feira (30) os destroços que permitiram confirmar o acidente com o voo QZ-8501 da companhia asiática. O Airbus estaria em um profundidade entre 30 e 50 metros. No entanto, as autoridades não informaram se a aeronave está intacta ou acabou se partindo com o impacto. Alguns veículos da imprensa local afirmam que o Airbus 320-200 está de cabeça para baixo, fato não confirmado pela Basarnas.
As equipes tentam também localizar e recuperar as caixas-pretas do avião para saber o que causou o acidente.

Até o momento, sete corpos foram resgatados. Segundo o chefe da Agência Nacional de Buscas e Resgate do país (Basarnas), Fransiskus Bambang Soelistyo, uma das vítimas localizadas era um comissário de bordo que ainda estava vestido com o uniforme da AirAsia. Uma das vítimas também estava usando um colete salva-vidas.

Os primeiros três corpos foram achados ainda na terça-feira (30). Eram duas mulheres e um homem.

Na terça-feira (30), um porta-voz da marinha indonésia chegou a informar que 40 corpos já haviam sido recuperados do mar. Ele afirmou posteriormente que se tratou de um mal entendido com sua equipe.

Especialistas em aviação acreditam que a fuselagem poderá ser facilmente encontrada por mergulhadores, já que a aeronave, provavelmente, só se desfez quando atingiu a água.

Cerca de 30 navios e 21 aviões de Indonésia, Austrália, Malásia, Cingapura, Coreia do Sul e Estados Unidos estão envolvidos nas buscas pelos destroços e vítimas. Um avião militar detectou uma “sombra” no fundo do oceano, que pode corresponder ao avião desaparecido.

As partes do avião estão no estreito de Karimata, que separa as ilhas de Bornéu e Belitung, próximo de uma base aérea que serviu como ponto de decolagem para os aviões que participam da operação internacional de busca e resgate.
Equipes carregam caixão com corpo de vítima da queda do avião da AirAsia nesta quarta-feira (31) em um hospital de Pangkalan Bun (Foto: AFP)
30/12 - Comandante indonésio apresenta objetos retirados do mar que pertenciam ao voo 8501 da AirAsia, como uma mala azul e o que parece ser um tanque de oxigênio, na base aérea de Pangkalan Bun (Foto: Dewi Nurcahyani/AP)

Fotos de corpos flutuando no mar foram transmitidas pela televisão e parentes de passageiros reunidos em um centro de crise em Surabaya choravam com as mãos na cabeça. Segundo um repórter da Reuters, algumas pessoas entraram em colapso em meio ao choro e foram socorridas.

"Vocês têm de ser fortes", disse a prefeita de Surabaya, Tri Rismaharini, ao confortar familiares das vítimas. "Eles não são nossos, eles pertencem a Deus."
Parentes de passageiros do avião da AirAsia que caiu no mar choram no aeroporto de Juanda, em Surabaya, na Indonésia, ao receberem a notícia da localização dos destroços da aeronave nesta terça-feira (30) (Foto: Manan Vatsyayana/AFP)

O CEO da AirAsia, Tony Fernandes, escreveu no Twitter que “meu coração está cheio de tristeza por todas as famílias envolvidas no QZ 8501. Em nome da AirAsia, minhas condolências a todos. Palavras não podem expressar o quanto estou triste”. A mensagem foi publicada após a localização dos destroços.
Equipe de resgate desce ao mar para recuperar corpo de vítima da queda do avião da AirAsia (Foto: TV ONE via Reuters TV/ Reuters)

A fabricante de aviões Airbus disse nesta terça que irá trabalhar com investigadores para ajudar a identificar a causa da queda.

"A Airbus foi informada pelas autoridades indonésias que o local do acidente do voo QZ8501 foi localizado", disse a empresa em um comunicado.

"Com a segurança como sua principal preocupação, a Airbus reafirma o seu compromisso total para fornecer toda a assistência técnica necessária às autoridades de investigação a fim de estabelecer a causa deste trágico acidente."

Desaparecimento
O voo QZ-8501 da AirAsia saiu de Surabaia, na Indonésia, com destino a Cingapura, onde pousaria duas horas depois, segundo a previsão da companhia.

O contato com a aeronave foi perdido na manhã de domingo cerca de 40 minutos após a decolagem, depois que a tripulação pediu uma mudança do plano de vôo devido a uma tempestade.

Antes da descolagem, o piloto havia pedido permissão para voar em uma altitude superior para evitar a tempestade, mas o seu pedido não foi aprovado devido ao tráfego pesado na popular rota, de acordo com a AirNav, o serviço de navegação aérea da Indonésia.

Na sua comunicação final, o piloto pediu para alterar o seu curso e reiterou o seu pedido original para subir e evitar o mau tempo.

"O piloto pediu para os controladores de tráfego aéreo para se desviar para o lado esquerdo, devido ao mau tempo, o que foi aprovado imediatamente", declarou o diretor de segurança da AirNav, Wisnu Darjono, à AFP

"Depois de alguns segundos, o piloto pediu para subir de 32.000 para 38.000 pés, mas seu pedido não pôde ser imediatamente aprovado porque alguns aviões estavam voando acima dele naquele momento", explicou.

Essa foi a última comunicação com o vôo.

"Dois ou três minutos depois, quando o controlador estava dando uma autorização para o nível de 34.000 pés, o avião não deu nenhuma resposta", disse Darjono.

Estavam a bordo 155 passageiros e outros sete integrantes da tripulação. Entre eles há 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio e um cingapuriano.
Equipes de resgate descarregam o corpo de uma das vítimas do voo da AirAsia nesta quarta-feira (31) (Foto: Achmad Ibrahim/AP Photo)

AUTOR: G1/SP

GRÁVIDA DE 13 ANOS É DETIDA POR FAZER ARRASTÃO, NO PIAUÍ

Uma adolescente de 13 anos, e o seu namorado Jonatas Roberto da Silva, de 18 anos, foram detidos por policiais do Grupamento Militar (GPM) de Capitão Gervásio Oliveira, acusados de fazer um verdadeiro arrastão na cidade. o que chama a atenção é que a menor de idade está grávida, e mesmo assim, fazia os delitos.

Os dois teriam arrombado e furtado três escolas, um bar e roubado uma moto, tudo numa única noite. Dos colégios foram levados alimentos, aparelho de DVD e alguns troféus. Do bar os acusados subtraíram alguns pendrives e consumiram bebidas alcoólicas. Já a moto foi levada quando estava estacionada de frente a casa do proprietário.

Os dois chegaram a fugir para a zona rural do município, onde foram localizados e presos. Jonatas já e suspeito de ter cometido outros furtos no município de Lagoa do Barro do Piauí. De acordo com o delegado Rodrigo Morais, a menor vai ser entregue a família. “Por ser menor, ela responderá pela prática de atos infracionais, e o rapaz responderá por furto qualificado, e será autuado por estupro de vulnerável já que a garota tem 13 anos e está grávida”, explica Rodrigo.

Jonatas permanece preso na Delegacia de Policia de São João do Piauí.

AUTOR: Portal Jenipapo

EM CAMOCIM (CE), DUPLA RENDE MOTOTAXISTA E LEVA MOTO E EM SEGUIDA ASSALTA PADARIA. PM DE FOLGA CAPTURA UM DOS ELEMENTOS

Acusado

A Polícia Militar de Camocim deu uma resposta rápida a dois eventos criminosos ocorridos durante a noite desta terça-feira, 30. Primeiro, por volta das 18h30, um mototaxista identificado como Arnaldo Rodrigues Monteiro foi vítima de assalto no bairro Tapete Verde, em Camocim. 

O mototaxista estava na Praça da Rodoviária quando apareceu um jovem e contratou seu serviço, dizendo que iria para o bairro Apossados. No trajeto, o elemento mandou que o mototaxista fosse pelo Tapete Verde alegando que seria mais perto. Já desconfiado, o mototaxista se recusou e nesse momento teve uma faca encostada em seu pescoço e ouviu o elemento anunciar o assalto, que se ele não colaborasse iria enfiar a faca em seu pescoço.

Já um pouco adiante do Tapete Verde o indivíduo pediu que o mototaxista parasse em um determinado local, onde já tinha outro elemento armado com um revóver, e juntos tomaram a moto da vítima.
Minutos depois, a dupla criminosa chegou na Padaria Fonteles, localizada na Rua Riachuelo, Centro, e anunciou mais um assalto. Foi tomado dinheiro do caixa da padaria e dos fregueses, inclusive do Cabo C. Félix, policial militar a paisana que estava no local. 

Após realizarem o assalto, a dupla saiu do local e logo foi perseguida pelo PM a paisana, sendo que na Rua da República um dos elementos foi alcançado e dominado pelo PM. Trata-se de João Paulo Nunes dos Santos, 19 anos, natural de Fortaleza e estava em Camocim a pouco tempo. 

Policiais da FTA, FTM e do Ronda compareceram ao local realizaram buscas objetivando capturar o segundo elemento, porém não foi possível até o fechamento dessa matéria.

Quanto a moto, uma Honda Titan de cor preta e placa NUX 2158, foi prontamente reconhecida pelo mototaxista apesar que já encontrava sem a placa. O mototaxista também reconheceu o elemento como o que contratou seu serviço na Praça da Rodoviária e colocou a faca em seu pescoço.

O indivíduo foi conduzido para a DPC juntamente com as vítimas e foi autuado em flagrante por assalto a mão armada, artigo 157 do CPB.
O elemento já se encontra recolhido à cadeia pública local.

Participaram da ocorrências: FTA, FTM e Ronda do Quarteirão.

AUTOR: Camocim Polícia 24h

EX-PREFEITA E MARIDO SÃO BALEADOS POR FUNCIONÁRIO, EM LAVRAS DA MANGABEIRA

Elenilda Lopes de Oliveira, a 'Dena', foi atingida por um tiro no tórax e levada para o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, ainda na tarde de ontem.

A ex-prefeita do município de Lavras da Mangabeira e o esposo sofreram uma tentativa de homicídio na tarde de ontem naquela cidade, localizada a 434 quilômetros de Fortaleza. Elenilda Lopes de Oliveira (PMDB), a 'Dena' e o marido, José Maria Almeida Souza, foram baleados por um funcionário do casal.

Dena Oliveira é irmã do senador Eunício Oliveira, líder do PMDB.

Segundo as vítimas, o motorista João Ferreira Pinto efetuou disparos contra os dois e, em seguida, teria tirado a própria vida. Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI) Sul, a ex-prefeita foi atingida na altura do peito e o esposo foi ferido na costela, um pouco abaixo da axila.

Dena e o esposo receberam os primeiros atendimentos no Hospital Municipal São Vicente Ferrer, mas foram transferidos para o Hospital Regional do Cariri (HCR), em Juazeiro do Norte. A ex-prefeita é também irmã do senador Eunício Oliveira.

O caso ocorreu dentro da chácara onde o casal mora, localizada no bairro Vila Bancária, Centro de Lavras da Mangabeira. Segundo o delegado que respondia pela Delegacia de Lavras, Osmar Borges, a Polícia foi acionada para o crime por volta das 15h e fez o isolamento, além dos primeiros procedimentos, como a solicitação da Perícia, que fez o trabalho técnico para a averiguação do local do crime.

"Populares, que ainda serão investigados, informaram que o autor do crime seria funcionário de Dena Oliveira há mais de oito anos e que era considerado o braço direito dela. Ele adentrou na residência, até pela liberdade que tinha, foi até o primeiro piso e adentrou no quarto do casal questionando um débito, que não se sabe se é trabalhista", explicou o delegado.

Ainda segundo o delegado, durante a discussão o motorista sacou um revólver calibre 38 e atirou contra o marido de Dena. Em seguida, a ex-prefeita saiu do banheiro e também foi atingida com um tiro. "Ele cometeu suicídio, teve o corpo encaminhado à Barbalha e foi periciado, liberado e encaminhado à sede da Perícia Forense em Iguatu", informou.

Em frente ao Hospital Vicente Férrer, populares, curiosos e correligionários se amontoavam para obter informações sobre o estado de saúde de Edenilda Lopes e José Maria. A população de Lavras da Mangabeira ainda tentava superar o clima de luto, decorrente da morte do atual vice-prefeito Isac Damaso dos Santos Costa Lima, 28, e já se deparou com outra situação de violência na tarde de ontem envolvendo políticos.

Vice-prefeito

No último domingo (28), Isac Aristides, como era conhecido, foi encontrado morto em um quarto de hotel. Ele estava desaparecido há quatro dias e foi visto, a última vez, em uma festa da Cidade. O corpo do vice-prefeito foi encontrado em estado de decomposição e foi encaminhado à sede da Perícia Forense do município de Iguatu.

Somente após o laudo pericial se poderá comprovar a causa da morte. Ao lado do corpo, havia uma mesa com diversos materiais, como roupas, cartões de crédito, carteira, cigarros e bebida alcoólica. Segundo o delegado Osmar Borges, o laudo do caso do vice-prefeito ainda não saiu. "Devido a duas ocorrências bárbaras com políticos envolvidos em um espaço pequeno de tempo, a princípio, é criada uma ideia de ligação entre os crimes. Mas ainda não há essa linha de investigação. O caso será investigado pela titular regional, delegada Virgínia Gorgônio", finalizou.

Atentado

A ex-prefeita Dena Oliveira já havia sofrido um atentado no dia 9 de setembro do ano de 2012. O caso ocorreu também em Lavras da Mangabeira, quando a vítima fazia campanha eleitoral. O Boletim de Ocorrência (B.O.) foi realizado na Delegacia Municipal de Lavras da Mangabeira e levado à Justiça Eleitoral.

AUTOR: DN

CORPO DE GAIA MOLINARI É LEVADO PARA FORTALEZA (CE)

Turista italiana foi encontrada morta na tarde do último dia 25 em Jericoacoara; farmacêutica de Nova Iguaçu está presa, suspeita do crime

O corpo da turista italiana Gaia Molinari foi retirado da sede da Perícia Forense do município de Sobral e levado para Fortaleza na noite de ontem pelos funcionários da funerária responsável pelo embalsamamento da jovem, que foi encontrada morta no último dia 25, na praia de Jericoacoara, em Jijoca.

Por volta das 14 horas, os funcionários se dirigiram até Sobral com os documentos para a liberação do corpo. Entretanto, o translado para a Itália será realizado somente depois que as autoridades brasileiras liberarem. Para o cônsul da Itália em Fortaleza, Roberto Misici, o consulado espera que o caso seja elucidado para se certificar que não serão necessários novos exames. O cônsul ainda informou que o corpo não deverá ser levado para a sede da Perícia Forense, em Fortaleza, mas para o prédio da funerária, na Capital.

Roberto Misici preferiu não informar o local do estabelecimento. Mas citou que o nome da empresa foi indicado pelo próprio consulado e que toda a questão do translado para a Itália está a cargo do vice-consulado, que também está em contato com os familiares de Gaia. Ainda faltam os resultados de laudos periciais como o que vai apontar se houve crime sexual e que substâncias a vítima ingeriu. A investigação do caso está a cargo da delegada adjunta da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), Patrícia Bezerra.

Até o momento, uma pessoa foi presa suspeita de envolvimento no crime. A turista do Rio de Janeiro, Mirian França, que acompanhou Gaia na viagem para Jericoacoara está recolhida na Delegacia de Capturas, após a Polícia pedir a prisão preventiva. Mirian passou de testemunha à suspeita depois que a equipe da Deprotur descobriu uma série de contradições no primeiro depoimento prestado pela carioca. 


A delegada Patrícia Bezerra foi até Jericoacoara, acompanhada de Mirian, que ainda era testemunha e confrontou a mulher com uma série de contradições. A turista não soube explicar as divergências. A Polícia ainda informou que Mirian tentou induzir a investigação para um falso suspeito e planejava deixar o Ceará no dia em que foi presa.

AUTOR: DN

OPERAÇÃO POLICIAL CAPTURA TRIO SUSPEITO DE PISTOLAGEM, EM BARBALHA (CE)

Segundo as investigações, os homens presos eram envolvidos com tráfico de drogas, assaltos e crimes de morte feitos sob encomenda na região

Barbalha. Uma operação conjunta das Polícias Militar e Civil do município de Barbalha, distante 553 quilômetros de Fortaleza, resultou na prisão de três homens suspeitos de crimes de pistolagem, assalto e tráfico de drogas. José Adriano Sampaio, o 'Adriano do Frango', 42 anos, Breno Adigler de Sousa, 19, e Sebastião Alex Quintino dos Santos, 21, foram capturados ontem, no bairro de Malvinas.

Policiais da 2ª Cia. Do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sob comando do capitão Lucivando Rodrigues, chegaram até os envolvidos durante a madrugada. A primeira prisão foi de Adriano que, segundo a Polícia, é suspeito der ser um dos chefes do tráfico de entorpecentes naquela região. 


Na casa onde o homem foi detido, os agentes apreenderam dois revólveres calibre 38 e uma grande quantidade de munição, além de sacas de carvão vegetal e pássaros da fauna silvestre, que estariam sendo comercializados de forma ilegal.

Crimes

De acordo com o capitão Lucivando Rodrigues, Adriano é considerado perigoso e já estava sendo procurado pela Polícia há algum tempo. "Ele comandava o tráfico de drogas naquele bairro e ainda possuía várias armas que eram alugadas para praticar assaltos", destacou o militar.

Adriano do Frango também é investigado de ter participado da morte de três pessoas no início deste ano, sendo duas da mesma família. Ele já respondia na Justiça por porte ilegal de arma de fogo e homicídio. Desta vez, foi indiciado em flagrante por associação criminosa, tráfico de drogas e crimes ambientais.

Após a prisão de Adriano, a Polícia capturou seus dois comparsas, Sebastião Alex e Breno Adigler. Com eles foram apreendidas uma pistola, munição, drogas e um simulacro de pistola ponto 40. Na casa de um dos envolvidos, a Polícia ainda encontrou pertences que teriam sido tomados em assaltos, como celulares, pulseiras e colares.

Sebastião Alex tinha passagem na Polícia por tráfico de drogas, assalto e porte ilegal de arma de fogo. Já Breno Adigler não possuía antecedentes criminais. Eles responderão por associação criminosa e tráfico de drogas. A Polícia também suspeita da participação dos homens em homicídios no município.

O trio foi levado para a Delegacia Municipal de Barbalha e de lá conduzidos à Cadeia Pública da cidade. Capitão Rodrigues salientou que a operação, denominada 'Canta Galo', irá continuar, tendo como principal objetivo a diminuição do número de homicídios na cidade que, segundo ele, há quase dois meses não registra nenhuma morte violenta.

AUTOR: DN

CASA ONDE FILHO DE SUBTENENTE MORREU É PERICIADA

No último dia 22 deste mês, Polícia realizou reconstituição do crime também na residência, com a presença do casal de suspeitos do homicídio FOTO: KID JÚNIOR

A residência onde foi morto o menino Lewdo Ricardo Coelho Severino, de 9 anos, foi periciada novamente na manhã de ontem. No local, que foi cena do crime cometido no dia 11 de novembro, agentes da Polícia Civil coletaram material, incluindo substâncias alojadas nas paredes, para averiguação.

A casa, localizada no Conjunto Napoleão Viana, bairro Dias Macêdo, em Fortaleza, está interditada pela Polícia desde o dia 11 de novembro, quando a criança foi morta, após ingerir o agrotóxico de venda proibida conhecido como chumbinho.

Na noite do crime, o pai do menino, o subtenente do Exército Brasileiro (EB) Francilewdo Bezerra Severino, 45, também ingeriu a mesma substância, ficando em coma por 15 dias.

A esposa do militar, Cristiane Renata Coelho Severino, apontou o marido como responsável pelo envenenamento, acusando-o ainda de tê-la agredido e obrigado a ingerir tranquilizantes de tarja preta. O homem foi preso em flagrante, mesmo internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Geral do Exército.

Ao acordar do coma e prestar depoimento, o homem forneceu detalhes que, segundo a Polícia, levaram a esposa da condição de vítima à de igualmente suspeita do crime, assim como o marido.

No último dia 22, o casal se reencontrou pela primeira vez desde o crime no 16º DP (Dias Macêdo) para a realização de acareação. Segundo a Polícia, ambos entraram em contradição em diversos pontos.

AUTOR: DN

PM REAGE A ASSALTO E MATA SUSPEITO; E MÃE E FILHO SÃO PRESOS POR TRÁFICO DE DROGAS, EM FORTALEZA(CE)

Aldeota
PM reage a assalto e mata suspeito

Um policial militar reagiu a uma tentativa de assalto e acabou matando um dos suspeitos, na tarde de ontem, no bairro Aldeota. O policial foi abordado por dois homens, que tentaram fugir em uma moto. 


Segundo a Polícia, o militar vítima da tentativa de assalto é lotado no Piauí e está em Fortaleza a passeio. Após a ação, ele prestou depoimento no 2º DP (Aldeota).

Presidente Vargas
Mãe e filho presos por tráfico de drogas

A Polícia prendeu uma mulher e o filho dela, no bairro Presidente Vargas, ontem. 

De acordo com o inspetor chefe do 19º DP (Conj. Esperança), Maria das Dores Silva Ribeiro e Isaías Silva Ribeiro,19, foram presos por tráfico, crime ambiental e receptação. 

Na residência dos suspeitos havia drogas, 14 celulares e pássaros silvestres.

AUTOR: DN

PRESIDENTE DA AL-CE, FAZ BALANÇO DA LEGISLATURA

Zezinho Albuquerque, ao fazer uma avaliação da atual legislatura, negou que houve ausência de debate dos projetos importantes para o Estado e afirmou que ações de Cid Gomes enfraqueceram a oposição FOTO: BRUNO GOMES

Diário - Presidente, com a experiência de vários mandatos que o senhor tem, qual a expectativa para a composição da Assembleia a partir do próximo ano?

Zezinho - Nós já estamos há tanto tempo na Casa, e a cada deputado que chega a renovação acontece e a Assembleia continua. Acho que vai ser a mesma coisa dessa Legislatura passada. É claro que vai chegar uma turma muito nova de 24 deputados, mas a Legislatura que passou foi muito boa.

Diário - E em relação às outras? Que avaliação você faria daquela que encontrou no primeiro mandato para esta que está saindo agora?

Zezinho - A Assembleia está mais aparelhada fisicamente, com técnicos e funcionários. Temos canal de TV, emissora de rádio, Universidade, Casa do Cidadão, Procon, Inesp, Centro de Altos Estudos. A Assembleia está cada vez mais fazendo parceria com o Ceará.

Diário - Os deputados que deixam esta Legislatura mostraram certa fadiga. Plenário vazio, as comissões não estão atuando como se esperava. Faltou estímulo para o deputado ser mais atuante?

Zezinho - O que eu vejo é que o governo de Cid Gomes começou a trabalhar muito, fez muito, transformou o Estado do Ceará em diversas áreas: na Educação, Saúde e Infraestrutura. Isso fez com que a oposição diminuísse. 

Durante oito anos, praticamente, a oposição não existia na Assembleia. A própria oposição elogiava. Por conta da maneira do Cid governar mudou muito o Estado do Ceará. São grandes investimentos de todos os tamanhos no Estado. Temos o Cinturão das Águas, o Centro de Eventos. 

Tivemos o problema do Aquário, mas está sendo construído. Ele fez mais de 110 escolas profissionalizantes. Foi um Governo realizador em todos os pontos e isso fez com que a oposição ficasse sem argumentos para fazer oposição. E aí surgiram alguns fatos, três ou quatro, que realmente a oposição explorou como a segurança, que é um grande desafio, mas estamos tentando resolver.

Diário - As comissões da Assembleia, hoje, são muito bem aparelhadas fisicamente, mas elas não motivam a participação. Por quê?

Zezinho - Nós temos muitos debates nas comissões técnicas. Temos audiências públicas,. E todos os setores da sociedade estão procurando a Assembleia. Para a isonomia do Tribunal de Justiça foram mais de vinte anos; os cargos e carreira da Assembleia foram mais de 20 anos; a Defensoria Pública procurava independência, e tudo aconteceu. 

Tivemos quantas mensagens de pedido de empréstimo? E tudo isso passou pelas comissões. Centenas de projetos de Lei. Agora, se você disser que os deputados precisam se aprofundar nas matérias que vão para o plenário, aí é outra coisa. Têm deputados que gostam de tratar só do assunto da educação, e outros do combate à seca, do Interior do Estado.

Diário - O senhor falou na oposição ao Governo Cid Gomes , dizendo que o Governo foi realizador e por isso a oposição não tinha espaço para falar. Será verdade isso ou existe também um certo desinteresse de membros da situação em discutir?

Zezinho - Não. Porque antes nós tínhamos grandes reclamações dos deputados de que nem requerimentos eram respondidos. E nós levamos os secretários para a Casa. Como a grande maioria tem acesso permanente às mensagens do Governo, eles tomavam conhecimento antes que as matérias chegassem na Casa.

Diário - Ainda sobre as comissões, o Diário do Nordeste mostrou que muitas matérias ficaram somente para a próxima Legislatura. Como fica essa questão da aprovação das matérias? Depende apenas do deputado?

Zezinho - Não. Às vezes eu entro com um projeto, e tenho a preferência. Depois eu entro com projeto similar ao que o deputado entrou. Depois vamos somar os dois projetos em um só para votar. E fica aquela discussão de anular um ou outro. Mas foram votados centenas de projetos na Casa

Diário - Então não é por falta de trabalho nas comissões?

Zezinho - Não, as comissões se reúnem, principalmente, quando são assuntos mais polêmicos. Quando tem assunto polêmico a Assembleia participa cada vez mais.

Diário - Os deputados têm recursos especificados para montarem suas assessorias. Além disso, a Assembleia tem um corpo técnico que oferece subsídios para esses deputados. Eles utilizam corretamente essas assessorias?

Zezinho - Nós temos deputados que têm assessorias competentes. E tem um ou outro deputados que não utiliza a assessoria da Assembleia Legislativa, que está preparada. Mas têm as assessorias de gabinete e lá quem manda é o deputado. Ele é quem deve achar qual é a melhor assessoria.

Diário - Ao longo desses dois últimos anos o senhor lançou movimentos de mobilização estadual. E o primeiro deles foi o da defesa da construção da Refinaria no Ceará. Mobilizou todo o Estado, e a Refinaria não veio. Qual foi o resultado dessa mobilização?

Zezinho - Nós andamos muito pelo Ceará, e as pessoas não sabiam o que era uma Refinaria e nem o que ela representa economicamente para o Ceará. Quando mostramos o que ela representava para o Estado do Ceará, e fizemos um projeto para que as pequenas empresas tomassem conhecimento, as pessoas começaram a telefonar, a querer participação, que esse projeto fosse até seu Município. 

Eu acredito que a Refinaria ainda vem, e na política é assim, quando se mobiliza as pessoas, as coisas acontecem. Nós temos a Siderúrgica que é um fato. Já tem 12 mil funcionários, e ninguém acreditava na Siderúrgica. A Refinaria vai vir sim, e o que queremos é apressar para que venha o mais rápido possível.

Diário - Essa mobilização resultou em algum documento para a Petrobras e o Governo Federal?

Zezinho - Nós temos um grupo que se reúne mensalmente com a Petrobras, pessoas do Governo do Estado, da Secretaria de Infraestrutura, e às vezes até com o governador Cid Gomes para tratar desse assunto.

Diário - Outra mobilização feita foi em relação à questão das drogas. Qual foi o resultado dessa ação?

Zezinho - Nós trouxemos o comentarista esportivo Walter Casagrande quando tinha cerca de 2 mil pessoas lá no Crato, não cabia mais gente. As pessoas queriam ouvir a palestra do Casagrande, e nós andamos no Interior. Nós temos grandes problemas, e o Poder Público tem que enfrentar de frente a questão das drogas.

Diário - Esses dois eventos, a mobilização pela Refinaria e o trabalho contra o uso das drogas foram trabalhos que aproximaram a Assembleia da sociedade. Mas a Assembleia ainda é de certa forma distante da sociedade. Há algum outro projeto de mobilização para os próximos dois anos?

Zezinho - A Assembleia fez o Pacto pelo Pecém, o Pacto Pelas Águas, e agora estamos com esse problema de chuvas, estamos há três anos sem chuvas normais, e precisamos nos preocupar agora com o problema da seca. Precisamos levar a Assembleia para discutir mais perto da população esse problema de seca, se não vier um bom inverno. E continuar esses dois grandes projetos: a "Refinaria Já!" e o "Ceará sem Drogas". 

Temos que continuar esses três projetos, porque quando mobilizamos, as pessoas vêm com ideias. Nós abrimos espaço para a Assembleia conversar com as pessoas, e a Assembleia mudou muito. Ela está hoje muito mais perto das pessoas do Interior do Estado. A Assembleia está indo discutir os problemas do Interior do Estado, e isso vai acontecer agora em 2015.

Diário - Hoje, três meses depois da indicação do candidato que iria suceder Cid Gomes, no qual o senhor também concorria, qual a avaliação que você faz daquele momento no Estado?

Zezinho - Nós tínhamos um trabalho com os deputados estaduais, e alguns amigos acharam que eu poderia ser o candidato, como alguns outros amigos que tiveram o privilegio de terem sua candidatura ser conhecida por seus grupos. Mas quando se trabalha com um grupo temos que escolher o que é melhor para o grupo. E aconteceu que o melhor nome naquele momento foi o do Camilo. 

Graças a Deus ganhamos a eleição, e esperamos que ele dê continuidade ao trabalho do governador Cid Gomes, lançando novos projetos e novas ideias. O Ceará cresceu acima do Brasil nesses últimos anos. Nós não tínhamos uma escola profissionalizante e já temos 110 e o governador Cid Gomes já deixa dinheiro em caixa para mais 25. 

Nós temos hoje três hospitais gerais no Interior do Estado. Já lançou o da Região do Jaguaribe, inclusive, foi uma solicitação nossa. Eu disse ao governador que as pessoas estavam cobrando um hospital para a região do Jaguaribe. Quando (o governador) estava inaugurando uma policlínica lá ele falou que iria fazer um estudo para inauguração do hospital de Jaguaribe. Eu me senti muito realizado.

Diário - Depois da escolha do nome do Camilo, o senhor disse que era político do Legislativo. Isso é um pensamento que fica para sempre ou mudará?

Zezinho - Eu me sinto bem no Legislativo. Eu poderia prestar serviço maior no Executivo, mas eu sou homem do Legislativo. Foi conversado para eu ficar como vice-governador, e achei melhor permanecer na Assembleia.

Diário - Além da vaga de vice, também teria sido ofertado ao senhor vaga de senador e o senhor não aceitou.

Zezinho - Em conversa com vários amigos, eles chegaram, de repente, dizendo que eu era o melhor cotado para vice e a senatoria. Mas eu disse que queria ficar no Legislativo. E foi assim que aconteceu.

Diário - Qual o futuro do grupo político do qual o senhor pertence? E levando em consideração que o governador do Estado será a partir do dia 1º de janeiro um integrante do Partido dos Trabalhadores (PT), que embora tenha sido aliado de Cid Gomes desde 2006, tem várias tendências, e uma delas faz oposição declarada ao governador Cid Gomes?

Zezinho - As pessoas que votaram no Camilo votaram no projeto do PROS, que é um partido que tem como lideres Cid e Ciro Gomes. As pessoas votaram no candidato do Cid Gomes, porque o Camilo era como o deputado Zezinho Albuquerque, desconhecido pela maioria da população do Estado do Ceará. As pessoas votaram em candidato do PT, mas também no candidato do governador Cid Gomes, onde as pesquisas demonstravam que em algumas cidades o seu Governo tinha 80% de aceitação. 

O Camilo já tinha sido secretario do Desenvolvimento Agrário e de Cidades, e o governador sabe que ele pode fazer um grande trabalho. Nosso partido vai continuar no comando do Cid e Ciro porque são dois homens públicos do Brasil. 

O Cid foi convidado para ser ministro da Educação, e o Ciro já foi ministro, candidato a presidente da República, secretário do Saúde, prefeito e governador. Esse grupo, que é o maior do Estado do Ceará, elegeu governador de outro partido, Isso é importante, porque nós não estamos tratando de questão partidária, mas sim daquele que pode melhor governar o Estado do Ceará para os próximos quatro anos. 

E graças a Deus a população entendeu que era o candidato do governador Cid Gomes e da maioria da Assembleia, que era maioria dos prefeitos, e está aí. Tenho certeza que ele vai dar continuidade ao que o Cid fez com novas ideias.

Diário - Qual o reflexo dessa eleição de 2014 para 2016, quando o atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, provavelmente tentará reeleição, tendo no Estado um governador do PT, partido no qual existe uma ala que também pode lançar a candidatura própria ?

Zezinho - Roberto Cláudio foi eleito sendo apoiado por quase nenhuma parte do PT. Tinham várias pessoas, que hoje estão no Governo que faziam oposição ao Roberto Cláudio. O prefeito vai fazer dois anos de Governo, e sabemos como ele pegou o Governo, sem querer falar mal de qualquer administração. 

Eu tenho conhecimento do que não foi feito, e do que ele está fazendo. São mais de 70 postos de saúde funcionando com tudo, são viadutos, a limpeza da cidade melhorou. 

Ele está reorganizando a Prefeitura de Fortaleza. Com esses dois anos que tem, eu tenho certeza que população vai querer o Roberto Cláudio na Prefeitura por mais quatro anos.

AUTOR: DN

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

PRESIDENTE DE TORCIDA ORGANIZADA DO FLAMENGO É PRESO NO RJ

Anderson Clemente da Silva é suspeito de matar um torcedor do Botafogo (Foto: Divulgação/Disque Denúncia/RJ)

Policias da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) prenderam na noite desta a segunda-feira (29) o presidente de uma torcida organizada do Flamengo, a Raça Rubro-Negra. Ele é suspeito de matar Luciano Martins dos Santos, torcedor do Botafogo, em 2012. As informações são da Polícia Civil.

De acordo com o delegado da titular Luís Otávio Franco, Anderson Clemente da Silva, de 35 anos, conhecido como Macula, foi preso na Praça do Xavante, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, no local onde a torcida costuma se reunir. Havia um mandado de prisão existente contra ele. Ainda segundo o delegado, até as 7h40 Mucula não tinha prestado depoimento.

Segundo informações do Disque-Denúncia, o crime ocorreu no dia 5 de fevereiro de 2012, na Rua Cândido Benício, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.

Na época, outras três vítimas ficaram feridas a tiros e reconheceram Macula como o autor dos disparos. A polícia também estava à procura da arma que o acusado teria usado no crime.

AUTOR: G1/RJ

RAIO MATA 24 CABEÇAS DE GADO EM FAZENDA DE PARAGUAÇU PAULISTA

Mais de 20 cabeças de gado foram atingidas pelo raio (Foto: Divulgação/I7 Notícias)

Vinte e quatro cabeças de gado morreram após serem atingidas pela descarga elétrica de um raio na segunda-feira (29) em Paraguaçu Paulista (SP). Os animais estavam no pasto e, segundo o proprietário, o raio atingiu uma árvore que estava próxima.

Os galhos ficaram no chão após serem atingidos. Ainda segundo Paulo Roberto Gomes, o prejuízo é superior a R$ 50 mil, já que a carne do animal não pode ser aproveitada.
Galhos da árvore que foi atingida caíram (Foto: Divulgação/ I7 Notícias)

AUTOR: G1/SP

ENCONTRADOS 40 CORPOS DO VOO DA AirAsia

Imagem áerea mostra o que podem ser os destroços da aeronave da AirAsia (Foto: BAY ISMOYO/AFP)
As autoridades da Indonésia confirmaram nesta terça-feira (30) que os destroços encontrados por um pescador no Mar de Java são do voo QZ-8501 da AirAsia, desaparecido desde o último domingo (28) no horário local, noite de sábado (27) no Brasil. O Airbus A-320-200 levava 162 pessoas de Surabaia, na Indonésia, para Cingapura.
A Agência Nacional de Buscas e Resgate do país (Basarnas) afirmou que os pedaços da porta e de uma rampa de emergência da aeronave estavam a cerca de 10 quilômetros da última posição registrada pelos radares.

Cerca de 30 navios e 21 aviões de Indonésia, Austrália, Malásia, Cingapura, Coreia do Sul e Estados Unidos estão envolvidos nas buscas.

Mais de 40 corpos já foram recuperados do mar, informou um porta-voz da Marinha. O trabalho é feito por equipes a bordo de um navio de guerra.

Além disso, um avião militar detectou uma “sombra” no fundo do oceano, que pode corresponder ao avião desaparecido. “Um Hércules da Força Aérea achou um objeto descrito como uma sombra no fundo do mar com a forma de um avião”, disse Bambang Soelistyo, chede da Basarnas.

O Ministério das Comunicações da Indonésia (Kemenhub) afirmou que o logotipo da companhia asiática foi identificado em alguns dos objetos localizados no mar, conforme o jornal local "Detik".

As partes do avião estão no estreito de Karimata, que separa as ilhas de Bornéu e Belitung, próximo de uma base aérea que serviu como ponto de decolagem para os aviões que participam da operação internacional de busca e resgate.
30/12 - Comandante indonésio apresenta objetos retirados do mar que pertenciam ao voo 8501 da AirAsia, como uma mala azul e o que parece ser um tanque de oxigênio, na base aérea de Pangkalan Bun (Foto: Dewi Nurcahyani/AP)

Fotos de corpos flutuando no mar foram transmitidas pela televisão e parentes de passageiros reunidos em um centro de crise em Surabaya choravam com as mãos na cabeça. Segundo um repórter da Reuters, algumas pessoas entraram em colapso em meio ao choro e foram socorridas.

"Vocês têm de ser fortes", disse a prefeita de Surabaya, Tri Rismaharini, ao confortar familiares das vítimas. "Eles não são nossos, eles pertencem a Deus."
Parentes de passageiros do avião da AirAsia que caiu no mar choram no aeroporto de Juanda, em Surabaya, na Indonésia, ao receberem a notícia da localização dos destroços da aeronave nesta terça-feira (30) (Foto: Manan Vatsyayana/AFP)

A confirmação ocorreu horas depois de as autoridades divulgarem que um pescador tinha encontrado vários objetos no Mar de Java. Helicópteros e navios foram enviados ao local para recuperá-los e determinar sua procedência.
Equipe de resgate desce ao mar para recuperar corpo de vítima da queda do avião da AirAsia (Foto:
TV ONE via Reuters TV/Reuters)

O CEO da AirAsia, Tony Fernandes, escreveu no Twitter que “meu coração está cheio de tristeza por todas as famílias envolvidas no QZ 8501. Em nome da AirAsia, minhas condolências a todos. Palavras não podem expressar o quanto estou triste”. A mensagem foi publicada após a localização dos destroços.

Buscas
Nesta terça-feira (30), as autoridades locais ampliaram a área de operação. São 13 os setores de busca, incluindo as águas do norte do Mar de Java, o estreito de Karimata e o norte da ilha de Bangka. Já em terra, foram acrescentadas a ilha de Belitung e o sudoeste de Bornéu.

Os Estados Unidos atenderam o pedido de ajuda e passaram a integrar as equipes de buscas, inclusive, com o envio de um navio de guerra, um destróier USS Sampson. Ao todo, são cerca de 30 navios, 15 aviões e sete helicópteros na operação, que conta ainda com a ajuda de Malásia, Cingapura, Austrália, Coreia do Sul, Tailândia e China.

Desaparecimento
O voo QZ-8501 da AirAsia saiu de Surabaia, na Indonésia, com destino a Cingapura, onde pousaria duas horas depois, segundo a previsão da companhia.

O contato com a aeronave foi perdido na manhã de domingo cerca de 40 minutos após a decolagem, depois que a tripulação pediu uma mudança do plano de vôo devido a uma tempestade.

Antes da descolagem, o piloto havia pedido permissão para voar em uma altitude superior para evitar a tempestade, mas o seu pedido não foi aprovado devido ao tráfego pesado na popular rota, de acordo com a AirNav, o serviço de navegação aérea da Indonésia.

Na sua comunicação final, o piloto pediu para alterar o seu curso e reiterou o seu pedido original para subir e evitar o mau tempo.

"O piloto pediu para os controladores de tráfego aéreo para se desviar para o lado esquerdo, devido ao mau tempo, o que foi aprovado imediatamente", declarou o diretor de segurança da AirNav, Wisnu Darjono, à AFP

"Depois de alguns segundos, o piloto pediu para subir de 32.000 para 38.000 pés, mas seu pedido não pôde ser imediatamente aprovado porque alguns aviões estavam voando acima dele naquele momento", explicou.

Essa foi a última comunicação com o vôo.

"Dois ou três minutos depois, quando o controlador estava dando uma autorização para o nível de 34.000 pés, o avião não deu nenhuma resposta", disse Darjono.

Estavam a bordo 155 passageiros e outros sete integrantes da tripulação. Entre eles há 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio e um cingapuriano.
Equipes de busca da Força Aérea da Indonésia procuram o avião da AirAsia que caiu neste domingo (28); destroços foram encontrados a 10 km do último ponto de contato da aeronave (Foto: Bay Ismoyo/AFP)

AUTOR: G1/SP

FOTÓGRAFO DESPENCA COM SEU CARRO EM CACHOEIRA, EM MISSÃO VELHA (CE)

O veículo Fox cor prata era conduzido pelo fotógrafo Wilo Araújo. (Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)

A tarde já se encaminhava para o seu final quando um carro despencou na cachoeira de Missão Velha de uma altura aproximada de quinze metros segundo informações do Corpo de Bombeiros.

O veículo Fox cor prata e placa NQR 2604 com inscrição de Crato era conduzido pelo fotógrafo Wilo Araújo que sofreu diversos ferimentos graves como fraturas no fêmur e rosto em avaliação ainda no local feita pelo Subtenente Andrade, do Corpo de Bombeiros.

Fotógrafo despenca com seu carro na Cachoeira de Missão Velha. (Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)

O acidente ocorreu em um trecho da estrada que está em obras por volta das 16h30. O fotógrafo despencou com seu carro e caiu com as rodas para o chão o que provavelmente amorteceu a queda. Foi feito todo um esquema de segurança que mobilizou Bombeiros, Policiais Militares e populares enquanto uma multidão se formou para acompanhar a retirada de Wilo.

Acreditava-se que ele tinha ficado preso às ferragens, o que não aconteceu. O resgate durou cerca de uma hora. “Foi feito um esquema de segurança e cuidado para poder tirá-lo do local”, disse o Subtenente Andrade. 


“Muita sorte. Ele teve um conjunto de fatores para que ele não saísse com fraturas mais graves das que ele saiu”, acrescentou.
Fotógrafo despenca com seu carro na Cachoeira de Missão Velha. (Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)

A equipe que realizou o resgate não pôde definir o que causou o acidente. “É difícil fazer conjecturas, a gente fica só no ‘se’. Então podem ter sido muitos fatores, mas eu não posso afirmar que essa foi a causa do acidente”, finalizou Andrade.

O fotógrafo Wilo Araújo foi conduzido ao Hospital Regional do Cariri para tratar dos ferimentos e das múltiplas fraturas.

Veja mais fotos abaixo:
https://www.flickr.com/photos/62775163@N04/
AUTOR: MISÉRIA

JOVEM ESTÁ DESAPARECIDO HÁ 10 DIAS E FAMÍLIA PEDE AJUDA PARA ENCONTRÁ-LO, EM TERESINA (PI)

Os parentes de Doniel Bacelar de Azevedo, 25 anos, estão aflitos desde o dia 19 dezembro. O jovem foi visto pela última vez em uma casa de prostituição no centro de Teresina, perto da Praça Saraiva, por volta das 23h30. Ele vestia uma bermuda branca e uma blusa preta.

Doniel tinha saído da casa da irmã, Patrícia Azevedo, localizada no Parque Piauí, dizendo que iria pegar a esposa na casa da família dela e depois ia para o residencial Jacinta Andrade, onde os dois moram. Segundo Patrícia, o casal havia discutido e a mulher de Doniel não quis ir embora com ele. “Meu irmão então deixou a filha com a esposa e saiu com um primo nosso”, conta.

A irmã acrescenta que na hora de voltar para casa, Doniel disse que queria ficar. “Meu primo então veio embora no carro. Dentro estava o celular do Doniel, que ele nunca largava, e a mochila. Agora queremos quebrar o sigilo telefônico para saber com quem ele falou antes de desaparecer”, disse Patrícia.

A família procurou a polícia e também está pedindo ajuda para quem tiver alguma informação a respeito de Doniel.

AUTOR: PORTAL O DIA

GOVERNO TORNA MAIS RIGOROSO ACESSO A BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS

Ministro Aloizio Mercadante (centro) anuncia mudanças em regras da Previdência Social (Foto: Nathalia Passarinho / G1)

O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, anunciou nesta segunda-feira (29) a edição de medidas provisórias (MPs) que tornarão mais rigoroso o acesso da população a uma série de benefícios previdenciários, entre eles seguro-desemprego e pensão por morte.

As MPs, que na prática significam uma reforma previdenciária, serão publicadas no Diário Oficial da União nesta terça (30). As novas regras passam a valer logo após a publicação, mas precisam ter a validade confirmada pelo Congresso Nacional no prazo de até 120 dias. Conforme o ministro Mercadante, as limitações à concessão dos programas servem para “corrigir excessos e evitar distorções”.

Indicado por Dilma para ser ministro do Planejamento no segundo mandato, Nelson Barbosa participou da coletiva de imprensa e informou que as medidas vão significar uma economia de R$ 18 bilhões por ano, a partir de 2015. A “minirreforma previdenciária” foi anunciada após reunião dos ministros com centrais sindicais, entre elas CUT e UGT, no Palácio do Planalto. Também participaram da coletiva a atual ministra do Planejamento, Mirian Belchior, e o ministro do Trabalho, Manoel Dias.

Entre as mudanças definidas está a triplicação do período de trabalho exigido para que o trabalhador peça pela primeira vez o seguro-desemprego. Conforme Mercadante, será elevado de seis meses para 18 meses o período seguido de trabalho para que os recursos sejam liberados ao contribuinte que acaba de ficar desempregado.

“Verificamos que 74% do seguro-desemprego está sendo pago para quem está entrando no mercado de trabalho. Agora, o trabalhador terá que trabalhar um ano e meio para ter esse direito”, disse o ministro. Para solicitar o benefício pela segunda vez, o trabalhador terá que ter trabalhado por 12 meses seguidos. Na terceira solicitação, o período de trabalho exigido continuará sendo de seis meses.

Pensão por morte
Os critérios para obter pensão por morte também ficarão mais rigorosos e o valor por beneficiário será reduzido. As novas regras não se aplicam a quem já recebe a pensão. O governo vai instituir um prazo de “carência” de 24 meses de contribuição do segurado para que o dependente obtenha os recursos.

Atualmente, não é exigido tempo mínimo de contribuição para que os dependentes tenham direito ao benefício, mas é necessário que, na data da morte, o segurado esteja contribuindo.

Será estabelecido ainda um prazo mínimo de 2 anos de casamento ou união estável para que o cônjuge obtenha o benefício. “Esse prazo é necessário e serve até para evitar casamentos oportunistas”, disse Mercadante. A atual legislação não estabelece prazo mínimo para a união.

O ministro anunciou também um novo cálculo que reduzirá o valor da pensão. “Teremos uma nova regra de cálculo do benefício, reduzindo do patamar de 100% do salário de benefício para 50% mais 10% por dependente até o limite de 100% e com o fim da reversão da cota individual de 10%”, disse Mercadante.

Pelas medidas provisórias editadas pela presidente Dilma Rousseff, deixará de ter direito a pensão o dependente condenado pela prática de crime que tenha resultado na morte do segurado. Atualmente, o direito de herança já é vetado a quem mata o segurado, mas não havia regra com relação à pensão por morte.

Outra mudança é a vitaliciedade do benefício. Cônjuges “jovens” não receberão mais pensão pelo resto da vida. Pelas novas regras, o valor será vitalício para pessoas com até 35 anos de expectativa de vida – atualmente quem tem 44 anos ou mais. A partir desse limite, a duração do benefício dependerá da expectativa de sobrevida.

Desse modo, o beneficiário que tiver entre 39 e 43 anos receberá pensão por 15 anos. Quem tiver idade entre 33 e 38 anos obterá o valor por 12 anos. O cônjuge com 28 a 32 anos terá pensão por nove anos. Quem tiver entre 22 e 27 anos receberá por seis anos. E o cônjuge com 21 anos ou menos receberá pensão por apenas três anos.

Abono salarial
Outro benefício que será limitado pelo governo é o abono salarial, que equivale a um salário mínimo vigente e é pago anualmente aos trabalhadores que recebem remuneração mensal de até dois salários mínimos. Atualmente o dinheiro é pago a quem tenha exercido atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias consecutivos ou não, no ano.

Com a medida provisória que será publicada nesta terça-feira, só poderá obter o benefício o trabalhador que tenha exercido atividade por seis meses. “O benefício da forma como é hoje trata de forma igual quem trabalha 30 dias em um ano e quem trabalha o ano inteiro. Agora a carência para receber o salário mínimo, em vez de um mês, passa a ser de seis meses”, explicou Mercadante.

Auxílio-doença
O governo também mudou as normas para concessão do auxílio-doença. Hoje o valor é pago pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) ao trabalhador que ficar mais de 15 dias afastado das atividades.

Com a edição da MP, o prazo de afastamento para que a responsabilidade passe do empregador para o INSS será de 30 dias. Além disso, será estabelecido um teto para o valor do auxílio equivalente à média das últimas 12 contribuições.

Seguro-defeso
Outra alteração anunciada pelo governo diz respeito ao seguro-desemprego do pescador artesanal, o chamado seguro-defeso. Trata-se de um benefício de um salário mínimo para os pescadores que exercem atividade exclusiva e de forma artesanal. O valor é concedido nos períodos em que a pesca é proibida para permitir a reprodução da espécie.

A MP editada por Dilma veda o acúmulo de benefícios assistenciais e previdenciárias com o seguro-defeso. O pescador que recebe, por exemplo, auxílio-doença não poderá receber o valor equivalente ao seguro-defeso. Além disso, será instituída uma carência de 3 anos a partir do registro oficial como pescador, para que o valor seja concedido.

AUTOR: G1/DF

LOCALIZADOS DESTROÇOS DO VOO DA AirAsia

Imagem área mostra o que podem ser os destroços da aeronave da AirAsia (Foto: BAY ISMOYO/AFP)

As autoridades da Indonésia confirmaram nesta terça-feira (30) que os destroços encontrados por um pescador no Mar de Java são do voo QZ-8501 da AirAsia, desaparecido desde o último último domingo (28) no horário local, noite de sábado (27) no Brasil. O Airbus A-320-200 levava 162 pessoas de Surabaia, na Indonésia, para Cingapura.
A Agência Nacional de Buscas e Resgate do país (Basarnas) afirmou que os pedaços da porta e de uma rampa de emergência da aeronave, estavam a cerca de 10 quilômetros da última posição registrada pelos radares. Dois helicópteros foram ao local para confirmar que os objetos pertenciam à companhia. Uma fragata da Marinha foi enviada para recuperar os destroços.

Segundo a mesma agência, um corpo já foi localizado. A mídia local também informa que puderam ser vistos no local coletes salva-vidas e bagagens.

Um avião militar detectou uma “sombra” no fundo do oceano, que pode corresponder ao avião desaparecido. “Um Hércules da Força Aérea achou um objeto descrito como uma sombra no fundo do mar com a forma de um avião”, disse Bambang Soelistyo, chede da Basarnas.

O Ministério das Comunicações da Indonésia (Kemenhub) afirmou que o logotipo da companhia asiática foi identificado em alguns dos objetos localizados no mar, conforme o jornal local "Detik".

As partes do avião estão no estreito de Karimata, que separa as ilhas de Bornéu e Belitung, próximo de uma base aérea que serviu como ponto de decolagem para os aviões que participam da operação internacional de busca e resgate.

Familiares das 162 pessoas que estavam no avião se abraçaram e choraram em Surabaya, de onde partir a aeronave, ao verem na televisão as imagens de um corpo flutuando no mar.

A confirmação ocorreu horas depois de as autoridades divulgarem que um pescador tinha encontrado vários objetos no Mar de Java. Helicópteros e navios foram enviados ao local para recuperá-los e determinar sua procedência.

O CEO da AirAsia, Tony Fernandes, escreveu no Twitter que “meu coração está cheio de tristeza por todas as famílias envolvidas no QZ 8501. Em nome da AirAsia, minhas condolências a todos. Palavras não podem expressar o quanto estou triste”. A mensagem foi publicada após a localização dos destroços.
Buscas
Nesta terça-feira (30), as autoridades locais ampliaram a área de operação. São 13 os setores de busca, incluindo as águas do norte do Mar de Java, o estreito de Karimata e o norte da ilha de Bangka. Já em terra, foram acrescentadas a ilha de Belitung e o sudoeste de Bornéu.

Os Estados Unidos atenderam o pedido de ajuda e passaram a integrar as equipes de buscas, inclusive, com o envio de um navio de guerra, um destróier USS Sampson. Ao todo, são cerca de 30 navios, 15 aviões e sete helicópteros na operação, que conta ainda com a ajuda de Malásia, Cingapura, Austrália, Coreia do Sul, Tailândia e China.

Desaparecimento
O voo QZ-8501 da AirAsia saiu de Surabaia, na Indonésia, com destino a Cingapura, onde pousaria duas horas depois, segundo a previsão da companhia.

No caminho, o piloto chamou a torre de controle e pediu permissão para mudar a altitude de 32 mil para 38 mil pés para evitar uma tempestade. A alteração de rota foi aprovada imediatamente.

No entanto, dois minutos depois, quando os controladores tentaram comunicar a autorização para que o avião subisse aos 34 mil pés, não houve resposta. A aeronave sumiu dos radares e não foi emitido nenhum sinal de socorro.

Estavam a bordo 155 passageiros e outros sete integrantes da tripulação. Entre eles há 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio e um cingapuriano.
Equipes de busca da Força Aérea da Indonésia procuram o avião da AirAsia que caiu neste domingo (28); destroços foram encontrados a 10 km do último ponto de contato da aeronave (Foto: Bay Ismoyo/AFP)

AUTOR: G1/SP

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics