I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

MAIOR OCORRÊNCIA DE ASSASSINATOS É À NOITE E AOS DOMINGOS

Servilho Silva de Paiva, titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) sugere integração entre vários atores na busca por soluções
Polícia capturou mais armas até novembro de 2014 do que ano passado FOTO: WELLINGTON MACEDO

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), através de seu titular, Servilho Silva de Paiva, apresentou ontem à imprensa dados inéditos do monitoramento da criminalidade feito no Ceará em 2014. Dentre as informações, por exemplo, o detalhamento de dia e horário em que são cometidos os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal.

Segundo os dados, o dia da semana com maior número de ocorrências é o domingo. Em todo o Estado, das 4.392 vítimas de CVLI registradas neste ano, 787 morreram em um domingo.

Já o horário em que mais são registradas mortes é entre 18h e 23h59. Foram 1.879 crimes cometidos neste intervalo de tempo, no ano de 2014.

Servilho esteve reunido durante aproximadamente quatro horas com representantes dos principais veículos de comunicação do Estado. No encontro, o secretário apresentou detalhes do Programa em Defesa da Vida, implantado na gestão de Paiva na SSPDS e lançado oficialmente pelo governador Cid Gomes em abril deste ano.

Detalhamento

Domingo e à noite. O recorte feito pela Secretaria aponta que nas quatro regiões - Capital, Região Metropolitana, Interior Norte e Interior Sul -, bem como no consolidado do Estado, a ocorrência de mortes por crimes violentos mantém uma espécie de padrão de dia e hora.

Em Fortaleza, no ano de 2014, foram registrados 1.956 mortes até o dia 17. Destes, 331 ocorreram em um dia de domingo, e 864 entre o intervalo de 18h às 23h59. O segundo dia com mais ocorrências é o sábado, com 316 mortes. O segundo horário com mais registros na Capital é entre meio-dia e 17h59. Foram 462 vítimas neste recorte de tempo.

A Região Metropolitana, com 855 vítimas de CVLI neste ano, contabilizou 150 destas ocorrências em domingos, sendo 388 no horário entre 18h e meia-noite. Assim como a Capital, o sábado, com 126 mortes, e o horário de meio-dia às 17h59 aparecem como segundo dia e horário com mais vítimas.

O Interior Norte já soma 670 mortes violentas neste ano. Delas, 152 foram em domingos e 130 em sábados. 248 ocorrências foram registradas no intervalo de 18h às 23h59 e 143 vítimas entre meio-dia e 17h59.

Por sua vez, o Interior Sul, com 909 vítimas de CVLI neste ano, contabilizou 154 mortes em domingos e 148 em sábados. Foram 379 casos entre 18h e meia-noite e 192 entre meio-dia e 17h59, de acordo com a Pasta.

A SSPDS apresentou, ainda, um comparativo com os números de vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais entre os anos de 2005 e 2014. "Percebemos um crescimento anual de 14,5% nos últimos 10 anos. Entretanto, observamos que conseguimos frear esta média e estabilizar, o que nos leva a dizer que deixaram de morrer 14,5% de pessoas, se comparado com a tendência de crescimento", explicou o secretário.

No último dia 11, a Pasta já havia divulgado o balanço do mês de novembro, que apontava para o quarto mês seguido de redução no número de mortes. Apesar de baixo, apenas 1,8%, inferior à meta de 6% de diminuição estabelecida pela Secretaria, o número deixou o titular 'satisfeito', segundo palavras do próprio Paiva, à época. A SSPDS projeta uma redução de 0,1% no número de vítimas, até o fim deste ano de 2014.

Prisões e apreensões

A Secretaria comemorou, também a quantidade de apreensões e prisões em flagrante realizadas em 2014. Houve um aumento de 8% no número de autos registrados neste ano em comparação com 2013. Ano passado, foram 28.680 registros, contra 30.985 neste ano.

Em 2013, foram realizadas 20.913 prisões em flagrante em todo o Estado. Neste ano, 22.552 adultos foram capturados, um crescimento de 7,8%.

Já em relação aos adolescentes, foram 7.767 apreendidos em flagrante no Ceará. Este ano, a Polícia contabilizou 8.433 jovens conduzidos à Delegacia.

Sugestões

O secretário acredita que a continuidade do trabalho iniciado em sua gestão apresente resultados positivos. Para tanto, Servilho disse ter apresentado propostas e sugestões ao governador eleito, Camilo Santana, que até o momento ainda não teria definido quem será o próximo titular da SSPDS. Servilho, quando questionado se permanecerá no cargo, se esquiva. "Esta é uma ação que não deve ser de um secretário de Estado e nem de uma gestão, mas sim apropriado pela população cearense".

O secretário propõe a integração entre vários atores na busca por soluções. Uma das propostas inclui a realização de reuniões semanais entre Polícias, operadores do Direito, representantes do sistema carcerário e integrantes de órgãos voltados para a defesa social. Essa articulação, na visão de Servilho de Paiva, seria dividida em Câmaras - de Defesa Social, de Administração Prisional, de Articulação do Ministério Público e Defensoria Pública, de Enfrentamento à droga e de Enfrentamento da Violência de Gênero contra a Mulher.

Dessa forma, poder público, representantes da Justiça e do executivo discutiriam as questões em pauta e levariam, também semanalmente, propostas, estudos e demandas para um comitê executivo gestor, a ser representando pelo então governador. Com uma agenda semanal de programação, o secretário acredita que é possível deliberar ações em regime de integração e continuidade.

"Isso tudo depende de um decreto do governador, para definir elementos de gestão, definir nomes e assinar termos de declaração e cooperação", detalha, acrescentando que a proposta já foi encaminhada ao governador eleito Camilo Santana. Servilho ressalta que, em conjunto e de forma permanente, é possível institucionalizar e efetivar decisões. "Passou o tempo de discutir segurança pública com 'achismo'. Integração é só um passo em meio a tantos outros que precisam ser dados", sugere.

Mais de 500 armas apreendidas por mês

A quantidade de armas de fogo apreendidas no Ceará no ano de 2014 foi maior que o número obtido pela Polícia ano passado. A média de apreensões por mês, até novembro, está em 512 armas, entre revólveres, pistolas, espingardas e fuzis.

Os dados divulgados ontem pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apontam para um crescimento de 0,5% nas capturas de armamentos neste ano.

De janeiro a novembro de 2013, foram apreendidas 5.598 armas em todo o Estado do Ceará. A média foi de 508 apreensões registradas por mês.

Já em igual período deste ano, as apreensões somaram 5.627 armamentos, com média de 512 por mês, ou 17 equipamentos retirados das ruas por dia pelos policiais.

Drogas

Da mesma forma, houve aumento na apreensão de entorpecentes pelas forças estaduais de segurança. O crescimento, de acordo com a SSPDS, foi de 51,8% na quantidade de drogas.

De janeiro a novembro de 2013, foram recolhidos 3.127,39 kg de drogas de diversos tipos em todo o Ceará. Em igual período de tempo neste ano, as apreensões somaram 4.747,60 kg.

Esta quantidade já é maior que toda a apreensão do ano passado. A Pasta encerrou 2013 com a somatória de 3.217,38 kg.

Estes números foram obtidos graças a maior apreensão de drogas da história da Polícia Civil cearense, realizada no início do último mês de novembro.

Naquela ocasião, uma operação da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), culminou na captura de mais de duas toneladas de maconha no bairro Dias Macêdo, em Fortaleza. A droga era originária da cidade de Uberlândia, no estado de Minas Gerais. Conforme Andrade Júnior, a operação que culminou na apreensão da carga de entorpecente foi um desdobramento de uma ação desencadeada no último dia quatro de novembro, em que um fuzil AK-47 foi encontrado em uma casa, no bairro Ancuri, em Itaitinga.

Segundo informações do Delegado Geral da Polícia Civil, Andrade Junior, o material foi transportado escondido em um carregamento de laranjas que foi entregue na Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa), no Distrito Industrial de Maracanaú. Em seguida, a droga foi levada a um galpão de uma transportadora que funcionava na Capital.

A operação dos policiais civis resultou, ainda, na prisão de três pessoas em flagrante.
AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics