I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 15 de novembro de 2014

QUADRILHA É PRESA NO CEARÁ POR TENTAR FRAUDAR O ENEM

Apesar da investigação da Polícia Federal, o presidente do Inep, Francisco Soares, afirmou que “não há a menor possibilidade de o exame ser cancelado”. Esquema criminoso tinha como foco a região do Cariri
FOTO: AGÊNCIA BRASIL

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de ontem, a Operação Apollo, que investiga uma quadrilha acusada de fraudar as edições do Enem em 2013 e deste ano. Na ação, realizada simultaneamente no Ceará, Paraíba e Piauí, a PF cumpriu quatro mandados de prisões temporárias, sendo dois em Juazeiro do Norte (CE) e dois na Paraíba.

Os envolvidos, segundo a Polícia, atuavam na captação de estudantes interessados em se beneficiar com a fraude, sobretudo com o repasse dos gabaritos respondidos. A investigação foi iniciada em outubro de 2012 e os acusados foram autuados pelos crimes de fraude a exames de interesse público e formação de organização criminosa. As penas podem chegar a oito anos de reclusão. Além das prisões, a Polícia cumpriu ainda 13 mandados de busca e apreensão, sendo sete no Ceará, quatro na Paraíba e um no Piauí.

No sábado passado (8), após a aplicação da primeira etapa do Enem, a PF já havia prendido em Juazeiro do Norte outras duas pessoas que fariam parte deste esquema. Elas foram pegas em flagrante portando aparelho celular que continha o gabarito das provas durante o exame.

A delegada responsável pela Operação Apollo no Ceará, Andreia Karine, informou que dezenas de estudantes foram mapeados e a PF busca agora identificar os beneficiados. No esquema criminoso que tinha como foco a região do Cariri, os gabaritos com as respostas eram repassados durante o exame. Para preservar o curso das investigações, a PF não revelou como as informações eram recebidas pelos candidatos no esquema.

Exame mantido

Apesar da operação da PF, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Francisco Soares, assegurou que “não há a menor possibilidade de o exame ser cancelado”. A declaração foi dada, na manhã de ontem, durante entrevista na Superintendência da Polícia Federal no Ceará.

Ontem, também o Ministério Público Federal (MPF) no Ceará instaurou procedimento para apurar o suposto vazamento do tema da redação do Enem deste ano para estudantes cearenses.

Na sede da PF, o presidente do Inep reiterou que o instituto se preocupa com a isonomia do Enem, entretanto garantiu que casos de fraudes devem ser apurados pela Polícia Federal, por tratarem-se de crimes.

De acordo com o presidente do Inep, sempre haverá tentativa de fraude ao certame, mas quem atentar contra o Enem será preso. “Podem ter certeza, quem não estudar e procurar obter vantagens por outros meios será punido”, assegurou.

Ontem, o MPF, baseado nas informações veiculadas pelo Diário do Nordeste, que o tema da redação “Publicidade Infantil no Brasil” teria vazado também para estudantes do Ceará, instaurou um procedimento para apurar o caso. O MPF do Piauí, onde surgiu a primeira denúncia de vazamento da edição deste ano já havia adotado a mesma medida na quinta-feira (13).

No dia anterior, um estudante piauiense denunciou que teve acesso antecipado ao tema da redação através de mensagens trocadas em um aplicativo (Whatsapp) do celular.

Conforme exposto pelo Diário do Nordeste na edição de ontem, alguns estudantes garantiram que, pouco tempo antes do exame no domingo (9), receberam o tema da redação através de mensagens em celulares.

Segundo um dos alunos, a informação foi repassada por um amigo que mora em Campinas (SP) e também teria recebido a informação antecipada através de um grupo em um aplicativo.

O MPF já havia sido acionado, através da Sala de Atendimento ao Cidadão – canal de comunicação do órgão na internet – sobre o caso.

MPF deve convocar estudantes cearenses

No Ministério Público Federal do Ceará, a apuração do possível vazamento foi distribuída ainda ontem e ficou a cargo da procuradora da República Nilce Cunha. Como primeira medida, a procuradora, conforme informado pela assessoria de comunicação, garantiu que irá convocar os estudantes que afirmam ter tido acesso ao tema antecipadamente para prestar depoimento.

Outra ação a ser adotada pelo MPF é ver com estes estudantes a possibilidade de eles cederem os aparelhos celulares para serem periciados. Somente após esta etapa de apuração é que o MPF irá decidir qual medida adotará diante do caso, como por exemplo, a solicitação da anulação da prova.

Em visita ao Ceará, na última quinta-feira (13), o ministro da Educação, Henrique Paim, se pronunciou sobre o caso. De acordo com o gestor, a Pasta está segura de que o processo referente às denúncias de irregularidades está sendo bem conduzido pela Polícia Federal, que já abriu um inquérito e em breve deve divulgar o resultado dessas investigações

O presidente do Inep, Francisco Soares, ressaltou que o instituto tem colaborado com as investigações desde 2013, fornecendo banco de dados que ajudaram na identificação dos investigados e na elucidação da fraude. 

Mais informações

Denúncias de supostas irregularidades podem ser feitas no site www.cidadao.mpf.mp.br
AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics