I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

DELEGACIAS ESVAZIADAS; CENTRO DE TRIAGEM É INAUGURADO

Presos que estavam recolhidos nas Delegacias da Capital foram levados ontem para a nova unidade que fará os encaminhamentos FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES

Os 30 primeiros presos oriundos das Delegacias de Fortaleza foram transferidos para o Centro de Triagem e Observação Criminológica, que foi inaugurado ontem, em Caucaia, na Região Metropolitana. 

O equipamento, indicado como 'a porta de entrada do sistema prisional da Capital', fará o direcionamento de cada homem a uma vaga nas unidades prisionais.

O Centro de Triagem possui 400 vagas rotativas, e servirá para coleta de informações para individualização da pena de cada pessoa que nele ingresse.

Após a primeira transferência recebida pelo Centro, a titular da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), secretária Mariana Lôbo, e o diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Rommel Kerth conversaram com a imprensa.

Fluxo

De acordo com a titular da Sejus, a detenção em Fortaleza terá seu fluxo modificado em função da instalação do Centro.

"Nossa intenção é receber por uma única porta de entrada, de forma célere, todos os presos solicitados pelas delegacias de Fortaleza, desde que estejam com a documentação legal, não deixando represamento nestes locais. 

O Centro de Triagem ainda nos permite ir além e ter um mapa completo, um estudo aprofundado de quem é este interno e quais as possibilidades que teremos com ele durante todo o período em que estiver no sistema", apontou Mariana Lobo.

O novo fluxo prevê que, após detido em alguma unidade distrital ou especializada, o preso será levado para a Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), que fará a identificação, juntada e o envio da documentação para o Centro de Triagem. 

Em até 48h, o preso será abrigado provisoriamente no Centro por até 15 dias. De lá, será enviado para a Unidade Penal adequada ao perfil. O Centro de Triagem receberá os presos de segunda a sexta-feira, de 8h às 10h.

Ao chegar no Centro, o interno passa por equipamento de body scanner e é levado a um auditório, onde é apresentado o regulamento do sistema penitenciário. A seguir, é encaminhado ao setor de identificação, onde são colhidos dados de identificação e biometria, como voz, características físicas, tatuagens e outras peculiaridades.

No setor de saúde, são realizados exames como hemograma e teste rápido de tuberculose e Doenças Sexualmente Transmissíveis. A equipe psicossocial avalia e traça um perfil dos internos. Já o setor jurídico faz avaliações processuais dos presos.

O diretor do DPE comemorou a nova rotina, que propiciará melhor rendimento aos policiais civis das delegacias da Capital.

"Esse é um momento histórico pois as delegacias estão esvaziadas na Capital. Com as unidades situadas em bairros, manter os presos nelas representa um perigo para a sociedade. Temos convicção de que essa solução deverá se expandir em breve. 

Os policiais que ficavam vigiando presos já estão designados para suas verdadeiras funções de investigar crimes", disse.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics