I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

CEARÁ REGISTRA REDUÇÃO DE 12% NOS HOMICÍDIOS

Segundo a Perícia Forense (Pefoce), os rapazes já estavam mortos há, pelo menos, 48 horas FOTO: VC REPÓRTER

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) conseguiu bater a meta de redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) pela primeira vez desde que o Programa Em Defesa da Vida foi implantado, em janeiro deste ano. A proposição de 6% foi superada e o Ceará conseguiu reduzir o número de CVLIs, que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, em 12,2% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com igual período do ano passado.

De acordo com dados divulgados ontem pela SSPDS, a quantidade de mortes por CVLIs, entre os meses de julho a setembro, caiu de 1.111 no ano passado para 975 este ano. Segundo a Secretaria, desta forma, 136 vidas foram salvas no Estado durante o período.

As informações foram apresentadas na tarde de ontem na sede da SSPDS, em conferência que contou com as presenças do titular da pasta, delegado Servilho Paiva, além dos comandantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e do delegado geral da Polícia Civil e do perito geral da Perícia Forense.

Resultados

Os resultados do terceiro trimestre foram obtidos com grande contribuição da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). As três Áreas de Segurança Integradas (AISs) da região apresentaram redução. A AIS 7 (Caucaia), por exemplo, foi onde houve maior declínio nos números. 

De 90 mortes registradas entre julho e setembro de 2013, apenas 36 foram contabilizadas em igual período de 2014, representando redução de 60% nos CVLIs. Já a AIS 8 (Maracanaú) diminuiu as mortes de 109 no ano passado para 57 neste ano, uma queda de 47,7%. A AIS 9 (Eusébio) reduziu os CVLIs de 62 para 57, queda de 8,1%.

Fortaleza registrou redução de 3% nas mortes na comparação entre os terceiros trimestres de 2013 e 2014. A maior queda foi percebida na AIS 6 (orla). Foram 42,9% mortes a menos em 2014, em relação a 2013.

As AISs 3 (Aldeota) e 4 (Messejana) reduziram 15,7% e 18,9%, respectivamente. Já a AIS 1 (Barra do Ceará) registrou recuo de apenas 1%.

Entretanto, as AISs 2 (Conjunto Ceará) e 5 (Parangaba) apresentaram aumento na quantidade de vítimas durante o terceiro trimestre deste ano. O crescimento foi de 9,7% e 11,6%, respectivamente, nas duas Áreas.

No Interior, três das nove AISs não apresentaram redução. Destaque negativo para a AIS 13 (Canindé), onde o crescimento foi de 75,9% no número de mortes. Positivamente, a AIS 11 (Juazeiro do Norte) registrou queda de 21,2%, com 18 vítimas a menos do que em 2013.

O mês passado contribuiu bastante com o cumprimento da meta estabelecida pela Secretaria. As mortes por CVLIs no Estado em setembro caíram 22,3% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em 2013, 439 pessoas morreram. Em 2014, 341 foram vitimadas no nono mês do ano.

Elogios

O secretário Servilho Paiva comemorou o que chamou de "pequeno passo", exaltando o trabalho feito pelos agentes da Segurança. "Esse é um momento de não somente parabenizar os policiais e demais agentes que abraçaram a causa e se envolveram, mas de agradecê-los. Esse resultado representa uma grande esperança. O futuro do Estado do Ceará, pelo menos nesse sentido, é promissor", salientou.

O secretário, que antes de assumir a SSPDS fora titular da pasta em Pernambuco, comparou os resultados obtidos nos dois Estados. No Ceará, o tempo necessário para atingir as metas estabelecidas foi duas vezes menor em relação a Pernambuco.

"Estamos fazendo um ano que assumimos a Secretaria e conseguimos o que, em Pernambuco, levamos três anos e meio. Isso só se faz com engajamento. Recebemos aqui uma série de estruturas já formadas, que apenas potencializamos. Faltava somente um pouco de gestão. Mas tudo aconteceu pela compreensão e pelo abraço dado pelos agentes às causas", pontuou.

Servilho lembrou, contudo, que "ainda faltam três meses para se bater a média do ano", frisando que as metas permanecem as mesmas, de 6%.

Adolescentes são mortos e 'desovados' em Caucaia

Os corpos de três adolescentes foram encontrados na manhã de ontem, no município de Caucaia, na Região Metropolitana do Fortaleza (RMF), na localidade de Primavera. De acordo com a Polícia, os corpos encontrados são, possivelmente, de três adolescentes moradores da Comunidade do Plástico, no bairro Antônio Bezerra, que estavam desaparecidos desde a última segunda-feira (29).

Conforme a Polícia, as vítimas foram identificadas como João Victor Sousa, 14, Josivan Soares da Silva, 14 e Natanael Lima de Andrade,15. Os jovens tinham sido mortos a aproximadamente 48 horas, conforme a perícia realizada nos corpos.

Redução

Além do triplo homicídio, a Polícia confirmou um achado de cadáver e um homicídio na manhã de ontem, na Área Integrada de Segurança 7 (Caucaia). As mortes foram registradas no mesmo dia em que a Secretaria de Segurança Pública (SSPDS) divulgou a redução de 60 % nos casos de homicídio no último trimestre naquela área do Estado.
AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics