I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

CANDIDATO DE OPOSIÇÃO RECONHECE DERROTA PARA EVO MORALES, NA BOLÍVIA

Evo Morales saúda simpatizantes que se reuniram na Plaza Murillo, após sua chegada ao Palácio Presidencial, em La Paz. (Foto: Cris Bouroncle / AFP Photo)

O principal candidato de oposição à presidência da Bolívia reconheceu nesta segunda-feira (13) ter sido derrotado pelo atual presidente, Evo Morales, após pesquisas de boca de urna apontarem que o atual mandatário venceu de maneira fácil a disputa presidencial.

Segundo as pesquisas, Morales, que se tornou o primeiro presidente indígena do país ao ser eleito em 2006, conseguiu cerca de 60% dos votos, com vitória em oito das noves regiões do país.

O magnata do cimento Samuel Doria Medina, que segundo as estimativas teve 25 dos votos, culpou o ex-presidente Jorge Quiroga por sua terceira derrota eleitoral para Morales. Segundo Medina, Quiroga se envolveu com a campanha tarde demais, o que fez com que os opositores do atual presidente se dividissem.

Os resultados oficiais ainda não foram divulgados – o site do órgão responsável pela apuração computa menos de 3% dos votos contabilizados. As autoridades eleitorais disseram que dificuldades técnicas causaram os atrasos, e que os resultados oficiais devem sair ainda nesta segunda.

Com a vitória, Morales cumprirá seu terceiro mandato como presidente da Bolívia, para o período 2015-2020.

Dedicatória
Após o fim da eleição e o anúncio das primeiras pesquisas, Morales saiu à varanda do Palácio de governo para comemorar perante uma multidão sua vitória eleitoral - segundo pesquisa de boca de urna -, que dedicou ao líder cubano Fidel Castro, ao falecido líder venezuelano Hugo Chávez, e a todos os governos "anti-imperialistas" do mundo.

"Pátria sim, colônia, não!", cantaram Morales e seus seguidores.

O governante também disse que a vitória demonstrou que na Bolívia "não há meia lua, mas lua cheia", em referência à forma como os políticos opositores autonomistas se referiam às regiões orientais com o apelativo de 'Meia Lua'.

Pela primeira vez na história, Morales conseguiu a vitória no próspero departamento (estado) de Santa Cruz, antigo reduto autonomista.
Simpatizante do presidente virtualmente reeleito. (Foto: Jorge Bernal / AFP Photo)

Segundo Morales, seu Movimento Ao Socialismo (MAS), ganhou em oito dos nove departamentos e ainda 'briga voto a voto' em um deles, em alusão à região amazônica de Beni, na qual segundo as pesquisas teria vencido o opositor Samuel Doria Medina, que em nível nacional teria obtido em torno de 25%.

O governante se dirigiu à oposição, à qual pediu para não promover confrontos e para trabalharem unidos pela Bolívia. "Pela Bolívia suportamos com muita paciência, não há porque comentar ou lembrar (...) Por isso os convocamos (os opositores) a somar, a trabalhar. Têm direito a discordar, mas acima disso está nossa querida Bolívia", afirmou.

AUTOR: REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics