I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 23 de agosto de 2014

REBELIÃO DEIXA MORTO E FERIDOS EM PEDREIRAS (MA)

Presos fazem motim em Pedreiras, MA (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Uma rebelião que teve início na madrugada deste sábado (23), na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Pedreiras (a 245 km da capital maranhense) acabou deixando um morto e seis feridos. No local do motim, que teria sido iniciado por volta das 2h, o diretor do presídio, Zacarias Trovão, tenta manter as negociações com os presos.

Segundo informações do Comandante da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar, o Major Maurício, que está acompanhando toda a operação, o morto foi identicado como Aleandro da Conceição Sousa, que no local foi alvejado por um tiro. Ele que era conhecido como "Pequeno" e estava cumprindo pena por assalto à mão armada. Aproximadamente 160 presos estavam envolvidos em uma possível fuga, que logo foi frustrada.

Além da equipe do Major Maurício, também fazem parte dessa operação equipes dos municípios de Bacabal, Codó, Coroatá e um grupo do GTA.

Os outros feridos da rebelião foram encaminhados para o Hospital Geral da cidade de Pedreiras, onde já receberam o atendimento. A unidade prisional de Pedreiras tem 27 celas, está em reforma e superlotada.

Por meio de nota a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) afirmou que a tentativa de fuga foi frustrada.

Confira a íntegra da nota abaixo:

A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que frustrou uma tentativa de fuga, na noite desta sexta-feira (22), no Centro de Ressocialização de Pedreiras.

Por volta das 22h, detentos simularam que estavam precisando de atendimento médico, sendo dois deles levados ao hospital. Na volta, durante a recondução à cela, os presos avançaram sobre os agentes e monitores. Policiais militares foram acionados, usaram balas de borracha, mas os presos avançaram e a PM precisou contê-los com arma de fogo.

O detento Aleandro da Conceição Sousa, foi morto. Um inquérito foi aberto para apurar as circunstâncias do ocorrido.

Rebeliões

Esta não é a primeira rebelião deste ano na cidade de Pedreiras. No último dia de março sete presos fugiram da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Pedreiras, de acordo com o secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), Sebastião Uchoa. Naquele momento, a polícia conseguiu recapturar o detento Diego Fonseca.

No dia 24 de janeiro, dois presos fugiram da mesma unidade prisional. Um deles, Miciel Roque dos Santos, não conseguiu concretizar a fuga e foi recapturado por agentes de penitenciários logo na saída. Já Manoel Gomes da Silva, conhecido como "Ligeirinho", conseguiu escapar. As informações foram confirmadas pela assessoria de comunicação da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap).

Mortes de presos em 2014

Só este ano, 12 detentos foram mortos dentro da Penitenciária de Pedrinhas. Em todo o estado, em outras carceragens, o número sobe para 17. Em entrevista ao G1, quando três detentos foram mortos em menos de 48 horas, o secretário de Justiça e Administração Penitenciária garantiu que continuaria com um plano de segurança orgânica de prevenção, de revista constantemente nas unidades prisionais na capital e no interior ‘visando sempre inibir ações dessa natureza’.

Em 2013, 60 detentos foram assassinados em todo o Maranhão. O Sistema Carcerário do Estado está em situação de emergência desde outubro do ano passado por causa de rebeliões, fugas e mortes, além de contar com o reforço da Força Nacional na segurança.

AUTOR: G1/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics