I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

terça-feira, 5 de agosto de 2014

PRESOS QUEBRAM CELAS, E CENTRAL DE FLAGRANTES EM TERESINA (PI), NÃO PODE MAIS ABRIGÁ-LOS

Presos passaram por vistoria no pátio antes de serem transferidos para o presídio Fotos: Marcela Pachêco/O Dia

Na madrugada, por volta das 3h, cinco presos tentaram fugir pelo teto da Central de Flagrantes, mas foram foram vistos por agentes e recapturados na saída. São eles: Franciel Teles Vieira, Sergio Herto Alves de Souza, Anderson Cristiano de Almeida, Carlos Eduardo dos Santos e Marcos Vinicius Lima da Costa.

A tentativa de fuga foi liderada por um preso apelidado de Magão. A grade foi serrada por um instrumento, que segundo o delegado Antônio Marcos Filho, é levado pelos próprios familiares. "Eles trazem suco congelado e escondem a serra dentro", disse ele.

Antônio Marcos acrescenta que dos 39 presos que estão na Central, 18 já cumprem mandado de prisão, ou seja, não poderiam estar naquela delegacia, já que havia passado o período de flagrante.

Familiares dos detentos foram até a Central de Flagrantes após ter conhecimento do motim, que já aconteceu pela manhã, e denunciaram que a quantidade de presos é bem maior do que o divulgado oficialmente, chegando a 59. Eles avaliam a situação como desumana.

Como medida emergencial, metade dos detentos serão encaminhados para a penitenciária Irmão Guido e outra metade vai para a Casa de Custódia. 

Apenas um, Carlos Alberto, foi transferido para um Distrito Policial onde irá responder temporariamente por furto.
Carlos Alberto foi levado para um Distrito Policial de irá responder temporariamente por furto

Atualização:

Os presos da Central de Flagrantes de Teresina destruíram duas celas durante uma rebelião na manhã de hoje (05) por conta da superlotação. Policiais do RONE, da Foça Tática e do GATE tiveram que ser acionados para conter o motim que envolveu 39 detentos.

Após a rebelião, todos os presos foram levados para o pátio da Central de Flagrantes, onde passam por vistoria. As celas também estão sendo vistoriadas para avaliar os prejuízos.

Segundo a delegada Marcela Sampaio, não há condições de manter os presos no local. "O delegado Geral, James Guerra, está negociando com a Secretaria de Justiça a transferência imediata de todos os detentos para um presídio", disse a delegada.

Segundo o tenente Monteiro, do RONE, os presos chegaram a abrir buracos nas paredes enquanto ameaçavam iniciar uma rebelião. “Eles estavam bastante agitados quando nós chegamos, mas já conseguimos controlá-los”, diz o tenente.
Familiares dos presos esperavam por notícias no lado de fora

Superlotação

Em abril deste ano, reportagem do PortalODia.com conseguiu, com exclusividade, entrar na ala dos presos da Central de Flagrantes e registrou a superlotação do local. São apenas três celas com espaço espaço para quatro pessoas cada, um total de 12 detentos no máximo. No entanto, a quantidade de presos chegava à casa dos 60. A sala de triagem e contenção, que deveria funcionar como uma "sala de espera", abrigava presos doentes e condenados pela Justiça.

O coordenador da delegacia à época, delegado Josimar Brito, condenou a situação e informou que as 30 transferências semanais de presos para as penitenciárias não era suficiente. Ele pedia, junto à Sejus, a transferência de pelo menos 40 detentos a cada sete dias para que a Central pudesse ter espaço para receber novos infratores.

A Comissão de Direitos Humanos da OAB também se manifestou sobe o caso dizendo que a situação da Central de Flagrantes "traz prejuízos para a sociedade civil e é uma situação degradante da condição humana", conforme declarou Campelo Filho, presidente da Comissão.

AUTOR: PORTAL O DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics