I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 24 de agosto de 2014

MILÍCIAS ISLAMITAS LÍBIAS DIZEM TER TOMADO AEROPORTO DE TRÍPOLI

Fumaça negra surge no local de confrontos entre forças de segurança e islamitas em Benghazi, Líbia, em 23 de agosto de 2014 AFP / ABDULLAH DOMA

Combatentes islamitas anunciaram neste sábado que haviam tomado o aeroporto internacional de Trípoli, após seis semanas de combates contra milicianos nacionalistas, anunciou uma rede de televisão local.

"'Fajr Libia' (Amanhecer da Líbia) anuncia que controla totalmente o aeroporto internacional de Trípoli", informou a rede de televisão Anaabaa, ligada aos islamitas.

O aeroporto fica situado 30 km ao sul da capital e estava fechado desde o início dos combates. Depois da queda do regime de Muammar Kadhafi, em 2011, o local passou a ser controlado por milicianos de Zenten (oeste).

"Amanhecer da Líbia" é o nome da operação militar para tomar essa instalação estratégica.

Seu porta-voz, Mohamed al-Ghariani, reconheceu neste sábado que os islamitas haviam sofrido um ataque aéreo que deixou dez mortos entre os seus combatentes.

Os islamitas acusaram os Emirados Árabes Unidos e o Egito de terem realizado os bombardeios.

"Os Emirados e o Egito estão envolvidos nessa agressão", declarou Ghariani, lendo um comunicado à imprensa em Trípoli, ao mencionar ataques efetuados na segunda e na sexta-feira.

Ele acusou ainda o governo provisório e o Parlamento de serem cúmplices dos ataques.

Esses ataques aparentemente não alcançaram seu objetivo de aliviar a pressão sobre as forças nacionalistas líbias.

Um general dissidente líbio de Benghazi (leste), Khalifa Haftar, tinha reivindicado os ataques aéreos, mas especialistas questionam sua capacidade de enviar aeronaves à região de Trípoli, situada a mais de 1.000 quilômetros de seu reduto.
Combatentes com uniformes militares seguem para o aeroporto de Trípoli em 17 de agosto de 2014 AFP / MAHMUD TURKIA

Depois da morte do ditador Kadhafi, que governou o país por quase 42 anos, a Líbia mergulhou no caos político e na violência sectária. O governo central não consegue impedir a ação de milícias que ditam as leis no país.

Combates entre grupos rivais deixaram dezenas de mortos e feridos desde 13 de julho.

Neste sábado, o Egito condenou a execução pública de um cidadão egípcio em um estádio de futebol, atribuída a um grupo jihadista, pedindo à comunidade internacional que ajude o governo líbio a restabelecer a segurança.

A Anistia Internacional denunciou, na sexta-feira, um vídeo que circula nas redes sociais mostrando essa execução, cometida em 19 de agosto na cidade de Derna, no leste da Líbia, segundo a organização. A Anistia atribuiu o assassinato ao grupo armado "Shura da Juventude Islâmica de Derna", aparentemente ligado à Ansar Asharia, considerada "grupo terrorista" pelos Estados Unidos.

A violência fez a Líbia desistir neste sábado de organizar a Copa Africana de Nações (CAN).

A Líbia já havia sido obrigada a desistir de receber a CAN em 2013, em consequência da revolução de 2011. O torneio acabou sendo disputado na África do Sul.

AUTOR: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics