I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

terça-feira, 12 de agosto de 2014

MAIS DE 40 FAMÍLIAS SÃO LESADAS POR FRAUDE DE MATRÍCULAS EM CRECHES, EM CANOAS (RS)

Delegado Daniel Mendelski coordenou operação no RS (Foto: Reprodução/RBS TV)

Pelo menos 40 famílias foram lesadas pela fraude deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (12) em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com o delegado Daniel Mendelski, a suspeita é que verba pública destinada para pagar creches de crianças era desviada por um grupo. Quatro pessoas foram presas na Operação Gardê: um suplente de vereador, um advogado e duas donas de uma creche nas cidades. Os mandados foram cumpridos em Alvorada, Campo Bom, Porto Alegre e Canoas.

"Existe um candidato a vereador, que depois se tornou suplente em Canoas, que captava pessoas que queriam vagas em creche. Ele pegava os documentos das mães e das crianças, passava para o advogado e bacharel em direito, e eles entravam com as ações pedindo creches privadas", explicou Mendelski, que coordenou a operação durante oito meses ao lado do delegado fazendário Joebert Pinto Nunes.

A prefeitura, então, com as ações ajuizadas, precisava buscar creches particulares. Os próprios advogado e bacharel apresentavam orçamento, sempre da mesma creche, e era escolhido o valor mais baixo pela prefeitura. 

Então, eles recebiam os valores da indenização, e as famílias não ficavam sabendo.
Advogados são suspeitos de participar de esquema de desvio de verba para creche (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)

"Temos documentado que uma das mães teve que largar o trabalho para ficar com a criança. Isso foi descoberto porque o juiz da vara da infância e juventude se deu conta que as creches estavam sendo sempre as mesmas. Então, ele acionou o Ministério Público, que solicitou a abertura de inquérito, e nós chegamos no desdobramento de todo o esquema. Alguns indícios apurados pelo judiciário já tinham sido feitos", completou Mendelski.

Ao todo, a polícia cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, quatro de prisão temporária, e três de condução coercitiva. Os suspeitos irão responder por falsidade ideológica, estelionato contra a administração pública.

Em nota, a prefeitura de Canoas informou que não tem convênio e nem contrato com a creche investigada. Porém, diz que por ordem da Justiça algumas crianças ganharam o direito a uma vaga na creche investigada. A prefeitura indenizou a instituição.

AUTOR: G1/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics