I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

JIHADISTAS DO GRUPO ESTADO ISLÃMICO MATAM 80 YAZIDIS, NO NORTE DO IRAQUE

Refugiados da minoria yazidi vivem em baixo de ponte da região de Dohuk (Foto: REUTERS/Ari Jalal)

Militantes do grupo Estado Islâmico (EI) mataram cerca de 80 membros da minoria yazidi em um vilarejo do norte do Iraque, segundo disseram autoridades curdas e um parlamentar yazidi nesta sexta-feira (15).

“Eles chegaram em veículos e começaram a matar nesta tarde”, disse a autoridade curda Hoshiyar Zebari à agência de notícias Reuters. “Nós acreditamos que seja por causa de sua crença: converta-se ou morra”.

Um parlamentar yazidi e outra autoridade curda também confirmaram as mortes e disseram que mulheres da vila foram sequestradas.

O parlamentar yazidi Mahama Khalil disse que falou com os moradores que sobreviveram ao ataque. Eles contaram que os assassinatos ocorreram durante um período de uma hora.

O morador de um vilarejo próximo afirmou que um combatente do EI da mesma região deu detalhes a ele sobre a violência.

"Ele me disse que o Estado Islâmico passou cinco dias tentando convencer os moradores a se converter ao islamismo e que um longo sermão foi proferido sobre o assunto hoje", disse o morador.

"Ele, então, disse que os homens foram agrupados e mortos a tiros. As mulheres e meninas provavelmente foram levadas para Tal Afar, porque é onde os combatentes estrangeiros estão."

Os números não puderam ser confirmados de forma independente.

O EI é um grupo muçulmano extremista fundado em 2004 no Iraque que tem como objetivo criar um Estado muçulmano que inclua as zonas sunitas do Iraque e da Síria.

Os jihadistas lutam contra aqueles considerados inimigos do Islã. A violenta ofensiva do grupo tem apoio de sunitas descontentes com o governo de Bashar Al-Assad na Síria e também com o governo iraquiano xiita.

Pelo menos 500 membros da minoria étnica yazidi foram mortos pelo EI durante a ofensiva no norte do Iraque, disse o ministro iraquiano de Direitos Humanos, Mohammed Shia al-Sudani, à Reuters no domingo.

A minoria yazidi, de língua curda e que segue uma religião pré-islâmica, vive em pequenas comunidades isoladas no Iraque, na Síria e na Turquia.

Com o avanço dos jihadistas na região de Sinkhar, reduto histórico desta minoria, um grupo de yazidis se viu obrigado a fugir para as montanhas no noroeste do Iraque, onde ficou isolado sem água nem comida.

Os Estados Unidos lançaram ataques aéreos para combater militantes do grupo radical EI nesta região e fizeram lançamento de ajuda humanitária para os milhares de yazidis refugiados isolados no monte Sinjar.

Nesta sexta, o Conselho de Segurança da ONU adotou uma resolução para impedir o recrutamento e financiamento dos jihadistas na Síria e no Iraque.

O Conselho também acrescentou os nomes de seis extremistas à sua lista de indivíduos submetidos a sanções internacionais por manterem relações com a Al-Qaeda. Entre eles estão líderes do grupo EI e da Frente Al-Nosra.

AUTOR: G1/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics