I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

terça-feira, 19 de agosto de 2014

GRUPO RADICAL ESTADO ISLÂMICO DIZ TER DECAPITADO JORNALISTA DOS EUA

James Foley em foto de 5 de novembro em Aleppo, na Síria (Foto: Nicole Tung/AFP)

Insurgentes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que controla parte dos territórios de Iraque e Síria, divulgaram um vídeo nesta terça-feira (19) que supostamente mostra a decapitação do jornalista norte-americano James Foley, que havia desaparecido na Síria há quase dois anos, informa a agência Reuters.

O vídeo, intitulado "Uma mensagem aos Estados Unidos", foi publicado em sites de mídia social. Não foi possível verificar a autenticidade do vídeo imediatamente.

No vídeo, o EI mostra um homem de capuz vestido de preto que parece cortar a garganta do jornalista. Segundo a France Presse, o vídeo foi divulgado em represália pelos ataques aéreos dos Estados Unidos contra forças jihadistas no norte do Iraque.

O governo dos EUA assistiu ao vídeo e não confirmou sua autenticidade, disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Caitlin Hayden. Segundo ela, se o vídeo for considerado autêntico pela equipe de inteligência, os Estados Unidos ficariam "horrorisados com o brutal assassinato de um jornalista americano inocente", informa a Associated Press.

Os supostos militantes do EI afirmaram que mantêm refém o jornalista norte-americano Steven Sotloff e disseram que sua vida depende do próximo passo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

"A vida deste cidadão americano, Obama, depende de sua próxima decisão", disse um homem mascarado no vídeo, falando em inglês com um sotaque britânico, enquanto segurava um prisioneiro que o vídeo nomeou como Steven Sotloff.

Sequestro
Até a véspera de seu desaparecimento, Foley fornecia material gravado na província síria de Idlib à agência France Presse. Segundo testemunhos, ele foi sequestrado em 22 de novembro perto da cidade de Taftanaz por quatro indivíduos armados com kalashnikovs, que pouco depois libertaram o motorista de seu carro e seu intérprete.

James Foley também trabalha para o GlobalPost, um portal americano de notícias internacionais, e para algumas televisões americanas.

Em 2011, James Foley passou 43 dias detidos na Líbia pelo regime de Muamar Kadhafi.
Imagem do vídeo divulgado na internet que mostra a suposta decapitação de Jame Foley (Foto: Reprodução/Archive.org)

Combatentes na Síria
O EI, que proclomou um califado no Oriente Médio, englobando as cidades conquistadas no Iraque e na Síria, conta com mais de 50 mil combatentes na Síria e apenas no mês passado recrutou 6.000, afirmou nesta terça-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos, com sede em Londres, de acordo com a France Presse.

Dos 50 mil milicianos lutando na Síria, 20 mil são estrangeiros, segundo esta organização que se baseia em sua rede de ativistas, médicos e advogados para seus relatórios.

"Julho representou seu mês de maior recrutamento desde que o grupo apareceu na Síria, em 2013, com mais de 6.000 novos combatentes", afirmou o diretor do grupo, Rami Abdel Rahman.

Estes números não puderam ser confirmados de forma independente. A metade dos novos combatentes que se incorporaram em julho são provenientes de Chechênia, Europa e dos países árabes, assim como das regiões muçulmanas chinesas.

Outros recrutas são desertores de outros grupos jihadistas, incluindo 200 da Al-Nosra, afiliada da Al-Qaeda.

AUTOR: G1/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics