I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

EM 6 MESES, TERESINA (PI), JÁ REGISTROU 201 CASOS DE AIDS; HOMENS SÃO MAIORIA

Com testes rápidos, é possível identificar a doença Foto: Divulgação

Desde 2007, 1.572 casos de AIDS foram registrados em Teresina. A cada ano, os números vêm aumentando, o que se deve principalmente ao aumento na identificação de pacientes com a doença. Mesmo assim, os dados são preocupantes e as campanhas têm acontecido com frequência na capital. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), a “população chave” são os trabalhadores sexuais em geral, os homens gays e os caminhoneiros, sendo as vítimas do sexo masculino 70% do total.

Enquanto em 2013, durante todo o ano, foram registrados 300 casos, em 2014 já são 201 novosdiagnósticos realizados em Teresina. Em 2007, foram 139. A maior parte das vítimas são homens, sendo 1.085 das pouco mais de 1.500 registradas ao longo dos últimos sete anos. As mulheres representam 30% das vítimas e a maioria, tanto do sexo masculino quanto feminino, têm entre 30 e 39 anos.

Andréa Fernanda, responsável pela Coordenação de DST e AIDS da FMS, diz que a principal causa dos aumentos registrados no portal da Sala de Situação de Saúde (SASS), da Prefeitura de Teresina, é o aumento nas investigações da doença. Hoje, através do investimento nas campanhas de teste rápido, realizadas várias vezes por ano na capital piauiense, cresceu a quantidade de diagnósticos.

“O nosso objetivo, além de identificar o máximo possível a real quantidade de pessoas infectadas, é realizar esse diagnóstico precoce. Descobrindo a infecção pelo vírus HIV ainda no início é possível interromper a cadeia de transmissão e dar início ao tratamento antes que o paciente sofra com as consequências da doença, que se manifesta de forma lenta”, alerta a coordenadora.

Ela destaca principalmente a preocupação com a prevenção da doença. Por isso, campanhas de diagnóstico e campanhas de conscientização, que envolvem a distribuição de preservativos e as conversas com profissionais de saúde, têm acontecido cerca de 10 vezes por ano na capital.

O teste rápido, uma das formas mais eficazes de controlar a transmissão da doença e realizar o tratamento precoce, pode ser feito de forma gratuita durante todo o ano, em Teresina, de forma completamente sigilosa. O atendimento acontece no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Rua 24 de Janeiro, 124, no Centro/Sul de Teresina. Quanto à prevenção, a distribuição de preservativos é feita nos postos de saúde da capital.

AUTOR: PORTAL O DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics