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segunda-feira, 4 de agosto de 2014

AERONAVE QUE CAIU EM BALSAS (MA), E MATOU 5 ESTAVA IRREGULAR, DIZ ANAC

Avião cai em cima de casa e mata cinco em Balsas, MA (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou, nesta segunda-feira (4), que o avião que caiu sobre uma casa em Balsas, e resultou na morte de cinco pessoas, estava irregular estava com certificado de aeronavegabilidade (CA) cancelado e a inspeção anual de manutenção (IAM) estava vencida. Os dois documentos são essenciais para que aeronaves estejam regularmente em operação no território nacional.

“No Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) é possível verificar que a aeronave estava com o certificado de aeronavegabilidade cancelado e a Inspeção Anual de Manutenção vencida. Nessas condições a aeronave não estava autorizada a operar”, informou, por email, a assessoria da Anac.

O CA é o documento que comprova que uma aeronave está com sua condição de aeronavegabilidade validamente verificada, devendo estar sempre a bordo da aeronave em uso. Dele constam, ainda, as informações relativas ao operador. Caso não o possuam, “nenhuma aeronave poderá ser autorizada para vôos”, segundo determina o artigo 114, do Código Brasileiro de Aeronáutica.

Já as IAMs são obrigatórias a cada 12 meses para todas as aeronaves que fazem voos da aviação geral e para as que fazem voos nos táxi-aéreos. Das cerca de 12,5 mil aeronaves registradas no Brasil, aproximadamente 12 mil são destes segmentos. O objetivo das inspeções é verificar as condições de aeronavegabilidade de aviões e helicópteros, seus componentes e equipamentos.

Investigações
Segundo a assessoria da Anac, quando acontecem acidentes com aeronaves certificadas, a agência deve aguardar a confirmação oficial fornecida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), da Aeronáutica. Após a confirmação, o Cenipa envia um relatório preliminar à Anac com as informações coletadas no local do acidente e informadas no plano de voo da aeronave.

Esse relatório contém todas as informações obtidas na investigação do acidente. Com elas a agência abre um processo administrativo para verificar se o piloto possui habilitação e Certificado Médico Aeronáutico (CMA) válidos e se a aeronave envolvida no acidente estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e Certificado de Aeronavegabilidade (CA) em dia, além de checar os certificados do operador da aeronave (responsável pela aeronave).

Se houver indícios de irregularidades, essas informações são adicionadas ao processo administrativo para que sejam verificados os possíveis descumprimentos às normas da aviação civil pelos pilotos e/ou pelo operador. Ao final do processo, se houver comprovação de irregularidades, os responsáveis podem ser autuados e multados, além da possibilidade de suspensão ou cassação de licenças, habilitações e certificados. Quando o caso é encerrado, o processo também pode ser encaminhado pela ANAC ao Ministério Público Federal (MPF) para análise do caso na esfera criminal.

Acidente
O acidente aconteceu na madrugada de domingo (3), em Balsas, a 810 km de São Luís, no sul do Maranhão, quando o monomotor Embraer-720C, de prefixo PTWPH, caiu sobre uma residência localizada no Rua Doutor Rosy Cury, no bairro Catumbi.

De acordo com a polícia, morreram a idosa Maria de Jesus Cruz e Silva, de 87 anos, que era transportada do Hospital São José, em Balsas, para outro em Teresina, no Piauí; a filha dela Francisca Pereira e Silva (idade não informada); o neto Alan Patric Silva Setulvedo, 32; o piloto Delano Martins Coelho, 36, e a esposa dele, Lorena Alves de Lima, 22.

Em entrevista ao G1 na manhã desta segunda-feira (4), o delegado Eduardo Galvão, que investiga o caso, disse que acredita que a aeronave tenha tido uma pane no ar.

"Em conversa com as pessoas que presenciaram o momento do acidente, soubemos que foi um momento angustiante, já que o avião planou no ar e os motores, ao que tudo indica, pararam de funcionar e o avião desceu em silêncio. A avaliação também se dá pela posição que as hélices se encontravam", explicou.

AUTOR: G1/MA

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