I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 17 de julho de 2014

GRÁVIDA TEM PRÉ-NATAL NEGADO E BEBÊ MORRE NA BARRIGA, EM GOIÂNIA (GO)

Uma gestante de 15 anos diz ter perdido o bebê por não ter conseguido fazer o pré-natal na rede pública de saúde, em Goiânia. 

A família descobriu a gravidez da adolescente no 6° mês e procurou um posto de saúde, onde a garota recebeu o primeiro atendimento e foi informada que, para fazer o acompanhamento da gestação, precisava de um documento de identidade, que ela não tinha. Na quarta-feira (16), aos 9 meses de gestação, a garota procurou atendimento na Maternidade Dona Íris e descobriu que seu filho estava morto.

A menor procurou acompanhamento pela primeira vez há três meses, no Centro de Saúde da Família (CSF) do Setor Criméia Oeste, onde a grávida foi atendida e imunizada contra a gripe H1N1. No entanto, a família não conseguiu a autorização para que a garota fizesse o pré-natal sem ter, pelo menos, certidão de nascimento. "O médico falou na minha cara que, se ela não tivesse o registro, não ia atendê-la, e não atendeu", reclamou a tia da adolescente, a auxiliar de limpeza Rosineide Alves de Souza.

Logo após a negativa, os familiares da gestante procuraram o Conselho Tutelar. Segundo o conselheiro Valdivino Silveira, ele pediu à direção do posto de saúde que atendesse a menor, mesmo sem ela ter documentos pessoais. "Infelizmente, ela não foi atendida nem com o nosso pedido para que fizesse o pré-natal sem a documentação. Nós nos responsabilizamos por ela, mas não quiseram fazer o pré-natal", relatou.

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia informou, em nota, que está garantido aos usuários o atendimento mesmo sem documentos pessoais. Um processo administrativo será aberto para verificar o que aconteceu quando a garota procurou a unidade para fazer a pré-natal.

Adolescente soube que perdeu o bebê ao procurar maternidade (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

Documentos
Logo após receber o primeiro atendimento, o Centro de Saúde da Família emitiu uma solicitação para realização do pré-natal, na qual informava que o procedimento só poderia ser feito se a paciente tivesse cartão do Serviço Único de Saúde (SUS). Para se cadastrar no sistema, segundo o informe, "é condição obrigatória a apresentação de documentação básica, no mínimo a certidão de nascimento, sem a qual o processo não pode ser iniciado, pois o sistema informatizado não aceita".

O documento destacou ainda que "em face do estado avançado de gravidez da menor", era necessário providenciar "a documentação necessária o mais breve possível para proceder ao atendimento".

O conselheiro tutelar disse que procurou a certidão de nascimento da adolescente em cartórios e hospitais, mas não a encontrou. "A juíza tentou entrar em contato com o cartório onde a mãe alega que a filha foi registrada. A juíza me acionou para eu ir ao Hospital Materno Infantil para procurar algum registro, mas, infelizmente, não tem passagem dela", afirmou Valdivino.

A garota, que permanece internada, está indignada por não ter conseguido acompanhamento médico pela falta de certidão de nascimento. Para ela, o pré-natal poderia ter salvado o bebê. "É uma coisa que não tem como explicar. Quero só que se faça justiça. É muita dor, coisa que não tem explicação. Que a justiça seja feita, que todos paguem pelo que fizeram comigo", lamentou a menor.

AUTOR: G1/GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics