I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 27 de julho de 2014

F1: RICCIARDO PASSA ALONSO NO FIM E VENCE GRANDE PRÊMIO DA HUNGRIA; MASSA FOI 5º

Pista molhada, batidas, duas entradas de safety car e muitas disputas. Em um GP da Hungria imprevisível até a bandeira quadriculada, Daniel Ricciardo desbancou os rivais e levou a RBR a uma surpreendente vitória. O australiano passou Fernando Alonso e Lewis Hamilton nas voltas finais e alcançou seu segundo triunfo na temporada. Com pneus gastos, o espanhol da Ferrari e o britânico da Mercedes conseguiram garantir um lugar no pódio. 

Líder do campeonato, Nico Rosberg pressionou o companheiro de equipe, mas terminou em quarto. Felipe Massa completou a prova em quinto, enquanto seu parceiro de Williams, Valtteri Bottas terminou em oitavo, atrás de Kimi Raikkonen (Ferrari) e Sebastian Vettel (RBR). Completaram o top 10, Jean-Eric Vergne (STR) e Jenson Button (McLaren).

A corrida

Uma forte pancada de chuva pouco antes do horário marcado para a largada deixou a pista encharcada. Todos os pilotos foram para o grid de pneus intermediários e foram cautelosos na largada. O pole Rosberg manteve a liderança, enquanto Bottas passou Vettel e assumiu a segunda colocação. Alonso passou os dois carros da RBR e subiu para terceiro. Já Massa, após a capotagem no GP anterior, foi ainda mais cauteloso e acabou perdendo duas posições, caindo para oitavo.

Após o incêndio em sua Mercedes, Hamilton largou do pitlane. Na primeira volta, levou um susto. Com os freios mais frios por não ter dado volta de apresentação e ansioso em ganhar posições, acabou rodando ao errar uma freada e se chocou de leve no muro. O suficiente para quebrar um pedaço da asa dianteira. Ainda na primeira volta, Alonso deu uma escapada na pista molhada e acabou sendo ultrapassado por Vettel.

Enquanto Rosberg abria 10 segundos de vantagem na ponta em apenas 6 voltas, Hamilton escalava o pelotão e já aparecia em 13º, deixando para trás Maldonado, Chilton, Ericsson, Magnussen, Kvyat, Bianchi, Kobayashi, Grosjean e Raikkonen.

Safety car entra e muda história da prova

Na oitava volta, o sueco Ericsson perdeu o controle de sua Caterham na traiçoeira pista molhada e bateu forte na reta oposta. O safety car precisou ser acionado. Alguns pilotos como Hamilton, Ricciardo e Massa aproveitaram a paralisação para ir para os boxes e trocar os pneus intermediários por compostos para a pista seca. Já os quatro primeiros – Rosberg, Bottas, Vettel e Alonso – já haviam passado pela entrada dos boxes e pararam apenas na volta seguinte. Enquanto isso, Button e Magnussen preferiram se manter na pista com pneus intermediários.

Com isso, houve muita alteração na classificação. Ricciardo assumiu a liderança, seguido por Button, Massa, Rosberg, Magnussen, Vergne, Vettel, Alonso, Hulkenberg e Pérez. Nesse momento, Hamilton se encontrava na 13ª posição, logo à frente de Raikkonen.

Grosjean bate sob bandeira amarela

Mesmo sob bandeira amarela, Grosjean acabou batendo sozinho, no mesmo local de Ericsson, e o carro de segurança precisou continuar na pista.

Na relargada, com os pneus intermediários, Button passou Ricciardo e assumiu a liderança. Sem previsão de chuva, a McLaren falou para o inglês pisar fundo e tentar abrir o máximo possível. Hamilton fez um ótimo recomeço de corrida, passou Gutiérrez, Bottas, Hulk, Pérez e subiu para nono. Enquanto isso, Rosberg, reclamando do freio, perdia posições para Alonso e Vergne e caía para sétimo. Após 15 voltas, apenas a RBR de Vettel separava as duas Mercedes.

Só Vettel separa Nico de Hamilton

As Mclarens não duraram muito tempo com pneus intermediários e foram para os boxes. Com isso, Ricciardo reassumiu a liderança, seguido por Massa, Alonso, Vergne, Rosberg, Vettel e Hamilton. Em uma corrida movimentada, Hulk abandonou após tocar em uma STR, enquanto Maldonado bateu em Bianchi, forçando ambos a visitarem os boxes. Em sétimo, Hamilton fazia de tudo para passar Vettel. Até a equipe pedir para ele tomar cuidado porque seu freio estava superaquecendo.

Pérez bate e safety car entra novamente

Na 23ª volta, foi a vez de Pérez bater forte, em plena reta principal, provocando mais uma entrada do safety car. Ricciardo, Massa e Bottas aproveitaram para fazer uma nova troca de pneus, retornando, respectivamente, em sexto, sétimo e 13º. De todos que foram aos boxes, somente a dupla da Williams optaram pelos pneus médios. Com isso, Alonso passou a ser o novo líder. Na sequência apareciam Vergne, Rosberg, Vettel e Hamilton.

Na relargada, Alonso administrou a ponta. Rosberg passou a pressionar Vergne pelo segundo lugar, enquanto Hamilton, quarto, não sabia se atacava Vettel ou se defendia de Ricciardo.

Vettel dá 360º em plena reta

Enquanto Rosberg entrava nos boxes para mais um pit stop, Vettel perdeu o controle de sua RBR na entrada da reta. O alemão deu um giro de 360º e mostrou habilidade para evitar uma batida mais forte no muro, apenas encostando a roda traseira esquerda de leve. O britânico da Mercedes passou para terceiro. Inspirado, o campeão de 2008 deu o bote em Vergne e assumiu o segundo lugar. Vettel e Vergne foram pra os boxes e a classificação após 35 voltas era: Alonso, Hamilton, Ricciardo, Massa e Raikkonen. Rosberg voltou em décimo, logo atrás de Bottas.

Alonso foi mais uma vez para os boxes e Hamilton assumiu a liderança da prova. Mas por pouco tempo. O inglês foi para os boxes na volta seguinte, cedendo a ponta para Ricciardo. Massa, com estratégia diferente era o segundo. Raikkonen aparecia em terceiro. Alonso, Hamilton e Rosberg – que acabara de se livrar de Bottas – vinham na sequência.

Com 43 voltas das 70 voltas completadas, Ricciardo tinha aberto 14 segundos de vantagem sobre Massa. Mas o brasileiro decidiu antecipar sua parada nos boxes e colocar um novo jogo de pneus médios e voltou em sexto, próximo de seu companheiro de Williams, Bottas.

Clima esquenta na Mercedes

Quarto colocado, Rosberg se aproximava de Hamilton. Pelo rádio, a Mercedes pediu para o britânico deixar o alemão passar, apesar da distância razoável que separavam os dois. O argumento era que Nico vinha com pneus macios e precisava fazer mais um pit stop, enquanto Hamilton estava com compostos médios. Lewis, no entanto, não cedeu a posição e ainda questionou a equipe: “E meus pneus, será que vão durar até o fim?”. Enquanto isso, o alemão reclamava com a equipe pelo rádio.

Líder, Ricciardo via sua vantagem para Alonso diminuir a cada volta, caindo para 12 segundos a 15 voltas do fim. O australiano, enfim, foi para os boxes, retornando em quarto. Alonso retornou para a ponta, quatro segundos à frente de Hamilton e a cinco de Rosberg. Bottas aparecia em sexto, com Massa e Raikkonen próximos.

Na volta 57, Rosberg fez seu terceiro pit stop e retornou em sétimo, atrás de Kimi. A dez voltas do fim, o cenário era o seguinte, Alonso liderava, mas com pneus macios já gastos. Hamilton era o segundo, com compostos médios relativamente usados. Em terceiro aparecia Ricciardo com um jogo novinho de macios. Massa era o quarto com médios, seguido por Rosberg também com pneus novos e Raikkonen.

Nico então, deixou Felipe para trás, e assumiu o quarto lugar. Mais na frente, a briga pela vitória era emocionante. Alonso, Hamilton e Ricciardo estavam colados. O espanhol da Ferrari se segurava com pneus gastos e chegou até a sair da pista. O australiano tentou fazer a manobra sobre Hamilton, mas o inglês fez jogo duro e segurou a segunda posição.

A quatro voltas do fim, Ricciardo, enfim deu o bote no inglês e partiu para caça a Alonso. Um giro depois, a revelação da RBR superou o espanhol e assumiu a ponta. Com tanta confusão lá na frente, Rosberg já se aproximava dos de Hamilton e Alonso. Com penus em melhores condições, o australiano disparou para frente rumo à vitória.

Nico partiu para cima do companheiro de Mercedes, mas o inglês deu um chega pra lá e se manteve em terceiro. Alonso, com pneus em frangalhos, arrancou um incrível pódio. Massa cruzou em quinto. Raikkonen, Vettel, Bottas, Vergne e Button completaram a zona de pontuação.

AUTOR: GLOBO ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics