I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 24 de julho de 2014

CATÓLICOS DE 11 CIDADES CEARENSES RENDEM LOUVORES À SENHORA SANT'ANA

Em Iguatu, neste ano, o novenário tem como tema central, "Unidos a Cristo Videira, produzamos frutos como verdadeiros discípulos" FOTO: HONÓRIO BARBOSA

Até o próximo dia 26, fé e devoção mobilizam milhares de católicos, em 11 municípios do Ceará: Iguatu, Tianguá, Independência, Jati, Santana do Cariri, Santana do Acaraú, Mocambo, Jaguaruana, Eusébio, Paramoti e Varjota. Os fiéis celebram novenário em louvor a Senhora Sant'Ana, mãe de Maria Santíssima. A festa religiosa nas paróquias foi aberta no último dia 17, com alvorada, caminhada, missa e novena.

Dos municípios que adotaram Senhora Sant'Ana como padroeira, dois são sede de diocese, Iguatu e Tianguá. Há também dezenas de localidades e paróquias que festejam novenário em louvor à mãe de Maria. Novenas, caminhadas, missas, confissões, salvas, quermesses e procissão fazem parte da programação das festas religiosas que atraem milhares de devotos e movimentam as cidades no Interior do Estado.

Tema

Em Iguatu, neste ano, o novenário tem como tema central, "nidos a Cristo Videira, produzamos frutos como verdadeiros discípulos". A fundação da paróquia que se desmembrou da antiga São Mateus (hoje, Jucás) comemora 183 anos, mas os festejos em louvor à padroeira começaram há 285, com a chegada da imagem da santa esculpida em madeira. A celebração é campal e reúne, a cada noite, cerca de três mil devotos, ao lado da igreja Matriz.

"Este é o ano da Esperança e queremos assinalar a festa como um marco no fortalecimento da fé, na vivência diária dos ensinamentos de Jesus", ressaltou o padre Carlos Roberto Alencar, pároco da Matriz de Senhora Sant'Ana. Hoje, haverá show com o padre Juarez Castro, da Rede Vida de Televisão.

A festa da padroeira de Iguatu é tradicional e tem característica fortemente religiosa, pois após a novena a multidão retorna para casa e há pouca participação na programação social, quermesse e música ao vivo, com artistas locais, sob a coordenação da paróquia. Os devotos participam das celebrações com entusiasmo e a festa em louvor à Senhora Sant'Ana vem crescendo a cada ano, como verifica a paróquia. O pároco Carlos Roberto Alencar disse que o novenário é uma festa da família. "É um momento de confraternização e de renovação da fé".

Todos os dias, ocorrem caminhadas pela madrugada a partir das 4h30, seguida de missa, em direção a um bairro da cidade. No encerramento, no próximo dia 26, feriado municipal, haverá procissão, show e uma bênção especial para os avós, pois esta data é dedicada ao casal de santos, Joaquim e Ana, que são os pais da Virgem Maria e, portanto, avós de Jesus Cristo. Comemora-se o Dia dos Avós. 

O bispo da diocese de Iguatu, dom João Costa, ressaltou a característica religiosa da festa da padroeira. "É um exemplo para outras paróquias", disse. O bispo observou que as festas de padroeiro significam uma maior participação, aproximação das pessoas, reencontro, momentos de reflexão da palavra de Deus e uma caminhada nos ensinamentos de Jesus. Reza a tradição que Senhora Sant'Ana exerceu o papel de mãe educadora na fé de Maria.

Na cidade de Independência, a paróquia de Senhora Sant'Ana também celebra novenário, em frente a Igreja Matriz, em honra da padroeira. A festa tem mais de 160 anos de história. Hoje, haverá missa dedicada ao vaqueiro, às 10 horas, com cavalgada e almoço comunitário.

Em Tianguá, diariamente são celebradas missas, às 19h e em seguida, novena, com a participação de milhares de fiéis que lotam a praça ao lado da Igreja Matriz, cuja paróquia pertencia a Viçosa do Ceará e foi criada em 1886. Neste ano, o tema traz preocupação com os jovens: "Ó Santa Ana, mulher de fé, ajuda a nossa juventude a trilhar o caminho da fé".

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics