I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

PRISÃO DE ACUSADO DE HOMICÍDIO EM TIANGUÁ (CE)

Ontem, 30/10, por volta de 09h, no bairro Dom Timóteo, periferia de Tianguá, foi preso o indivíduo, JOSÉ DE FRANÇA, vulgo ZÉ DOIDO, nascido em 28/09/1987, residente na Rua SDO, bairro Dom Timóteo, Tianguá. 

O mesmo é acusado do homicídio de RENAN VERAS DE ARAÚJO, 16 anos, onde seu corpo foi encontrado esquartejado, dentro de um saco, em uma mata fechada nas proximidades do bairro Dom Timóteo, no dia 26/10/2013 (sábado), crime de grande repercussão na cidade. 

Com o mandado de prisão em mãos e após um cerco à residência do acusado foi feita a prisão do mesmo pela composição da RD-2772, sob o comando do CAP PM GERARDO, comandante da 4ª CIA/4º BPCOM e policiais militares, ST PM CASTRO, SD PM MELO, SD PM REIS e SD PM ALEXANDRE, onde os mesmos conduziram o acusado para a DPC de Tianguá, e encontra-se à disposição da justiça.




COLABOROU: CAP PM GERARDO CMT. DA 4ª CIA/4º BPCOM
AUTOR: TIANGUÁ AGORA

HOMEM É PRESO POR ESTUPRAR E MATAR FILHO DE 1 ANO EM PORTO ALEGRE (RS)

Polícia encontrou o pai do menino de um ano na terça-feira (29) (Foto: Reprodução/RBS TV)

Um homem suspeito de estuprar e matar o próprio filho, um bebê de 1 ano, foi preso na terça-feira, no bairro Hípica, na zona sul de Porto Alegre. No dia 30 de setembro, a criança morreu no Hospital Conceição, na zona norte da capital gaúcha, após ter sido vítima de abuso sexual e tortura. Segundo a Polícia Civil, os vizinhos da família socorreram o menino e o levaram ao hospital, mas ele não resistiu aos ferimentos.

A Delegacia de Polícia para Crianças e Adolescentes (Deca) investigou a morte do bebê e pediu a prisão preventiva do pai dele, de 30 anos. O suspeito foi encontrado escondido em uma construção e encaminhado ao Presídio Central. Ele deve ser indiciado por estupro de vulnerável, tortura e homicídio.

A polícia investiga se a mãe do bebê teve participação nos crimes ou negou socorro à criança. O casal tem outros dois filhos, de 5 e 7 anos, que estão morando na casa da avó materna por ordens do Conselho Tutelar.

O caso

A morte do bebê foi registrada na madrugada de 30 de setembro, no Hospital Conceição, em Porto Alegre. Segundo o Conselho Tutelar, por volta das 2h uma enfermeira da UTI pediátrica comunicou que uma criança estava morta e havia a suspeita de maus tratos, já que o corpo apresentava diversas fraturas e lesões nos órgãos internos.

A criança chegou ao hospital com a mãe, de 25 anos. O laudo médico, segundo a polícia, apontou que também houve abuso sexual. O menino morto vivia com o pai, a mãe e as duas irmãs em uma casa alugada no bairro Vila Jardim, Zona Norte de Porto Alegre.

Vizinhos do casal relataram que o homem é violento, batia nas crianças e usa drogas.

AUTOR: Terra

IMAGENS FORTES!!! CORPO É RESGATADO E EVIDÊNCIAS DE ASSASSINATO SÃO FORTES

O Corpo de Cícero Pernambucano como era conhecido pelos irrigantes dos Platôs de Guadalupe, foi encontrado jogado dentro de um poço abandonado e desativado no lugar chamado Canudos dentro da área dos Platôs de Guadalupe, pelo trabalhador conhecido por Burrego, que estranhou o não aparecimento de Cícero ao trabalho bem como a movimentação de urubus nas proximidades do referido poço, logo nas primeiras horas da manhã de ontem, no entanto o resgate do corpo só aconteceu por volta das 19:45, duas horas depois da chegada do corpo de bombeiros ao local.

O corpo foi levado para o hospital Pedrina Silveira para exame cadavérico e logo em seguida será feito o sepultamento, até o presente momento nenhum parente de Cícero chegou a cidade.
AUTOR: 180 Graus

VÍTIMA REAGE A ASSALTO, TOMA ARMA E ATIRA CONTRA BANDIDO, EM SANTOS (SP)

Na farmácia ficaram as marcas da briga entre vítima e assaltante (Foto: Roberto Strauss / Arquivo Pessoal)

Um homem reagiu a uma tentativa de assalto, tomou a arma do bandido e atirou três vezes contra o suspeito, no início da tarde desta quinta-feira (31), em Santos, no litoral de São Paulo.

Segundo a Polícia, a vítima tinha sacado R$ 4 mil de uma agência bancária, na avenida Ana Costa, no bairro Vila Belmiro. O suspeito, que estava armado, seguiu o homem até uma farmácia, localizada na mesma via e exigiu a entrega do dinheiro.

Após dar o envelope com a quantia, a vítima aproveitou um descuido do assaltante e reagiu. Depois de uma briga, o homem conseguiu tomar a arma do bandido e atirou três vezes contra o ladrão.

Os disparos atingiram a barriga e a região genital do assaltante. Ele foi socorrido e levado para a Santa Casa de Santos, onde permanece internado em estado grave.

AUTOR: G1/SP

HOMEM QUE USAVA BLOG PARA DIVULGAR CRIMES É PRESO SUSPEITO DE MATAR PM

Um homem que, segundo a polícia, mantinha um blog na internet para divulgar os crimes que cometia foi preso dentro do apartamento onde mora nesta quinta-feira (31), suspeito de matar o soldado da Polícia Militar (PM), Carlos Alberto Saldanha, no distrito de Icoaraci, em Belém, no mês de junho deste ano. A Divisão de Homicídios da Polícia Civil já investigava o suspeito e um segundo criminoso, que continua foragido. Eles são apontados pela PC como autores do roubo que causou a morte do PM.

"Carlos Alberto Saldanha era lotado no batalhão de Icoaraci. [Ele] foi fazer um saque por volta das 22h30 do dia 30 de junho, e quando ele parou em frente ao posto de gasolina, foi atacado pelos dois bandidos e, na pretensão de levar a moto dele, [os ladrões] acabaram por matá-lo", afirmou o delegado da Divisão de Homicídios da Polícia Civil, Gilvandro Furtado.
Polícia diz que homem postava foto em blog exibindo dinheiro roubado (Foto: Reprodução/TV Liberal)

O suspeito foi preso na manhã desta quinta no apartamento onde reside, no residencial Sevilha, na Augusto Montenegro. "Ele tem mais um parceiro. Gostaria de pedir a colaboração da população, que as pessoas tendo informações, ligue para 181, para ajudar a Polícia Civil a capturar esse elemento, que é da mais alta periculosidade. É assaltante, traficante, e tem prisão decretada pela Justiça também", acrescentou Furtado.
Segundo a Polícia Civil, suspeitos postavam fotos na internet com produtos provenientes de roubos (Foto: Reprodução/TV Liberal)

Após prender o suspeito, a polícia divulgou fotos que teriam sido postadas em um blog pessoal da dupla, onde imagens mostravam um dos homens com dinheiro roubado. "A ousadia e o cinismo desses criminosos é tão grande que eles possuem um blog na internet onde eles mostram o produto dos crimes as façanhas que eles fazem, com bebida, com mulheres, imaginando que jamais serão alcançados pela justiça. Esse blog só comprova a malandragem dele, a criminalidade que ele vive envolvido", disse o delegado da Divisão de Homicídios.

"Com as provas que a polícia dispõe que serão encaminhadas para o poder judiciário, com certeza eles serão condenados", conclui Furtado.

O suspeito foi encaminhado para o Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) e aguardam decisão da Justiça.

Entenda o caso
O soldado da Polícia Militar (PM), Carlos Alberto Saldanha, 35 anos, foi morto em junho deste ano no distrito de Icoaraci, na região metropolitana de Belém. Segundo a polícia, a vítima tinha medo da violência e pretendia deixar a corporação em breve.

A polícia afirma que o PM foi morto em um posto de gasolina. Ele estava estacionado em uma moto, esperando um amigo que havia entrado na loja de conveniência para fazer um saque em um caixa eletrônico. Foi quando dois homens armados teriam anunciado o assalto. O PM reagiu e acabou sendo baleado.

Carlos Alberto Saldanha trabalhava há 9 anos como policial militar, havia concluído no primeiro semestre o curso de Licenciatura em Biologia pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia (IFPA) e, segundo a família, tinha planos de sair em breve da corporação.

AUTOR: G1/PA

SECRETARIA DE SEGURANÇA E MP FAZEM OPERAÇÃO CONTRA MILÍCIA DE CAXIAS (RJ)

Polícia expediu 23 mandados de prisão (Foto: Divulgação / Secretaria de Segurança Pública do RJ)


Agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Secretaria de Segurança Pública (Seseg), realizam, nesta quinta-feira (31), a operação Capa Preta II para desarticular uma das mais violentas milícias do Rio, que atua na Baixada Fluminense. Até as 16h, dez pessoas tinham sido presas.

A ação também é realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público (MPRJ) e conta, ainda, com o apoio da Polícia Militar. Ao todo, os agentes visam cumprir 23 mandados de prisão, incluindo contra policiais, militares da Marinha e até um ex-político.

Os presos foram identificados como: cabo da PM Fábio Delfino de Oliveira, tenente da PM Samuel Felipe Dantas de Farias, Jonas Gonçalves da Silva (ex-PM e ex-vereador de Duque de Caxias), seu filho Eder Fabio Gonçalves da Silva, conhecido como "Fabinho é nós" e o fuzileiro da Marinha Lúcio Loyola. Além deles, Fábio Grama Miranda, Jorge Luiz Moreira de Souza, José Gomes da Rocha Neto, conhecido como Kiko, Wander Lucio Pereira Gomes, e Roberto Wagner Lima de Castro, conhecido como Betão, foram presos.
Presos foram levados para a Seseg (Foto: Mariucha Machado / G1)
Delegado Alexandre Capote diz que a operação continua (Foto: Mariucha Machado / G1)

Segundo o delegado titular da Draco-IE, Alexandre Capote, a quadrilha chegava a movimentar cerca de R$ 400 mil por mês. "A operação continua. Podemos considerar um sucesso porque apreendemos documentos que comprovam agiotagem e estouramos uma central de Gatonet clandestina com 10 mil assinantes que era operada por eles", afirmou.

Testemunha mortas
De acordo com o delegado, a operação com o mesmo nome, que ocorreu em 2010, prendeu cerca de 30 pessoas e logo em seguida, mais da metade, foi solta. Em meados de 2012, foi realizada a operação Purificadora e novamente as pessoas foram soltas. Na época, segundo o delegado, várias testemunhas foram fuziladas para tentar impedir que o esquema fosse descoberto e diversos homicídio na região voltaram a acontecer.

“Isso é uma audácia em relação às testemunhas que estavam colaborando com a investigação. Elas tinham um papel valioso. É uma afronta. Eu e os policiais éramos ameaçados. O nosso maior desafio era conseguir essas testemunhas”, completou Capote.

O promotor Fábio Miguel, do Gaeco, admite a necessidade de constantes operações. “Nós sabemos que é um trabalho árduo e que precisa ser contínuo. Um dos nossos maiores objetivos é desmantelar os braços que financiavam o grupo”.

De acordo com o promotor, após ser preso e, em seguida solto, eles voltaram mais violentos. “Isso não nos inibe. Nos dá mais ânimo para continuar”.

A ação
Entre os procurados pelos agentes estão sete PMs, cinco ex-policiais militares, dois fuzileiros navais, um ex-policial civil e o ex-vereador de Duque de Caxias, conhecido como "Jonas é nós!".

A investigação dá conta que a quadrilha age, pelo menos, desde 2007, nos bairros caxienses Vila São José, Jardim Leal, Gramacho, Vila Guaíra, Sarapuí, Lote XV, Parque Suécia, Vila Rosário, Pilar, São Bento, Parque Muisa, Parque Fluminense e Pantanal.

Entre os crimes estão homicídios, incluindo das testemunhas, cobranças de taxas para serviços clandestinos de segurança, a imposição da compra de cestas básicas por valores abusivos, tráfico de armas de fogo, agiotagem, roubo de propriedades, parcelamento irregular do solo urbano, exploração irregular de TV a cabo e internet, exploração de jogos de azar, prestação de transporte alternativo clandestino e venda ilegal de botijões de gás. Os mandados de prisão foram expedidos pela Juíza Daniela Barbosa Assumpção, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Duque de Caxias.

Segundo a Secretaria de Segurança, os criminosos costumam atuar com crueldade através de tortura, lesões corporais graves, extorsões, ameaças, constrangimentos ilegais e injúrias. Eles são suspeitos, ainda, de ocultação de cadáveres.

O nome da ação faz referência à Operação Capa Preta, realizada em 2010, em que todas as testemunhas foram assassinadas pelo grupo. Os mandados expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Duque de Caxias são por formação de quadrilha armada para prática de crime hediondo.

A ação é realizada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco-IE), ligado à Secretaria de Segurança, da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI), do Ministério Público (MPRJ), com a Corregedoria da Polícia Militar e com a Coordenadoria de Inteligência da corporação.

AUTOR: G1/RJ

VEJA LISTA DE HISTÓRIA HORRIPILANTES DIGNAS DO DIA DAS BRUXAS

Decoração assustadora
Uma família de Mustang, no estado de Oklahoma (EUA), chocou os vizinhos ao colocar decorações de Halloween (Dia das Bruxas) assustadoramente realistas. O casal Johnnie e Jennifer Mullins instalou decorações que incluem um homem que parece ter sido atropelado por uma caminhonete e outro cuja cabeça parece ter sido esmagada pela porta da garagem, provocando preocupação na vizinhança (leia a matéria).
Família de Oklahoma chocou os vizinhos ao colocar decorações de Halloween assustadoramente realistas (Foto: Reprodução/Facebook/Johnnie Mullins)

Mansão abandonada
Localizada no centro de Pequim, na China, uma mansão com arquitetura barroca francesa está abandonada desde o fim dos anos 40, já que muitos dos moradores da região acreditam que a residência seria mal-assombrada. O local não encontrou compradores desde que foi cenário de uma tragédia em 1949, quando uma mulher, abandonada pelo marido, teria tirado a própria vida dentro da casa (leia a matéria).
Apesar de estar localizada em área considerada nobre de Pequim, mansão não encontra compradores (Foto: Gilles Sabrie/The New York Times)

Fantasma bagunceiro
No condado de Kent, na Inglaterra, as câmeras de segurança de uma loja de produtos de nutrição teriam flagrado um fantasma, que derrubou produtos das prateleiras próximo a um dos clientes (leia a matéria).
Indicação mostra caixa de chá que estaria supostamente flutuando, antes de cair atrás de cliente (Foto: YouTube/Reprodução/nightghosthouse)

Leilão macabro
O escritório de serviços gerais de Nova York precisou recorrer ao site de leilões "eBay" para tentar vender um enorme refrigerador de cadáveres, que era utilizado pelo hospital psiquiátrico de Manhattan. O artigo usado, com quatro gavetas, teve preço inicial de R$ 950, e o comprador teria que se deslocar até o Centro Psiquiátrico de Manhattan para retirar o produto (leia a matéria).
Depois de a instituição recorrer ao eBay, refrigerador com espaço para quatro cadáveres recebeu diversas ofertas (Foto: Reprodução/eBay)

Não vou mudar não...
O governo do Japão assegurou em maio deste ano "não saber" sobre a presença de algum fantasma na residência oficial do primeiro-ministro, Shinzo Abe, devido à demora do político para se mudar para o local. Sobre o prédio, situado no coração de Tóquio a poucos passos do Parlamento, pesa uma lenda que diz que por seus corredores vaga o fantasma de um jovem militar do Exército Imperial japonês que participou do golpe de Estado fracassado do dia 26 de fevereiro de 1936 (leia a matéria).
Pergunta foi feita devido à demora da mudança de Shinzo Abe para a residência oficial (Foto: Yoshikazu Tsuno/AFP)

Fantasma inglês
Em fevereiro deste ano, as câmeras de segurança de um centro comunitário de South Ruislip, na Inglaterra, registraram a aparição de um suposto fantasma. O circuito teria gravado a figura de um homem andando próximo à porta de saída do estabelecimento, e desaparecendo logo em seguida ao atravessar uma grade (leia a matéria).
Câmera teria registrado fantasma saindo de centro comunitário (Foto: Reprodução)

Casa leiloada por 1 euro
Um usuário do site de leilões online "eBay" fez o anúncio de uma casa de 350 metros quadrados e 4 quartos, localizada na região de Ródano-Alpes, na França, por apenas 1 euro. O preço tão baixo é justificado pelo fato de que a residência seria mal-assombrada, por ter sido palco de duplo assassinato nos anos 50 (leia a matéria).
Casa mal-assombrada na França foi à venda por apenas 1 euro (R$ 2,70). (Foto: Reprodução)

Espelho 'do mal'
Um perfil do site de leilões online “eBay” ofereceu por cerca de R$200 um espelho antigo que, de acordo com a descrição do produto, seria mal-assombrado. Desde que o objeto foi instalado, ele teria atraído má sorte, e os moradores dizem acordar ouvindo vozes, enxergar sombras, e que chegam a despertar no meio da noite sentindo dores e percebem arranhões em diversas partes do corpo (leia a matéria).
Espelho seria responsável por atividades sobrenaturais na casa (Foto: Reprodução)

A volta do fantasma de vampiro
Boatos sobre a volta do fantasma do lendário vampiro Sava Savanović, no fim de 2012, criaram pânico na vila de Zarozje, perto da cidade de Bajina Basta, na Sérvia. Um aviso oficial pedia para os aldeões colocarem alho em seus bolsos e cruzes de madeira nos quartos de casa. (leia a matéria).
Outdoor mostra o lendário vampiro Sava Savanović . O cartaz diz: 'primeiro vampiro sérvio'. (Foto: Darko Vojinovic/AP)

Fantasma de Diana
No início de 2012, o investigador paranormal Michael Cohen comentou sobre um vídeo que mostraria supostamente uma figura fantasmagórica de aparência semelhante à da princesa Diana em um vitral. O vídeo foi filmado em uma igreja de Glasgow, na Escócia, por turistas chineses (leia a matéria).
Vídeo foi filmado em uma igreja escocesa por turistas chineses. (Foto: Reprodução/ITN News)

AUTOR: G1/SP

CORPOS DE 92 PESSOAS SÃO ACHADOS NO DESERTO DO SAARA; IMIGRANTES MORRERAM DESEDE

Voluntários ajudam no resgate de corpos de imigrantes no Saara, no Níger (Foto: Almoustapha Alhacen/ AP)

Os corpos de 92 imigrantes, a maioria mulheres e crianças que morreram de sede, foram encontrados no norte do Níger, depois que o veículo em que estavam quebrou quando tentavam atravessar o deserto do Saara, disseram autoridades nesta quinta-feira (31).

Os imigrantes haviam partido em meados de outubro em dois caminhões da cidade mineira mais ao norte do Níger, Arlit, para atravessar o deserto na direção de Tamanrasset, na Argélia, mas se dispersaram para procurar água depois que um veículo quebrou.

O prefeito de Arlit, Maouli Abdouramane, disse que 92 corpos foram recuperados após dias de buscas --52 crianças, 33 mulheres e sete homens.

"As buscas continuam", disse o prefeito à Reuters por telefone. Ele disse que todas as vítimas são do Níger, mas que seu destino final ainda não estava claro.

Uma autoridade militar disse que cerca de 20 pessoas do grupo sobreviveram à tragédia. Cinco delas andaram quilômetros pelo deserto escaldante de volta para Arlit, onde informaram as autoridades sobre o ocorrido.

A rota através do Saara ainda é usada por muitos emigrantes da região e de áreas mais distantes.

Mais de 32 mil imigrantes chegaram este ano ao sul da Europa, vindos da África, embora não esteja claro se esse era o destino desse grupo.

Centenas dos que tentaram chegar à Europa pelo Mediterrâneo morreram afogados durante a travessia nos últimos meses.

AUTOR: REUTERS

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE 30 À 31/10, DA 2ª CIA/3º BPM NA SERRA DA IBIAPABA

TCO POR AMEAÇA/IBIAPINA

Ontem, 30/10, por volta de 09h30, na Rua Pe Ibiapina, centro da cidade de Ibiapina, foi preso o indivíduo, ENOQUE LINO DA SILVA, nascido em 25/08/1973, solteiro, agricultor, natural de Ibiapina, residente no Sítio Jurema, Ibiapina. 


O mesmo de porte de uma faca fez a ameaças a pessoa de GEOVANI GOMES DE ARAÚJO, nascido em 22/03/1975, casado, motorista, natural de Ibiapina, residente no Sítio Paturi, Ibiapina. 

Atendeu a ocorrência a composição da CP-3452, SGT PM ALDEMAR e SD PM CARDOSO, os quais conduziram o suspeito para a DPC de Tianguá, onde foi autuado no Art. 147 do CPB.

VISTORIA NA CADEIA PÚBLICA DE TIANGUÁ

Ontem, 30/10, por volta de 17h30, na Cadeia Pública de Tianguá, foi realizada uma vistoria, onde foram apreendidos os seguintes objetos:

* 1 CACHIMBO P/ USO DE CRACK;

* 5 COSSOCOS;

* 8 CARREGADORES DE CELULAR;

* 1 CHIP P/ CELULAR;

* E 1 PEDRA DE CRACK;

* 6 BATERIAS DE CELULAR;

* 1 CARTÃO DE MEMÓRIA;

* 1 FACA;

* 1 GILETE;

* UMA PEQUENA QUANTIA DE CRACK E 1 CIGARRO DE MACONHA;

* E UMA AGENDA, CONTENDO ENDEREÇOS E NÚMEROS DE TELEFONES DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS.

Realizaram a vistoria as composições da CP-3412, SGT PM LUIS CARLOS, SD PM BENJAMIN e SD PM JESSÉ, FTA/MOTOS, CB PM SANTOS, CB PM L. SOUSA e SD PM FREIRE.

COLABOROU: SD PM GOMES
AUTOR: TIANGUÁ AGORA

VIÇOSA DO CEARÁ TEM NOVO PONTO DE DEVOÇÃO ROMEIRA

Na localidade de Lagoa do Carnaubal, zona rural do município, foi erguida uma capela no túmulo onde o jovem Cesário foi sepultado pela primeira vez. Todo ano há missa no Dia de Finados FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES

Viçosa do Ceará Romeiros de diversas regiões do Brasil passam por este município nos próximos dias 1 e 2 de novembro para visitar a Cruz do Finado Cesário. O local virou roteiro para turismo religioso devido ao grande número de depoimentos de graças e favores alcançados em nome do jovem de 17 anos, Cesário Luiz dos Santos. Em 1925, acusado de um crime que não cometeu, ele foi barbaramente assassinado. Desde então, após a injustiça, seu nome vem sendo relacionado a possíveis curas e graças alcançadas. A romaria em sua devoção chega a mobilizar cerca de cinco mil pessoas em datas como o Dia de Finados, no sábado.

A devoção despertou o interesse de estudantes de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará (UFC). No próximo sábado, eles estarão apresentando aos romeiros e à população um projeto base para a implantação de um Centro de Romaria no lugar onde já se encontra a uma cruz e uma capela, na localidade de Lagoa do Carnaubal, zona rural do município. Foi lá onde, Cesário Luiz foi assassinado.

Anualmente, a população se reúne em procissão à localidade, numa caminhada de 9km, da Vila Padre Vieira até o local considerado sagrado. São comuns depoimentos emocionados de pessoas que tiveram atendidos seus pedidos, alcançando curas, realizando conquistas materiais e profissionais.

No local são expostos ex-votos, peças de madeira simbolizando as partes do corpo humanas saradas por força dos possíveis milagres alcançados em nome do finado Cesário.

Fotos de desejos realizados e manifestações escritas pelos romeiros certificando as graças alcançadas podem ser vistas dentro da capela erguida no túmulo onde foi sepultado, pela primeira vez, o jovem.

O agricultor Antônio Passos de Araújo é responsável por repassar a história de Cesário, considerado mártir pela maneira como morreu. Seu Antônio, como é conhecido pelos romeiros, conversou com um dos moradores que presenciou o fato na época e é responsável hoje pela manutenção do lugar, bem como pela transmissão da história oral.

Ele conta que a maior parte dos romeiros vem de outros Estados, principalmente Piauí, mas que chegam pessoas até do Estado do Amazonas. "A maioria é dona de casa, agricultor, comerciantes. Eles passam por aqui no caminho para outras peregrinações, como Canindé´".

As dificuldades para chegar até o local são muitas, motivo apontado por Antônio para o número de romeiros não ser ainda maior. Mas essas dificuldades estão sendo estudadas e o primeiro passo já foi dado. Numa parceria do município com a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), já está sendo feita a instalação de luz elétrica por todo o caminho.

A estrada ainda não é asfaltada e falta água encanada. Nas proximidades da capela, onde é rezada a missa anual, não há estrutura para alimentação ou hospedagem. Esses são alguns dos pontos que estarão sendo cobertos pelo projeto da UFC, que visa a implantação de um Centro de Romaria com um redário, estabelecimentos que ofereçam alimentação e a melhoria da infraestrutura.

O professor coordenador do projeto, Marcondes Araújo, explica que a universidade já possui um bom contato com a Prefeitura. "O local apresenta uma precariedade estrutural muito grande para a recepção dos romeiros, o projeto é montar ali um espaço para fé, onde se possa ser realizada uma missa campal, um memorial, um local para guardar ex-votos e até um redário", disse. A aluna Marilia Aguiar é umas das 30 universitárias que trabalham no projeto.

Ela destaca que na apresentação no sábado haverá uma conversa com a população e os visitantes. "Vamos apresentar a base do projeto e ter esse diálogo a fim de identificar quais as necessidades particulares de cada um dos públicos".

O vereador José Nivaldo Soares explica que esse projeto é um grande avanço para a comunidade, que já recebeu inclusive o Sebrae para conversar sobre empreendedorismo. "Trouxemos um técnico do Sebrae aqui que esteve em contato com a comunidade para apresentar as diversas oportunidades comerciais, como lanchonete e estabelecimentos para vender artesanato"´.

Mais informações:
Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, Pça. Clóvis Beviláqua
Telefone: (88) 3632.1144
Faculdade de Arquitetura UFC Fortaleza - (85) 3366.7300

Fiéis atribuem poder de cura ao jovem

No ano de 1925 foi assassinado o jovem Cesário Luiz dos Santos, acusado de engravidar a filha de seu patrão. Os irmãos da moça perseguiram Cesário após ele se recusar a casar, amarrando-o em um jumento e fazendo com que fosse arrastado até próximo ao local de sua morte. Depois de arrastado e machucado, Cesário foi obrigado a subir um alto, onde por fim o atiraram e o mataram, jogando seu corpo em uma pequena caverna de 30 pés de profundidade. 


Ele foi encontrado dois dias depois em uma posição como se estivesse sentado. Com a crendice que sua alma era milagrosa, muitas pessoas passaram a visitar o local de sua morte, deixando donativos. Por não haver nenhuma segurança, os objetos eram roubados. O morador Manoel José da Silva tomou a iniciativa de construir a capela de São Francisco. Ele pediu licença para tirar os restos mortais do finado Cesário, sepultando em um canto da capela. Desde então, missa anual é celebrada no local de devoção.

AUTOR: DN

SEM ÁGUA, CIDADE DO PIAUÍ É ABASTECIDA POR CARRO-PIPA QUE PERCORRE 110 Km

Parte do gado foi dizimada pela seca, e carcaças são encontradas pelas estradas (Foto: Patrícia Andrade/G1)

Betânia do Piauí, no semiárido, é um dos 210 municípios piauienses castigados pela pior seca em mais de 40 anos no estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Defesa Civil, não chove há dois anos na região. Sem água encanada, a localidade de pouco mais de 6 mil habitantes não conta também com o único reservatório da cidade, que secou a ponto de tornar a água imprópria para consumo. O abastecimento é feito por caminhões-pipa, que uma vez por mês trazem água da cidade de Patos, distante 110 km, para os moradores da cidade. Na zona rural, o abastecimento das cisternas pode demorar dois meses.
Claudio Meireles, especialista em bioquímica, com copo de água imprópria (Foto: Patrícia Andrade/G1)

O fornecimento é garantido por meio de contratos com o Exército Brasileiro e a Defesa Civil, mas as famílias da zona urbana recebem 400 litros de água por dia, média de 100 litros por pessoa, quantidade insuficiente segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) – de acordo com o órgão, são necessários ao menos 200 litros por dia para suprir as necessidades de uma pessoa, o dobro do entregue.

A água da barragem Juazeiro Grande, único reservatório da cidade, não pode ser consumida desde que o nível da represa baixou muito. Exames de laboratório solicitados pela prefeitura mostraram que ela é imprópria para o consumo.

A obra de instalação da Estação de Tratamento de Água (ETA), iniciada em 2006, nunca foi concluída. A implantação da rede de distribuição de água tampouco. De responsabilidade da Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa), o prédio foi erguido em local sem energia elétrica ao custo de R$ 47.146,26, em recursos próprios da Agespisa.

Ao G1, a empresa informou que a obra foi concluída há cinco anos, mas que o sistema de abastecimento de água não entrou em funcionamento porque não havia onde pegar água. A Agespisa disse ainda que está realizando estudos de viabilidade técnica para verificar a possibilidade de fazer a captação no açude da Barragem Poço Marruá, na cidade de Patos, a mais próxima de Betânia do Piauí.

O atual prefeito de Betânia, José Evangelista da Rocha, disse que a prefeitura tem buscado informações sobre a obra e também sobre a concessão da Agespisa para o fornecimento de água na cidade, mas que nunca obteve uma resposta satisfatória.

Segundo José Evangelista, a prefeitura mantém contrato com dois carros-pipa que abastecem escolas, postos de saúde e órgãos da administração municipal na zona urbana e rural. O custo mensal com os carros é de R$ 13 mil, mas, de acordo com o prefeito, o pagamento está atrasado porque não há recursos suficientes.

"Não temos arrecadação e contamos apenas com o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Temos administrado esses problemas com bastante dificuldade. Para amenizar os efeitos da seca estamos viabilizando a perfuração de alguns poços em parceria com o governo federal", disse.

'Nunca tinha visto uma seca tão braba'
O G1 acompanhou no dia 4 de outubro o abastecimento a uma casa na comunidade Laranjeiras, a 15 km da zona urbana de Betânia. O aposentado José Pedro Vieira da Silva, de 86 anos, ficou feliz com a chegada do carro-pipa, mas logo foi avisado que só teria água novamente em dezembro.

"Essa água que abastece a cisterna é usada para beber e fazer comida. Para outras coisas, tem que buscar no cacimbão que já está quase seco. Tem que economizar. Em tantos anos de vida nunca tinha visto uma seca tão braba como essa", disse o aposentado.
Casal de aposentados recebe carro-pipa para abastecer a cisterna (Foto: Patrícia Andrade/G1)
Maria Evanilde mandou cavar poço, mas água não serve para o consumo (Foto: Patrícia Andrade/G1)

Da comunidade Laranjeiras o G1 percorreu mais alguns quilômetros em estrada carroçal até chegar ao Povoado Salgadinho. Lá, a dona de casa Maria Evanilde de Brito contou com a ajuda de um irmão que mora em São Paulo para conseguir recursos e mandar perfurar um poço em casa. Foram gastos mais de R$ 3 mil com o serviço e, para decepção da dona de casa, a água que conseguiu não tem qualidade para o consumo humano.

Por não ter energia, o processo para retirar água do poço é todo manual. Para encher só a metade do reservatório de 200 litros, Maria Evanilde leva mais de duas horas. A água só serve para dar aos animais e para alguns afazeres domésticos.

"A gente tinha esperança de ter água, mas o que é retirada do poço não dá nem pra beber. Temos que esperar pela água que é entregue pelo carro-pipa e já tem mais de um mês que ele passou", disse a dona de casa.

Mesmo recebendo a água que é distribuída de graça pelo Exército, algumas famílias ainda precisam adequar o apertado orçamento para comprar o produto que é vendido a R$ 2 (tonel com 40 litros). A viúva Josefa Maria de Jesus, de 49 anos, sobrevive com a pensão de um salário mínimo e tem que administrar os poucos recursos no sustento da casa que divide com os três filhos. Por mês, ela chega a gastar até R$ 30 na compra de água.

"É complicado porque a gente tem que comprar comida e remédio. Estamos cozinhando no fogão a lenha porque entre comprar o gás ou a água escolho a água. É uma situação difícil porque a gente vivia da agricultura e comia o que plantava, mas nunca mais plantamos nada", relatou Josefa, que integra a parcela de 70% das famílias que vive da agricultura na região.

Reflexos na agricultura e pecuária
Além da população e das plantações devastadas, os animais também sofrem os efeitos da estiagem. Apenas 30% do rebanho de gado e 50% dos ovinos sobreviveram em meio a falta de água e comida. Só 10% da produção leiteira foram mantidos, uma perda significativa para quem sobrevivia da pecuária.

"Estamos há quatro meses sem receber o milho para alimentação da criação. Com isso, os grãos que conseguimos comprar chega a um preço mais alto e não é viável para os produtores", disse o secretário municipal de agricultura, Francielson Coelho de Macêdo.

Não é difícil caminhar pelo sertão piauiense e esbarrar em carcaças de animais. São marcas deixadas pela estiagem. Nem mesmo a vegetação típica de regiões quentes tem conseguido sobreviver em meio à falta de chuva.
Viúva diz gastar quase R$ 30 por mês na compra de água (Foto: Patrícia Andrade/G1)

Na comunidade Suspiro, também zona rural de Betânia do Piauí, o G1 encontrou o aposentado Antonio José Rodrigues, 70 anos, triturando palma forrageira (vegetação típica do cerrado) para alimentar o rebanho que conseguiu manter. "Só consegui salvar 14 cabeças de gado. Vendi 20 por um preço bem baixo só pra não ver morrer mesmo. Como não tem ração a gente vai tentando alimentar com a palma", disse o aposentado.
Aposentado tritura palma forrageira para alimentar o gado que sobreviveu (Foto: Patrícia Andrade/G1)

93% dos municípios em emergência
No Piauí, mais de 1 milhão de pessoas vêm sofrendo os efeitos da estiagem há mais de dois anos. Cerca de 93% dos municípios já decretaram situação de emergência. De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, 210 das 224 cidades do estado tiveram a solicitação de reconhecimento concedida. A estiagem é a maior desde 1970, segundo a Secretaria Estadual de Defesa Civil.

Segundo o IBGE, a população do Piauí é a terceira maior do país em migração. Os dados mostram ainda que nos últimos cinco anos, 140 mil pessoas deixaram o estado em busca de trabalho e melhores condições de vida. A seca teria sido um dos principais fatores para "expulsar" os piauienses.

O Ministério da Integração Nacional informou que o estado já recebeu R$ 35 milhões para socorro, assistência às vitimas e restabelecimento de serviços essenciais, além de R$ 4,8 milhões para recuperação de poços. A pasta também disse que repassa recursos para os estados, com o objetivo de contratarem outros carros para reforço à operação. No total, o Piauí é atendido com 748 carros, beneficiando mais de 224 mil pessoas.

Esta é a maior Operação Carro-Pipa já desenvolvida no país, coordenada pelo Ministério da Integração Nacional e com a logística executada pelo Exército Brasileiro. De janeiro de 2012 a setembro de 2013 foram investidos R$ 855 milhões na operação com a contratação de 5.659 carros-pipa, atendendo a 807 municípios atingidos pela seca.


AUTOR: G1/PI

MÃE DE ESTUDANTE MORTO DESABAFA NO FACEBOOK AO SABER DE AMIGA BALEADA

A universitária Isabela Pavani Cruz, baleada na cabeça em uma tentativa de assalto na Via Dutra, na região de Guarulhos, na Grande São Paulo, era amiga do também estudante universitário Victor Hugo Deppman, outra vítima da violência, em abril deste ano.

A mãe de Victor Hugo, Marisa Rita Riello Deppman, ao saber do ocorrido com Isabela Pavani, internada em estado gravíssimo no Hospital Nipo-Brasileiro, postou nesta quarta-feira (30) um desabafo em sua página da rede social: "Infelizmente, o raio caiu duas vezes no mesmo lugar".
Familiares e amigos prestam solidariedade a Isabela Pavani (Foto: Reprodução/Facebook)

Estudante de rádio e TV da Faculdade Cásper Líbero, Victor Hugo, 19, foi morto com um tiro na cabeça na noite de 9 de abril em frente ao prédio onde morava, no Belém, na Zona Leste de São Paulo. Ele chegava ao edifício quando foi abordado por um adolescente de 17 anos, que atirou após o jovem entregar o celular, mesmo sem reagir. O menor está na Fundação Casa.

Marisa escreveu que foi "surpreendida com a notícia de que uma amiga de meu filho Victor Hugo, Isabela Pavani, foi vítima de uma tentativa de assalto, e mesmo sem reagir a ele, foi alvejada com um tiro na cabeça".

"Desde a morte do Victor em 09/04/2013, eu tenho cobrado, insistentemente, das nossas autoridades, de todas as esferas de poder, providências quanto à segurança do nosso país, em especial do estado de São Paulo, onde vivo com muito medo", escreveu.

A mãe do jovem disse que vai continuar "lutando por uma sociedade mais justa e com menos impunidade com meus amigos de caminhada". Segundo ela, a resposta para tentar combater essa violência será dada no ano que vem "nas urnas".

Além dela, amigos e familiares de Isabela Pavani têm colocado em suas páginas no Facebook fotos no perfil com a mensagem "#Força Isa".

O crime
Na noite de terça-feira, Isabela Pavani Cruz estava com uma amiga indo de Arujá, onde a família mora, até a faculdade, em Guarulhos, quando foi surpreendida por criminosos.

Por volta das 19h, o carro onde estavam as jovens foi atingido na traseira, na altura do km 215 da rodovia, pelo veículo dos criminosos. Após a colisão, a estudante se assustou e deixou o seu carro, que era blindado, para ver o que havia acontecido.

Três homens saíram do outro veículo e, antes mesmo de anunciarem o assalto, um deles atirou. O disparo atingiu a cabeça da universitária. Depois do crime, o trio fugiu sem levar nada. A amiga de Isabela não se feriu.

A jovem foi socorrida e permanecia internada em estado gravíssimo no Hospital Nipo Brasileiro, na Zona Norte da capital paulista nesta quarta-feira (30). De acordo com a assessoria de imprensa da unidade, a bala entrou na nuca da jovem e se alojou na cabeça. Os médicos tentavam estabilizar o quadro antes de fazer uma nova avaliação.

O caso foi registrado no 2º Distrito Policial de Guarulhos. Segundo o delegado Ericson Porzlt, responsável pela investigação, o crime “aparentemente foi uma tentativa de roubo e não uma tentativa de homicídio”.

AUTOR: G1/SP

POPULAÇÃO LINCHA E MATA ASSALTANTE QUE MATOU VIGILANTE

Após a morte do vigilante José Barbosa dos Santos, 71 anos, que foi executado na manhã de segunda-feira (28/10), no município de Propriá\ Sergipe, população se revolta e mata assassino.

Informações dão conta que, dois homens chegaram numa motocicleta e anunciaram o assalto, alvejando o vigilante na porta da empresa onde trabalhava localizada no bairro Poeira.


A polícia informou que, os bandidos fugiram na moto e um deles caiu no bairro Matadouro, em seguida tentou roubar outra moto, mas o condutor reagiu e ele atirou no rapaz que foi socorrido. Um dos acusados entrou no mato e foi linchado por populares. 


Ele foi encaminhado ao hospital mas não resistiu e morreu.
AUTOR: Isto é Sergipe

MAIS DE 4 MIL ARMAS SÃO DESTRUÍDAS NO CEARÁ

As armas foram destruídas pelo Exército Brasileiro. FOTO: DIVULGAÇÃO/ TJCE

A Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), encaminhou 4.401 armas de fogo para destruição, na última terça-feira (29). O armamento estava distribuídos em 116 fóruns do Interior do Estado e também em Fortaleza, no período de 19 de fevereiro até o último dia 17 de outubro.

Também foram apreendidos e destruídos 30.406 cartuchos de munições (calibres diversos, intactos e deflagrados), 200 kg de chumbo, 166 kg de pólvora e 250g de dinamites.

A estatística foi divulgada nesta quarta-feira (30) pelo capitão da Polícia Miltar, Gilberto Sabóia de Sousa, responsável pela Casa das Armas. “Podemos observar que gradativamente o número de armas recolhidas e destruídas foi aumentando, principalmente graças ao trabalho pertinente da Presidência do TJCE e dos magistrados encarregados dos processos judiciais”, disse.

O capitão informou ainda que o material foi destruído pelo Exército Brasileiro, de acordo com a lei nº 10.826/2003, que dispõe sobre a destruição ou doação de armas de fogo apreendidas aos órgãos de segurança pública ou às Forças Armadas.

No último dia 23, mais de 2 mil armas já tinham sido destruídas no Ceará

AUTOR: DN

MP FAZ 'DEVASSA' EM QUIXERAMOBIM (CE)

O Ministério Público do Ceará (MP/CE) e a Polícia Civil deflagraram, na manhã de ontem, a ´Operação Tolerância Zero´ em Quixeramobim (206 Km de Fortaleza). 

Ao todo, dez mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara daquela Comarca, foram cumpridos lá e em Fortaleza, com o objetivo de obter elementos que possam comprovar supostas irregularidades, que estão sendo investigadas.
Na tarde de ontem, representantes do Ministério Público Estadual e da Polícia Civil detalharam a operação realizada em Quixeramobim. Foram cumpridos mandados de busca na casa do prefeito, na Prefeitura e na Câmara Municipal FOTO: KIKO SILVA

O representante do Ministério Público em Quixeramobim, Igor Pinheiro, disse que familiares do prefeito Cirilo Pimenta e alguns de seus correligionários estariam envolvidos em um esquema que ele chamou de "atos de corrupção, capitaneados pelo prefeito e a quadrilha que ele comanda dentro da Prefeitura".

As apurações estão sendo feitas por uma ´força-tarefa´ montada por vários promotores de Justiça. O promotor Marcelo Pires, titular da Comarca de Quixadá, disse que a operação detectou "irregularidades e ilegalidades graves, comprovadas por documentos, coleta de depoimentos e escutas telefônicas autorizadas pela Justiça".

Dentre os investigados estão o próprio Cirilo Pimenta, seus filhos Antônio Manoel Siqueira Pimenta e Mariana Siqueira Pimenta Cruz; sua irmã, a vereadora Luíza Cristina Pimenta; seu genro, Reimilson Cruz; o presidente da Câmara Municipal, Clébio Ferreira da Silva; o vice-prefeito, Tasso Pinheiro; o vereador, Everardo André de Sousa Junior; o ex-procurador do Município, Ricardo Alexander Cavalcante; e três secretários municipais, Ana Edna Leite Leitão, Claudianne Borges Saldanha e Francisco Idelbrando Rocha.

"Fantasmas"

Todos os secretários citados foram eleitos para o mandado de vereador e assumiram cargos de secretários. Porém, segundo o Ministério Público, teriam continuado recebendo pagamentos como vereadores. "Eram, na verdade, vereadores fantasmas".

Igor Pinheiro disse que foi protocolado, ainda ontem, um pedido de cassação dos mandatos dos seis vereadores que são suspeitos de envolvimento com casos de corrupção e o pedido de impeachment do prefeito e do vice, na Câmara Municipal. Os pedidos deverão ser votados quarta-feira, quando acontece a próxima sessão ordinária da Câmara. "O julgamento é político. Os vereadores é que vão dar esta resposta a sociedade, diante dos fatos", disse Marcelo Pires.

De acordo com o MPCE, Mariana Pimenta e seu irmão Antônio Manoel Pimenta, eram contratados como médicos e recebiam R$ 22 mil, por mês, o que representaria quase o dobro do teto salarial do funcionalismo público municipal. "São muitas irregularidades. O caso mais escandaloso é o do médico, Carlos Roberto Mota Almeira, que é concursado do Município, tem dois contratos de médico estatutário e ainda é Secretário Municipal. Acumulou remunerações que chegam a 64,9 mil reais por mês. Em sete meses recebeu cerca de R$ 370 mil", disse Pires. O promotor Igor Pinheiro informou que já foi deferido o afastamento daqueles que acumulavam cargos e a quebra de sigilos bancário, fiscal e telefônico dos investigados.

Todas as irregularidades serão aprofundadas para subsidiar ações civis públicas para ressarcimento do erário, a improbidade administrativa dos agentes públicos envolvidos, bem como ações penais já que ficaram evidenciados crimes como peculato, desvio de verbas, falsificação de documentos e formação de quadrilha", disse Pinheiro.
O prefeito Cirilo Pimenta esteve na redação do jornal e negou as acusações. Ele disse estar sofrendo perseguição do promotor FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES

Prefeito nega

O prefeito de Quixeramobim Cirilo Pimenta negou veementemente as acusações feitas pelo MP. Ele afirmou que as denúncias são "mentiras","calúnias" e fruto de perseguição do promotor de Quixeramobim. "Ele trabalha obstinadamente me perseguindo", disse Pimenta.

A denúncia do MP de que os dois filhos de Cirilo Pimenta recebem salários mais altos em relação aos demais médicos foi refutada pelo prefeito. "Com relação a minha filha, ela é médica dermatologista e presta serviços ao município de Quixeramobim há seis anos e recebe por mês, aproximadamente, R$ 6 mil. O meu filho é plantonista do hospital. Ele recebe por plantão de 24 horas. O meu filho chegou a receber R$ 22 mil no mês de agosto. Apenas em um mês. Ele trabalhou, os prontuários estão lá. Peço que vão investigar".

O prefeito negou que os vereadores recebessem salários dobrados e disse ainda que "em Quixeramobim não existe corrupção. Ele não consegue provar porque simplesmente não existe".

AUTOR: DN

GRUPO PLANEJAVA RESGATE DE ADOLESCENTE NO PATATIVA, EM FORTALEZA (CE)

Quatro homens e duas mulheres foram detidos ontem, no bairro Santa Fé. Segundo a Polícia, com eles foram encontradas drogas e munição FOTO: KIKO SILVA

Um grupo formado por quatro homens e duas mulheres foi detido na tarde de ontem, na Avenida do Vaqueiro, próximo a BR-116, bairro Santa Fé. De acordo com informações dos policiais do Ronda do Quarteirão, uma denúncia anônima informava o local onde a quadrilha estava. As informações eram de que o bando realizaria o resgate de um interno do Centro Educacional Patativa do Assaré, que abriga adolescentes infratores.

As patrulhas do Ronda (RDs 1078 e 1072), além do Serviço Reservado do 16º BPM e policiais civis do 30º DP (São Cristóvão) se depararam com o grupo, que tentou fugir em um veículo Ford Fusion. Houve perseguição e um dos suspeitos ficou ferido.

Dentro do veículo, a Polícia encontrou 10 papelotes de cocaína, cartuchos de pistola calibre 6.35, e vários carregadores. Os policiais realizaram outras diligências para localizar as armas que seriam utilizadas no resgate, mas elas não foram encontradas. Os suspeitos detidos foram identificados como: Antônio Anderson Silva Braga, 21, Jhony Souza Rodrigues, 22, Pedro Henrique Ribeiro dos Santos, 19, Ednardo Sabino de Souza, 18, além de Daiane Gomes de Oliveira, 21 e Roberta Thiara Barroso Silva, 18.

De acordo com informações dos policiais do Serviço Reservado, o grupo faz parte da "Turma do Gueto", que é comandada pelo presidiário ´Márcio do Gueto´, chefe de uma quadrilha com atuação na Grande Barra do Ceará e apontada como responsável por uma série de homicídios motivados pela disputa de tráfico de drogas na Capital. Os policiais militares acreditam que o veículo apreendidos usado pelos bandidos é clonado.

Gueto

As pessoas que realizaram a denúncia também informaram que um Fiat Palio dava apoio ao bando, porém o veículo não foi localizado pela Polícia. Anderson Braga informou aos policiais que é morador do bairro Joaquim Távora e Johny Souza disse que residia na Barra do Ceará, o que, segundo a Polícia, confirma a tese do envolvimento com o bando do ´Márcio do Gueto´.

A operação foi supervisionada pelo major PM Wilson Melo, comandante do 16º Batalhão (BPM) e o capitão PM Ferreira, do Ronda do Quarteirão.

Identificado

Os policiais do Serviço Reservado identificaram o adolescente que seria resgatado. Eles acreditam que o garoto também faz parte da quadrilha de Márcio Gladson Dias da Silva, o ´Márcio do Gueto´.

Márcio foi detido em julho deste ano e é considerado pela Polícia um dos bandidos mais perigosos do Ceará e peça fundamental para o esclarecimento de diversos homicídios da Zona Oeste.

AUTOR: DN

TIROS E MORTES NA GRANDE FORTALEZA

Na Barra do Ceará, Nazareno Lacerda correu, mas foi atingido nas costas e caiu morto na Rua Ceci. Ele respondia a processos por roubo FOTO: ÉRIKA FONSECA

Cinco homicídios foram registrados durante o dia de ontem, na Grande Fortaleza. Os crimes ocorreram nos bairros Barra do Ceará, Jardim das Oliveiras, castelo Encantado, Guajiru e no Distrito de Jurema, em Caucaia.

Pela manhã, o desempregado Nazareno Cândido de Lacerda, 31, foi assassinado, na manhã de ontem, com três de pistola calibre 9 milímetros, arma de uso restrito das Forças Armadas. Segundo testemunhas, a vítima estava sentada na calçada da Rua Larga, na Barra do Ceará, quando surgiram dois homens em uma motocicleta.

Conforme testemunhas, ao ver a dupla, o homem saiu correndo, porém o garupeiro desceu, fez a perseguição e efetuou os disparos. A vítima correu, mas foi atingidas nas costas, tombando sem vida já na Rua Ceci.

A vítima, identificada como Nazareno de Lacerda, respondia a dois processos por roubo. Há cerca de um ano, o irmão dele, que era usuário de drogas, foi assassinado. Familiares denunciaram que o homens que estavam na motocicleta são conhecidos por "Jó" e "Macaquinho".

No bairro Jardim das Oliveiras, o trabalhador avulso Luiz Carlos Pereira dos Nascimento, 46, foi assassinado, por meio de espancamento, dentro de casa, na Rua da Amizade, 86.

O crime, devido à rigidez cadavérica, deve ter ocorrido na noite de anteontem, no entanto o corpo só foi encontrado na manhã de ontem.

Outros três casos foram registrados a tarde. No Distrito de Jurema, em Caucaia, Castelo Encantado e outro no Guajiru (Grande Messejana).

AUTOR: DN

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

TOPIQUEIRO É MORTO A TIROS AO PARAR NA ESTRADA PARA ACOLHER SUPOSTO PASSAGEIRO

José Adriano Ferreira Lima, de 41 anos, foi assassinado com três tiros de revólver. (Foto: Blog do Ely)

O topiqueiro José Adriano Ferreira Lima, de 41 anos, que residia no município de Saboeiro, foi assassinado com três tiros de revólver por volta das 10h30min desta quarta-feira na rodovia estadual que liga os municípios de Campos Sales e Saboeiro à altura do Bar da Catapora. Ele foi alvejado dentro do seu microônibus e ainda tentou correr caindo ao lado do veículo. Estiveram no local sua esposa e um filho surpresos e a única informação conseguida pela polícia foi de que o autor dos disparos trata-se de um homem moreno e baixo.

Segundo testemunhas, essa pessoa se encontrava às margens da CE-371 a uma distância de 9 Km para o centro de Campos Sales quando estendeu a mão como se fora passageiro que viajaria para Saboeiro. Quando Adriano parou o carro, o suposto passageiro sacou rapidamente um revólver e passou a efetuar os disparos à queima roupa atingindo o motorista duas vezes na cabeça e outra nas costas causando sua morte imediata ao lado do veículo.
Quando Adriano parou o carro, o suposto passageiro sacou rapidamente um revólver e passou a efetuar os disparos à queima roupa. (Foto: Blog do Ely)

Depois, o assassino fugiu a pé por dentro do matagal às margens da rodovia levando consigo a arma do crime. Já há algum tempo que a vítima faz o transporte de passageiros entre Saboeiro e Campos Sales e vice-versa, sendo uma pessoa bastante conhecida e querida. Segundo o Soldado Alves da Companhia de Campos Sales, foram feitas diligências sem o êxito de localizar o acusado. O crime está envolto em mistério e a polícia ainda não sabe se Adriano era um homem ameaçado de morte ou tinha algum conflito.

AUTOR: MISÉRIA

HOMEM CONFESSA ASSASSINATO DA ESPOSA DESAPARECIDA HÁ 30 DIAS

Izabel Cristina Eccher estava desaparecida há 30 dias (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Um homem de 35 anos confessou à Polícia Civil que assassinou a esposa de 33 anos em São João Batista, na Grande Florianópolis. Izabel Cristina Eccher estava desaparecida há 30 dias e tinha três filhos com o suspeito.

Após o desaparecimento da esposa, o suspeito, que trabalha como pintor, prestou depoimento pela primeira vez no dia 7 de outubro. Ele teria deixado os filhos com a avó paterna e desapareceu. No dia seguinte, o carro do casal foi encontrado abandonado próximo a uma ponte do município vizinho de Major Gercino, levantando a hipótese de que o homem teria matado a esposa e depois se suicidado.

Nesta terça-feira (29), ele se apresentou na delegacia de São João Batista na companhia do irmão e alegou inocência. Em depoimento, ele afirmou que fugiu por estar com medo, após ter recebido ameaças de morte. Porém, entrou em contradição diversas vezes e acabou confessando o crime. Ele disse que o crime foi premeditado e que matou a esposa a facadas, a degolou e desferiu diversos golpes com uma pedra na cabeça. Após o depoimento, o suspeito indicou aos policiais onde o corpo estava enterrado.

De acordo com o delegado Ângelo Fragelli, as investigações continuam, pois há a suspeita da participação de outra pessoa no crime. “Foi um caso misterioso onde havia diversas possibilidades a serem checadas, mas prevaleceu a de que ele pudesse ter matado a esposa por ela estar infeliz e não mais querê-lo ao seu lado como esposo. Por não admitir isso, premeditou o crime e matou Izabel sem dar qualquer tipo de defesa”, disse Fragelli.

O casal morava junto havia 12 anos, conforme a polícia. Nesse período, a vítima já havia registrado um boletim de ocorrência depois de ser ameaçada pelo companheiro com uma faca.

AUTOR: G1/SC

MORADORES SE ASSUSTAM AO VER 'SUPOSTO CHUPACABRA' NOS EUA

Jennifer Whitfield se assustou ao filmar a criatura no Mississippi (Foto: Reprodução/YouTube/Ross Whitfield)

Uma criatura estranha filmada em Picayune, no estado do Mississippi (EUA), assustou os moradores. Eles acreditam que poderia ser um "chupacabra", criatura mítica que atacaria outros animais em áreas rurais em várias partes das Américas.

Assista ao vídeo.

Jennifer Whitfield afirmou que a criatura parecia um "cão zumbi". Depois de postar o vídeo on-line, Jennifer descobriu que vizinhos também ficaram assustados ao ver o animal. "Fiquei olhando e não parava de dizer; ‘é um chupacabra’”, contou Amanda Denton.
Moradores se assustaram após criatura estranha ser filmada no estado do Mississippi (Foto: Reprodução/ YouTube/Ross Whitfield)

O marido de Amanda, Jonathan, ligou para o serviço de controle de animais, mas os agentes do órgão não conseguiram capturá-lo. "Eu não sabia o que era, mas talvez seja um chupacabra", disse Jonathan.

O Departamento de Vida Selvagem do Mississippi alertou os moradores para manter distância da criatura.

AUTOR: G1/SP

LAUDO PRELIMINAR DO IML APONTA QUE FAMÍLIA MORREU POR AFOGAMENTO

Família voltava de passeio em Boa Vista (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

A família desaparecida após viagem ao estado de Roraima morreu vítima de asfixia por afogamento. A causa da morte foi atestada em um laudo preliminar emitido pelo Instituto Medido Legal (IML) de Manaus, segundo informou a Polícia Civil. A autópsia dos corpos foi concluída no fim da noite desta terça-feira (29).

Os corpos de Levy Oliveira Nascimento, de 32 anos, da esposa, Gislane Santos Mesquita Nascimento, 34, e do filho do casal, Ian Levy Mesquita Nascimento, de seis anos, foram achados dentro do carro da família, submerso em um lago na Reserva Indígena Waimiri-Atroari, no km 235 da BR-174, que liga Manaus a Boa Vista.
Carro foi localizado no km 235 da BR-174 (Foto: Reprodução/TV Amazonas)

O carro das vítimas foi localizado por índios e policiais da Secretaria de Inteligência. Os corpos estavam dentro do carro da família, um Honda City, de cor cinza escuro e de placa NON-9378. Os três seguiam de Boa Vista para Manaus, na última sexta-feira (25), mas desapareceram antes de chegar ao destino. O último contato com a família, que mora em Manaus, ocorreu às 10h48, quando estavam de saída da cidade.

De acordo com o secretário de Inteligência, Thomaz Vasconcelos, a suspeita é que a família tenha morrido vítima de acidente na sexta. As câmeras de segurança da reserva identificaram a entrada do carro da família no local. "A gente supõe que o acidente tenha ocorrido no dia 25, entre 15h30 e 16h, justamente por conta das imagens. Eles passaram na primeira câmera às 15h, e não passaram na câmera seguinte. O percurso duraria 30 minutos do local onde eles foram vistos até a próxima câmera", ressaltou.

Entenda o caso

Levy, Gislane e Ian saíram de Boa Vista (RR) na sexta e desapareceram antes de chegar a Manaus, segundo familiares e amigos. O último contato com a família, que mora na capital amazonense, ocorreu às 10h48 de sexta-feira (25), quando estavam de saída da cidade. O veículo utilizado pela família era um Honda City.

Eles seguiram pela BR-174, rodovia que liga os dois estados. De Boa Vista até Manaus são aproximadamente 785 km. Seguindo de carro, o percurso pode durar de 8 a 10 horas com velocidade entre 80km/h a 110km/h, velocidade permitida na rodovia.

Davi Nascimento, irmão do representante comercial, informou que Levy foi para Boa Vista na segunda-feira (21) a trabalho e, na quarta-feira (23), a esposa e o filho chegaram à cidade de avião para fazer compras na Venezuela. "Eles vieram para voltar todos juntos de carro para Manaus. Na quinta-feira [24], provavelmente, eles seguiram para Santa Elena [de Uairén] e na sexta-feira saíram de Boa Vista sentido Manaus", relatou.

Em nota enviada ao G1, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que Gislane era funcionária da pasta desde 22 de junho de 2006 e trabalhava na Ouvidoria Municipal do SUS.

AUTOR: G1/AM

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics