I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 31 de maio de 2013

HOMENS ASSALTAM AGÊNCIA DO BRADESCO EM PARAMBU (CE), E FAZEM PMs REFÉNS

Um grupo armado assaltou na tarde desta sexta-feira (31) uma agência do banco Bradesco, localizada no município de Parambu, distante 400 km de Fortaleza. Na ação, três policiais militares foram levados como reféns dos criminosos. De acordo com a Del (Foto: Reprodução/Facebook)

Um grupo armado assaltou na tarde desta sexta-feira (31) uma agência do banco Bradesco, localizada no município de Parambu, distante 400 km de Fortaleza. Na ação, três policiais militares foram levados como reféns dos criminosos.

De acordo com a Delegacia de Parambu, os homens invadiram a agência bancária armados de fuzis e escopeta e anunciaram o assalto. Na fuga, os criminosos levaram clientes como reféns, incluindo três PMs que estavam no banco. Ainda não se sabe a quantia levada pelos assaltantes.

Após a ação, o grupo liberou os reféns e abandonou um dos veículos usado no assalto queimado.

Conforme a Polícia, os criminosos que fugiram em direção a divisa Ceará/Piauí. A Polícia segue realizando diligências na área em busca dos suspeitos.

Mais informações em instantes.

AUTOR: DN

GRUPO INVADE ÁREA DE TREINAMENTO DO EXÉRCITO BRASILEIRO, NO CEARÁ

Um grupo invadiu a área de treinamento do Exército Brasileiro na noite de quinta-feira (30), em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo informações da Polícia Militar, houve roca de tiros. Ninguém ficou ferido.

De acordo com a PM, a quadrilha invadiu o terreno por volta de 19h. Para polícia, dois fatores podem ter motivado a invasão, a busca por armas de uso restrito ou a tentativa de passagem de drogas pela mata fechada, pois há povoados próximos ao quartel.

Quando a presença do grupo foi percebida, houve troca de tiros e a PM foi acionada. Os suspeitos fugiram pela mata e foram perseguidos até às 6h desta sexta-feira (31), mas não foram presos. Novas buscas devem ser realizadas nas próximas horas.

AUTOR: G1/CE

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE 30 À 31/05, DA 2ª CIA/3º BPM NA SERRA DA IBIAPABA

HOMICÍDIO A BALA/GUARACIABA DO NORTE

Ontem, 30/05, por volta de 10h30, na Rua do Estádio s/nº no Bairro do Estádio na Cidade de Guaraciaba do Norte, foi vítima de Homicídio a Bala Robson Cassimiro da Silva, 36 anos, residente no endereço do local da ocorrência. 

Autoria do crime desconhecida, que segundo informações de populares, viram um indivíduo desconhecido em uma moto sair rapidamente da porta da casa da vítima, não sendo possível identificar quem era a pessoa e a placa do veículo. 

Segundo informações dos populares, que conhecem e residem vizinho à casa da vítima Robson Cassimiro, que ele mora sozinho, não trabalhava, praticava furtos e era dependente químico de entorpecentes, que no dia 29/05, por volta de 20h00 um popular que mora vizinho a casa da vítima e pediu pra não ser identificado, estava em sua casa, quando ouviu um indivíduo chegar em uma moto e chamar a vítima, e ouviu a voz desse indivíduo falar a seguinte frase” tu tem até amanhã pra pagar o que me deve o recado tá dado” e depois saiu rapidamente. 

Ontem, por volta de 10h30 da manhã esses mesmos populares que residem vizinho à vítima Robson Cassimiro, perceberam uns estampidos e acharam que eram disparos de fogos de artifício, devido ao início do período junino, que ao saírem de suas casas viram um indivíduo sair numa moto rapidamente, não sendo possível identificar quem era e a placa dessa moto, perceberam também a porta da casa da vítima aberta, que por curiosidade resolveram entrar e logo observaram o corpo do Robson Cassimiro deitado no chão todo ensanguentado e com perfurações à bala na cabeça. 

Os PMs do DPM local Subtenente PM Sousa, Cabo Bezerra, Cabo Roberto e Soldado Linhares na CP 3382 compareceram no local do crime para as providências pertinentes, acionando a Perícia Forense (Perita Fátima) e Rabecão para condução do corpo ao IML na Cidade de Sobral.
VEÍCULO ROUBADO-LOCALIZADO/SÃO BENEDITO

Ontem, 30/05, por volta de 12h00, fizeram uma denúncia anônima ao DPM local, relatando a existência de uma moto Titan de cor vermelha de placa HYD 1997 abandonada num matagal a 200 metros da via de tráfego, no Bairro Recanto na Cidade de São Benedito. 

Compareceram no local os PMs Cabo Azevedo, Cabo Bezerra, Soldado Cunha e Soldado Pablo na CP 3392 os quais confirmaram a veracidade do fato, conduzindo o veículo para o DPM, aonde foi consultado ao CIOPS e confirmado a restrição de Roubo, sendo também pesquisado nos demais Destacamentos, que este veículo fora roubado na Cidade de Ibiapina, que o veículo é de propriedade do Adriano Ferreira de Almeida. 

Os PMs deste DPM ficaram na incumbência de localizar e informar o proprietário, para comparecer no primeiro dia útil a Delegacia de Polícia Civil para receber seu veículo. Vale salientar que próximo da moto localizada neste matagal, existia dois casacos de cor preta, duas calças e duas tocas também de cor preta com buracos para olhos.
VEÍCULO ABANDONADO/TIANGUÁ

Ontem, 30/05, por volta de 11h40, os PMs da FTA 01 – Cabo Passos, Soldado Jhones e Soldado Michel Bruno na CP 3362 receberam uma denúncia anônima via telefone, sobre a existência de um veículo (Moto) abandonada dentro de um matagal, no Sítio Frecheiras na Zona Rural da Cidade de Tianguá. 

Fizeram diligências no local e constataram a existência da Moto Titan 125 de cor preta de placa LVL 2985 – Teresina/Piauí, sendo consultado ao CIOPS foi informado que a moto não apresenta restrições de roubo ou furto, apenas débito de IPVA. 

O veículo foi conduzido e entregue ao Escrivão José Éder da DPC (Plantonista) de Tianguá.
PRISÃO POR LEI MARIA DA PENHA/VIÇOSA DO CEARÁ

Ontem, 30/05, por volta de 15h00, no Sítio Cacimbão na Zona Rural da Cidade de Viçosa do Ceará, foram vítimas de agressões físicas Ivanir Maria Passos, 36 anos, e a sua filha T.P.S. 14 anos, residente no endereço do local da ocorrência. 

O acusado foi seu próprio filho Francisco Fábio Passos, 21 anos. 

O acusado Francisco Passos chegou a sua casa totalmente embriagado, quando sua mãe e sua irmã foram lhe aconselhar, o referido se revoltou e agrediu sua mãe e sua irmã, quebrando também alguns móveis da casa. 

Os PMs do DPM local Cabo Jonas, Soldado Benjamim e Soldado Amorim na CP 3412 fizeram a prisão do acusado, conduzindo para a DPC (Plantonista) de Tianguá, aonde foi autuado na Lei 11.340/2006 – Lei Maria da Penha e em seguida recolhido a Cadeia Pública da Cidade de Viçosa do Ceará.
TCO POR DESOBEDIÊNCIA E NÃO HABILITADO/IBIAPINA

Ontem, 30/05, por volta de 16h00, os PMs do DPM local Sargento Quirino, Cabo Vaz, Soldado Alison e Soldado Mendes na CP 3452 fazendo um Blitz Saturação pela CE-187 no Sítio Janeiro na Zona Rural da Cidade de Ibiapina, perceberam dois indivíduos em atitude suspeita trafegando numa moto Titan de cor preta de placa HWU 3264 - Mucambo, que ao se aproximar desses indivíduos, foi dado ordem para parar, porém não foi respeitada e eles empreenderam fuga, sendo perseguidos pelos PMs que saíram da Rodovia CE-187 entrando numa estrada carroçal. 

Nesta estrada carroçal os referidos abandonaram a moto e adentraram numa plantação de cana de açúcar, onde foi feito uma busca pelos PMs acima citados e foram prontamente localizados e presos, sendo feito uma busca pessoal nada ilícito foi encontrado, porém por ter Desobedecido à ordem legal da autoridade policial, foram conduzidos para DPC (Plantonista) de Tianguá, aonde foram autuados, (TCO) pelo Delegado Marcio Ferreira no artigo 330 do CPB – Desobediência e, por conseguinte o 2º acusado foi autuado no artigo 309 do CTB – Dirigir veículo automotor sem CNH. 

Os autuados foram: 1º – Paulo Sergio Marques Viana, 19 anos, residente no Sítio Araçá na Zona Rural de Ibiapina e o 2º - Cosmo Araújo Gomes, 23 anos, residente no Sítio Araçá na Zona Rural de Ibiapina. Vale salientar que os autuados não possuem antecedentes criminais e a moto que estava com eles não possui nenhum tipo de restrição, ficando a disposição da DPC de Tianguá.
PRISÃO NA LEI MARIA DA PENHA/TIANGUÁ

Ontem, 30/05, por volta de 20h30, no Sitio Pedra Fina-Tianguá, foi preso CARLOS ALBERTO DE SOUZA, 33 anos, casado, pintor, residente no Sitio Pedra Fina em Tianguá. 

O mesmo foi preso pela RD 2772 , SD LINO ALVES, SD REIS E SD TERCEIRO, após uma denúncia através do 190, que o individuo estava agredindo a sua companheira: JAÍSA FERREIRA DE MESQUITA, 30 anos, desempregada, sendo que o individuo lesionou sua companheira com vários socos e pontapés, ambos foram conduzidos para a DELEGACIA REGIONAL DE TIANGUÁ, onde o acusado foi autuado nos ARTIGOS 147,140 E 129 DA LEI 11340/06, MARIA DA PENHA.

AUTOR: TIANGUÁ AGORA
COM INFORMAÇÕES DOS SDs PMs ANDRÉ LUIZ E CAVALCANTE

ATUALIZAÇÃO: HELICÓPTERO TOMBA E FERE EMPRESÁRIO

Cerca de uma hora depois do acidente, o empresário foi trazido para Fortaleza e desembarcou do helicóptero ´Fênix 03´ da Ciopaer numa maca, na Praça da Bandeira. De lá, foi encaminhado à Emergência do Instituto Dr. José Frota FOTO: TUNO VIEIRA

Um acidente com um helicóptero particular, ocorrido, ontem, no Município serrano de Guaramiranga (distante 102 Km da Capital), no Maciço de Baturité, deixou em estado grave o empresário José Carlos Pontes, 61 anos, controlador do Grupo Marquise. Ele está internado em um hospital particular de Fortaleza onde foi submetido a uma delicada cirurgia na noite passada.

Por volta do meio-dia, a aeronave transportando a família de Pontes pousou no Sítio Tibagi, de propriedade do empresário. Todos já desembarcavam do aparelho, quando uma rajada de vento teria provocado o tombamento da aeronave.

Nesse momento, o piloto e José Carlos Pontes já estavam fora do helicóptero. O empresário caminhava com uma neta nos braços. Ele tentou proteger a criança no instante do sinistro, mas teve uma das pernas atingida por uma das pás da hélice da aeronave.

A esposa e a filha do empresário, além da babá da criança saíram praticamente ilesas, apenas com pequenas escoriações. Elas foram atendidas, ainda no local por socorristas de uma ambulância do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu).
Outro helicóptero também pousou no campo do Estádio Municipal de Guaramiranga, onde os familiares do empresário embarcaram com destino a Fortaleza. A esposa, a filha e a babá da neta de Pontes sofreram lesões leves Foto: Kiko Silva

Em situação mais grave, José Carlos Pontes foi levado de ambulância até o estádio municipal de Guaramiranga e, em seguida, transportado em um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) para o Instituto Doutor José Frota (IJF), nesta Capital, onde recebeu atendimento de urgência.

Cirurgia

Pouco tempo depois, o empresário foi transferido para o Hospital São Mateus, no Papicu. Por volta das 20h30, Pontes passou por uma cirurgia na perna atingida pela hélice da aeronave.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa do Grupo Marquise confirmou o acidente e informou que, apesar da gravidade da lesão, o empresário não corre risco de morte.

Logo que a notícia do acidente se espalhou pela cidade de Guaramiranga, muitos curiosos residentes nas proximidades do Sítio Tibagi foram até o local na tentativa de entrar e ver de perto a aeronave que havia tombado. No entanto, funcionários da propriedade impediram que as pessoas se aproximassem do local. Os portões foram fechados e a área isolada para não comprometer o trabalho da Perícia.

Na frente do estádio de Guaramiranga, outra multidão se concentrava e acompanhou o momento em que o helicóptero Fénix 03, da Ciopaer, decolou para Fortaleza transportando a vítima, já estabilizada pelos médicos. Logo em seguida, outra aeronave do mesmo tipo, mas particular, levantou voo transportando os familiares do empresário.

Na Praça da Bandeira, no Centro, familiares amigos de José Carlos Pontes aguardavam a chegada da aeronave da Ciopaer. Movimentação de igual intensidade foi registrada no IJF, até a transferência do empresário para o hospital particular.
O helicóptero tombou logo após o pouso. Uma perícia no aparelho vai esclarecer o fato FOTO: DIVULGAÇÃO

Pontes passou por cirurgia na noite passada

Conforme a assessoria do Grupo Marquise, o empresário José Carlos Pontes passou por uma cirurgia, na noite de ontem, no Hospital São Mateus, no Papicu, mas não corre risco de morte.

Pontes é o controlador do Grupo Marquise, que atua em diversos setores da economia, em vários Estados brasileiros, como construção civil, hotelaria, limpeza urbana e na área de comunicação. Os familiares dele também foram medicados e, em seguida, receberam alta médica.
AUTOR: DN

ATUALIZAÇÃO: BANDO EXPLODE BANCO EM PALMÁCIA (CE)

A explosão da dinamite dentro da agência provocou a completa destruição do prédio. A Polícia não sabe, ainda, se os ladrões conseguiram levar o dinheiro.

Uma quadrilha composta por cerca de oito homens atacou, no começo da madrugada de ontem, a cidade de Palmácia, na região do Maciço de Baturité (93 Km de Fortaleza) e explodiu os caixas eletrônicos da agência do Bradesco, no centro comercial daquele Município.

O grupo utilizava armas longas, possivelmente escopetas e fuzis, mas não fez nenhum refém. Ninguém ficou ferido e a Polícia afirma já ter pistas dos criminosos.

A quadrilha, conforme foi levantado pela PM, teria chegado à cidade de Palmácia em dois automóveis e duas motocicletas. O grupo se dirigiu diretamente para a agência do Bradesco e colocou os explosivos nos caixas. A detonação dos artefatos causou sérios danos à agência. A Polícia não sabe, ainda, se os ladrões conseguiram roubar o dinheiro dos equipamentos.

Concretizado o crime, a quadrilha tratou de fugir da cidade e, nesse momento, realizou diversos disparos. Os tiros atingiram a fachada da agência dos Correios, que fica próxima ao Bradesco. No prédio funciona também uma representação do Banco do Brasil (banco postal), mas os ladrões não se interessaram em invadir o segundo prédio. Preferiram fugir rapidamente nos quatro veículos. Horas depois, um dos carros foi encontrado abandonado, atravessado e incendiado em uma estrada vicinal na localidade de Sítio Goela, já no Município de Redenção (64 Km da Capital). Tratava-se de um Palio Weekend, de placas OHX-0363 (CE).
Na fuga, os criminosos incendiaram um Palio Weekend. O automóvel ficou atravessado numa estrada de terra, no Município de Redenção Fotos: Kiko Silva

Buscas

Ainda durante a madrugada, o assalto foi comunicado ao Comando do Policiamento do Interior Sul (CPI/Sul), que acionou diversas patrulhas das cidades do Maciço de Baturité, como Mulungu, Guaramiranga, Baturité, Acarape, Redenção e também o 4º BPM (Canindé).

De Fortaleza, seguiram equipes da Coordenadoria Integrada de Inteligência (Coin) da secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e do Batalhão de Polícia de Choque.

Até a noite passada, as buscas continuavam, mas ninguém havia sido capturado na região.

Prisão

Já na zona Norte do Estado, a PM prendeu, na localidade de Padre Linhares, em Massapê (272 Km de Fortaleza), um suspeito do assalto ao BB de Coreaú, na última segunda-feira.

AUTOR: DN

ESCALADOR MORRE NO PARQUE CÃO SENTADO NO RIO DE JANEIRO

Parque do Cão Sentado, em Nova Friburgo (Foto: Matews Puga / Arquivo Pessoal)

Um escalador morreu no início da tarde desta quinta-feira (30) no Parque Cão Sentado, em Furnas, Nova Friburgo, Região Serrana do Rio. Jomar da Silva Amorim, 29 anos, saiu de Teresópolis, também na serra, e estava com um grupo de amigos escalando as costas da pedra Cão Sentado, que tem cerca de 100 metros de altura. 

Quando o escalador estava alcançando os 70 metros da pedra, segundo seus amigos, esqueceu de grampear um lado do corpo, o que teria provocado sua queda. Jomar morreu na hora.
Rapaz cai ao escalar pedra
 no RJ e morre (Reprodução / TV Globo)
Segundo Ronaldo Amorim, diretor do Parque Cão Sentado, o grupo sempre frequentou o local, mas, desta vez, não avisou a administração que iriam fazer a escalada. Ronaldo disse ainda que não incentiva esse tipo de atividade dentro do parque, porque não tem como se responsabilizar por acidentes.

Ronaldo Amorim afirma que este foi o primeiro acidente fatal registrado no local, desde que assumiu a administração do local, há oito anos. Faziam parte do grupo nove pessoas, todas de Teresópolis.

O corpo de Jomar da Silva Amorim foi removido pelos bombeiros de Nova Friburgo por volta das 16h30 desta quinta-feira.

AUTOR: G1/RJ

JUSTIÇA REVOGA LIMINAR QUE IMPEDIA JOGO BRASIL X INGLATERRA NO MARACANÃ (RJ)

A Justiça do Rio revogou, na noite desta quinta-feira (30), a liminar que suspendia o amistoso entre Brasil e Inglaterra no próximo domingo (2) no estádio do Maracanã. A informação é do Governo do Estado que entrou com recurso, apresentando laudo da PM que comprova o cumprimento de todas as regras de segurança no Maracanã.

De acordo com a assessoria de imprensa do governador Sérgio Cabral, o laudo não havia sido entregue à Superintendência de Desportos do Rio de Janeiro (Suderj) por falha burocrática. Com a cassação da liminar, a partida está confirmada para domingo. Esse será o último evento teste do Maracanã antes da Copa das Confederações, que será realizada de 15 a 30 de junho.

Suspensão a pedido do MP
Na tarde desta quinta-feira, o plantão judiciário do Tribunal de Justiça do Rio havia concedido liminar suspendendo o amistoso entre Brasil e Inglaterra no Maracanã. O pedido foi feito pelo Ministério Público estadual, que alegou falta de segurança para o público, e aceito pela juíza da 13ª Vara de Fazenda da Capital, Adriana Costa dos Santos, que responde pelo plantão judiciário.
Na noite desta quinta-feira (30), estádio ainda estava em obras (Foto: André Mourão/ Agência O Dia)

Ao saber da liminar que suspendia a partida, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou por meio de nota que "o departamento jurídico diz que todos os laudos necessários foram emitidos e serão encaminhados para a juíza a fim de mostrar que a decisão não faz sentido".

Entenda o caso
Na decisão que suspendia a partida, a juíza determinava que fossem apresentados laudos que comprovando que o Maracanã está apto a receber torcedores sem que haja risco de segurança. "Afinal, a não concessão da liminar requerida se afiguraria bem mais gravosa do que seu deferimento, já que o jogo seria realizado sem se averiguar se há condições satisfatórias nos quesitos de segurança e higiene, podendo colocar em risco a segurança dos que lá estiverem", afirmou a juíza Adriana Costa dos Santos, que havia concedido a liminar.

A Justiça havia fixado ainda multa de R$ 1 milhão para cada jogo ou evento realizado irregularmente, antes da liberação do Maracanã para receber torcedores.

Falta de segurança
O MP-RJ entrou ação civil pública em face da Confederação Brasileira de Futebol, Comitê Organizador Brasileiro Ltda (COL) e José Maria Marin, presidente da CBF, pedindo a proibição da realização de jogos e eventos no estádio do Maracanã, inclusive o amistoso entre Brasil e Inglaterra, até que sejam apresentados, em sua integralidade, os laudos técnicos que comprovem que o estádio está em condições de sediar jogos e eventos. A Promotoria alega preocupação com a segurança dos torcedores.

O Ministério Público ainda informou, na petição inicial, que não foram entregues os laudos de vistoria de engenharia, de prevenção e combate a incêndio, condições sanitárias e de higiene, fundamentais para se atestar a segurança e viabilidade do estádio para realização de eventos. A Promotoria ressaltou ainda que, até o mês de abril de 2013, a vistoria realizada pela Policia Militar indicava que o Maracanã não estava apto a receber público para eventos, em virtude das inúmeras restrições. O MP-RJ alegou na ação que o jogo realizado no dia 27 de abril (Amigos de Bebeto contra Amigos de Ronaldo) mostrou que havia inúmeros problemas.
Liminar suspendeu jogo no Maracanã, que ainda tem obras no entorno (Foto: Marcos Estrella/TV Globo)

Maracanã em obras
De acordo com o Ministério Público, o único laudo apresentado pela Polícia Militar de 29 de maio deste ano demonstra que o estádio ainda está em fase de construção, apresentando riscos, como materiais perigosos (pedras, pedaços de calçadas, restos de obras, hastes metálicas, outros), que poderiam ser utilizados em tumultos e confrontos de torcedores.

Segundo a Promotoria, foi constatado também pisos soltos, mal fixados, além de não existirem obstáculos para dificultar a invasão de torcedores da arquibancada para o campo (alambrado, grades, fosso). Os promotores afirmam que o laudo da PM aponta um muro de aproximadamente um metro de altura com o único obstáculo, e que isso não impediria uma possível invasão no campo, sendo necessário "forte emprego de efetivo no local".

AUTOR: G1/RJ

quinta-feira, 30 de maio de 2013

CASAMENTO DE ROBERTO JUSTUS E TICIANE PINHEIRO CHEGA AO FIM

Casal, que estava junto há 8 anos, decidiu se separar (Foto: Divulgação )

Chegou ao fim, após oito anos de relacionamento, o casamento de Roberto Justus com Ticiane Pinheiro. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 30, pela assessoria de imprensa da apresentadora do "Programa da Tarde".

"Decidimos, em comum acordo, nos separar, mas continuaremos unidos pelo amor a nossa filha Rafaella e pela amizade e respeito que nutrimos um pelo outro", afirma o comunicado.

Justus e Ticiane se casaram no dia 20 de maio de 2006 e são pais da pequena Rafaella, de 3 anos.

AUTOR: Cnews

HELICÓPTERO DE PROPRIEDADE DO GRUPO OTOCH SOFRE ACIDENTE, EM GUARAMIRANGA (CE)

Helicóptero pousa na Praça da Bandeira e leva vítima para o IJF- Foto Tuno Vieira (Foto: Divulgação )

Um helicóptero pertencente ao de propriedade do Grupo Otoch sofreu acidente por volta das 12h10 de hoje, quinta-feira (30), na Serra de Guaramiranga, região do Maciço de Baturité. Na aeronave estavam o controlador do Grupo Marquise, José Carlos Pontes, a esposa e a filha. Os três foram encaminhados ao Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza.

Segundo o comando do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu no sítio Tibagi e as causas ainda são desconhecidas. Sabe-se apenas que a aeronave já havia pousado, mas por problemas, também desconhecidos, acabou tombando para um dos lados.

Outras informações, ainda preliminares, apontam que não houve vitimas fatais, mas um dos passageiros, provavelmente o presidente José Carlos Frota, teve uma das pernas decepada no acidente. O membro está em processo de congelamento, até transferência do paciente para outro hospital da capital para procedimento de reimplante.

Controlador do Grupo Marquise, José Carlos Pontes é uma das vítimas (Foto: Divulgação )

Equipes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Comando de Policiamento do Interior (CPI) estão no local.

O piloto, major Dirceu, do Ciopaer, prestava serviço nas horas vagas para a empresa Marquise.

AUTOR: MISÉRIA

QUADRILHA EXPLODE CAIXAS ELETRÔNICOS DO BANCO BRADESCO, EM PALMÁCIA (CE)

Um grupo composto por 5 indivíduos explodiu o caixa eletrônico do banco Bradesco de Palmácia, a 60 km de Fortaleza. 

O ataque aconteceu por volta de 2h da madrugada desta quinta-feira (30), de acordo com informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI). Os acusados estavam em um veículo Palio de cor prata, que foi abandonado e incendiado na estrada que dá acesso ao distrito de Palmeirinha, também na região do Maciço de Baturité.

O cerco policial foi realizado contando com o apoio do Comando Tático Rural (Cotar), o Batalhão de Choque da Polícia Militar e o helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Ainda não foi divulgada a quantia levada pelo grupo na ação criminosa. Áté o momento, ninguém foi preso.

AUTOR: DN/Foto ilustrativa

TRAGÉDIA PASSIONAL: EMPRESÁRIO MATA EX-NAMORADA E DEPOIS TIRA A PRÓPRIA VIDA EM QUIXADÁ (CE)

Um relacionamento conturbado, onde as brigas e a violência faziam parte de boa parte da convivência conjugal do casal. Todavia, cerca de dois anos, a vítima rompeu os laços afetivos mas, infiltrado por sentimentos doentios, o empresário Claudenir Benicio Agostinho, 38 anos, conhecido por "Bixo-Cell", do ramo de informática, com lojas em Quixadá e Quixeramobim, não aceitava o término da relação e passou a buscar o retorno da união. A vítima não tinha interesse em retomar a relação, devido as crises de ciúmes de seu ex.

A universitária, Maria Gracye Kelly Lima Maia, 25 anos, registrou, durante esse período de perseguição, dois boletins de ocorrências em desfavor do empresário. No incidente mais recente, ela havia sido brutalmente espancada, uma amiga também foi lesionada na época. Diante de fatos tão graves, “Bixo-Cell” foi preso e levado à Cadeia Pública de Quixadá, todavia, recebeu, em menos de uma semana, um mandado de soltura da justiça.
No inicio da noite dessa quarta-feira, 29, no bairro da Rodoviária, na cidade de Quixadá, a conturbada relação teve seu fim em meio a uma tragédia passional. O empresário abordou a sua ex-namorada quando a mesma estava sentada em uma mesa de um bar, próximo a sua residência, em companhia de duas amigas. Ele sacou uma pistola calibre 380 e efetuou três disparos na cabeça da universitária do 9° semestre do curso de Psicologia da Faculdade Católica Rainha do Sertão. 

O autor ainda fugiu do local mas, em alguns quarteirões, resolveu tirar a própria vida, efetuando um tiro em sua cabeça, vindo a tombar no interior de seu veículo, um Corola de cor preta.
Uma multidão de parentes, amigos e curiosos se aglomerou nos dois locais da tragédia. Muito choro, revolta e tristeza. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal da cidade de Quixeramobim.
AUTOR: Revista Central

TALIBÃS PAQUISTANESES CONFIRMAM MORTE DE SEU 'NÚMERO 2'

O líder talibã Wali-ur-Rehman em Shawal em 28 de julho de 2011 (Foto: AFP)

Os talibãs paquistaneses confirmaram nesta quinta-feira (30) que Wali ur-Rehman, segundo na linha de comando, faleceu na quarta-feira atingido por um míssil disparado por um avião teleguiado americano em uma zona tribal do noroeste do país.

"Cinco de nossos homens, entre eles Wali ur-Rehman, morreram no ataque", declarou à AFP o porta-voz do Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP), Ehsanullah Ehsan, confirmando uma informação divulgada na quarta por fontes paquistanesas.

"Wali ur-Rehman foi assassinado ontem e estamos orgulhosos de seu sacrifício. Cumpriremos sua missão e anunciamos a ruptura do diálogo com o governo paquistanês, que também é responsável por esse ataque", acrescentou o porta-voz do TTP.

O TTP, aliado da rede terrorista da Al-Qaeda, é o principal grupo armado em guerra aberta contra o poder em Islamabad.

A morte de Rehman, por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de 5 milhões de dólares, é um forte golpe para o TTP, do qual era um comandante influente desde a formação do grupo armado, em 2007.

Rehman era acusado por Washington principalmente por ter sido um dos principais envolvidos no ataque contra a base de Chapman, em Khost, no Afeganistão. Sete membros da CIA morreram na ação, o registro de mortes mais pesado para os serviços de inteligência americanos desde a guerra do Líbano, em 1983.

Sucessor
Três fontes do Talibã disseram que uma comissão reunida na quarta-feira à noite, após o velório, escolheu como novo número 2 o militante Khan Said, de 38 anos, que já era o braço-direito do dirigente morto. Ele participou do planejamento de ações como o atentado de 2011 contra uma base naval paquistanesa em Karachi, com 18 mortos, e uma rebelião carcerária de 2012, em que 400 militantes fugiram.

"Houve absoluto consenso acerca de Khan Said", disse um membro do Talibã paquistanês.

AUTOR: G1/SP

MOTORISTA MORRE APÓS 'PRENSAR' CARRO ENTRE POSTE E OFICINA EM RIBEIRÃO PRETO (SP)

Carro bateu em poste e depois acertou a parede da oficina mecânica (Foto: Paulo Souza/ EPTV)

Um homem de 28 anos morreu após bater o carro contra um poste de iluminação na Avenida Costa e Silva, no bairro Parque Tanquinho, em Ribeirão Preto (SP), na manhã desta quinta-feira (30). O veículo ficou 'prensado' entre o poste e a parede de uma oficina mecânica, que estava fechada.

O motorista chegou a ser socorrido por uma ambulância do Corpo de Bombeiros e levado para a Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. A Polícia Militar não soube informar o que teria feito o condutor perder o controle da direção do carro.

O proprietário da oficina mecânica, Edson Filipe, afirmou que, com a batida, um buraco foi aberto na parede onde fica o escritório do estabelecimento. Na hora do acidente, o local estava fechado. O dono foi avisado por telefone do que havia ocorrido e se surpreendeu com a notícia. "Eu mesmo estou tapando o buraco, gastei uns R$ 100 com o material. Estou trabalhando aqui há seis anos e me lembro apenas de dois acidentes graves", afirma.

Família vítima de acidente
Em Barretos (SP), uma mulher de 27 anos morreu e outras três pessoas, entre elas uma criança, ficaram feridas depois que o carro em que elas estavam bateu contra uma árvore no cruzamento da Avenida dos Coqueiros com a Rua 18, na manhã desta quinta-feira. De acordo com a Polícia Militar, uma garrafa de vinho foi encontrada dentro do veículo.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, três dos quatro ocupantes do carro são da mesma família. Pai, mãe e filha estavam com uma amiga quando o acidente aconteceu no bairro Jockey Clube.

Ainda segundo os bombeiros, a mãe estava no banco do passageiro e morreu ainda no local do acidente. O pai, de 30 anos, que estaria dirigindo o veículo, sofreu apenas ferimentos leves. A criança, que ainda não teve sua idade revelada, estava no banco traseiro do carro com a amiga da família, de 34 anos. Os três foram levados a um pronto-socorro de Barretos. Segundo a assessoria de imprensa da unidade de saúde, a criança teve ferimentos leves e a mulher está em estado grave.

AUTOR: G1/SP

VEÍCULO PEGA FOGO E DEIXA 1 MORTO APÓS BATIDA NA BR-110,NA BAHIA

Caminhão-tanque pegou fogo após explosão na BR-110, na Bahia (Foto: Jacson de Melo/Bombeiros de Catu)

Um caminhão-tanque carregado de gasolina e uma carreta que transportava carga de cerveja bateram de frente, na noite de quarta-feira (29), na BR-110, na Bahia. O impacto provocou explosão e os veículos foram atingidos por incêndio. O condutor do caminhão-tanque não conseguiu escapar e morreu carbonizado.

A pista da rodovia ficou interditada por mais de 13 horas. O local do acidente, aponta a Polícia Rodoviária Federal (PRF), fica sobre a ponte do rio Una, no km-371 da BR-110, entre as cidades de Catu e São Sebastião do Passé. A liberação do fluxo de veículos só ocorreu por volta do meio-dia desta quinta-feira (30). Segundo os dados da polícia, a colisão ocorreu por volta das 23h de quarta.
O caminhão-tanque transportava 30 mil litros de gasolina, o que provavelmente ocasionou a explosão e as chamas, aponta a PRF. O condutor tinha 35 anos e faria aniversário no dia 5 de junho.

O outro motorista, que tem 45 anos, sofreu ferimentos leves.

Segundo a PRF, o condutor do caminhão-tanque perdeu o controle da direção e tombou na pista da BR-110. O caminhão que transportava cerveja, e vinha no sentido contrário, não conseguiu parar e acabou colidindo, ocasionando o incêndio.

Testemunhas afirmaram que o homem que morreu carbonizado seguia em direção à cidade de Aracaju (SE), onde passaria o feriado de Corpus Christi com a família.

A carga de gasolina e muitos estilhaços ficaram espalhados na pista, o que levou à interdição do trecho da rodovia, por medida de segurança.

O acidente aconteceu em trecho bem próximo ao município de Catu, que fica a cerca de 80 km de Salvador.
Carreta ficou destruída após colisão com caminhão-tanque na Bahia (Foto: Imagem/TV Bahia)
Acidente aconteceu na noite de quarta-feira, perto da cidade de Catu, na Bahia (Foto: Imagem/TV Bahia)
Caminhão-tanque tombou na pista e foi atingido por carreta na BR-110 (Foto: Imagem/TV Bahia)
Veículo transportava carga de gasolina e gerou explosão que matou motorista (Foto: Imagem/TV Bahia)

AUTOR: G1/BA

INTERNOS DA FUNDAÇÃO CASA FAZEM FUNCIONÁRIOS REFÉNS EM ITANHÉM (SP)

Internos realizam rebelião na Fundação Casa de Itanhaém, SP (Foto: Solange Freitas/TV Tribuna)

Cerca de 30 internos da Fundação Casa de Itanhaém, no litoral de São Paulo, realizam uma rebelião na unidade que abriga 64 jovens. Três funcionários são mantidos reféns, entre eles o diretor da unidade. Um adolescente ferido foi encaminhado para o pronto-socorro. A confusão começou por volta das 12h30, e até as 15h30 ainda não havia sido controlada.

A rebelião começou quando os internos renderam seis funcionários. Os reféns foram levados para o telhado da unidade, e foram agredidos pelos adolescentes. Os jovens atearam fogo em parte dos colchões. No começo da tarde, dois funcionários foram liberados. Por volta das 16h40, outra refém foi liberado. Segundo informações da assessoria de imprensa, ainda não é possível saber os motivos da rebelião.
Refém liberado (Foto: Solange Freitas/TV Tribuna)

De acordo com o SAMU, um interno foi agredido durante a rebelião. O jovem sofreu um ferimento profundo na perna esquerda e foi levado para o pronto-socorro de Itanhaém. A superintendência e corregedoria vão até o local. A última rebelião no local aconteceu em setembro do ano passado. Outras duas rebeliões aconteceram na mesma unidade em abril e julho de 2012.

AUTOR: G1/SP

VÍDEOS EXCLUSIVOS MOSTRAM EX-PREFEITO FUGINDO 86s APÓS COLISÃO

Vestindo camisa de cor clara, Ronaldo Lages é flagrado deixando o local

O policial civil Ronaldo Lages, ex-prefeito de Nossa Senhora dos Remédios, invadiu uma via preferencial, provocou a morte da biomédica Joysa Barros e fugiu a pé do local. Vídeos exclusivos a que O DIA teve acesso, mostram que Ronaldo passou somente 86 segundos no local do acidente que ele acabara de provocar. O tempo ficou registrado nas imagens do circuito de segurança de um prédio residencial.

O encontro fatal entre a caminhonete Amarok de Ronaldo e o Ágile da vítima aconteceu na madrugada de sábado (25), exatamente 1h58, no cruzamento da Rua Angélica com a Avenida Jockey Clube, zona Leste de Teresina.

Segundos após o impacto, o policial desce da caminhonete e aparentemente vai até o carro onde estavam Joysa e seu namorado, Richard Moraes.

Logo depois, Ronaldo Lages contorna seu carro, abre uma porta, entra no veículo e sai. Dirige-se novamente ao carro da vítima e, então, decide deixar o local. Caminhando calmamente, o acusado atravessa a Rua Angélica e segue pela calçada. Por um momento parece hesitar, mas segue caminho.
 

Pelas imagens obtidas por O DIA, a integridade física do policial não estava sob ameaça quando ele decidiu evadir-se da cena do crime. Em nenhum momento Lages parece ser abordado, ameaçado ou seguido pelas dezenas de populares que chegaram ao local instantes após a violenta colisão.

Outra câmera do mesmo condomínio registrou a batida a partir de um ângulo mais aberto. No momento em que os veículos se encontram, o Ágile parece estar em velocidade menor que a Amarok. Fica evidente também que a caminhonete conduzida pelo ex-prefeito invadiu o cruzamento.

Todo esse material vai ajudar a Polícia Civil a investigar o caso. O inquérito que apura as causas e as responsabilidades pelo acidente foi instaurado na Delegacia de Acidentes de Trânsito.

Veja os vídeos:

AUTOR: PORTAL O DIA

PROFESSORA É FEITA RÉFEM E TEM CARRO ROUBADO EM TERESINA (PI)

Carro tomado em assalto era idêntico ao da foto ilustrativa

A professora Karla Patrícia Santos Gomes realiza uma verdadeira peregrinação por delegacias e veículos de comunicação desde a noite de terça-feira (28). Ela tenta descobrir o paradeiro do seu automóvel, um Grand Siena, cor cinza telúrio, placas NIU-8201 de Teresina.

O veículo comprado há apenas quatro meses foi tomado de assalto por volta das 21h10 de ontem no Residencial Tancredo Neves, zona Sudeste de Teresina. Karla deixava a mãe na casa de um irmão quando foi rendida e levada de refém por três jovens.

“Eu saí do carro para pegar as coisas da minha mãe a ajudar elas a sair, quando chegou um homem armado gritando ‘Perdeu! Perdeu!’”, relata a professora. Desesperada, Karla Patrícia pediu que deixassem a mãe no local e a levassem junto. Os assaltantes concordaram.

Ao volante, a professora atendia às ordens dos jovens, mas tentava argumentar para que não levassem o carro. O diálogo não surtiu qualquer efeito no trio. “Eles apenas riam e diziam: ‘Essa tia é comédia!’”, relembra a vítima.

Após rodar por várias ruas do bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina, os criminosos mandaram que a professora estacionasse e saísse do veículo. Ela foi abandonada em uma rua escura por trás da Unidade Escolar Odilon Nunes.

Pessoas que moram nas imediações ajudaram Karla Patrícia a entrar em contato com a família e acionar a polícia. Equipes da Polícia Militar realizaram diligências na região, mas não encontraram o carro ou os acusados.

Ainda na noite de terça-feira, a vítima foi até a Polinter registrar a ocorrência. Na delegacia especializada, a professora encontrou três agentes de polícia assistindo televisão, mas nenhum recebeu o caso. “Disseram que só poderiam realizar o procedimento na presença de um delegado. Por conta disso, só oficiais a queixa do roubo na manhã de hoje”, diz Karla Patrícia.

Segundo apurou a polícia, logo após libertarem a vítima, os três assaltantes encheram o tanque do carro e assaltaram o posto de combustíveis.

Qualquer informação sobre o paradeiro do carro ou dos acusados deve ser reportada ao 190, da Polícia Militar, ou para os telefones pessoais de Karla Patrícia (86-8844-6173, 86-8845-6667 e 86-9917-9205).

AUTOR: PORTAL O DIA

AVÔ ATROPELA NETA AO TIRAR CARRO DE GARAGEM, EM JOSÉ DE FREITAS (PI)

Uma criança de apenas um ano e dois meses de idade morreu após ser atropelada pelo próprio avô no terraço da casa da família. O caso aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (29) na cidade de José de Freitas, região Norte do Piauí.

Raimundo Nonato da Silva manobrava o carro para sair da garagem e não conseguiu perceber a neta. A pequena Maria Ester estava atrás do carro e acabou sendo atingida na região da cabeça. Ela sofreu traumatismo craniano e várias escoriações pelo o corpo.

Socorrida, a vitima ainda foi levada para o Hospital Nossa Senhora do Livramento, mais não resistiu e morreu durante a transferência para o Hospital de Urgências de Teresina (HUT).

O médico Marlúcio Fontes, diretor da unidade de saúde de José de Freitas, declarou que todos os procedimentos cabíveis foram feitos pela equipe medica na tentativa de salvar a vida da menor. Porém, o quadro clínico da paciente era crítico. Por esse motivo a criança foi transferida imediatamente para Teresina, mas não resistiu. Ela faleceu no interior da ambulância.

O avô disse não ter percebido a neta próxima ao automóvel. Raimundo Nonato estava em estado de choque com o acidente.

O coordenador da Delegacia de Polícia Civil de José de Freitas, Gilson Ferreira, relatou que o acidente será investigado. A polícia quer ter certeza de quem estava ao volante do veículo modelo Fiat Idea. O inquérito instaurado para investigar o caso vai averiguar a possibilidade de um tio da vítima, que é menor de idade, estar dirigindo o carro e ser ele o responsável pelo atropelamento.
Policiais averiguam local do acidente. Foto: Reprodução/JFagora

AUTOR: JFagora

36 ESCOLAS MAPEADAS COMO DE "ALTO RISCO" EM FORTALEZA (CE)

O uso e o tráfico de drogas "tomam conta" das escolas, conforme a coordenadora do Departamento de Mediação de Conflitos Escolares, Lady Vieira. Segundo ela, em alguns casos, é necessária a ajuda policial Foto: Rodrigo Carvalho (29/11/11)

O clima está pesado nas escolas públicas de Fortaleza. A violência tem reinado: furtos, assaltos, brigas, tráfico de drogas ameaçam o aprendizado. As vítimas agora foram alunos da Escola Municipal Maria Bezerra Quevedo, Novo Mondubim. Um vídeo que circula na Internet, e já teve mais de 3 mil visitas, mostra estudantes agredindo professores, repudiando a presença de policiais militares que iriam proferir palestra sobre a paz. Na tentativa de controlar o fenômeno, a Secretaria Municipal de Educação (SME) mapeou 36 escolas tidas como de "altíssimo risco".

O incidente, ocorrido no último dia 20, foi prova da vulnerabilidade existente nos corredores escolares. Tendo o entorno dominado pelo tráfico, pelas gangues e brigas, a escola foi palco de verdadeiras cenas de guerra.

O vídeo mostra três alunos chutando portas, tentando bater em uma profissional. Um jovem chegou a ser detido e dois foram transferidos. O estopim foi a presença de PMs que foram chamados para tentar mediar o clima.

"Estudantes foram convidados para ver uma palestra sobre paz. Alguns rejeitaram o convite, a diretoria mandou fechar o portão e pancadaria começou", afirma Luciano Nery, coordenador do Distrito de Educação V. Nessa mesma unidade, no dia 3 de julho do ano passado, um vigilante foi assassinado a tiros.

A diretora e uma professora já foram demitidas e uma junta interventora está no local para tentar acalmar os ânimos. A unidade estava "abandonada, faltava pulso", diz. Segundo ele, espaço agora terá normas e código de conduta rígido. A SME condena a atitude de fechamento dos portões e pede diálogo. O órgão afirma que "nada justifica o ato de destruição do patrimônio".

Problemas

Infelizmente, essa cena não é isolada. Para a coordenadora do Departamento de Mediação de Conflitos Escolares, Lady Lima Vieira, o uso de drogas e o tráfico estão "tomando conta"; não há mais segurança e tranquilidade.

"Infelizmente, em alguns momentos temos que pedir ajuda policial. Estamos tentando criar núcleos de mediação nas unidades mais complicadas, vamos fazer trabalho de parceria com diversos sujeitos para levar paz, ordem e dignidade", garante.

Na Secretaria Executiva Regional (SER) I, por exemplo, oito escolas já têm espaços para mediar. Conforme estudo feito pela SME, tendo como base as vulnerabilidades sociais, há, na Capital, 36 escolas que merecem mais atenção da gestão: cinco no Distrito de Educação (ED) I, quatro no ED II, quatro (ED III), duas no ED IV, 11 no ED V e 10 no VI.

Para Rejane Hélvia, assessora técnica de Gestão Escolar da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), a realidade também se estende para o Ensino Médio.

Uma importante orientação é a implantação em todas as escolas estaduais das Comissões de Prevenção à Violência. "Quando acontece uma situação de violência, a orientação é que seja encaminha diretamente aos conselhos tutelares. Ainda não temos um instrumento específico de acompanhamento dessas denúncias. Outra forma de denunciar é através da ouvidoria do Estado".

´Presença da Polícia não seria melhor solução´

Para o assessor comunitário do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-CE), Laudeni Gomes do Nascimento, a presença da Polícia não é a melhor solução. "Os policiais não têm referência na juventude em mediação de conflitos. Pelo contrário, em muitos casos, algumas práticas de abordagem da Polícia são exageradas, desta forma construindo uma imagem negativa da instituição. Segundo, porque que a presença da Polícia num ambiente já hostil irá tornar o ambiente mais complexo", afirma Laudeni Gomes.

Para ele, não há, no entanto, uma receita já pronta, diante de um tema tão polêmico. Uma saída pode ser "aplicação de medidas preventivas de participação, estabelecendo diálogos entre alunos, pais, professores. Parceria entre escola e comunidade".

Para o tenente-coronel Paulo Sérgio Braga Ferreira, comandante do Batalhão do Ronda do Quarteirão, o grupamento tem vários projetos de mediação comunitária, entre eles o Programa de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) que já atendeu 300 escolas no Ceará e mais de 270 mil alunos. Sobre o caso na Escola Maria Bezerra Quevedo, informou que não irá se pronunciar até apurar mais o fato.

AUTOR: DN

IMPRUDÊNCIA É A PRINCIPAL CAUSA DE MORTES NAS ESTRADAS

No Ceará, a falta de cuidado nas rodovias foi responsável por 58,15% dos acidentes registrados nas rodovias federais. Desde ontem, a PRE e a PRF realizam a Operação Corpus Christi, para prevenir ocorrências Foto: Alex Costa

Motociclistas sem capacete. Condutores sem habilitação. Esta combinação de infrações, dentre outras, mostra-se fatal na maioria dos acidentes ocorridos nas estradas cearenses. Segundo o comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), coronel Túlio Studart, mais de 90% dos casos de acidentes no Brasil decorrem de falha humana, imprudência, negligência e imperícia. No Ceará, os números comprovam que a negligência dos motoristas é a principal responsável pelas vidas que são perdidas em acidentes nas rodovias estaduais.

De acordo com a base de dados da PRE, de janeiro a abril de 2013, 95,24% das vítimas que morreram em acidentes com motocicletas não usavam capacete. Ao todo, foram 63 mortes, das quais 60 vítimas não utilizavam o equipamento. Ocorrências envolvendo motos feriram 381 pessoas. Já 9,99% dos acidentes registrados pela PRE envolveram condutores não habilitados guiando motos, carros e outros veículos. Em um total de 1.191 casos registrados, 693 pessoas ficaram feridas.

O coronel afirma que a opção de guiar sem portar os documentos e equipamentos obrigatórios, dentre outras infrações ou crimes de trânsito, está estatisticamente ligada aos acidentes. Neste caso, a "falha humana" sobrepõe-se a todos os outros fatores que poderiam ocasionar algum tipo de sinistro.

Imprudência, segundo Studart, é causar riscos no trânsito, como dirigir com excesso de velocidade, ultrapassar em local proibido, guiar na contramão, estacionar ou parar em local não permitido. "Na grande maioria dos casos, antes de o acidente ocorrer, há uma infração ou crime de trânsito que é cometido. É raro identificar acidente por falha nas vias, por falta de sinalização, buraco. É raro ver acidente por falha mecânica. É raro identificar acidente por problemas climáticos como chuva, neblina, queimadas. A grande maioria é imprudência. E ela está diretamente ligada à falha humana", define o coronel.

Rodovias federais

As palavras de Túlio Studart são reforçadas pelos números da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No Ceará, a imprudência dos motoristas foi responsável por 58,15% dos acidentes registrados nas rodovias federais que cortam o Estado.

De janeiro a abril de 2013, foram 742 acidentes cuja causa foi a "falha humana" destacada pelo comandante da PRE. Ao todo, a PRF já registrou 1.276 acidentes nos quatro primeiros meses do ano.

Crescimento

O número de acidentes nas rodovias estaduais aumentou 5,49% nos primeiros quatro meses de 2013, em relação ao mesmo período de 2012. Foram 1.191 ocorrências, de janeiro a abril deste ano, contra 1.129 em igual intervalo de tempo do ano anterior. O aumento foi puxado principalmente pelos acidentes envolvendo motocicletas: 379 contra 323 no ano passado, um acréscimo de 17,34%.

Já nas rodovias federais, os acidentes diminuíram 0,47% em relação ao primeiro quadrimestre de 2012. Neste ano, foram 1.276 ocorrências contra 1.282 em igual período do ano anterior. Ao todo, somando-se as duas polícias, o aumento foi de 2,32% nos acidentes.

Apesar do aumento de acidentes, o número de mortos e feridos caiu em relação a 2012. Neste ano, até o mês de abril, 109 pessoas morreram nas estradas estaduais, contra 134 no mesmo perído de 2012, uma queda de 18,66% nos óbitos. Os feridos foram 693 em 2013 contra 729 em 2012, queda de 4,94%.

Nas rodovias federais, os feridos foram 751, contra 873 no ano passado (queda de 13,97%), com 69 mortos. Em 2012, foram 64 mortos, o que representou um aumento de 7,81%. Ao todo, a queda no número de feridos foi de 9,86%, e o número de mortes diminuiu 11,44%. Entretanto, os feridos em acidentes com motocicletas aumentaram. Já foram contabilizados nas estradas estaduais 381 neste ano, contra 349 no igual período de um ano atrás. Um crescimento de 9,17%.

Fiscalização é intensificada

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) iniciou a Operação Corpus Christi às 16h de ontem, e trabalhará em regime de plantão até 0h de domingo (2) para segunda-feira (3). Serão 455 policiais, 37 viaturas, 58 motos, sete guinchos e 168 bafômetros. Diariamente, dez blitze na Capital e região metropolitana irão fiscalizar as rodovias próximas a casas de shows, bares e praias. No Interior, serão 48 blitze diárias, sempre em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).

Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou os trabalhos a 0h de ontem. Os 15 postos espalhados pelo Estado contarão com um efetivo de 420 policiais em revezamento, 50 motocicletas e cerca de 50 viaturas. A atuação será principalmente voltada ao combate à alcoolemia, com foco nas casas de shows e trechos considerados perigosos.

De acordo com o coronel Túlio Studart, o foco das abordagens serão os veículos de duas rodas. "Vamos aumentar o número de blitze com o Detran, posicionadas nos locais mais críticos, onde ocorrem mais acidentes, intensificando a fiscalização, com maior abordagem a motociclistas, que são as maiores vítimas de acidentes", pontuou.

Campanha

"Imprudência não é acidente. É crime. Contra a vida de quem foi. Contra a vida de quem fica". Com este slogan, o Ministério dos Transportes espera prevenir os acidentes nas rodovias brasileiras, sensibilizando os condutores que irão pegar a estrada no feriadão de Corpus Christi hoje. A campanha é veiculada nos meios de comunicação desde o último sábado em todo o Brasil.

A PRF avalia que campanhas como esta ajudam a reduzir o número de acidentes. O mais recente estudo do órgão aponta que, no Carnaval deste ano, com campanha publicitária conscientizadora, houve redução de 18% no número de mortes, de 19% no total de feridos e 10% na quantidade de acidentes, isto em comparação a igual período do ano anterior.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), cerca de 20 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil em acidentes de trânsito.

AUTOR: DN

EMPRESA DE "FACHADA" DESVIAVA VERBA PÚBLICA

Em entrevista coletiva, na manhã de ontem, os promotores de Justiça deram detalhes da investigação que apontou a ação de um esquema criminoso que fraudava licitações em cidades do Ceará. Vinte e cinco pessoas estão presas FOTO: ALEX COSTA

Os promotores de Justiça que auxiliaram a Procuradoria do Crimes Contra a Administração Pública (Procap) concederam entrevista coletiva, na manhã de ontem, na Escola Superior do Ministério Público (Esmp), para falar sobre a ´Operação Vil Metal´, desencadeada na manhã da última terça-feira, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). 

O coordenador da Procap, promotor Maurício Carneiro, disse que o Ministério Público Estadual (MPE), desde a elucidação do "escândalo dos banheiros", descobriu que a empresa envolvida no caso, a ´Dimetal Construções e Serviços Limitada´, continuou agindo criminosamente em outras cidades cearense e até fora do Ceará.

Já o promotor Luiz Alcântara informou que a ´Dimetal´ está registrada em nome de dois serventes de pedreiro, que nunca receberam um centavo, nem tiveram dinheiro depositados nas suas contas bancárias.

Somente no cartório de Messejana, foram assinadas 19 procurações públicas, dando aos membros da quadrilha poderes para fazer movimentação financeira, participar de processos licitatórios e firmar contratos de serviços com prefeituras de vários Municípios do Interior do Estado do Ceará.

Nomes

Além de São Gonçalo do Amarante, ex-administradores de outros 23 Municípios estão sob investigação. Alcântara preferiu não citar os nomes das demais cidades, já que as investigações ainda estão se desenrolando.

Conforme o Ministério Público, esquema criminoso que desviava verbas públicas através de fraudes licitatórias passou a ser descoberto a partir do momento que em que ficou constatado que a empresa não tinha nenhum servidor e vencia todos processos de licitação para oferecer serviços à Prefeitura de São Gonçalo do Amarante.

Operação

Na semana passada, o MP decidiu encaminhar à Justiça o pedido de prisão os implicados no caso. Na terça-feira, já com as ordens judiciais nas mãos, os promotores e a Polícia Civil desencadearam a operação.

Dos 28 mandados de prisão expedidos, 25 foram cumpridos. Entre os presos está o ex-prefeito de São Gonçalo, Walter Ramos de Araújo Júnior. Ele e alguns ex-secretários e ex-assessores estão com prisões temporárias decretadas. Os advogados dos acusados considerados foragidos ficaram de apresentar os clientes antes do fim desta semana.

Além da ´Dimetal´, mais sete empresas estão sob investigação. O promotor Alcântara salientou que as investigações envolvem as gestões municipais anteriores às que assumiram o poder neste ano. Ele achou por bem não citar os nomes da cidades investigadas, tendo em vista que ainda não ficou comprovado que os prefeitos sabiam dos esquemas criminosos. "Isso é perfeitamente possível", destacou, acrescentando que foi decretado o sequestros dos bens móveis e imóveis dos envolvidos.

O diretor operacional da Polícia Civil, delegado Harley Alencar salientou que a instituição participou da operação com 200 policiais e 40 viaturas e participou ativamente da investigação.

AUTOR: DN

ADOLESCENTES ASSASSINADOS NA PERIFERIA DE FORTALEZA (CE)

Na porta desta casa, na Rua Babaçu, no Conjunto Palmeiras, um garoto de 17 anos foi morto FOTO: KLÉBER GONÇALVES

Dois adolescentes foram assassinados, ontem, em Fortaleza. O primeiro crime teve como vítima o garoto Maurício Ferreira dos Santos Junior, 17. Ele foi assassinado, na tarde de ontem, no Conjunto Palmeiras. 

De acordo com informações da Polícia, Maurício foi baleado na Rua Avaré. Logo após, foi socorrido por populares que tentaram leva-lo para casa, mas acabaram o abandonando morto, em uma calçada, na Rua Babaçu.

Na Rua Evilásio Almeida Miranda, no Conjunto Alvorada, Anderson Magalhães dos Santos, 15, foi morto com 17 tiros. De acordo com a DHPP, ele não tinha envolvimento com crimes.

AUTOR: DN

BANDIDOS FOGEM DEIXANDO ARMAS

Uma metralhadora e dois revólveres, além de máscaras, carregadores e muita munição foram localizados pela Polícia dentro do matagal FOTO: CLÉVIS OLIVEIRA

A Polícia Militar apreendeu, ontem, pelo menos, três armas de fogo que estavam em poder de uma quadrilha de ladrões de banco. O grupo é suspeito de ter atacado a agência do Banco do Brasil da cidade de Moraújo (308 Km) na tarde da última segunda-feira. Os criminosos trocaram tiros com policiais civis e militares, por volta das 16 horas de ontem, em um matagal, no sopé de um serrote, na localidade de Baixio, na zona rural do Município de Massapê.

Segundo o comandante do 3º BPM (Sobral), tenente-coronel Gilvandro Oliveira, e o delegado de Massapê, José Fernandes Vieira Júnior, desde o dia do assalto as buscas aos ladrões vêm sendo realizadas sem trégua. Durante uma progressão tática dentro do matagal de difícil acesso, entre os Municípios de Massapê e Coreaú, os PMs se depararam com três bandidos. Os assaltantes passaram a atirar contra os PMs, que revidaram. Percebendo que seriam presos, os ladrões abandonaram as armas e desapareceram no mato.

Segundo o coronel Gilvandro, no local foi encontrada uma metralhadora de calibre Ponto 40, que seria do arsenal da Polícia Civil do Pará. Também foram localizados dois revólveres de calibre 38, roubados dos vigilantes do BB de Coreaú, além de uma mochila contendo máscaras, capuzes, 120 munições de diversos calibres, e alimentos como farinha e rapadura, que os bandidos teriam comprado já se preparando para passar vários dias escondidos no mato, logo após o ataque ao banco.

AUTOR: DN

PF APREENDE 700 QUILOS DE DROGAS

Os pacotes com cocaína, crack e maconha estavam acondicionados em duas carretas que foram interceptadas pelos ´federais´ na BR-116 FOTO: DIVULGAÇÃO

A Polícia Federal realizou, ontem, uma das maiores apreensões de drogas, neste ano, em Fortaleza. Cerca de 700 quilos de entorpecentes foram encontrados armazenados em duas carretas que foram interceptadas na BR-116.

Pelo menos, duas pessoas acabaram presas em flagrante delito. Em diversas caixas, havia 650 quilos de maconha prensada, 61 quilos de cocaína e, ainda, 30 quilos de crack.

Além dos entorpecentes, os agentes da PF encontraram dentro das carretas alguns artefatos incendiários, conhecidos como coquetel molotov, que seriam acionados para destruir a carga no momento de uma eventual abordagem policial.

Flagrante

No entanto, os traficantes não tiveram tempo de lançar mão ao artifício de destruir as cargas e foram capturados em flagrante delito. Seus nomes não foram divulgados à Imprensa. Os dois permanecem detidos na sede da Superintendência da PF, nesta Capital, já à disposição da Justiça Federal no Ceará.

A PF noticiou a apreensão através de uma nota oficial distribuída aos órgãos de comunicação no fim da tarde passada.

Conforme a nota, as duas carretas procediam do Estado de São Paulo transportando o carregamento de drogas.

As investigações em torno do caso já duravam cerca de dois meses e vinham sendo realizadas de forma sigilosa pela equipe da Delegacia de Repressão aos Entorpecentes (DRE).

Tijolos

Ainda de acordo com a nota da PF, o carregamento perfazia 700 pacotes com as drogas acondicionadas em forma de tijolos. As autoridades não informaram se havia outro tipo de mercadoria no interior dos veículos.

A aproximação da Copa das Confederações levou as autoridades a aumentar a fiscalização nas rodovias estaduais e federais que dão acesso ao Ceará.

Além da PF, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) já vai empregar neste feriadão o efetivo de batedores, policiais em motocicletas de alta potência, para a redução dos acidentes nas BRs.

AUTOR: DN

SUSPEITO DE ARROMBAMENTO DE CAIXAS É PRESO PELA COIN

Jorge Luiz da Silva Câmara foi capturado dentro de casa, no bairro castelão, depois de uma informação recebida pelo Disque-Denúncia FOTO: KLÉBER GONÇALVES

A Coordenadoria de Inteligência (Coin) prendeu, na tarde de ontem, um homem portando 1,8 quilo de cocaína, uma pequena quantidade de maconha, uma arma municiada e material que pode estar ligado ao arrombamento de caixas eletrônicos. A prisão aconteceu no bairro Castelão, após um morador acionar o Disque-Denúncia, através do número 181.

Jorge Luiz da Silva Câmara, 30, estava em sua casa, na Rua 30 de Abril, quando foi surpreendido pela Polícia. No momento em que percebeu que seria capturado, o traficante tentou reagir e apontou uma pistola para os policiais, mas acabou sendo rendido antes que tivesse chance de disparar contra eles.

Em uma vistoria na residência, os agentes da Coin encontraram um tablete de cocaína que pesava 1,8 quilo; cerca de 200 gramas de maconha prensada; uma pistola de calibre Ponto 40, cuja procedência será investigada; 48 munições de calibre Ponto 40; de calibre 45; duas furadeiras; um equipamento conhecido como maquita, que é um tipo de serra elétrica; e algumas balanças de precisão.

Conforme informações do comando da Coin, Câmara teria dito que as furadeiras e o maquita teriam sido entregues a ele, por um homem que ele identificou somente por ´Miro´.

De acordo com a Polícia, o traficante se referia a Valdomiro Nunes Cavalcante, que já é investigado pela equipe da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), por praticar arrombamentos a caixas eletrônicos.

O traficante foi levado para a DRF e autuado pelo delegado titular, Romério Almeida. Contra ele foram lavradas as acusações de tráfico de drogas, porte ilegal de arma e posse ilegal de munição de uso restrito.

Câmara já respondeu pelos crimes de furto, porte ilegal de arma, receptação e formação de quadrilha. Romério Almeida disse que irá investigar se a declaração do acusado em relação à ´Miro´ tem veracidade e se ele tem ligação com arrombamentos de caixas eletrônicos.

Um veículo que estava na casa do suspeito também foi apreendido para averiguação. O automóvel Volkswagen, modelo Polo, de cor preta, inscrito com as placas HXY-3555, foi conduzido à DRF. Os agentes da Coin agora trabalham para capturar o restante da quadrilha que seria chefiada pelo bandido Valdomiro Nunes Cavalcante.

AUTOR: DN

quarta-feira, 29 de maio de 2013

IRMÃ KELLY PATRÍCIA FARÁ SHOW EM TIANGUÁ (CE)

A Coroação de Nossa Senhora 2013, em Tianguá-CE, vai contar com a ilustre presença da cantora católica Irmã Kelly Patrícia, encerrando o Mês Mariano.

Irmã Kelly Patrícia é uma renomada cantora católica e estará lançando o CD ''Minha Mãe''.

Confira a programação para o dia 31/05:
17h30 - Terço e saída da procissão do Colégio Santa Maria (sede);

19h00 - Missa Campal em frente a Catedral de Sant'Ana; 

20h00 - Coroação de Nossa Senhora e Show da Irmã Kelly Patrícia.

PARTICIPEM!

AUTOR: TIANGUÁ EM FOCO

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE 28 À 29/05, DA 2ª CIA/3º BPM NA SERRA DA IBIAPABA

(VEÍCULO RECUPERADO) ROUBO A PESSOA/SÃO BENEDITO

Ontem, 28/05, por volta de 08h00, na localidade do Sítio Xique Xique, Zona Rural da Cidade de São Benedito, foi encontrado o veículo de vítima de roubo, fato este que ocorreu na noite de 27/05/2013 às 22h30 tendo com vítima Carlos Henrique Ramos de Sousa, 26 anos, residente na Rua Epaminondas de Oliveira Freire no Bairro Cidade Nova em São Benedito. 

O policiamento da área foi informado via 190 que os acusados estavam em sua respectiva residência, verificando a veracidade da denúncia obtiveram êxito em capturar os respectivos acusados do roubo (1) Wellington Rodrigues Veras, 20 anos, residente no local da ocorrência (2) O menor M.C.S. 15 anos.

Os dois são irmãos, sendo encontrados com eles também além da Moto Titan Fan Vermelha os respectivos objetos: (2) aparelhos de telefone celular; (1) bolsa contendo vários cartões de crédito. 

Os dois acusados foram autuados no Artigo 157 do CPB, sendo que o Wellington Rodrigues será conduzido para a Cadeia Pública de São Benedito, já contra o menor, M.C. foi feito um BOC no respectivo artigo pelo ato infracional praticado. 

Compareceram os PMs Subtenente M. Neto, Sargento Aldemar, Soldado Virgílio, Soldado Gomes Neto e Soldado Pablo na CP 3392.
VISTORIA NA CADEIA PÚBLICA/SÃO BENEDITO

Ontem, 28/05, por volta de 15h30min, foi procedida uma vistoria em todas as celas existentes na Cadeia Pública de São Benedito, ação esta comandada pelo Subtenente M.Neto, ocasião em que foi apreendido no interior das celas de número 02 e 04 o material abaixo relacionado, que em seguida fora devidamente entregue ao Fórum Local mediante Ofício de apresentação e informação acerca da aludida vistoria ali realizada.

- 03(três) aparelhos Celulares, sendo dois de marca SANSUNG e um NOKIA;

- 02(duas) baterias para celular;

- 01(um) cachimbo para consumo de droga (crack).

Efetivo empregado: 10 Policiais Militares

Viaturas empregadas: CP 3392 e CP 3232
RELATÓRIO DA OPERAÇÃO DIVISA SEGURA DA 2ª CIA/3º BPM/TIANGUÁ

Ontem, 28/05, das 00h00 às 05h00, foi realizada a Operação Divisa Segura por determinação do CPI – NORTE.

COMANDANTE DA OPERAÇÃO: MAJOR PM PAULO DE TASSO CMT. DA 2ª CIA/3º BPM.

SEDE - CIDADE DE TIANGUÁ:

Local da Operação - Divisa da Cidade de Tianguá-CE c/a Cidade de São João das Fronteiras - Estado do Piauí;

Efetivo Empregado: (04 PMs-CE + 04 PMs-PI): Tenente PM Silveira, Cabo Wanderlan, Cabo Rocha, Soldado Markus;

Resultado: Foram abordados 11 veículos e um total de 55 pessoas, transcorrendo sem apreensão de qualquer tipo de arma, veículo ou pessoa.

Observação: Os PMs-PI estiveram a comando do 2º Tenente PM Gilson da FTA do 12º BPM da Cidade de Piripiri/Piauí.

DPM DE VIÇOSA DO CEARÁ: Efetivo Empregado, (04 PMs-CE): Major PM Paulo de Tasso, Cabo L. Sousa, Cabo Santos, Soldado Eder.

Local da Operação – Divisa da Cidade de Viçosa do Ceará-CE c/a Cidade de Padre Vieira (Pirapora) - Estado do Piauí;

Resultado: Foram abordados 30 carros, 01 motocicleta e 71 pessoas. Foram apreendidas 06 armas brancas (facas) e 01 arma de fogo.
PRISÃO POR PORTE DE ARMA DE FOGO/PIRAPORA

Hoje, 29/05, por volta de 02h15min, próximo ao posto fiscal de Pirapora, mediante Operação Divisa Segura, durante a referida operação foi abordado Antônio Aragão Fontinele, 63 anos, agricultor, natural de Granja – CE, residente no Sítio Capiberibe – Piauí. 

E efetuaram a prisão do mesmo por estar portando uma arma de fogo – Revólver calibre 38 (sem número e sem marca), que foi autuado em flagrante e conduzido à Delegacia de Policia Civil autuado no artigo 14 da lei 10826/06 (estatuto do desarmamento) pelo Delegado Rudson. Ficando detido na delegacia para ser tomada as devidas providências.

AUTOR: TIANGUÁ AGORA
COLABOROU: SD PM BAIA

CRIANÇA DIABÉTICA MORRE EM HOSPITAL DE TERESINA (PI), APÓS RECEBER SORO GLICOSADO

A menina Luana Mesquita, 8 anos, morreu no Hospital do Satélite, na zona Leste de Teresina, no último dia 17, após receber, sendo diabética, soro glicosado na veia. A família da menina diz que desconhecia que a criança fosse diabética e culpa a direção do hospital pelo falecimento.

Luana deu entrada no hospital às 15h12 com um quadro de desidratação e vômitos e faleceu por volta das 20 horas.

A mãe da criança, Socorro Soares, explica que a menina nunca apresentou sintomas de diabetes e aponta erros no atendimento à filha.

“Eu não tinha conhecimento, a gente achou que foi alguma coisa que ela comeu que fez mal. Colocaram soro com glicose aplicado por uma médica e os exames só começaram a ser feitos depois de 5 horas da entrada no hospital”, afirmou Socorro.

Segundo ela, o exame de glicemia só foi feito após a aplicação do soro glicosado.

De acordo com Socorro, durante o atendimento, o hospital estava sem energia e o procedimento foi realizado á luz de velas. Ela conta que um algodão chegou a pegar fogo no momento. “Estava calor, foi tudo feito às escuras”, afirmou.

A mãe de Luana lamenta a perda da única filha e pede que o suposto erro não se repita.

Discussão na Câmara

A situação levou a Câmara dos Vereadores de Teresina a realizar sessão extraordinária. O vereador Dudu (PT) denuncia a falta de acompanhamento da equipe do PSF e também defende um projeto de lei que prevê a obrigatoriedade do exame que possa diagnosticar a doença antes de qualquer procedimento.

"Se a menina tivesse sido atendida pelo PSF, talvez não tivesse morrido. Se a equipe soubesse que ela era diabética, não teria aplicado soro glicosado e teria dotado qualquer outro procedimento", afirmou o vereador.

De acordo com Dudu, no momento em que a menina esteve internada no hospital, houve falta de energia durante alguns minutos e considera que isso pode ter agravado ainda mais a situação.

O outro lado

De acordo com a Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), a menina Luana deu entrada no hospital no último dia 17 deste mês com um quadro grave de vômito e desidratação. O presidente da Fundação, Aderivaldo Andrade, diz que, como a família não informou nada sobre a menina ser diabética ou não, o médico não tinha como saber a princípio.

Segundo ele, o tratamento médico se iniciou com a coleta do sangue da menina e foi feito um exame de glicemia no dedo da criança para saber se ela era diabética ou não e em seguida foi aplicado o soro fisiológico, que é o aconselhável para casos de desidratação. Como não surtiu efeito, o pediatra decidiu aplicar soro glicosado.

Somente após essas aplicações, diz Aderivaldo, constatou-se que a glicemia de Luana estava acima do normal, mas os médicos ficaram em dúvida se a menina era mesmo diabética ou se o aumento da taxa era decorrente das aplicações de soro glicosado. Porém, foi suspensa a injeção de glicose.

De acordo com o presidente, após o falecimento, o diretor clínico do hospital, Raimundo Milton, abordou a família e chegou a pedir uma autópsia para averiguar a causa da morte, o que foi negado pela família.

Aderivaldo disse ainda que a causa da morte de Luana teria sido cetoacidose diabética, ou seja, uma complicação aguda da doença. O prontuário ainda está sendo aguardado. “A família não fez nenhuma queixa depois da morte. Eu não sei dizer se é rotina o PSF fazer todo tipo de exame em todo paciente, mas não houve falha. O tratamento inicial foi bem feito”, assegurou o presidente.

Em nota, a FHT diz que foi iniciado ontem processo investigatório para apurar se houve falhas por parte dos médicos e do hospital.

Socorro Soares explica que não denunciou o hospital antes porque não tinha condições emocionais para isso. A família busca contato com o Conselho Tutelar, e já procurou o 11º Distrito Policial. “Ainda não tinham mostrado o prontuário pra gente. Foi preciso a gente ir procurar um delegado”, reclamou a mãe da menina

A presidente da Associação dos Diabéticos de Teresina, Jeane Melo, diz que é preciso se criar um protocolo de urgência e emergência nos hospitais de modo que seja reduzida a demora no atendimento a pacientes diabéticos. Segundo ela, o que mata meso é o tempo que se leva para que o paciente tenha o tratamento adequado. "O soro tem pouca quantidade de glicose. A demora do diagnóstico é que mata". diz ela.

Jeane fala ainda no número crescente de diabéticos no mundo, principalmente crianças. "Os sintomas são sempre os mesmos: perda de peso, intensa vontade de urinar, fraqueza". Para a presidente da associação, não se pode subestimar a doença. "O exame de glicemia capilar é barato e deveria ser disponibilizado em qualquer posto de saúde. Diabetes não pode ser confundida com virose", afirma.

Confira a nota da Fundação Hospitalar de Teresina na íntegra

A Fundação Hospitalar de Teresina, por meio do seu presidente Aderivaldo Andrade, vem prestar esclarecimentos a respeito do falecimento da paciente Luana Mesquita, de 8 anos, no dia 17 de maio de 2013, por volta das 20h, nas dependências do Hospital do Satélite.

Inicialmente, lamentamos o falecimento da criança e somos solidários na dor com seus familiares.

A paciente foi admitida às 15h12 minutos, levada pela avó, com relato de vômitos. O pediatra que deu atendimento inicial caracterizou o diagnóstico como desidratação, tendo iniciado a reidratação com soro glico-fisiológico (contém água, glicose e sal), este é o soro padrão, segundo o pediatra, utilizado nos casos de desidratação. Foi utilizado ainda medicamento para vômito.

Após o fim da primeira etapa do soro foi iniciada uma segunda etapa do mesmo soro. Como a paciente não apresentava melhora, os dois pediatras de plantão levaram a criança para a sala de reanimação para tentar salvá-la.

Durante o período de 18h30min e 20h foram realizados vários esforços pelos pediatras e clínicos para melhor reanimar a criança, entretanto, não obtiveram sucesso, e a paciente foi a óbito. A partir desse momento, o diretor clínico do Hospital do Satélite, informado sobre a rapidez trágica do quadro apresentado pela paciente, tentou obter, junto à família, informações sobre doenças prévias que pudessem ter ajudado a agravar o quadro, informando aos familiares que um exame de glicemia tinha revelado níveis elevados de glicose no sangue. Diante da negativa de doenças, o diretor clínico sugeriu a realização de autópsia com a finalidade de obter mais informações, mas a família não concordou com o procedimento.

Desde ontem, 28, foi iniciado processo investigatório a fim de esclarecer possíveis responsabilidades dos médicos e do hospital que possam de alguma forma ter contribuído para esse desenlace trágico.

AUTOR: PORTAL O DIA/Repórter: Maria Clara Estrêla

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics