I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

terça-feira, 16 de julho de 2013

PRESO CHEFE DO CARTEL MEXICANO 'LOS ZETAS'

Chefe do cartel de drogas mexicano ‘Los Zetas’, Miguel Angel Treviño. (Foto: Yuri Cortez / AFP Photo)

O chefe do cartel mexicano das drogas Miguel Ángel Treviño, também conhecido por "Z-40", foi capturado em uma operação da Marinha, informou nesta segunda-feira (15) a Procuradoria Federal do México.

O Ministério do Interior confirmou a prisão.

"Recebemos informação por parte da Secretaria da Marinha que realizaram uma importante prisão, de Miguel Ángel Treviño, na madrugada desta segunda-feira", disse a fonte da Procuradoria, que pediu para não ser identificada.

O chefe dos "Zetas", o cartel mais violento do país e apontado como o responsável por massacres no México e na América Central, foi detido junto com outras duas pessoas em Nuevo Laredo, na fronteira com os Estados Unidos.

Treviño, que teria 42 anos, se tornou chefe dos Zetas após a morte, em outubro de 2012, de Heriberto Lazcano ("El Lazca"), durante uma operação da Marinha mexicana.

O departamento americano de Estado oferecia US$ 5 milhões e o governo mexicano, US$ 30 milhões pela captura de Treviño.

A prisão de Treviño é a mais importante durante a presidência de Enrique Peña Nieto (2012-2018), que substituiu em dezembro passado Felipe Calderón, cujo mandato esteve marcado pela violência entre narcotraficantes, com mais de 70 mil assassinatos.

Os Zetas surgiram no final da década de 90, quando integrantes do grupo de elite do Exército mexicano desertaram para formar a guarda pessoal do então líder do Cartel do Golfo, Osiel Cárdenas Guillén, detido em 2003 e extraditado para os EUA.

Em 2010, após anos de expansão, os Zetas romperam com o Cartel do Golfo, o que deflagrou uma sangrenta disputa no nordeste do país.

Os Zetas também enfrentam o Cartel de Sinaloa, liderado pelo homem mais procurado do México, Joaquín "El Chapo" Guzmán, pelo controle das rotas de narcotráfico para os EUA.

Além do tráfico de drogas, os Zetas estão envolvidos em extorsão, roubo de combustível e tráfico e sequestro de imigrantes.

O grupo é apontado como o autor do massacre de 72 imigrantes da América Central e América do Sul em um rancho de Tamaulipas, em agosto de 2010. Os Zetas também são acusados da morte de 52 pessoas em um cassino de Monterrey, no norte do México, que foi incendiado em agosto de 2011 por homens armados.

AUTOR: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics