I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 5 de julho de 2013

CICLO DE DESENVOLVIMENTO MARCA ANIVERSÁRIO DE SOBRAL (CE)

 
A "Princesa do Norte" acorda em festa hoje, com motivos para as comemorações

Segundos dados da Prefeitura Municipal, Sobral tem a quarta maior renda per capita anual do Estado, com R$ 12.472,00.

Sobral. Ao chegar hoje nos seus 240 anos de fundação, este município figura, pela segunda vez consecutiva, entre as dez cidades do futuro das Américas com melhor relação custo-benefício, segundo o Guia de Investimentos Estrangeiros editado pelo grupo jornalístico britânico Financial Times. A classificação deve-se a inúmeras vantagens socioeconômicas, entre elas o expressivo crescimento do setor industrial, com destaque para o polo metal-mecânico. Este aniversário vem sendo pontuado de marcos nas áreas de desenvolvimento econômico e social, saúde, cultura, infraestrutura, habitação e educação.


Na programação da festa para hoje, feriado na cidade, acontece a Corrida de Aniversário, às 6h20, saindo da Praça Quirino Rodrigues. Às 17h, será celebrada missa na Igreja do Rosário. Em seguida, às 19h, haverá um passeio ciclístico a partir do Boulevard do Arco. Desde ontem, o município está em festa. Houve show pirotécnico de abertura no Boulevard, com apresentações musicais como o grupo "Aviões do Forró" e também abertura da 51ª Exposição Agropecuária e Industrial da Zona Norte do Ceará (Exponorte).

Também como parte das comemorações, o escritor César Barreto estará lançando amanhã seu livro "Na Boca do Beco", no Becco do Cotovelo. Nele, o escritor narra fatos peculiares da cidade ocorridos neste logradoruro, inclusive decisões políticas de candidaturas.

Na ocasião, haverá um show do radialista Ivan Frota e também serão homenageados personalidades com a Medalha Jornalista Lustosa da Costa, a filhos ilustres da cidade. Dentre eles, o deputado padre José Linhares e também o ministro dos Portos, Leônidas Cristino.

No seu aniversário, a cidade tem muitos motivos para comemorar. Somente neste ano foram inaugurados o Hospital Regional Norte (HRN) e o North Shopping Sobral. A chegada de novas indústrias e expansão de empreendimentos tradicionais também marcam o ano.

A educação figura mais uma vez em lugar de destaque nas políticas públicas nacionais, servido como referência para outros Estados devido aos altos índices de alfabetização alcançados pelas crianças.

Com a nova Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza (Seds), criada em janeiro pelo prefeito Veveu Arruda, foram concentrados esforços para a erradicação da extrema pobreza.

De acordo com o prefeito, os serviços ofertados por esta nova pasta municipal estão distribuídos por diferentes coordenadorias, e chegam aos usuários através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas); Abrigo Domiciliar, além da Casa do Cidadão.

"O grande desafio da Seds é promover o desenvolvimento social das famílias que se encontram na situação de extrema pobreza no município", diz o gestor. Ele ainda aponta a construção de mais de duas mil casas, que seguem em ritmo acelerado e fazem parte de suas prioridades de gestão.

Na área da saúde, a ampla cobertura realizada pelo município é reforçada por atendimento de cerca de 100% nos Centros de Saúde da Família e no Programa Trevo de Quatro Folhas, estratégia criada para reduzir a mortalidade materna e infantil.

O prefeito também aponta as obras para minorar os efeitos da estiagem, como a revitalização de poços, dessanilizadores, chafarizes e caixas d´águas.

Ele confirma os ótimos resultados conquistados para o município em sua missão internacional na Europa, onde visitou empresas de Portugal e Espanha, que já iniciam instalações em Sobral. O investimento total das cinco empresas que fecharam parceria soma R$ 90 milhões.

De acordo com a secretária de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Daniela Costa, a capacitação de pessoal, feiras, encontros e o planejamento estratégico do município serão incrementados neste mês de aniversário. Um dos focos nos distritos será o empreendedorismo social, formalização de empresas e uma consultoria adequada.

"Nós estamos com vários treinamentos voltados, sobretudo para distritos e bairros da cidade, para que as pessoas sejam capacitadas como empreendedoras e na formalização dos negócios, tendo todas as garantias jurídicas e treinamentos de consultoria", afirma a secretária.

Em parceria com o Governo do Estado, mais de 1.500 pessoas já foram treinadas no ano. Neste mês, mais 1.500 deverão ser certificadas. "Temos também cursos de artesanato, confecção e gastronomia acontecendo em associações, incentivando principalmente aquela população mais carente para que tenha uma atividade".

Negócios

Segundo ela, no quesito de qualificação, Sobral se encontra fortemente aparada. Os moradores são contemplados não só com cursos para mudarem o perfil dos pequenos negócios. "O povo sobralense, sem sombra de dúvida, experimenta este desenvolvimento porque tem em suas veias uma proatividade e empreendedorismo nato. Para comemorarmos os 240 anos, temos uma programação vasta não apenas na parte de qualificação, mas também de eventos", completa.

No segmento de feiras, no fim do mês, ocorrerá a Feira de Negócios do Vale do Acaraú (Fenaiva). Ela diz que a STDE deve fortalecer o setor de gastronomia, com ampliação dos espaços e qualificação dos profissionais.

"Teremos ainda desfiles incentivando a nova geração. Estamos correndo os principais bairros para encontrar a garota Sobeleza de Sobral e, da mesma forma, enaltecer o que temos de artesanato, moda e confecção polos extremamente fortes no Município", comemora ela.

Mais informações

Prefeitura Municipal de Sobral
R. Viriato de Medeiros, 1250 - Centro, Zona Norte
Telefone: (88) 3677.1100

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics