I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 8 de abril de 2013

POLÍCIA PRENDE ASSASSINOS QUE MATAM EM NOME DO TRÁFICO

As prisões dos assassinos vêm acontecendo à medida que os setores de Inteligência vão identificando os focos onde o tráfico elimina FOTO: KID JÚNIOR

Desde o começo do ano, a lista de matadores presos aumenta. É a estratégia da Segurança para conter homicídios.

A prisão, na última quarta-feira, de um jovem de 24 anos, no bairro Ellery, pode levar a Polícia Civil, através da sua Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a esclarecer, pelo menos, 20 assassinatos ocorridos na zona Oeste de Fortaleza desde outubro do ano passado. Prisões como estas estão sendo realizadas pela PM, com o apoio dos organismos de Inteligência, no sentido de estancar a onda de homicídios na Capital cearense e em sua região metropolitana.

Desde o início do ano, os setores de Inteligência da Polícia Militar auxiliam a Polícia Civil nas investigações para a captura de bandidos apontados como matadores a serviço do tráfico de drogas. Em geral, são jovens recrutados pelos traficantes de cada bairro para executar os viciados que estão com dívidas ou outros traficantes que tentam tomar o controle dos pontos de vendas de drogas nos bairros da periferia de Fortaleza.

Mortes

A captura de Marcos Antônio Lopes Peixoto, o ´China´, bandido temido pelos moradores dos bairros Ellery e Monte Castelo, chegou a ser comemorada pelos comandantes da área. "Certamente, ele iria praticar uma chacina, não fosse a ação rápida da Polícia", afirmou o major Océlio Alves, comandante da 3ª Companhia do 5º BPM, responsável pela ação ostensiva da PM nos bairros da zona Oeste da Capital, a partir do Pirambu e se estendendo até a Parquelândia. Alves explica que, durante várias semanas, os policiais passaram a realizar uma verdadeira ´caçada´ a ´China´ e seus comparsas, em consequência de uma onda de homicídios que afetou os dois bairros. Moradores, assustados diante da crescente violência, fizeram denúncias anônimas que possibilitaram a Polícia a chegar ao matador.

´China´ acabou detido quando, junto com dois comparsas, se dirigia à Rua Catarina Laboré, no bairro Ellery. Os três estavam armados e com a intenção de assassinar várias pessoas que se encontravam no velório de um homem morto pelo próprio ´China´ no dia anterior. Tratava-se de seu desafeto Geraldo Felipe Júnior, o ´Júnior Bombado´, que era suspeito de participação na morte de Sávio Peixoto Dantas, na noite de 6 de março último, na Rua Casimiro de Abreu, no bairro Monte Castelo.

Sávio era irmão de ´China´ e este prometeu vingar o crime. Teria feito uma lista com 16 nomes das pessoas que iria eliminar. Chegou a matar algumas delas, conforme a Polícia, e pretendia finalizar a vingança no velório de ´Júnior Bombado´. "Colocamos uma viatura na porta da casa onde era realizado o velório e evitamos que ocorresse uma chacina", completa o major Océlio Alves.

Matadores

O caso da prisão de ´China´ e da descoberta de seus crimes não é fato isolado. Em diversos bairros da Capital, situações semelhantes vinham ocorrendo, fato que levou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social a montar um plano estratégico para a captura de vários bandidos apontados como suspeitos de dezenas de crimes praticados por ordem de traficantes de drogas.

"Com prisões como estas, estamos dando um passo importante para reduzir os homicídios em Fortaleza e colocar na cadeia os responsáveis por dezenas de assassinatos em várias áreas da cidade. Já estamos fazendo isso no Bom Jardim e na Barra do Ceará", afirma o secretário da Segurança Pública do Estado Ceará, coronel Francisco José Bezerra Rodrigues.

Protagonistas

Homicidas atrás das grades

Marcos Antônio Lopes Peixoto, 24, o ´China´ ou ´Chinês´, apontado pela Polícia como responsável por 15 mortes violentas nos bairros Ellery e Monte Castelo. Comandava o tráfico na Favela da Cicol, próxima à Avenida Sargento Hermínio. Foi preso pela PM na tarde da última quarta-feira (3)

Maycon da Silva Nascimento, 20, o ´Mayconzinho´, é tido pelas autoridades como o ´braço-direito´ do bandido Márcio Gladson Dias da Silva, o ´Márcio do Gueto´. Acusado de vários crimes de morte na Barra do Ceará, foi detido, em dezembro último, pela equipe da Coin no Município de Guaraciaba do Norte

Fabiano Sousa da Silva, 34, apontado como traficante de drogas que atuava na Favela do Sossego, no bairro Antônio Bezerra, na zona Oeste da Capital. Fabiano teria ordenado a execução de vários desafetos moradores da Favela do Plástico. Entre os crimes, a morte de uma criança de um ano e 9 meses

José Flávio Rodrigues Pereira, o ´Gago´ da Barra do Ceará. Também é tido como responsável por vários crimes de morte na Barra do Ceará, principalmente na comunidade das Goiabeiras, onde praticava o tráfico de drogas. É também acusado de ordenar a morte de vários policiais militares

Luiz David Felipe, 24, o ´Carioca´, foi capturado, na última segunda-feira, no bairro Ellery, menos de 24 horas após assassinar, a tiros de pistola, o jovem Francisco Leonardo Nogueira da Silva, no bairro Carlito Pamplona. ´Carioca´ é suspeito de vários assassinatos nos bairros Ellery e Monte Castelo

Leandro Dutra da Cunha, 26, o ´Playboy´, também envolvido no tráfico de armas e entorpecentes na Barra do Ceará e tido como um dos braços armados de ´Márcio do Gueto´. Foi preso no ano passado. Atuava na quadrilha que tinha, ainda, a participação de José Flávio Rodrigues Pereira, o ´Gago´

DHPP enfrenta o silêncio das testemunhas das execuções
Delegados da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) trabalham com análise criminal, concentrando esforços nos crimes interligados e cuja autoria aponta para criminosos que atuam isoladamente ou em bandos FOTO: KIKO SILVA

Dezenas de homicídios ocorridos nos últimos meses na Capital ainda estão sem solução. E um dos principais problemas enfrentados pelas autoridades policiais para esclarecê-los é o silêncio das testemunhas e da própria família das vítimas.

O medo de vir a se tornar a próxima vítima dos matadores a serviço do tráfico, faz com que as testemunhas e os parentes daquelas que tombaram decidam não contribuir nas investigações. Na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), um grupo de delegados, dividido em quatro delegacias, enfrenta o problema da falta de testemunhas para chegar aos matadores de forma mais rápida.

Assassinatos por ´acerto de conta´ entre traficantes, queima de arquivo, erros de execução e homicídios motivados por rixas pessoais, motivos passionais ou mesmo de causas banais (como simples discussão em bebedeiras) se juntam a casos mais complexos como latrocínios (roubo seguido de morte) e pistolas ou os chamados ´crimes de encomenda´. Há, ainda, os homicídios que são, a princípio, registrados como ´achados de cadáveres´, são os casos de ´desovas´, em que corpos são jogados em lugares ermos, bem longe de onde as vítimas foram eliminadas.

Divisão

Para dar encaminhamento às investigações e não deixar os criminosos impunes, a DHPP tem montado estratégias próprias para dar solução aos crimes com autoria desconhecida.

Uma delas foi dividir a capital em áreas, onde cada grupo de delegado, inspetores e investigadores trabalham para identificar e requerer da Justiça a prisão dos matadores. Um desses trabalhos teve resultados positivos, quando a equipe da DHPP esclareceu uma sequência de assassinatos ocorridos na zona Oeste da Capital, com foco principalmente na Barra do Ceará.

PM morto

Uma equipe chefiada pelo delegado Márcio Rodrigo Gutierrez montou um verdadeiro ´quebra-cabeça´ para esclarecer mortes praticadas por um grupo de criminosos que se instalou na Barra do Ceará e foi a responsável por vários assassinatos, entre eles, o que vitimou um ex-policial militar, o ex-soldado Claudemir Ribeiro dos Santos, o ´Claudemir Pit Bull´, fuzilado na manhã de 2 de setembro do ano passado, no Parque São José.

O homem apontado como um dos mandantes da morte do PM foi identificado como Francisco de Brito, que, recentemente, foi assassinado no presídio. No aprofundamento da investigação, outros assassinatos, então sem solução, foram elucidados.

Chefe de quadrilha continua foragido
´Márcio do Gueto´, tido como o chefe do tráfico na Barra do Ceará e mandante de vários homicídios FOTO: DIVULGAÇÃO

Na Barra do Ceará, na zona Oeste de Fortaleza, onde 77 pessoas foram assassinadas em 2012, a Polícia Militar iniciou uma operação conjunta com os setores de Inteligência para tentar capturar vários bandidos responsáveis por diversos homicídios ligados ao tráfico de drogas. E um dos principais ´alvos´ da ação é o traficante de drogas e foragido da Justiça Márcio Gladson Dias da Silva, o ´Márcio do Gueto´, tido como de alta periculosidade e mandante de várias mortes.

´Márcio do Gueto´ está sendo caçado desde o ano passado, quando, em abril, teria ordenado uma chacina que aconteceu nas Goiabeiras, uma das comunidades mais atingidas pelo tráfico na Capital cearense. Três pessoas, entre elas, dois adolescentes, foram executadas na chacina que ocorreu na Rua Santo Antônio, na tarde do dia 14 de abril. Os mortos foram identificados como Valdir Felipe Freitas de Oliveira, 17; Felipe Almeida dos Santos, 17; e Ronaldo Vieira da Silva, 22.

Comparsas

Pelo menos, três comparsas de ´Márcio do Gueto´ já foram presos e um deles acabou sendo assassinado dentro do presídio. Um dos matadores do grupo chefiado por ´Márcio do Gueto´ foi capturado em dezembro passado. Trata-se de Maycon da Silva Nascimento, o ´Mayconzinho´, capturado pela Inteligência na Guaraciaba do Norte.

Prender ´Márcio do Gueto´ tornou-se um desafio e, ao mesmo tempo, uma prioridade das autoridades policiais. Contra ele existe um mandado de prisão preventiva. Policiais da Delegacia de Narcóticos (Denarc) e agentes da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS (Coin), buscam constantemente pistas para descobrir o paradeiro do traficante e chefe de quadrilha.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics