I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

COMBATE AO CRIME ELEVA O NÚMERO DE APREENSÕES DE ARMAS DE FOGO

Os armamentos mais apreendidos no Ceará são revólveres e pistolas, segundo a PM FOTO: JOSÉ LEOMAR

Um número que não para de crescer. São as apreensões de armas de fogo no Ceará, fruto de um intenso e ininterrupto trabalho determinado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e executado, principalmente, pela Polícia Militar. Em pouco mais de dez meses deste ano, o número de armas confiscadas pelas autoridades policiais já superou o quantitativo registrado em todo 2011.

No ano passado, de janeiro a outubro foram4.181 armas tiradas de circulação das ruas da Capital, região metropolitana e também no Interior. Neste ano, em igual período (janeiro a outubro) este quantitativo chegou a 4.941 conforme dados do comando-geral da PM , o que representa um aumento da ordem de 18 por cento. Contudo, somente nos 11 primeiros dias de novembro foram apreendidas mais 182 armas, totalizando 5.123. Em todo 2011 foram 4.995.

Intensificação

Em 2012, somente em Fortaleza, a Polícia Militar apreendeu 2.308 revólveres, pistolas, carabinas, fuzis e outros tipos de armamentos. Na região metropolitana foram 869 e no Interior do Estado, 1.946.

Em Fortaleza, a intensificação do trabalho de policiamento ostensivo, com as chamadas operações de ´saturação´, os índices de apreensões de armas se concentraram nos bairros onde a PM tem feito o trabalho de ocupação. Exemplo disso ocorreu na Barra do Ceará, na zona Oeste da cidade, onde ali também estão concentrados os maiores índices de homicídios dolosos neste ano. 

Uma centena de armas de fogo foi localizada nas mãos de bandidos, a maioria ligada aos traficantes que tentam dominar a área.

Da Paz
Comandante geral da PM do Estado do Ceará, coronel Werisleik Ponte Matias, tem acompanhado pessoalmente as operações de desarmamento FOTO: ALEX COSTA

Já no bairro Bom Jardim, integrante do chamado ´Território da Paz´ (juntamente com os bairros Granja Lisboa, Granja Portugal, Canindezinho e Siqueira), de janeiro a outubro deste ano, foram apreendidas 76 armas. No Jangurussu e Conjunto Palmeiras, foram 98.

Na região metropolitana de Fortaleza, os dois maiores e mais populosos municípios duelam na contagem de armas ilegais que acabaram indo parar nas mãos da Polícia. Em Caucaia, foram 253, enquanto em Maracanaú, 239.

Quadrilhas

Na Barra do Ceará, a Polícia já desarticulou várias quadrilhas que seriam as responsáveis pelos constantes crimes de morte. No entanto, os traficantes de drogas que comandam a venda de entorpecentes no local, continuam com poder de mando, mesmo alguns já estando presos e outros foragidos. A dificuldade da Polícia em desarticular os bandos tem como principal ponto o silêncio da população, que, temerosa, prefere não denunciar.

Barra do Ceará na mira da PM

Situada na zona Oeste de Fortaleza, a Barra do Ceará é um dos bairros que, atualmente, mais preocupam as autoridades da Segurança Pública do Estado, e onde o número de apreensões de armas é o mais alto na cidade.

Ali, o intenso tráfico de drogas tem sido o responsável pelos constantes casos de tiroteios e mortes naquela comunidade carente da Capital cearense.

Conforme levantamentos feitos pela Reportagem, do dia 1º de janeiro até ontem (2), nada menos que, 73 pessoas foram mortas na Barra do Ceará. Destas, 66 foram executadas através do uso de armas de fogo.

Os tiroteios entre as quadrilhas tiveram início ainda em janeiro passado, quando duas gangues, conhecidas como ´Diabos do Polo´ e ´Ratos da Barra´ iniciaram uma ´guerra´ nas vielas do Morro de São Tiago e no calçadão da Avenida Vila do Mar, resultando em vários crimes.

Paralelamente a isto, outro grupo criminoso, comandado pelo traficante conhecido como ´Márcio do Gueto´, passou a executar diversas pessoas por conta de cobrança de dívidas de drogas, por queima de arquivo e também por vingança.

Execuções
Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco José Bezerra Rodrigues, ressalta o incansável trabalho de combate ao crime FOTO: NATASHA MOTA

Em meio aos diversos crimes, um deles acabou provocando uma grande mobilização policial e deixou os moradores do bairro assustados. O fato ocorreu na tarde de 14 de abril, quando três jovens foram executados na Rua Santo Antônio.

Os mortos eram Valdir Felipe Freitas de Oliveira, Felipe Almeida dos santos e Ronaldo Vieira da Silva. O triplo assassinato ainda culminou em, pelo menos, outras quatro pessoas feridas.

Diante dos constantes episódios de violência no bairro, a SSPDS determinou um trabalho de ocupação policial.

A Favela do Gueto (uma área privada invadida, onde antes funcionou uma fábrica de roupas) passou a ser vigiada 24 horas por dia, com a Polícia mantendo viaturas nas entradas da comunidade. Com esta presença constante da Polícia, ´Márcio do Gueto´ teria fugido dali.

Quadrilha

Outra importante ´baixa´ para os criminosos daquele bairro aconteceu com a prisão do traficante e homicida José Flávio Rodrigues Pereira, conhecido como ´Gago´, responsável por assassinatos nas Goiabeiras e no Morro de São Tiago. Um comparsa dele está ainda foragido.

Estatísticas apontam as áreas mais violentas

A implantação de uma célula específica para tratar das estatísticas da criminalidade levou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) a redirecionar suas atividades no campo da prevenção e repressão aos delitos, principalmente os relacionados ao tráfico de drogas e homicídios. Com os números nas mãos, os comandantes de áreas sabem onde há uma maior necessidade da presença da PM.

Em recente entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste, o professor universitário Raimundo Carvalho explicou como este trabalho estatístico vem sendo feito para mapear as zonas de maior convergência de índices criminais em todo o Estado.

Responsável pela implantação da Central de Estatística (Cenest) da SSPDS, Carvalho informa que, nas zonas da Capital onde a Polícia Militar passou a trabalhar com base nos levantamentos estatísticos, os resultados quanto à diminuição dos crimes têm obtido maior êxito. O levantamento diário das ocorrências permite isto.

Segundo Carvalho, quando os índices criminais passam a se concentrar numa determinada área da Capital, bairro, favela ou mesmo numa única rua, por exemplo, forma-se o que ele denomina de ´zona quente´. E ali o trabalho da Polícia começa a se concentrar. "A Polícia é colocada onde o crime está acontecendo", explica o professor.

Exemplo

Foi o que aconteceu no chamado ´Território da Paz´, formado pelo Grande Bom jardim, onde o trabalho estatístico norteou as ações da PM durante o ano passado e isto possibilitou a dispersão dos criminosos e a redução do número de mortes violentas. A diminuição ficou comprovada no balanço final relativo à criminalidade em 2011.

Segundo informou a SSPDS, em 2011 o número de homicídios no ´Território da paz´ teve uma queda de 16,7 por cento. E somente no Bom Jardim essa redução chegou a 58 por cento.

Preocupam

A estatística criminal revelou, ainda, que dos 119 bairros existentes em Fortaleza, a maior taxa de crimes se concentrou em apenas dez deles. E foi neles que a PM passou a agir com maior intensidade. Mesmo assim, as preocupações da Polícia com estas áreas continua.

Além da Barra do Ceará, estão sempre na mira da PM os bairros de Messejana, Pirambu, Planalto Ayrton Senna, Genibaú, Vila Velha, Jangurussu, Mucuripe, Praia do Futuro, Jardim Iracema, além dos distritos de Jurema (em Caucaia) e Pajuçara (em Maracanaú). Equipes como do BPRaio reforçam o policiamento em tais áreas.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics