I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

AGIOTAS DAVAM GOLPES EM ATÉ 30 IDOSOS POR DIA NO PIAUÍ

A Delegacia de Proteção ao Idoso prendeu, na manhã desta quinta-feira (20), cinco pessoas acusadas de agiotagem. As principais vítimas são idosos aposentados do Piauí e do Maranhão. O bando foi preso em uma residência no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina, onde, segundo a polícia, funcionava uma espécie de escritório da quadrilha.

De acordo com o delegado Mauro André Carvalho, titular da Delegacia do Idoso, o grupo emprestava dinheiro às vítimas, a juros exorbitantes, retinha os seus cartões bancários com as senhas e, em seguida, sacava o dinheiro.

"Eles pediam a quantia, negociavam o pagamento, cobravam os juros - eles dizem que era só 2%, mas era muito mais - e, em troca, a pessoa tinha que deixar o cartão e a senha. Um funcionário retirava o dinheiro, contabilizava o valor devido acrescido dos juros e devolvia o restante para as vítimas", explicou.
Ainda segundo o delegado, as vítimas ficavam reféns dos bandidos. "Não conseguiam reaver seus cartões, eles ameaçavam, e chegavam a pagar até dez vezes o valor da dívida", acrescentou.

O proprietário da casa, Sebastião Nunes de Moura, 46 anos, é apontado como o líder do bando. E esta não é a primeira vez que ele vai preso, já tendo sido detido, há alguns anos, pela Polícia Federal, acusado de outro crime. Os demais não tiveram seus nomes divulgados.
O delegado Mauro André destacou o grau de organização do bando. "Um deles era segurança, passava o dia todo vigiando a casa - tinha filmadora do lado de fora - outro era cobrador e tinha aquele que ficava responsável por sacar o dinheiro", afirmou.

Em poder do grupo, a polícia apreendeu aproximadamente 300 cartões, entre bancários, do programa Bolsa Família e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além de diversos cheques e notas promissórias, uma picape Hilux, cinco motocicletas, computadores e mais de R$ 30 mil.

O delegado suspeita que a quadrilha atuava há quase 10 anos, pois encontrou cheques datados de 2003. Já as investigações começaram há seis meses, após a denúncia de um idoso que procurou a delegacia. A polícia deu início às diligências e verificou que havia uma movimentação anormal na casa: as pessoas chegavam a formar fila à porta, para pedir empréstimos.
Ao chegar ao local nesta quinta, para cumprir os mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, a polícia se deparou com mais uma vítima, uma idosa que pretendia pedir um empréstimo ao grupo. A senhora foi levada à Delegacia do Idoso, para depor.

De acordo com a polícia, Sebastião confessou a prática dos crimes e afirmou que chegava a fazer 30 novas vítimas por dia.

O delegado informou, ainda, que os bens apreendidos poderão ser revertidos em indenizações às vítimas. Elas podem procurar a Delegacia do Idoso, na Rua 24 de Janeiro, Centro da cidade, para obter mais informações.

Os acusados responderão pelos crimes de agiotagem, retenção de cartões e formação de quadrilha. A polícia tem 10 dias para concluir o inquérito.

AUTOR: PORTAL O DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics