I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

20 PRESOS FOGEM DE DELEGACIAS EM FORTALEZA (CE)

Em praticamente todas as 35 DPs da Grande Fortaleza o problema se repete. Celas estão lotadas de presos que aguardam transferência para o presídio fotos: José Leomar

Vinte presos fugiram de delegacias de Polícia Civil de Fortaleza nas últimas 48 horas. Na noite de Natal, a Polícia Militar teve que ser acionada para diversas distritais onde os detentos ameaçavam escapar. A superlotação é apontada como a causa principal dos incidentes nas DPs.

A primeira fuga no ´Feriadão´ foi registrada ainda na segunda-feira, quando 11 presos conseguiram escapar da carceragem do 15º DP (Cidade 2000). O único policial civil (inspetor) que estava de plantão naquela distrital acabou sendo rendido, desarmado e agredido fisicamente pelos presos. A pistola de calibre Ponto 40 (0.40) do inspetor foi levada pelos foragidos.

Imagens

As câmeras do circuito interno de segurança da delegacia registraram a fuga dos presos. As cenas revelam a violência dos criminosos. Os presos renderam o inspetor, tomaram sua arma e tentaram arrastá-lo para dentro de uma das celas, mas ele resistiu e só não foi baleado porque o preso que havia tomado sua pistola não soube manuseá-la na hora de efetuar o disparo.

Os detentos ainda provocaram diversos danos na delegacia. Quebraram portas e janelas e escaparam. A Polícia Militar foi acionada e, rapidamente, mobilizou várias patrulhas. Fez um cerco no local, evitando, assim, que o número de foragidos fosse ainda maior.

A segunda fuga aconteceu na noite de Natal, quando um homem invadiu a área interna do 19º DP (Conjunto Esperança) e entregou aos detentos um pé-de-cabra e algumas serras. Na carceragem havia, pelo menos 21 presos. Quatro deles conseguiram escapar.

Disparou

O delegado Aurélio Pereira, titular daquela unidade da Polícia Civil, compareceu ao prédio mesmo estando de folga. Segundo ele, esta foi a segunda fuga em três meses. Conforme Pereira, havia 21 presos distribuídos nos dois xadrezes. A fuga somente não foi em massa por que o policial de plantão percebeu a movimentação estranha na carceragem e agiu rapidamente.

"Ele teve que efetuar dois disparos para impedir a fuga em massa", confirmou Aurélio.

Na contagem feita pela Polícia após a fuga, ficou constatada a ausência de quatro presos. Todos, conforme o delegado, estavam presos após terem sido capturados por prática de assalto. "São pessoas perigosas e que, certamente, vão praticar novos assaltos nas ruas", disse um PM que foi mobilizado para atender à ocorrência.

Mais uma

E na manhã de ontem, mais cindo detentos conseguiram fugir do 2º DP (Aldeota), serrando as grades dos xadrezes. Seus nomes não foram divulgados. Eles pularam o muro dos fundos na Rua Silva Paulet, a poucos metros da sede da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e do Palácio da Abolição, no Meireles.

Equipes do Ronda do Quarteirão, do Comando Tático Motorizado (Cortam), e do 8º BPM (Aldeota) foram acionadas, fizeram um cerco na delegacia e impediram outros presos de escapar do prédio.

A superlotação dos xadrezes das delegacias decorre da falta de vagas no Sistema Penal. A presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Ceará, Inês Romero, voltou a fazer críticas ao Estado, por conta do risco permanente que os policiais civis estão sujeitos em decorrência da presença de centenas de presos nas delegacias da Grande Fortaleza.

Estado vai construir mais CPPLs e presídios

Oito novas unidades prisionais deverão ser construídas pelo governo do Estado no próximo ano. Esta é a saída que as autoridades apresentam para desafogar os xadrezes das delegacias de Polícia Civil da Capital e sua região metropolitana. Uma nova Casa de Privação Provisória da Liberdade, a CPPL V, deve ser inaugurada nos próximos dias.

O maior número de presos está concentrado em uma única delegacia, a de Capturas e Polinter (Decap), no Centro, onde mais de uma centena de detentos aguardam transferência para as unidades do Sistema Penal do Estado do Ceará.

Ali, as tentativas de fugas e os motins viraram uma rotina e só não ocorreram já fugas em massa devido à pronta intervenção da Polícia Militar, já que a delegacia fica a poucos metros do Quartel do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), na Rua Antônio Pompeu.

Prisões

O alto número de presos nas delegacias reflete o intenso trabalho de combate ao crime que a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) vem realizando com constantes operações na Capital e no Interior de combate ao tráfico de drogas e outros delitos. Somente a Delegacia de Roubos e Furtos já prendeu, neste ano, mais de uma centena de assaltantes de bancos.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics