I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 7 de outubro de 2012

CERCA DE 400 PESSOAS JÁ FORAM DETIDAS POR BOCA DE URNA, DIZ TRE-RJ

Policiais militares escoltam pessoas detidas por suspeita de boca de urna para um candidato a vereador, na Favela da Rocinha, Zona Sul do Rio (Foto: Tasso Marcelo/Estadão Conteúdo)
O desembargador Luiz Zveiter, em coletiva realizada no início da tarde deste domingo (7), no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), disse que o primeiro balanço parcial das operações, feito até as 10h em todo o estado, contabiliza cerca de 400 pessoas detidas por fazer boca de urna. Entre os detidos levados para centros de abrigamento no Rio, estão cinco candidatos.

O presidente do TRE chegou a informar que Léo Comunidade tinha sido preso, mas depois da coletiva a assessoria do TRE informou que ele chegou a ser abordado por policiais na Rocinha, mas conseguiu fugir.

Os candidatos João Ricardo (PSDC) e Seu Lima (PTN) foram presos na Rocinha. O candidato Irmão Caio (PSC) foi preso em Itaboraí, o vice-prefeito na chapa majoritária de Magé, conhecido como Sabiá (PSDC), foi preso no próprio município e o candidato Edmundo Moura (PSB) foi preso no Rio. Também foram presos 40 cabos eleitorais do Léo da Comunidade. Todos estão sendo encaminhados para centros de abrigamento no estado, entre eles o Maracanãzinho.
André Rezende, um dos presos no Maracanãzinho por boca de urna (Foto: Lilian Quaino / G1)

André Luiz Alves de Rezende, um dos presos no Maracanãzinho por boca de urna, contou que foi preso por fiscais do TRE em Rocha Miranda, no subúrbio do Rio, quando ia pegar um ônibus para Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde vota. Segundo contou, ele não vestia camiseta de candidatos, nem broches ou adesivos. Mas os fiscais pediram para que ele abrisse a bolsa e nela havia material de campanha de uma carreata de que participara no sábado (6) e que, segundo disse, não teve tempo de deixar em casa.

André elogiou o tratamento dos policiais que faziam a guarda dos presos mas reclamou do TRE. "Estou aqui desde 10h, nesse calor, sem nem água para beber. Não sei para onde vamos nem quando. O TRE está certo em fazer suas cobranças mas tem que haver respeito", disse.
Homem conhecido como Chavante é detido por PMs na Rocinha (Foto: Tasso Marcelo/Estadão Conteúdo)

Segundo Zveiter, as eleições, até as 12h transcorriam dentro da normalidade. Ele acredita que até o final da votação, o número de pessoas detidas possa ser ainda maior.

"Não foram registrados incidentes e está tudo dentro da normalidade. Vai ser uma grande eleição, inclusive por causa das comunidades pacificadas", disse o desembargador.

De acordo com o balanço divulgado pelo desembargador, em apenas uma seção em todo o estado a votação está sendo realizada com voto manual. A urna eletrônica da seção 22, da 4ª Zona Eleitoral, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, queimou e não pôde ser substituída.

Zveiter confirmou que pelo menos uma pessoa foi presa em Macaé com cerca de R$ 10 mil, suspeito de compra de votos.

De acordo com balanço da Polícia Militar, no entanto, 250 pessoas tinham sido presas até as 14h em todo o Estado, incluindo crimes eleitorais e boca de urna. Foram presos eleitores no Rio de Janeiro (76), na Baixada Fluminense (73), na Região Serrana (83), na Região dos Lagos (6), em Itaboraí (7) e em Macaé (5).

AUTOR: G1/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics