I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

CATÓLICOS REVERENCIAM A PADROEIRA DE TAUÁ (CE)

Uma procissão pelas ruas principais de Tauá, reunindo centenas de católicos, deu início aos festejos religiosos de Nossa Senhora do Rosário, na comemoração dos 250 anos de construção da igreja matriz no muinicípio FOTO: SILVÂNIA CLAUDINO

Tauá. O final de semana foi bem movimentado para a população católica deste município. Iniciada na sexta-feira passada, a festa da padroeira Nossa Senhora do Rosário mobilizou centenas de fiéis no sábado e domingo e continuará reunindo os devotos em celebrações, procissões, momentos oracionais, espirituais e sociais até o dia 28 deste mês. Durante esse período, toda a comunidade católica local estará envolvida nas comemorações, cuja festa é marcada este ano pelos 250 anos de construção da Igreja Matriz, que leva o nome da padroeira.

Conforme o padre Maurizio Cremaschi, a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário vem planejando essa festa desde o ano passado, objetivando um envolvimento cada vez maior dos fiéis da cidade e distritos no fortalecimento da fé cristã.

O pároco estimulou as comunidades a fazerem um memorial que promova o resgate das origens de cada lugar, recolhendo fotografias, objetos, documentos e outros artigos que ajudem a contar a história desses povos. "Esse material, já visto nas diversas festas de padroeiros nos distritos, será reapresentado numa exposição que será montada no largo da Matriz de Nossa Senhora do Rosário para visitação pública", salienta.

Na abertura dos festejos, houve a tradicional alvorada, despertando a cidade para o período festivo religioso. Em seguida celebrou-se missa na Igreja Matriz, com a bênção da imagem de nossa Senhora do Rosário, restaurada. À noite ocorreu a Caminhada do Ano da Fé, que celebrou também os 250 anos da Igreja Matriz, saindo da avenida Odilon Aguiar e percorrendo várias ruas e avenidas de Tauá.

Como a festa objetiva lembrar os 250 anos de fundação do templo, a paróquia mobilizou as paróquias vizinhas para que, a cada noite as imagens das antigas freguesias dos Inhamuns participem das novenas. Farão parte as imagens dos Padroeiros, Nossa Senhora da Paz (Arneiroz), Nossa Senhora da Conceição (Cococí-Parambu), Nossa Senhora do Carmo (Flores), que também completou 250 anos em 2012 e Jesus, Maria e José (Marrecas).

Vaqueiros

Outro destaque do final de semana foi a missa dos vaqueiros, que mobilizou centenas de pessoas, entre vaqueiros, agricultores e fazendeiros, reunidos na Igreja em torno do fortalecimento da fé cristã.

Escolas, órgãos públicos, associações comunitárias, clubes de serviços, grupos e pastorais dos bairros participam da programação. Na parte social todas as noites funcionarão barracas que venderão comidas típicas, refrigerantes, artigos religiosos e a tradicional barraca da pechincha. Haverá ainda, leilões e o bingo. A cartela está à venda na Secretaria da Casa Paroquial e com os animadores de bairros.Para a comemoração foram feitas restaurações na Igreja Matriz de Tauá, tendo a precaução de preservar a história do templo secular. O patamar foi recuperado, foram construídas rampas de acesso para pessoas com deficiências, restauradas as pinturas interna e externa, além da implantação de um sistema de iluminação que destaca o patrimônio arquitetônico da Igreja no período noturno.

Neste ano, a Paróquia conseguiu uma parceria junto às Secretarias de Cultura do Estado e Município e moveu recursos para a restauração das imagens antigas de padroeiros do município de Tauá. Já foram restauradas as imagens de Nossa Senhora do Carmo, da Igreja de Flores e de Nossa Senhora do Rosário, da Igreja Matriz de Tauá. A primeira foi apresentada durante a festa que ocorreu no último mês de julho e a segunda neste período, por ocasião dos festejos. As demais imagens da Igreja de Flores e a antiga imagem de Santa Luzia estão em fase de restauro em Fortaleza e nos próximos meses retornarão à cidade.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics