I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 7 de outubro de 2012

13 MIL POLICIAIS REFORÇAM A SEGURANÇA

O embarque da tropa policial de reforço para o Interior do Estado aconteceu no último dia 28. Centenas de militares estarão atuando nas cidades cearenses à disposição dos juízes eleitorais. O comando a operação foi montado na Capital FOTO: KIKO SILVA

Treze mil policiais civis e militares, cinco helicópteros, centenas de viaturas e reforço especial em 35 dos 184 Municípios cearenses, além de acréscimo de efetivo em 21 delegacias municipais e plantão extra em delegacias Especializadas e Distritais da Grande Fortaleza.

Este é o aparato que foi montado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), juntamente com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para garantir tranquilidade em todo o Ceará neste domingo de eleições municipais. Neste pleito, as autoridades consideraram que não houve necessidade de mobilização no Estado de tropas federais (Exército, Marinha e Aeronáutica) e da Força Nacional de Segurança (FNS).

Regiões

Apesar do clima de acirramento político em vários Municípios cearenses, as autoridades acreditam que o aparato policial estadual será suficiente para conter qualquer distúrbio de maior monta. Além disso, a Polícia Federal montou bases operacionais em todas as regiões do Estado, Inhamuns, Vale do Jaguaribe, Cariri, Vale do Curu, Sertão Central, Centro-Sul, Ibiapaba, Norte e litorais Leste e Oeste.

As polícias rodoviárias estadual (PRE) e federal (PRF) terão dupla missão, controlar o trânsito para conter os acidentes e, ainda, auxiliar os juízes eleitorais no combate ao transporte irregular de eleitores entre os Municípios cearenses.

De Fortaleza, o secretário da Segurança Publica, coronel Francisco José Bezerra Rodrigues, estará no comando de toda a operação juntamente com o comandante-geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias; com o delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Joaquim Neto; e como o perito-geral Maximiano Barbosa Chaves. Além disso, estarão também mobilizadas as coordenadorias de Inteligência (Coin), de Operações Policiais e Planejamento (Copol), de Operações de Segurança (Ciops) e de Operações Aéreas (Ciopaer).

Na sede da SSPDS, na Avenida Bezerra de Menezes, nesta Capital, estará montado o ´QG" da ´Operações Eleições´. Ali vai funcionar, a partir de zero hora de hoje, o Centro de Gerenciamento de Comando e Controle das Ações de Segurança do Pleito Eleitoral 2012.

Reforçadas

Segundo a SSPDS, terão reforço nas delegacias de Polícia Civil no Interior do Estado as seguintes cidades, Itarema, Aracati, Crateús, Icó, Acopiara, Morada Nova, Jaguaruana, Tabuleiro do Norte, Icapuí, Catunda, Limoeiro do Norte, Viçosa do Ceará, Independência, Amontada, Ipaumirim, Iracema, Jaguaribe, Jardim, Paraipaba, São Luís do Curu e Tamboril.

Já a Polícia Militar reforçou a segurança antecipadamente em 30 Municípios diante do grave quadro de acirramento durante a campanha dos candidatos a prefeito e vereador.

As cidades que, conforme a previsão das autoridades, apresentam maiores riscos de incidentes são, Barreira, Hidrolândia, Nova Olinda, Iracema, Pedra Branca, Ipu, Tururu, Uruburetama, Tianguá, Santana do Cariri, Guaraciaba do Norte, Orós, Icó, Morada Nova, Icapuí, Lavras da Mangabeira, Cedro, Catarina, Morrinhos, São Luís do Curu, Santa Quitéria, Saboeiro, Cariús, Acopiara, Caririaçu, Aracati, Alto Santo, Potiretama, Tabuleiro do Norte e Itarema.

Na última semana antes do pleito, juízes eleitorais de algumas cidades do Interior decidiram por proibir algumas carretas e outras manifestações políticas diante dos riscos de incidentes. O Comando da PM, por sua vez, ordenou aos destacamentos a realização de blitze.

Presos provisórios também votarão

Pelo menos, 64 presos deverão votar neste domingo. Embora estejam recolhidos em unidades do Sistema Penitenciário Estadual, eles não tiveram seus direitos civis cassados, visto que são considerados presos provisórios. Por conta disso, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (Sejus), montou uma estrutura para que os detentos possam exercer seu direito de escolher seus candidatos a prefeito e vereador.
Urnas eletrônicas serão instaladas em quatro unidades prisionais do Ceará, entre elas, O Presídio Feminino do Estado, no Município de Aquiraz FOTO: DENISE MUSTAFA

Segundo a Sejus, deverão estar instaladas urnas eletrônicas em quatro unidades prisionais, sendo três na Região Metropolitana de Fortaleza (Caucaia, Aquiraz e Itaitinga) e uma no Interior (Juazeiro do Norte).

A votação dos detentos acontecerá no Presídio Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, nas Casas de Privação Provisória da Liberdade em Caucaia (Carrapicho) e Itaitinga (CPPL II) e, ainda, na Penitenciária Industrial Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte (493Km de Fortaleza).

Conforme nota distribuída pela Assessoria de Imprensa da Sejus, na última quarta-feira (3), o objetivo da ação foi proporcionar "o direito ao voto dos presos provisórios que ostentem a condição de eleitor, bem como, daqueles que preencham os requisitos legais para exercerem o direito". Segundo ainda a Sejus, no começo deste ano, estavam aptos a votar 214 presidiários.

No entanto, este número caiu para os atuais 64 em razão de que os demais deixaram os presídios, isto é, ganharam a liberdade através da Justiça. Contudo, estes, mesmo soltos, terão que votar nas secções que foram montadas nas cadeias. A Sejus lembra, ainda, que os presos que já foram condenados não podem votar, já que, cumulado com a pena de reclusão, eles têm seus direitos civis suspensos.

Também podem exercer o direito de votar as pessoas que já tenham cumprido suas respectivas penas judiciais ou se estas já tiverem sido extintas.

O direito dos presos será fiscalizado também pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics