I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

SERRA DA IBIAPABA NA ZONA NORTE DO CEARÁ, OFERECE OPÇÕES DE LAZER NESSAS FÉRIAS

O Parque Nacional de Ubajara é um dos pontos turísticos visitados, na conhecida Serra Grande, pelos turistas durante as férias FOTO: CID BARBOSA

Ibiapaba Também conhecida como Serra Grande, a região é procurada principalmente nas férias como opção de lazer. É composta de cinco Municípios que oferecem atrações diversas, como o Parque Nacional de Ubajara ou o Sítio do Bosco.

Entre os universitários, o Sítio do Bosco, localizado em Tianguá, é a primeira escolha, de acordo com a estudante Natiely Nara, que planeja sempre fins de semana com a sua turma da escola. Ela diz que a escolha sempre é pela região, onde há uma variedade de atividades, agradando tanto quem quer sossego, quanto aqueles adeptos do esporte de aventura.

"Tem a piscina de água mineral, a rampa de voo livre, chalés para quem não quer acampar nas barracas, mirantes e uma vista linda. Tem também barzinho, restaurante e trilhas que levam a uma caverna onde os Tremembé viveram", enumera.

De acordo com a gerente do local, Cila Aguiar, nos meses de junho a novembro, tem o Luau da Montanha no período de lua cheia, que atrai casais de toda a região, além de ser considerado um dos um dos melhores campings do Nordeste.

Em Tianguá, a feira que acontece três vezes por semana também atraí a população: sexta-feira para a venda de animais, sábado para a venda de peixes e domingo de produtos agrícolas. Para os que moram próximo, é considerada uma ótima oportunidade comprar lembranças. Alguns, como a aposentada Maria Benedita Silva, está acostumada a ir pelo menos uma vez ao mês para comprar os doces típicos da região. "É interessante porque as cidades vizinhas também trazem seus produtos pra cá", diz.

Já no Parque Nacional de Ubajara, podem ser encontradas atividades como trilhas e visitas guiadas pela gruta, além do passeio pelo teleférico. Segundo a administração do parque, o horário para visitação é das 8 às 17 horas. Na Gruta de Ubajara, podem ser encontradas galerias como a Pedra do Sino, a Sala das Rosas, Sala dos Retratos e a Sala das Maravilhas. O acesso pode ser feito por trilha ou pelo teleférico. A secretária Ana Lúcia Martins disse que sempre visita o lugar nas férias, principalmente, a Gruta do Boi Morto, recomendada pelos amigos.

Música

Nos dias 21 a 28 de julho, haverá o IX Festival de Música da Ibiapaba, na cidade de Viçosa do Ceará. Sua realização é pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC) e promovido pelo Governo do Estado do Ceará. E entre 26 e 28, ocorrerá, em Ubajara, a Mostra Cultural das Unidades de Conservação da Ibiapaba. O evento é uma realização da Fundação Centro de Ecologia e Integração Social (Fundação CIS) e Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e terá seminários interativos e apresentação de experiências.

Segundo a programação oficial, ela contará também com apresentações culturais no período da noite, entre as atrações de música, poesia e dança, haverá a participação de municípios do Estado do Piauí, do grupo indígena de São Benedito e do Quilombo Timbaúba do Reisado.

A universitária Mayra Cordeiro e alguns amigos desistiram de voltar para seus Municípios nessas férias. A razão é a programação cada vez mais atrativa. Ela contou que a agenda já está preenchida. "Primeiro quero ir ao Sítio do Bosco e à Ubajara fazer trilhas, me cansar bastante logo no começo das férias, e depois vou passar a última semana em Viçosa, para aproveitar o Festival de Música e comprar os doces locais".
FONTE: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics