I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 29 de julho de 2012

PMs TAMBÉM NA MIRA DA VIOLÊNCIA

Subtenente Djacir Ferreira está na lista dos PMs mortos, neste ano, no Ceará. Ele foi assassinado no Parque Santana, em Fortaleza, em 9 de junho FOTO: NATINHO RODRIGUES

Em um ano e meio, 25 policiais militares foram assassinados no Ceará. Somente neste ano, já são nove casos em menos de sete meses completos. Em 2011, foram 16 praças executados. 

A maioria absoluta, conforme levantamento feito pela Reportagem, morreu fora de horário de serviço. Alguns estavam realizando serviços extras, o chamado ´bico´. Outros, faleceram em circunstâncias misteriosas.

Em caso de mortes de policiais militares, além do inquérito instaurado regularmente pela Polícia Civil, a própria Corporação, através de seu Serviço de Inteligência, faz investigações próprias para saber se a conduta do policial contribuiu para o desfecho sangrento.

Executado

O mais recente assassinato ocorreu na semana passada, quando um soldado, destacado no Município de Tianguá (335Km de Fortaleza), foi assassinado de forma cruel. 

O PM Estanley Lima, 36 anos de idade e há 14 na corporação, foi fuzilado em pleno Centro daquela cidade na Região Norte do Estado. Recebeu, pelo menos, dois tiros na cabeça.

Rapidamente, a Polícia agiu e prendeu três suspeitos de envolvimento no crime. O quarto acusado foi detido dois dias depois. A princípio, a Polícia trabalha com a hipótese de um latrocínio (roubo seguido de morte), isso porque, conforme as primeiras diligências mostraram, o PM Estanley estaria fazendo a escolta de um carro pagador que transportava dinheiro de um supermercado. A quantia de R$ 20 mil teria despertado a atenção dos criminosos, que planejaram toda a ação delituosa.

Assim como o soldado Estanley, outro PM foi assassinado quando, supostamente, fazia ´bico´ de segurança para uma cooperativa de veículos do transporte alternativo em Fortaleza. 

O fato ocorreu no dia 24 de maio, quando o soldado Marinaldo Barbosa Batista, 37, foi baleado e morto defronte a uma igreja evangélica localizada na Rua São João, no bairro Bonsucesso (zona sul de Fortaleza). Marinaldo era integrante do Pelotão de Motos do Comando do Policiamento da Capital (CPC) e estaria naquele momento à procura de bandidos que, no dia anterior, haviam assaltado uma topique pertencente à cooperativa para a qual ele prestava serviços de segurança particular.

Sabendo que o PM já havia identificado a quadrilha responsável pelo ataque à van, os criminosos decidiram sair à procura dele e acabaram por matá-lo sumariamente com tiros pelas costas. A própria PM descartou, na hora do crime, um latrocínio (roubo seguido de morte).

"Se fosse um caso de assalto, teriam levado a arma e a moto dele, nada foi roubado", disse um oficial presente na cena do crime logo após ser acionado pela Ciops (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança). "Isso aqui foi um crime tramado", completou o colega.

Outro PM que faleceu vítima da violência neste ano, cujo crime não foi ainda devidamente esclarecido, foi o cabo PM Francisco José Teixeira Gondim, que era destacado na Companhia de Comando e Serviço (CCS) do 6º BPM (Conjunto Esperança).

Tocaia

O militar fazia cooper no calçadão em volta da Lagoa do Mondubim, na tarde de 18 de maio passado, quando foi atacado por dois homens. Um deles apontou-lhe uma arma e disparou. Ferido, o cabo ainda foi socorrido por colegas, mas morreu no hospital (IJF-Centro).

Dos nove policiais militares assassinados neste ano, no Ceará, apenas um, comprovadamente, morreu em pleno serviço. Era o soldado Antônio Alves Neto, 35, lotado no destacamento da cidade de Catarina (398Km de Fortaleza). O soldado foi fuzilado por bandidos que atacaram aquela cidade com o objetivo de assaltar uma agência bancária.

Nos dias seguintes, a PM fez diligências nas regiões dos Inhamuns e Centro-Sul. Em um tiroteio nas proximidades de Acopiara, quatro dos integrantes do bando acabaram mortos e outros cinco capturados.

Completam a lista dos PMs assassinados no Ceará neste ano, Rui Pereira da Silva (soldado), Francisco Evandro Pinto Rodrigues (cabo), Keple Miranda de Oliveira (sargento reformado), Aurélio Pereira da Silva (sargento), e José Djacir Ferreira da Silva (subtenente).

NÚMERO

25 policiais foram mortos no Estado do Ceará entre 2011 e 2012. No ano passado, foram 16. Neste ano, já foram registrados nove casos

20 mil reais foram roubados durante um assalto que terminou na morte de um soldado da PM, há uma semana, na cidade de Tianguá

FONTE: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics