I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

OPOSITOR CUBANO OSWALDO PAYÁ MORRE EM ACIDENTE DE TRÂNSITO

Oswaldo Payá em foto de 2007 (Foto: AFP/Adalberto Roque)

O site oficial "Cubadebate" qualificou neste domingo (22) de "lamentável" o acidente de trânsito no qual morreu o destacado opositor Oswaldo Payá, em uma incomum nota onde assegura que as autoridades do país averiguam as causas do acidente.

A nota deste site oficial diz que o acidente aconteceu às 13h50 (horário local, 15h50 de Brasília) deste domingo na localidade conhecida como La Gavina, situada a 22 quilômetros da cidade de Bayamo, na província oriental de Granma.

Detalha que os mortos "são os cidadãos cubanos Oswaldo Payá Sardiñas, morador em Havana, e Harold Cepero Escalante, oriundo de Ciego de Ávila".

Além disso, informa que ficaram feridos o espanhol Ángel Carromero Barrios e o sueco Jens Aron Modig, que sofreram ferimentos leves e recebem assistência médica no hospital Clínico Cirúrgico Docente 'Carlos Manuel de Gramados' de Bayamo.

Opositor notório
Engenheiro e especialista em aparelhos eletromédicos, Payá ganhou notoriedade internacional em maio de 2002, quando nas vésperas da chegada do ex-presidente americano Jimmy Carter a Cuba entregou ao Parlamento da Ilha um documento com 11.020 assinaturas apoiando o "Projeto Varela", uma iniciativa para mudanças na Ilha.


Payá era casado com Ofelia Acevedo, com quem teve três filhos.O projeto foi rejeitado pela Assembleia Nacional, mas Payá prosseguiu com esta e outras iniciativas que lhe valeram em 2002 o Prêmio Democracia, do partido democrata dos Estados Unidos, e o Sakharov, do Parlamento Europeu.

Apesar de jamais ter sido preso na Ilha por sua atividade opositora, boa parte dos 75 dissidentes detidos na primavera de 2003 eram seguidores de Payá no MCL (fundado em 1988).

Payá "foi uma pessoa que contribuiu com a democratização de Cuba com sua entrega à causa", destacou o dissidente Guillermo Fariñas.

Em outubro de 2002, o Parlamento Europeu lhe outorgou o prêmio Sajarov para os Direitos Humanos e a Liberdade de Pensamento, em reconhecimento a sua luta pacífica a favor da transição à democracia em Cuba.
FONTE: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics