I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

ATENÇÃO: RMF, SERRA DA IBIAPABA E CARIRI SÃO REGIÕES MAIS AMEAÇADAS PELO AQUECIMENTO GLOBAL

Áreas em vermelho no mapa indicam regiões mais ameaçadas pelo aquecimento global no Brasil. No Ceará, as principais são a Serra da Ibiapaba, a Região Metropolitana de Fortaleza e a metade leste do Cariri (Foto: CCST/Inpe/Unesp)

Um estudo feito por pesquisadores do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (CCST-Inpe) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) revelou as regiões mais ameaçadas pelas mudanças climáticas no Brasil.

Eles criaram um índice misto para medir a vulnerabilidade socioclimática de uma região (SCVI), que é a chance de uma área de ser atingida por mudanças ambientais e sua capacidade de adaptação ao novo cenário. O Ceará abriga três das regiões mais ameaçadas pelo clima nas próximas décadas.

São elas: a Serra da Ibiapaba, a Região Metropolitana de Fortaleza e a metade leste do Cariri. Também vale destacar como áreas bastante ameaçadas, o Maciço de Baturité, o litoral Oeste, a Zona Norte e o Centro-Sul. No Ceará, não existe nenhuma região com baixa vulnerabilidade socioclimática, mas as regiões menos afetadas são o Sertão de Crateús e o Vale do Jaguaribe.

No restante do Brasil, entre as zonas mais ameaçadas estão o entorno de Manaus, de Cuiabá, Goiânia, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Salvador e Teresina, além de praticamente todo o território dos estados de Sergipe e de Alagoas, grande parte dos lestes de Pernambuco e da Paraíba e do nordeste Maranhão.

No outro extremo, o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Tocantins, Roraima e Amapá estão entre os Estados menos ameaçados. Pará, Mato Grosso e Amazonas, embora tenham algumas regiões muito ameaçadas também preservam ainda grandes porções de seu território com baixo risco de sofrer reflexos das mudanças climáticas.

O estudo pode ajudar gestores municipais, estaduais e federais de todo o País a traçar políticas de enfrentamento aos problemas ambientais. No Ceará, a desertificação e a perda de biodiversidade na Caatinga e nos chamados brejos de altitude, além da poluição atmosférica e hidríca nos grandes centros urbanos podem ser intensificados quase o planeta continue esquentando muito.

Outro drama que algumas zonas cearenses enfrentam e que pode piorar é o aumento no nível do mar e degradação litorânea. Que o digam os litorais de Caucaia (principalmente a praia de Icaraí) e de Icapuí (principalmente a praia de Barreiras).
FONTE: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics